Apresentação

Anais da 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 2237-3292


As Letras e suas reverberações político-sociais – escrevendo na história:

ensino, pesquisa e extensão


Os problemas que assolam os sujeitos professoras e professores nunca foram poucos, as crises nunca deixaram de se fazer presentes. E são muitas. Quem vive a condição de ser professora e professor, sabe. Sabe exatamente mensurar cada pedacinho de si que fica pelo caminho, todas as vezes em que sua prática foi/é questionada sem fundamento, sua voz foi/é silenciada em nome de uma “ordem e progresso”, seu corpo foi/é aviltado pelo cansaço. Mas o tom dos sujeitos comprometidos com a educação é outro, é de luta. Uma luta que fez professoras e professores, da noite para o dia, reinventarem suas práticas diante de uma pandemia. Isso não foi/é pouco.

E, assim, a 23ª JELL se apresenta como um convite à participação de todas e todos que hoje se veem sujeitos imersos numa conjuntura que pede: mostra a tua cara. Celebra as tuas vitórias. Nunca a educação esteve tão ao lado dos cidadãos deste país, zelando por cada criança e jovem, em iniciativas nunca experienciadas, mas, nem por isso, não executadas. O ensino, a pesquisa e as práticas de extensão firmam o seu legado, num continuum sem fim. 

Na compreensão do valor das Letras no âmbito da universidade, e da sociedade, esta JELL deseja constituir-se num encontro entre pesquisadoras e pesquisadores, professoras e professores de todos os níveis de ensino, discentes da pós-graduação e da graduação com o objetivo de colocar em evidência, por meio de trocas e de debate nas distintas perspectivas teóricas de abrangência da área de Letras, Linguística e Artes, as experiências voltadas:

a) ao ensino, sejam elas direcionadas às práticas pedagógicas na formação da/do discente da graduação ou orientadas à formação de crianças, jovens e adultos;

b) à pesquisa, em andamento ou concluídas, que dão mostra do esforço na investigação de questões problemas que requerem atenção e intervenção;

c) à extensão, com a exposição dos resultados de atividades que envolvem programas, projetos, cursos e eventos que materializam o vínculo entre a universidade e a sociedade.

No desejo de fazer do evento um espaço de registros das práticas que representam o tripé que sustenta as universidades, a 23ª JELL coloca-se como um encontro de acolhida, reflexões, debates e aprendizagens, numa demonstração de resistência e respeito à docência.


E no entanto é preciso continuar.

Homens, nascidos na história e constrangidos pela história,

vamos construindo nossas respostas.

Nossos roteiros de viagens dirão de nós o que fomos.

De qualquer forma estamos sempre definindo rotas

 – os focos de nossas compreensões.

(Geraldi)

Expediente

Anais da 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 2237-3292

Reitor:
Alexandre Almeida Webber

Vice-reitor:
Gilmar Ribeiro de Mello

Pró-reitor de Graduação:
Eurides Kuster Macedo Júnior

Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação:
Sanimar Busse

Pró-reitora de Extensão:
Fabiana Veloso

Diretor Geral do campus de Marechal Cândido Rondon:
Davi Félix Schreiner

Diretor do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras:
Edilson Hobold

Coordenadora da Graduação em Letras, campus Marechal Cândido Rondon:
Mirian Schröder

Coordenadoras da 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários:
Luciane Thomé Schröder
Juliana de Sá França

Organização dos Anais da 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários:
Luciane Thomé Schröder
Juliana de Sá França


Dados Internacionais de Catalogação-na-Publicação (CIP)

Jornada de Estudos
Linguísticos e Literários (23.: 2021: Marechal
Cândido Rondon-PR)

Anais da 23ª JELL. Jornada de Estudos Literários, 24 a 26
de novembro de 2021/
organizado por
Luciane Thomé Schröder e Juliana de Sá França. – Marechal Cândido
Rondon (PR): UNIOESTE, 2021.
e-ISSN: 2237-3292

Modo de acesso: https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/23jell/anais

Tema: As Letras e suas reverberações político-sociais - escrevendo na história: ensino, pesquisa e extensão

1. Letras. 2. Linguística. 3. Artes. I. Schröder, Luciane Thomé, Org. II. França, Juliana de Sá, Org. III. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras. Colegiado do Curso de Letras. IV. Título.

CDD 20.ed. 410 | 800 | CIP-NBR 12899

Ficha catalográfica elaborado por Helena Soterio Bejio CRB-9/965

Normas e Modelos para Trabalhos:

Anais da 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 2237-3292


Resumo simples
Trabalho completo para publicação nos Anais do evento

Corpo Editorial

Anais da 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 2237-3292


de Coordenação geral

Luciane Thomé Schröder
Juliana de Sá França

de Divulgação

Adriana da Silva Boeira
Alcemar Dionet de Araújo
Caroline Maria Braciak Reisdorfer
Francielly Thaís Hirata
Rebeca Cristina Kerkhoven
Marta Richciki Camargo
Eliana Cristina Pereira Santos
Keila Carolina Schonwald Rosler
Karoline Gabrielly Wutzki
Luciane Thomé Schröder
Juliana de Sá França

de Criação da identidade visual do evento

Alcemar Dionet de Araújo

Suporte SGEV

Roberval Requião Junior

Científica

Clarice Cristina Corbari
Ana Paula de Castro Sierakowski
Luciane Thomé Schröder
Juliana de Sá França
Alcione Tereza Corbari
Aparecida Feola Sella
Renan Paulo Bini
Cleonice Alves Lopes Flois
Fernanda Vieira de Sant' Anna
Ariane de Andrade da Silva
Mariângela Alonso
Fernando de Mendonça
Mirian Carodo da Silva
Wilma dos Santos Coqueiro
Marina Luísa Rohde
Hugo Eliecer Dorado Mendez
Felipe Ribeiro Campos
Anabel Medeiros Azerêdo de Paula
Michele de Fátima Sant'ana
Vilson Pruzak dos Santos
Meire Oliveira Silva
Marcos Paulo Torres Pereira
Valdiney Valente Lobato de Castro
Erica Fernandes Alves
Geniane Diamante Ferreira Ferreira
Sandro Adriano da Silva
Ana Carla da Silva Lima
Aline Cassol Daga
Suziane da Silva Mossmann
João Carlos Rossi
Rosemary de Oliveira Schoffen Turkiewicz
Francieli Motter Ludovico
Julia Cristina Granetto Moreira
Denise Salim Santos
Tania Maria Nunes de Lima Camara
Paulo Cesar Fachin
Suzana Ceccato Casagrande
Franciele Luzia de Oliveira Orsatto
Lediane Manfé de Souza
Mariangela Garcia Lunardelli
Maridelma Laperuta Martins
Leandro Andrade Fernandes
Thainã Miranda Oliveira
Raquel Ribeiro Moreira
Vejane Gaelzer
Millaine de Souza Carvalho
Virginia Barbosa Lucena Caetano
Maria Roseli Castilho Garbossa
Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho
Eliana Cristina Pereira Santos
Isabela Karolina Gomes Ferreira Oliveira
Larisse Carvalho de Oliveira
Shalatiel Bernardo Martins
Andréia Riconi
Davi Silva Gonçalves

de Conteúdo e mídias

Luciane Thomé Schröder
Juliana de Sá França

de Acompanhamento da mesa-redonda ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NAS PRÁTICAS ESCOLARES DE LEITURA E DE ESCRITA

Mirian Schröder

de Mediação do momento cultural

Cristian Javier Lopez

de Mediação da conferência de abertura

Elenita Conegero Pastor Manchope

de Coordenação da equipe de intérpretes de Libras

Vanderlize Simone Dalgalo

Comissão de Intérpretes de Libras

Janaina Arruda Marques
Josiane Sant'ana Bandeira
Veronica de Oliveira Prado
Vanderlize Simone Dalgalo
Alan Marlon de Mattos
Caroline Soder
Camila Paula Effgen Rieger
Gislaine Aparecida de Lima

de Monitores

Ana Paula da Silva Ferreira
Keila Carolina Schonwald Rosler
Liz Paola Dominguez Moreira
Juliana Rocha da Silva Fritz
Larissa Franco Pivatto
Marta Richciki Camargo
Estéfani Paola Zolin
Raquel Terezinha Ratajczyk
Isabel Caroline da Silva
Maria Luiza Turmina Rufino
Giane Karine Leite Pereira
Gabriel Fischer Lottermann
Rebeca Cristina Kerkhoven

Coordenação do Simpósio CIRCULANDO SABERES, DECOLONIZANDO ESPAÇOS: LITERATURAS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS

Fernanda Vieira de Sant' Anna
Ariane de Andrade da Silva

Coordenação do Simpósio CLARICE LISPECTOR: ESCRITORA PLURAL

Mariângela Alonso
Fernando de Mendonça

Coordenação do Simpósio DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS: A FICÇÃO DE AUTORIA FEMININA

Wilma dos Santos Coqueiro
Mirian Carodo da Silva

Coordenação do Simpósio 23ª JELL: PARA TODAS, PARA TODOS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM DISTINTAS PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Luciane Thomé Schröder
Juliana de Sá França

Coordenação do Simpósio DESCOLONIZAR PARA AVANÇAR: LITERATURAS HÍBRIDAS DE HISTÓRIA E FICÇÃO, VEREDAS PARA A DECOLONIALIDADE DO SABER

Hugo Eliecer Dorado Mendez
Marina Luísa Rohde

Coordenação do Simpósio ENTRE-LUGARES: A TRADUÇÃO E SUAS INTERFACES

Andréia Riconi
Davi Silva Gonçalves

Coordenação do Simpósio DIFERENTES CONFIGURAÇÕES DA CENOGRAFIA DE MEDO E DE MONSTROS ASSUSTADORES NA LITERATURA POTENCIALMENTE DESTINADA A CRIANÇAS E JOVENS

Felipe Ribeiro Campos
Anabel Medeiros Azerêdo de Paula

Coordenação do Simpósio POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E EDUCACIONAIS CONFLUENTES PARA A MELHORIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Larisse Carvalho de Oliveira
Shalatiel Bernardo Martins

Coordenação do Simpósio RESSIGNIFICAÇÕES DO PASSADO NA LITERATURA INFANTOJUVENIL – CAMINHOS À FORMAÇÃO LEITORA

Vilson Pruzak dos Santos
Michele de Fátima Sant'ana

Coordenação do Simpósio SOCIALIZANDO PESQUISAS EM ANÁLISE DE DISCURSO

Eliana Cristina Pereira Santos
Isabela Karolina Gomes Ferreira Oliveira

Coordenação do Simpósio EXPRESSÕES LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS COMO RESISTÊNCIAS DE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS

Meire Oliveira Silva

Coordenação do Simpósio DISCURSOS SOBRE A MULHER À LUZ DA ANÁLISE DE DISCURSO MATERIALISTA

Maria Roseli Castilho Garbossa
Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho

Coordenação do Simpósio RELAÇÃO DA (IN)DIFERENÇA NA PRODUÇÃO DOS DISCURSOS E DOS SENTIDOS

Raquel Ribeiro Moreira
Vejane Gaelzer

Coordenação do Simpósio LITERATURA DO NORTE: PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO

Valdiney Valente Lobato de Castro
Marcos Paulo Torres Pereira

Coordenação do Simpósio ESTUDOS E PESQUISAS +LIBRAS

Leandro Andrade Fernandes
Thainã Miranda Oliveira

Coordenação de Simpósio LITERATURAS DE MINORIAS: ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA E DE RESGATE DA IDENTIDADE

Erica Fernandes Alves
Geniane Diamante Ferreira Ferreira

Coordenação do Simpósio LETRAMENTOS ACADÊMICOS: PRÁTICAS DE ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR

Tatiane Henrique Sousa Machado
Mônica Cristina Metz

Coordenação do Simpósio QUESTÕES DO TEXTO: DA MICRO À MACROESTRUTURA

Alcione Tereza Corbari
Clarice Cristina Corbari

Coordenação do Simpósio POESIA CONTEMPORÂNEA, OUTRAS ARTES, OUTROS SABERES

Sandro Adriano da Silva
Ana Carla da Silva Lima

Coordenação do Simpósio PRÁTICAS DE ENSINO EM LEITURA, ESCRITA, ORALIDADE E ANÁLISE LINGUÍSTICA EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES

Mariangela Garcia Lunardelli
Maridelma Laperuta Martins

Coordenação do Simpósio ESTUDOS DECOLONIAIS NA LITERATURA

Ana Paula de Castro Sierakowski
Cleonice Alves Lopes Flois

Coordenação do Simpósio LÍNGUA E LITERATURA: UMA RELAÇÃO DE MÚLTIPLAS FACES

Denise Salim Santos
Tania Maria Nunes de Lima Camara

Coordenação do Simpósio PRODUÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES

Francieli Motter Ludovico
Julia Cristina Granetto Moreira

Coordenação do Simpósio DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM LINGUAGEM NA PANDEMIA: IMPLICAÇÕES DO ENSINO REMOTO E/OU HÍBRIDO

Aline Cassol Daga
Suziane da Silva Mossmann

Coordenação do Simpósio A FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE LÍNGUAS E LITERATURAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: DIALOGANDO SOBRE O ENSINO, A PESQUISA, A EXTENSÃO E A COLABORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS

Paulo Cesar Fachin
Suzana Ceccato Casagrande

Coordenação do Simpósio ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO: PERSPECTIVAS MULTIDISCIPLINARES

Aparecida Feola Sella
Renan Paulo Bini

Coordenação do Simpósio OS GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS ANTES E DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

João Carlos Rossi
Rosemary de Oliveira Schoffen Turkiewicz

de Acompanhamento da mesa-redonda O SENTIDO, O SUJEITO, O DISCURSO: a perspectiva da AD

Isabela Karolina Gomes Ferreira Oliveira

de Acompanhamento da mesa-redonda AUTORIA FEMININA: PIONEIRISMOS E TRANSGRESSÕES

Pedro Afonso Barth

de Acompanhamento da mesa-redonda PANDEMIA EM (DIS)CURSOS: SUJEITOS E SENTIDOS DIANTE DA COVID-19

Anna Deyse Rafaela Peinhopf

de Acompanhamento da mesa-redonda PLURILINGUISMO, POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E EDUCAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E SUAS REVERBERAÇÕES POLÍTICO-SOCIAIS

Clarice Cristina Corbari

Acompanhamento da mesa-redonda CORPO E(M) DISCURSO: VERDADE, PODER E EXCLUSÃO

Maria Roseli Castilho Garbossa

Coordenação do Simpósio EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E EXTENSÃO NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Franciele Luzia de Oliveira Orsatto
Lediane Manfé de Souza


Artigos

Anais da 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários
/ ISSN: 2237-3292

Área de conhecimento: Ficha Catalográfica 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

Título:

Ficha Catalográfica da 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

Autor(es):

Luciane Thomé Schröder

Área de conhecimento: ST 01: CIRCULANDO SABERES E DECOLONIZANDO ESPAÇOS: LITERATURAS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS

Título:

Valores civilizatórios indígenas para desentortar as escolas brasileiras

Autor(es):

Fátima Regina Almeida de Freitas

Título:

DISCUTINDO REPRESENTAÇÕES: UM OLHAR SOBRE O INDÍGENA NA LITERATURA BRASILEIRA DO CÂNONE ATÉ A CONTEMPORANEIDADE

Autor(es):

Adriane Lima Pinho

Título:

PERSPECTIVAS EM FORMAÇÃO: AS LITERATURAS INDÍGENAS NA SALA DE AULA

Autor(es):

Carolina Demétrio de Oliveira Costa
Fernanda Vieira de Sant' Anna

Título:

POÉTICAS DA ENCRUZILHADA EM O CRIME DO CAIS DO VALONGO DE ELIANA ALVES CRUZ

Autor(es):

Danielle da Silva Leal

Título:

LITERATURA DE AUTORIA INDÍGENA E A FORMAÇÃO LEITORA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DIDÁTICA COM POESIA INDÍGENA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es):

Rinah de Araújo Souto
Thaiz de Souza Ribeiro

Área de conhecimento: ST 02: CLARICE LISPECTOR: ESCRITORA PLURAL

Título:

A loucura ao revés em A Paixão Segundo GH

Autor(es):

Thaís Santos Medeiros

Título:

O LIRISMO SELVAGEM DE CLARICE LISPECTOR

Autor(es):

Maiara Cristina Segato Rocha Pereira

Título:

SOLIDÃO E DEVANEIO ONÍRICO, EM UM SOPRO DE VIDA (PULSAÇÕES), DE CLARICE LISPECTOR

Autor(es):

Joel Rosa de Almeida

Título:

UM LIVRO É UM CORPO: paratextos editoriais em A Via Crucis do Corpo

Autor(es):

Eliliane Santos Ferreira

Área de conhecimento: ST 03: DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS: A FICÇÃO DE AUTORIA FEMININA

Título:

MENSTRUAÇÃO: O SANGUE COMO SÍMBOLO DE LIBERTAÇÃO DO FEMININO EM SUL, DE VERÔNICA STIGGER.

Autor(es):

Damásio Marques da Silva

Título:

BIOGRAFIA E ESCRIVÊNCIA EM CAROLINA MARIA DE JESUS E CONCEIÇÃO EVARISTO

Autor(es):

Juliana de Freitas Dias
Sila Marisa de Oliveira
Vânia dos Reis Sousa

Título:

A REPRESENTAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NA HQ NIMONA, DE NOELLE STEVENSON

Autor(es):

Marina Ribeiro de Almeida
Mirian Carodo da Silva

Área de conhecimento: ST 04: DESCOLONIZAR PARA AVANÇAR: LITERATURAS HÍBRIDAS DE HISTÓRIA E FICÇÃO, VEREDAS PARA A DECOLONIALIDADE DO SABER

Título:

MI SIMÓN BOLÍVAR (1930): UM NOVO PARADIGMA LITERÁRIO

Autor(es):

Hugo Eliecer Dorado Mendez

Área de conhecimento: ST 05: DIFERENTES CONFIGURAÇÕES DA CENOGRAFIA DE MEDO E DE MONSTROS ASSUSTADORES NA LITERATURA POTENCIALMENTE DESTINADA A CRIANÇAS E JOVENS

Título:

A APARÊNCIA MONSTRUOSA DAS VELHAS QUE SÃO AS CONTADORAS DE HISTÓRIAS, EM O CONTO DOS CONTOS DE BASILE

Autor(es):

Cláudia Suley Rosa Marapodi
Regina Silva Michelli Perim

Título:

O que é feito do medo e do monstro na literatura infantil brasileira contemporânea?

Autor(es):

Regina Silva Michelli Perim

Título:

BARBA-AZUL: ATÉ QUE A MONSTRUOSIDADE NOS SEPARE

Autor(es):

Laís dos Santos Lima
Angélica de Oliveira Castilho Pereira

Título:

UM DIA NA COMPANHIA DE MONSTROS, UM PASSEIO POR MONSTRÓPOLIS

Autor(es):

Anabel Medeiros Azerêdo de Paula
Felipe Ribeiro Campos

Título:

ENTRE O DISCURSO DO MEDO E O DO LÚDICO, O HETERODISCURSO BAKHTINIANO EM GOOSEBUMPS: SORRIA E MORRA, DE R. L. STINE

Autor(es):

Leonardo Freitas de Carvalho

Título:

A CONSTRUÇÃO NARRATIVA DO MEDO: TEMAS FRATURANTES EM MEDO DE QUÊ?, DE FLÁVIA CÔRTES

Autor(es):

Regina Silva Michelli Perim
Elen Pereira de Lima

Título:

Medo: vilão ou aliado?

Autor(es):

Giovanna Petrólio de Oliveira Marcondes

Título:

CONTAR HISTÓRIAS COMO ELEMENTO ESTRUTURADOR EM O ORFANATO DA SRTA PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES

Autor(es):

Regina Silva Michelli Perim
Mayara Porcina de Oliveira

Título:

"João e Maria" ou "Maria e João"?

Autor(es):

Tuane da Silva de Mattos

Área de conhecimento: ST 06: RESSIGNIFICAÇÕES DO PASSADO NA LITERATURA INFANTOJUVENIL - CAMINHOS À FORMAÇÃO LEITORA CONSCIENTE

Título:

LITERATURA E HISTÓRIA: DOIS CAMPOS QUE SE ENTRECRUZAM NA OBRA DE OLHO NAS PENAS

Autor(es):

Fatima Aparecida de Oliveira Sozza

Área de conhecimento: ST 07: EXPRESSÕES LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS COMO RESISTÊNCIAS DE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS

Título:

Literatura, imagem e memória: O mundo se despedaça e a resistência do sujeito decolonial

Autor(es):

Alessandra Santos Chagas

Título:

Realismo Maravilhoso: Possíveis Funções no Contexto da Pós-Verdade

Autor(es):

Julia Magalhães Matos e Silva

Título:

LITERATURA DE TESTEMUNHO E A MEMÓRIA DO TRAUMA: A ESCRITA DO SILÊNCIO EM O CORPO INTERMINÁVEL, DE CLAUDIA LAGE

Autor(es):

Deyse Filgueiras Batista Marques

Título:

ANÁLISE DO PERSONAGEM MEURSAULT DE “O ESTRANGEIRO” SOB O VIÉS DO TEA

Autor(es):

Elizabete Arcalá Sibin
Ketlyn Isadora Libanio Alves

Área de conhecimento: ST 09: LITERATURAS DE MINORIAS: ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA E DE RESGATE DA IDENTIDADE

Título:

LITERATURAS DE AUTORIA FEMININA NEGRA: NOVOS TRÂNSITOS, VELHAS FRONTEIRAS

Autor(es):

Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins

Título:

Aproximações do gênero literário digital fanfiction com o romance A Canção de Aquiles (2013), uma releitura da Ilíada

Autor(es):

Tatiane Cristina Becher
Eloisa Buzelatto

Título:

“HAIR LOVE” DO CURTA PARA O LIVRO: O CABELO COMO POTÊNCIA AFETIVA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE CRIANÇAS NEGRAS

Autor(es):

Bruna Augusta Marques
Thalia Mendes Rocha

Título:

HAIR LOVE” DO CURTA PARA O LIVRO: O CABELO COMO POTÊNCIA AFETIVA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE CRIANÇAS NEGRAS

Autor(es):

Thalia Mendes Rocha
Bruna Augusta Marques

Área de conhecimento: ST 10: POESIA CONTEMPORÂNEA, OUTRAS ARTES, OUTROS SABERES

Título:

OS DISCURSOS MEMORIALÍSTICOS NA LÍRICA DE VILELA E ESTRADA

Autor(es):

Giancarla Bombonato

Área de conhecimento: ST 11: ESTUDOS DECOLONIAIS NA LITERATURA

Título:

A TESSITURA NARRATIVA DE COM ARMAS SONOLENTAS E POR CIMA DO MAR SOB O VIÉS DO FEMINISMO DECOLONIAL

Autor(es):

Cleonice Alves Lopes Flois

Título:

OS EFEITOS DA COLONIALIDADE, DE MISCIGENAÇÃO E DE PRECONCEITO RACIAL NO CONTO: “O NENÉM DE DESIRÉE”, DE KATE CHOPIN

Autor(es):

Ana Paula de Castro Sierakowski
Geovana Victória Borges Vieira de Araújo
Eduarda Vanessa Hoffmann

Título:

PENSAMENTO DECOLONIAL: UMA ANÁLISE DE POEMAS DE OSWALD DE ANDRADE

Autor(es):

Ana Paula de Castro Sierakowski

Título:

UMA (NOTÁVEL) MARANHENSE

Autor(es):

Adeilda do Nascimento Oliveira
Fernanda Felisberto da Silva

Área de conhecimento: ST 12: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM LINGUAGEM NA PANDEMIA: IMPLICAÇÕES DO ENSINO REMOTO E/OU HÍBRIDO

Título:

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: INTERFERÊNCIAS NA ROTINA PROFISSIONAL E PESSOAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DE ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PRIVADA DE FOZ DO IGUAÇU

Autor(es):

Carmen Teresinha Baumgärtner
Kristian Sgorla

Título:

Desafios da educação em linguagem na pandemia: implicações do ensino remoto e/ou híbrido

Autor(es):

Liandra Lisian Schug
Juliana Schütz Ferreira
Camila Gesser dos Santos

Área de conhecimento: ST 13: OS GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS ANTES E DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Título:

A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM PRODUÇÕES DIDÁTICAS E AUDIOVISUAIS PARA O ENSINO REMOTO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS DA CONCEPÇÃO DIALÓGICA DE LINGUAGEM

Autor(es):

Rosemary de Oliveira Schoffen Turkiewicz

Área de conhecimento: ST 14: PRODUÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES

Título:

PRÁTICAS COLABORATIVAS DE LEITURA E ESCRITA: UMA PROPOSIÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autor(es):

Etiene Caroline Farias de Mello
Denis Antônio Silva

Área de conhecimento: ST 15: LÍNGUA E LITERATURA: UMA RELAÇÃO DE MÚLTIPLAS FACES

Título:

A PONTUAÇÃO E A PARAGRAFAÇÃO NOS CONTOS DE CLARICE LISPECTOR: ESTUDO DE CASOS A PARTIR DA TEORIA DA ICONICIDADE VERBAL

Autor(es):

Flavio de Aguiar Barbosa
Camille Roberta Ivantes Braz

Título:

LÍNGUA E LITERATURA: DUAS PONTAS UNIDAS NA COMPOSIÇÃO ONOMÁSTICA DAS PERSONAGENS DE “ O FIO DAS MISSANGAS”

Autor(es):

Denise Salim Santos
Tatiane Mendes da Silva

Título:

OS EFEITOS DA LEITURA DE "FAZENDO ANA PAZ", DE LYGIA BOJUNGA, EM SEUS LEITORES: RECEPÇÃO E ORALIDADE

Autor(es):

Luisa Gonçalves Barreto

Título:

O CATIVEIRO INFAME: AS ESTRATÉGIAS LÉXICO-DISCURSIVAS DA ESCRAVIDÃO, EM “SIMEÃO, O CRIOULO”, DE JOAQUIM MANOEL DE MACEDO

Autor(es):

Darville Lizis Souza Moreth

Título:

LÍNGUA E EDUCAÇÃO LITERÁRIA: recursos linguísticos na formação de leitores do Ensino Médio

Autor(es):

Everaldo dos Santos Almeida

Título:

Emília, uma menina questionadora: os argumentos utilizados pela boneca de pano na obra Aritmética da Emília de Monteiro Lobato.

Autor(es):

Patrícia Pimentel Marques Cesca
Tania Maria Nunes de Lima Camara

Área de conhecimento: ST 16: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS E LITERATURAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: DIALOGANDO SOBRE O ENSINO, A PESQUISA, A EXTENSÃO E A COLABORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS

Título:

DA LITERATURA PÓS-COLONIAL DE LÍNGUA INGLESA À LITERATURA DIGITAL EM LÍNGUA INGLESA NO CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS/INGLÊS DA UNIOESTE/FOZ DO IGUAÇU: UMA ANÁLISE À LUZ DO DESIGN INSTRUCIONAL E LEARNING DESIGN

Autor(es):

João Lucas Cavalheiro Camargo

Título:

TRANSDISCIPLINARIDADE, MULTIPLICIDADE E DEVIR: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA OBRA "SANGUE NEGRO", DA MOÇAMBICANA NOÉMIA DE SOUSA

Autor(es):

Beatriz Helena Dal Molin
Suzana Ceccato Casagrande

Título:

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DA LITERATURA INDÍGENA NO ENSINO BRASILEIRO

Autor(es):

Suzana Ceccato Casagrande
Rosalina de Godoy Dias da Silva

Título:

A CARNAVALIZAÇÃO EM GÊNEROS DISCURSIVOS DIGITAIS

Autor(es):

Renilda Rodrigues da Silva Bernard
Lafayete Menezes de Alencar Lima Rios

Título:

PRECONCEITO LINGUÍSTICO: MARCAS DE UM POVO QUE NÃO SE LÊ NA PRÓPRIA HISTÓRIA

Autor(es):

Suzana Ceccato Casagrande
Tania Paola dos Santos Rolim

Título:

A LETRA DA MULHER NA LITERATURA MODERNA: UMA ANÁLISE DE COMPONENTES CURRICULARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autor(es):

Rubens do Nascimento Lago

Título:

COMO APRENDEMOS A LER: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA

Autor(es):

Janaina Rosa Arruda
Beatriz Helena Dal Molin

Título:

INTERFACES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS DIGITAIS E IDENTIDADES PROFISSIONAIS

Autor(es):

Ana Paula Domingos Baladeli

Área de conhecimento: ST 17: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO: PERSPECTIVAS MULTIDISCIPLINARES

Título:

A PRIMEIRA PESSOA DO DISCURSO COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO DE ETHOS: UM OLHAR PARA AS FUNÇÕES SEMÂNTICAS E PRAGMÁTICAS DA PPS E DA PPP EM TEXTOS DO PB E DO PE

Autor(es):

Renan Paulo Bini

Título:

A LÍNGUA NO MANUAL DIDÁTICO DO NOVO ENSINO MÉDIO: PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ADVERBIAL

Autor(es):

Diego Bello Doze

Título:

O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM TEXTOS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Autor(es):

Eviliane Bernardi
Aparecida Feola Sella

Área de conhecimento: ST 18: ALÉM DA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E EXTENSÃO NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Título:

UM OLHAR SOBRE A NOTÍCIA IMPRESSA VERSUS A NOTÍCIA ONLINE

Autor(es):

Franciele Luzia de Oliveira Orsatto
Isabela Gasparin Soligo

Título:

ANGLICISMOS EM MATÉRIAS DE MODA NA REVISTA GLAMOUR: REFLEXOS DE TRANSFORMAÇÕES NA REALIDADE SOCIAL

Autor(es):

Clarice Cristina Corbari
Raquel Terezinha Ratajczyk

Título:

ANGLICISMOS USADOS NO SETOR ALIMENTÍCIO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Autor(es):

Clarice Cristina Corbari
Daniel Seidel Ruppenthal

Área de conhecimento: ST 19: PRÁTICAS DE ENSINO EM LEITURA, ESCRITA, ORALIDADE E ANÁLISE LINGUÍSTICA EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES

Título:

REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es):

Elissandra Fatima Conceição Rios Barros
Mariangela Garcia Lunardelli

Título:

MITOS VELADOS DA UTÓPICA EPOPEIA PEDAGÓGICA

Autor(es):

Maridelma Laperuta Martins
Kelin Regina Bergamini do Nascimento

Título:

O ENSINO-APRENDIZADO DE LÍNGUAS BRASILEIRO EM TEMPOS DE DESVALORIZAÇÃO

Autor(es):

Anna Flávia Lenz Freitas

Título:

UM ESTUDO DO CONVITE DE CASAMENTO PELA PERSPECTIVA BAKHTINIANA DOS GÊNEROS DO DISCURSO

Autor(es):

Mariangela Garcia Lunardelli
Paula Marina Mendes

Título:

OS DESAFIOS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autor(es):

Mariangela Garcia Lunardelli
Malta Moreira Dourado

Título:

REPRESENTAÇÕES DA VARIANTE LINGUÍSTICA DO ESPANHOL FALADO NO PARAGUAI

Autor(es):

Lidiane de Carvalho Alves
Maridelma Laperuta Martins

Título:

A CORREÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS: EFEITOS POSSÍVEIS

Autor(es):

Mariangela Garcia Lunardelli
Jaqueline de Freitas Onofre

Área de conhecimento: ST 20: QUESTÕES DO TEXTO: DA MICRO À MACROESTRUTURA

Título:

O ALVO DEÔNTICO EM ARTIGOS DE OPINIÃO

Autor(es):

Nathália Rohde Fagundes
Alcione Tereza Corbari

Área de conhecimento: ST 23: LETRAMENTOS ACADÊMICOS: PRÁTICAS DE ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR

Título:

AÇÕES EXTENSIONISTAS DO LPT ACADÊMICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE LETRAMENTO ACADÊMICO

Autor(es):

Gilmarley Lima de Sousa
Rawane Soares Santos
José Ribamar Lopes Batista Júnior

Área de conhecimento: ST 26: RELAÇÃO DA (IN)DIFERENÇA NA PRODUÇÃO DOS DISCURSOS E DOS SENTIDOS

Título:

INCLUSÃO SOCIAL: OLHARES SOBRE A (IN)ACESSIBILIDADE

Autor(es):

Pérola Catarina Sichinel
Isadora Meneghetti
Vejane Gaelzer

Título:

UTILIZAÇÃO DO PRONOME NEUTRO "TODES" EM TUÍTE DE REABERTURA DO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA: TENSÕES ENTRE IDEOLOGIAS DA LINGUAGEM

Autor(es):

Ana Beatriz Silva Brandão de Souza
Neiva Maria Jung

Título:

A falsa equivalência presente no discurso: Análise do Editorial “Não somos todos iguais perante a lei? E esta lei vale para os índios?” da Central Gazeta de Notícias – CGN

Autor(es):

Yago Marconcine Trindade
Suzana Ceccato Casagrande

Título:

IDENTIDADE E EXCLUSÃO: ANÁLISE DO DISCURSO DE UMA REFUGIADA

Autor(es):

Sandra Teresinha Demamann
Vanessa Cristiane de Freitas Fernandes Santos

Área de conhecimento: ST 29: DISCURSOS SOBRE A MULHER À LUZ DA ANÁLISE DE DISCURSO MATERIALISTA

Título:

O SUJEITO MULHER EM MÚSICAS SERTANEJAS

Autor(es):

Keila Carolina Schonwald Rosler
Luciane Thomé Schröder

Título:

MATERIALIDADES SIGNIFICANTES E A IDEOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS DO SUJEITO MULHER NO FILME PUBLICITÁRIO: “VOCÊ NÃO É MEU DONO”

Autor(es):

Kássia Paloma Beltrame Oliveira
Dantielli Assumpção Garcia

Título:

AS AMARRAS DE UM PROCESSO DE AUTORREALIZAÇÃO NO FILME COMER, REZAR E AMAR

Autor(es):

Luciane Thomé Schröder
Rebeca Cristina Kerkhoven

Título:

Análise Discursiva em relação comparativa aos comentários em notícias de desaparecimento de meninas e meninos na página CGN – Central Gazeta de Notícias no site Facebook

Autor(es):

Amanda Fogassa do Prado
Suzana Ceccato Casagrande

Título:

Nas ondas do mar: as representações de Yemanjá na cultura yoruba sob a tente da AD peuchetiana.

Autor(es):

Valentine Chiarelli de Macedo
Ana Josefina Ferrari
Raquel Dias Vieira

Título:

MISS VIOLENCE: NA FISSURA ENTRE A DOR, O MEDO E A RESILIÊNCIA

Autor(es):

Luciane Thomé Schröder
Adriana da Silva Boeira

Título:

DA FICÇÃO À REALIDADE: DESCREDIBILIZAÇÃO E CULPABILIZAÇÃO DA MULHER EM CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL.

Autor(es):

Patricia Zancanaro Godin

Título:

Luta Ideologica, luta política: o discurso religioso como efeito de sustentação

Autor(es):

Fernanda Pereira

Área de conhecimento: ST 30: SOCIALIZANDO PESQUISAS EM ANÁLISE DE DISCURSO

Título:

NOMES SILENCIADOS, HISTÓRIAS APAGADAS: OS DADOS ESTATÍSTICOS DA PANDEMIA AOS OLHOS DA ANÁLISE DE DISCURSO

Autor(es):

Nelson Figueira Sobrinho

Título:

DISSERTAÇÃO “FILÓSOFAS: UM SILÊNCIO INSTITUCIONALIZADO”: BREVES REFLEXÕES

Autor(es):

Anna Deyse Rafaela Peinhopf

Título:

"Meninas bonitas esperam o sinal"

Autor(es):

Marta Richciki Camargo
Luciane Thomé Schröder

Título:

CYBERBULLYING EM DISCURSO: A VIOLÊNCIA VIRTUAL

Autor(es):

Bethânia de Souza Rodrigues

Título:

“PONTO DE IMPACTO” E OS DISCURSOS DA (DES)GOVERNABILIDADE: práticas discursivas e a retroalimentação

Autor(es):

Luciane Thomé Schröder
Karoline Gabrielly Wutzki

Título:

MULHERES EMPODERADAS E SEUS FIOS: DIZERES E EFEITOS DE SENTIDOS SOBRE O CABELO (NÃO)PADRÃO

Autor(es):

Camila Ramos de Paula

Área de conhecimento: ST 34: ENTRE-LUGARES: A TRADUÇÃO E SUAS INTERFACES

Título:

PRÁTICA TRADUTÓRIA COMO MEDIUM MULTIDIRECIONAL DE MEMÓRIA CULTURAL

Autor(es):

Prila Leliza Calado

Título:

TRADUÇÃO DE NOMES PRÓPRIOS DAS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA: PONTE CULTURAL ENTRE A LÍNGUA DE PARTIDA E A LÍNGUA DE CHEGADA

Autor(es):

Janete do Nascimento Boeno

Área de conhecimento: ST 35: 23ª JELL: PARA TODAS, PARA TODOS – EXPERIÊNCIAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA ÁREA DE LETRAS E SUAS DISTINTAS PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Título:

POLÍTICAS LINGUÍSTICAS: LUGARES QUE OCUPAM AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA DOS PPG DO RIO DE JANEIRO AVALIADOS PELA CAPES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO

Autor(es):

Tadinei Daniel Jacumasso

Título:

A prática docente na formação do leitor do texto literário: reflexões práticas

Autor(es):

Maria de Jesus Pereira Matos
Larissa Ferreira Barbosa

Título:

Um estudo sobre a lingua latina na esfera publcitario-comercial

Autor(es):

Mariangela Garcia Lunardelli
Thais Mazotti Lins

Título:

Aulas de Língua Inglesa no ensino remoto: superando desafios com o auxílio das tecnologias

Autor(es):

Nelza Mara Pallú
Juliana Caroline Kissler Dalla Costa

Título:

REFUGIADOS EM CENA NA PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE DO DISCURSO JORNALÍSTICO

Autor(es):

Alcemar Dionet de Araújo

Título:

LEITURAS COMPARTILHADAS

Autor(es):

Juliana de Sá França

Título:

A MONITORIA ACADÊMICA EM TEORIA LITERÁRIA COMO ESPAÇO REFLEXIVO PARA A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM LITERATURA

Autor(es):

Iuri da Silva Gomes

Título:

ANÁLISE DE DISCURSO E UM ACENO TOPOLÓGICO

Autor(es):

Caroline Maria Braciak Reisdorfer

Título:

PRÁTICAS LÚDICAS NO ENSINO DE ESPANHOL: EXPERIÊNCIAS COMO DOCENTES NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘LÍNGUA ESPANHOLA: COMUNICANDO-SE EM CONTEXTO DE VIAGENS POR PAÍSES HISPANOFALANTES’

Autor(es):

Andréia Aparecida Colares
Jessica Bautitz
Quézia Cavalheiro Mingorance Ramos

Título:

PRÁTICAS DE ENSINO À LUZ DA PERSPECTIVA DISCURSIVA MATERIALISTA

Autor(es):

Rubienes Souza Santos
Fernanda Luzia Lunkes
Dulcelir Dias de Queiroz da Silva

Título:

Discurso Bíblico: o funcionamento da autoria e a re- significação de sentido no Evangelho segundo Mateus

Autor(es):

Aline Eloisa da Silva

Título:

O INGLÊS COMO UM MEIO DE INSTRUÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA NA PÓS-GRADUAÇÃO

Autor(es):

Nelza Mara Pallú
Edições Anteriores:

Anais da 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 2237-3292

22ª JELL (2020)
Cancelada devido à pandemia de Covid-19 

21ª JELL (2019)

20ª JELL (2018) 

CONTATO



E-mail para contato: 23jellunioeste@gmail.com

Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Form submission successful!
To activate this form, sign up at
https://startbootstrap.com/solution/contact-forms
Error sending message!