Expediente

Anais da 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 2237-3292

Reitor:
Alexandre Almeida Webber

Vice-reitor:
Gilmar Ribeiro de Mello

Pró-reitor de Graduação:
Eurides Kuster Macedo Júnior

Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação:
Sanimar Busse

Pró-reitora de Extensão:
Fabiana Veloso

Diretor Geral do campus de Marechal Cândido Rondon:
Davi Félix Schreiner

Diretor do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras:
Edilson Hobold

Coordenadora da Graduação em Letras, campus Marechal Cândido Rondon:
Mirian Schröder

Coordenadoras da 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários:
Luciane Thomé Schröder
Juliana de Sá França

Organização dos Anais da 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários:
Luciane Thomé Schröder
Juliana de Sá França


Dados Internacionais de Catalogação-na-Publicação (CIP)

Jornada de Estudos
Linguísticos e Literários (23.: 2021: Marechal
Cândido Rondon-PR)

Anais da 23ª JELL. Jornada de Estudos Literários, 24 a 26
de novembro de 2021/
organizado por
Luciane Thomé Schröder e Juliana de Sá França. – Marechal Cândido
Rondon (PR): UNIOESTE, 2021.
e-ISSN: 2237-3292

Modo de acesso: https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/23jell/anais

Tema: As Letras e suas reverberações político-sociais - escrevendo na história: ensino, pesquisa e extensão

1. Letras. 2. Linguística. 3. Artes. I. Schröder, Luciane Thomé, Org. II. França, Juliana de Sá, Org. III. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras. Colegiado do Curso de Letras. IV. Título.

CDD 20.ed. 410 | 800 | CIP-NBR 12899

Ficha catalográfica elaborado por Helena Soterio Bejio CRB-9/965

Apresentação

Anais da 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 2237-3292


As Letras e suas reverberações político-sociais – escrevendo na história:

ensino, pesquisa e extensão


Os problemas que assolam os sujeitos professoras e professores nunca foram poucos, as crises nunca deixaram de se fazer presentes. E são muitas. Quem vive a condição de ser professora e professor, sabe. Sabe exatamente mensurar cada pedacinho de si que fica pelo caminho, todas as vezes em que sua prática foi/é questionada sem fundamento, sua voz foi/é silenciada em nome de uma “ordem e progresso”, seu corpo foi/é aviltado pelo cansaço. Mas o tom dos sujeitos comprometidos com a educação é outro, é de luta. Uma luta que fez professoras e professores, da noite para o dia, reinventarem suas práticas diante de uma pandemia. Isso não foi/é pouco.

E, assim, a 23ª JELL se apresenta como um convite à participação de todas e todos que hoje se veem sujeitos imersos numa conjuntura que pede: mostra a tua cara. Celebra as tuas vitórias. Nunca a educação esteve tão ao lado dos cidadãos deste país, zelando por cada criança e jovem, em iniciativas nunca experienciadas, mas, nem por isso, não executadas. O ensino, a pesquisa e as práticas de extensão firmam o seu legado, num continuum sem fim. 

Na compreensão do valor das Letras no âmbito da universidade, e da sociedade, esta JELL deseja constituir-se num encontro entre pesquisadoras e pesquisadores, professoras e professores de todos os níveis de ensino, discentes da pós-graduação e da graduação com o objetivo de colocar em evidência, por meio de trocas e de debate nas distintas perspectivas teóricas de abrangência da área de Letras, Linguística e Artes, as experiências voltadas:

a) ao ensino, sejam elas direcionadas às práticas pedagógicas na formação da/do discente da graduação ou orientadas à formação de crianças, jovens e adultos;

b) à pesquisa, em andamento ou concluídas, que dão mostra do esforço na investigação de questões problemas que requerem atenção e intervenção;

c) à extensão, com a exposição dos resultados de atividades que envolvem programas, projetos, cursos e eventos que materializam o vínculo entre a universidade e a sociedade.

No desejo de fazer do evento um espaço de registros das práticas que representam o tripé que sustenta as universidades, a 23ª JELL coloca-se como um encontro de acolhida, reflexões, debates e aprendizagens, numa demonstração de resistência e respeito à docência.


E no entanto é preciso continuar.

Homens, nascidos na história e constrangidos pela história,

vamos construindo nossas respostas.

Nossos roteiros de viagens dirão de nós o que fomos.

De qualquer forma estamos sempre definindo rotas

 – os focos de nossas compreensões.

(Geraldi)

Sumário

Anais da 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 2237-3292
Área de conhecimento: Ficha Catalográfica 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

Título: Ficha Catalográfica da 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários
Autores:
Luciane Thomé Schröder


Área de conhecimento: ST 01: CIRCULANDO SABERES E DECOLONIZANDO ESPAÇOS: LITERATURAS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS

Título: Valores civilizatórios indígenas para desentortar as escolas brasileiras
Autores:
Fátima Regina Almeida de Freitas

Título: DISCUTINDO REPRESENTAÇÕES: UM OLHAR SOBRE O INDÍGENA NA LITERATURA BRASILEIRA DO CÂNONE ATÉ A CONTEMPORANEIDADE
Autores:
Adriane Lima Pinho

Título: PERSPECTIVAS EM FORMAÇÃO: AS LITERATURAS INDÍGENAS NA SALA DE AULA
Autores:
Carolina Demétrio de Oliveira Costa
Fernanda Vieira de Sant' Anna

Título: POÉTICAS DA ENCRUZILHADA EM O CRIME DO CAIS DO VALONGO DE ELIANA ALVES CRUZ
Autores:
Danielle da Silva Leal

Título: LITERATURA DE AUTORIA INDÍGENA E A FORMAÇÃO LEITORA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DIDÁTICA COM POESIA INDÍGENA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Thaiz de Souza Ribeiro
Rinah de Araújo Souto


Área de conhecimento: ST 02: CLARICE LISPECTOR: ESCRITORA PLURAL

Título: A loucura ao revés em A Paixão Segundo GH
Autores:
Thaís Santos Medeiros

Título: O LIRISMO SELVAGEM DE CLARICE LISPECTOR
Autores:
Maiara Cristina Segato Rocha Pereira

Título: SOLIDÃO E DEVANEIO ONÍRICO, EM UM SOPRO DE VIDA (PULSAÇÕES), DE CLARICE LISPECTOR
Autores:
Joel Rosa de Almeida

Título: UM LIVRO É UM CORPO: paratextos editoriais em A Via Crucis do Corpo
Autores:
Eliliane Santos Ferreira


Área de conhecimento: ST 03: DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS: A FICÇÃO DE AUTORIA FEMININA

Título: MENSTRUAÇÃO: O SANGUE COMO SÍMBOLO DE LIBERTAÇÃO DO FEMININO EM SUL, DE VERÔNICA STIGGER.
Autores:
Damásio Marques da Silva

Título: BIOGRAFIA E ESCRIVÊNCIA EM CAROLINA MARIA DE JESUS E CONCEIÇÃO EVARISTO
Autores:
Vânia dos Reis Sousa
Sila Marisa de Oliveira
Juliana de Freitas Dias

Título: A REPRESENTAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NA HQ NIMONA, DE NOELLE STEVENSON
Autores:
Marina Ribeiro de Almeida
Mirian Carodo da Silva


Área de conhecimento: ST 04: DESCOLONIZAR PARA AVANÇAR: LITERATURAS HÍBRIDAS DE HISTÓRIA E FICÇÃO, VEREDAS PARA A DECOLONIALIDADE DO SABER

Título: MI SIMÓN BOLÍVAR (1930): UM NOVO PARADIGMA LITERÁRIO
Autores:
Hugo Eliecer Dorado Mendez


Área de conhecimento: ST 05: DIFERENTES CONFIGURAÇÕES DA CENOGRAFIA DE MEDO E DE MONSTROS ASSUSTADORES NA LITERATURA POTENCIALMENTE DESTINADA A CRIANÇAS E JOVENS

Título: A APARÊNCIA MONSTRUOSA DAS VELHAS QUE SÃO AS CONTADORAS DE HISTÓRIAS, EM O CONTO DOS CONTOS DE BASILE
Autores:
Cláudia Suley Rosa Marapodi
Regina Silva Michelli Perim

Título: O que é feito do medo e do monstro na literatura infantil brasileira contemporânea?
Autores:
Regina Silva Michelli Perim

Título: BARBA-AZUL: ATÉ QUE A MONSTRUOSIDADE NOS SEPARE
Autores:
Laís dos Santos Lima
Angélica de Oliveira Castilho Pereira

Título: UM DIA NA COMPANHIA DE MONSTROS, UM PASSEIO POR MONSTRÓPOLIS
Autores:
Anabel Medeiros Azerêdo de Paula
Felipe Ribeiro Campos

Título: ENTRE O DISCURSO DO MEDO E O DO LÚDICO, O HETERODISCURSO BAKHTINIANO EM GOOSEBUMPS: SORRIA E MORRA, DE R. L. STINE
Autores:
Leonardo Freitas de Carvalho

Título: A CONSTRUÇÃO NARRATIVA DO MEDO: TEMAS FRATURANTES EM MEDO DE QUÊ?, DE FLÁVIA CÔRTES
Autores:
Elen Pereira de Lima
Regina Silva Michelli Perim

Título: Medo: vilão ou aliado?
Autores:
Giovanna Petrólio de Oliveira Marcondes

Título: CONTAR HISTÓRIAS COMO ELEMENTO ESTRUTURADOR EM O ORFANATO DA SRTA PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES
Autores:
Mayara Porcina de Oliveira
Regina Silva Michelli Perim

Título: "João e Maria" ou "Maria e João"?
Autores:
Tuane da Silva de Mattos


Área de conhecimento: ST 06: RESSIGNIFICAÇÕES DO PASSADO NA LITERATURA INFANTOJUVENIL - CAMINHOS À FORMAÇÃO LEITORA CONSCIENTE

Título: LITERATURA E HISTÓRIA: DOIS CAMPOS QUE SE ENTRECRUZAM NA OBRA DE OLHO NAS PENAS
Autores:
Fatima Aparecida de Oliveira Sozza


Área de conhecimento: ST 07: EXPRESSÕES LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS COMO RESISTÊNCIAS DE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS

Título: Literatura, imagem e memória: O mundo se despedaça e a resistência do sujeito decolonial
Autores:
Alessandra Santos Chagas

Título: Realismo Maravilhoso: Possíveis Funções no Contexto da Pós-Verdade
Autores:
Julia Magalhães Matos e Silva

Título: LITERATURA DE TESTEMUNHO E A MEMÓRIA DO TRAUMA: A ESCRITA DO SILÊNCIO EM O CORPO INTERMINÁVEL, DE CLAUDIA LAGE
Autores:
Deyse Filgueiras Batista Marques

Título: ANÁLISE DO PERSONAGEM MEURSAULT DE “O ESTRANGEIRO” SOB O VIÉS DO TEA
Autores:
Ketlyn Isadora Libanio Alves
Elizabete Arcalá Sibin


Área de conhecimento: ST 09: LITERATURAS DE MINORIAS: ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA E DE RESGATE DA IDENTIDADE

Título: LITERATURAS DE AUTORIA FEMININA NEGRA: NOVOS TRÂNSITOS, VELHAS FRONTEIRAS
Autores:
Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins

Título: Aproximações do gênero literário digital fanfiction com o romance A Canção de Aquiles (2013), uma releitura da Ilíada
Autores:
Eloisa Buzelatto
Tatiane Cristina Becher

Título: “HAIR LOVE” DO CURTA PARA O LIVRO: O CABELO COMO POTÊNCIA AFETIVA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE CRIANÇAS NEGRAS
Autores:
Thalia Mendes Rocha
Bruna Augusta Marques

Título: HAIR LOVE” DO CURTA PARA O LIVRO: O CABELO COMO POTÊNCIA AFETIVA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE CRIANÇAS NEGRAS
Autores:
Thalia Mendes Rocha
Bruna Augusta Marques


Área de conhecimento: ST 10: POESIA CONTEMPORÂNEA, OUTRAS ARTES, OUTROS SABERES

Título: OS DISCURSOS MEMORIALÍSTICOS NA LÍRICA DE VILELA E ESTRADA
Autores:
Giancarla Bombonato


Área de conhecimento: ST 11: ESTUDOS DECOLONIAIS NA LITERATURA

Título: A TESSITURA NARRATIVA DE COM ARMAS SONOLENTAS E POR CIMA DO MAR SOB O VIÉS DO FEMINISMO DECOLONIAL
Autores:
Cleonice Alves Lopes Flois

Título: OS EFEITOS DA COLONIALIDADE, DE MISCIGENAÇÃO E DE PRECONCEITO RACIAL NO CONTO: “O NENÉM DE DESIRÉE”, DE KATE CHOPIN
Autores:
Eduarda Vanessa Hoffmann
Geovana Victória Borges Vieira de Araújo
Ana Paula de Castro Sierakowski

Título: PENSAMENTO DECOLONIAL: UMA ANÁLISE DE POEMAS DE OSWALD DE ANDRADE
Autores:
Ana Paula de Castro Sierakowski

Título: UMA (NOTÁVEL) MARANHENSE
Autores:
Adeilda do Nascimento Oliveira
Fernanda Felisberto da Silva


Área de conhecimento: ST 12: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM LINGUAGEM NA PANDEMIA: IMPLICAÇÕES DO ENSINO REMOTO E/OU HÍBRIDO

Título: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: INTERFERÊNCIAS NA ROTINA PROFISSIONAL E PESSOAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DE ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PRIVADA DE FOZ DO IGUAÇU
Autores:
Kristian Sgorla
Carmen Teresinha Baumgärtner

Título: Desafios da educação em linguagem na pandemia: implicações do ensino remoto e/ou híbrido
Autores:
Camila Gesser dos Santos
Juliana Schütz Ferreira
Liandra Lisian Schug


Área de conhecimento: ST 13: OS GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS ANTES E DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Título: A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM PRODUÇÕES DIDÁTICAS E AUDIOVISUAIS PARA O ENSINO REMOTO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS DA CONCEPÇÃO DIALÓGICA DE LINGUAGEM
Autores:
Rosemary de Oliveira Schoffen Turkiewicz


Área de conhecimento: ST 14: PRODUÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES

Título: PRÁTICAS COLABORATIVAS DE LEITURA E ESCRITA: UMA PROPOSIÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Autores:
Etiene Caroline Farias de Mello
Denis Antônio Silva


Área de conhecimento: ST 15: LÍNGUA E LITERATURA: UMA RELAÇÃO DE MÚLTIPLAS FACES

Título: A PONTUAÇÃO E A PARAGRAFAÇÃO NOS CONTOS DE CLARICE LISPECTOR: ESTUDO DE CASOS A PARTIR DA TEORIA DA ICONICIDADE VERBAL
Autores:
Camille Roberta Ivantes Braz
Flavio de Aguiar Barbosa

Título: LÍNGUA E LITERATURA: DUAS PONTAS UNIDAS NA COMPOSIÇÃO ONOMÁSTICA DAS PERSONAGENS DE “ O FIO DAS MISSANGAS”
Autores:
Tatiane Mendes da Silva
Denise Salim Santos

Título: OS EFEITOS DA LEITURA DE "FAZENDO ANA PAZ", DE LYGIA BOJUNGA, EM SEUS LEITORES: RECEPÇÃO E ORALIDADE
Autores:
Luisa Gonçalves Barreto

Título: O CATIVEIRO INFAME: AS ESTRATÉGIAS LÉXICO-DISCURSIVAS DA ESCRAVIDÃO, EM “SIMEÃO, O CRIOULO”, DE JOAQUIM MANOEL DE MACEDO
Autores:
Darville Lizis Souza Moreth

Título: LÍNGUA E EDUCAÇÃO LITERÁRIA: recursos linguísticos na formação de leitores do Ensino Médio
Autores:
Everaldo dos Santos Almeida

Título: Emília, uma menina questionadora: os argumentos utilizados pela boneca de pano na obra Aritmética da Emília de Monteiro Lobato.
Autores:
Patrícia Pimentel Marques Cesca
Tania Maria Nunes de Lima Camara


Área de conhecimento: ST 16: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS E LITERATURAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: DIALOGANDO SOBRE O ENSINO, A PESQUISA, A EXTENSÃO E A COLABORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS

Título: DA LITERATURA PÓS-COLONIAL DE LÍNGUA INGLESA À LITERATURA DIGITAL EM LÍNGUA INGLESA NO CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS/INGLÊS DA UNIOESTE/FOZ DO IGUAÇU: UMA ANÁLISE À LUZ DO DESIGN INSTRUCIONAL E LEARNING DESIGN
Autores:
João Lucas Cavalheiro Camargo

Título: TRANSDISCIPLINARIDADE, MULTIPLICIDADE E DEVIR: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA OBRA "SANGUE NEGRO", DA MOÇAMBICANA NOÉMIA DE SOUSA
Autores:
Suzana Ceccato Casagrande
Beatriz Helena Dal Molin

Título: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DA LITERATURA INDÍGENA NO ENSINO BRASILEIRO
Autores:
Rosalina de Godoy Dias da Silva
Suzana Ceccato Casagrande

Título: A CARNAVALIZAÇÃO EM GÊNEROS DISCURSIVOS DIGITAIS
Autores:
Lafayete Menezes de Alencar Lima Rios
Renilda Rodrigues da Silva Bernard

Título: PRECONCEITO LINGUÍSTICO: MARCAS DE UM POVO QUE NÃO SE LÊ NA PRÓPRIA HISTÓRIA
Autores:
Tania Paola dos Santos Rolim
Suzana Ceccato Casagrande

Título: A LETRA DA MULHER NA LITERATURA MODERNA: UMA ANÁLISE DE COMPONENTES CURRICULARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores:
Rubens do Nascimento Lago

Título: COMO APRENDEMOS A LER: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA
Autores:
Janaina Rosa Arruda
Beatriz Helena Dal Molin

Título: INTERFACES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS DIGITAIS E IDENTIDADES PROFISSIONAIS
Autores:
Ana Paula Domingos Baladeli


Área de conhecimento: ST 17: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO: PERSPECTIVAS MULTIDISCIPLINARES

Título: A PRIMEIRA PESSOA DO DISCURSO COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO DE ETHOS: UM OLHAR PARA AS FUNÇÕES SEMÂNTICAS E PRAGMÁTICAS DA PPS E DA PPP EM TEXTOS DO PB E DO PE
Autores:
Renan Paulo Bini

Título: A LÍNGUA NO MANUAL DIDÁTICO DO NOVO ENSINO MÉDIO: PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ADVERBIAL
Autores:
Diego Bello Doze

Título: O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM TEXTOS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
Autores:
Eviliane Bernardi
Aparecida Feola Sella


Área de conhecimento: ST 18: ALÉM DA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E EXTENSÃO NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Título: UM OLHAR SOBRE A NOTÍCIA IMPRESSA VERSUS A NOTÍCIA ONLINE
Autores:
Franciele Luzia de Oliveira Orsatto
Isabela Gasparin Soligo

Título: ANGLICISMOS EM MATÉRIAS DE MODA NA REVISTA GLAMOUR: REFLEXOS DE TRANSFORMAÇÕES NA REALIDADE SOCIAL
Autores:
Raquel Terezinha Ratajczyk
Clarice Cristina Corbari

Título: ANGLICISMOS USADOS NO SETOR ALIMENTÍCIO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
Autores:
Daniel Seidel Ruppenthal
Clarice Cristina Corbari


Área de conhecimento: ST 19: PRÁTICAS DE ENSINO EM LEITURA, ESCRITA, ORALIDADE E ANÁLISE LINGUÍSTICA EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES

Título: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Elissandra Fatima Conceição Rios
Mariangela Garcia Lunardelli

Título: MITOS VELADOS DA UTÓPICA EPOPEIA PEDAGÓGICA
Autores:
Kelin Regina Bergamini do Nascimento
Maridelma Laperuta Martins

Título: O ENSINO-APRENDIZADO DE LÍNGUAS BRASILEIRO EM TEMPOS DE DESVALORIZAÇÃO
Autores:
Anna Flávia Lenz Freitas

Título: UM ESTUDO DO CONVITE DE CASAMENTO PELA PERSPECTIVA BAKHTINIANA DOS GÊNEROS DO DISCURSO
Autores:
Paula Marina Mendes
Mariangela Garcia Lunardelli

Título: OS DESAFIOS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autores:
Malta Moreira Dourado
Mariangela Garcia Lunardelli

Título: REPRESENTAÇÕES DA VARIANTE LINGUÍSTICA DO ESPANHOL FALADO NO PARAGUAI
Autores:
Lidiane de Carvalho Alves
Maridelma Laperuta Martins

Título: A CORREÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS: EFEITOS POSSÍVEIS
Autores:
Jaqueline de Freitas Onofre
Mariangela Garcia Lunardelli


Área de conhecimento: ST 20: QUESTÕES DO TEXTO: DA MICRO À MACROESTRUTURA

Título: O ALVO DEÔNTICO EM ARTIGOS DE OPINIÃO
Autores:
Nathália Rohde Fagundes
Alcione Tereza Corbari


Área de conhecimento: ST 23: LETRAMENTOS ACADÊMICOS: PRÁTICAS DE ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR

Título: AÇÕES EXTENSIONISTAS DO LPT ACADÊMICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE LETRAMENTO ACADÊMICO
Autores:
Rawane Soares Santos
Gilmarley Lima de Sousa
José Ribamar Lopes Batista Júnior


Área de conhecimento: ST 26: RELAÇÃO DA (IN)DIFERENÇA NA PRODUÇÃO DOS DISCURSOS E DOS SENTIDOS

Título: INCLUSÃO SOCIAL: OLHARES SOBRE A (IN)ACESSIBILIDADE
Autores:
Pérola Catarina Sichinel
Isadora Meneghetti
Vejane Gaelzer

Título: UTILIZAÇÃO DO PRONOME NEUTRO "TODES" EM TUÍTE DE REABERTURA DO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA: TENSÕES ENTRE IDEOLOGIAS DA LINGUAGEM
Autores:
Ana Beatriz Silva Brandão de Souza
Neiva Maria Jung

Título: A falsa equivalência presente no discurso: Análise do Editorial “Não somos todos iguais perante a lei? E esta lei vale para os índios?” da Central Gazeta de Notícias – CGN
Autores:
Yago Marconcine Trindade
Suzana Ceccato Casagrande

Título: IDENTIDADE E EXCLUSÃO: ANÁLISE DO DISCURSO DE UMA REFUGIADA
Autores:
Sandra Teresinha Demamann
Vanessa Cristiane de Freitas Fernandes Santos


Área de conhecimento: ST 29: DISCURSOS SOBRE A MULHER À LUZ DA ANÁLISE DE DISCURSO MATERIALISTA

Título: O SUJEITO MULHER EM MÚSICAS SERTANEJAS
Autores:
Keila Carolina Schonwald Rosler
Luciane Thomé Schröder

Título: MATERIALIDADES SIGNIFICANTES E A IDEOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS DO SUJEITO MULHER NO FILME PUBLICITÁRIO: “VOCÊ NÃO É MEU DONO”
Autores:
Kássia Paloma Beltrame Oliveira
Dantielli Assumpção Garcia

Título: AS AMARRAS DE UM PROCESSO DE AUTORREALIZAÇÃO NO FILME COMER, REZAR E AMAR
Autores:
Rebeca Cristina Kerkhoven
Luciane Thomé Schröder

Título: Análise Discursiva em relação comparativa aos comentários em notícias de desaparecimento de meninas e meninos na página CGN – Central Gazeta de Notícias no site Facebook
Autores:
Amanda Fogassa do Prado
Suzana Ceccato Casagrande

Título: Nas ondas do mar: as representações de Yemanjá na cultura yoruba sob a tente da AD peuchetiana.
Autores:
Raquel Dias Vieira
Ana Josefina Ferrari
Valentine Chiarelli de Macedo

Título: MISS VIOLENCE: NA FISSURA ENTRE A DOR, O MEDO E A RESILIÊNCIA
Autores:
Adriana da Silva Boeira
Luciane Thomé Schröder

Título: DA FICÇÃO À REALIDADE: DESCREDIBILIZAÇÃO E CULPABILIZAÇÃO DA MULHER EM CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL.
Autores:
Patricia Zancanaro Godin

Título: Luta Ideologica, luta política: o discurso religioso como efeito de sustentação
Autores:
Fernanda Pereira


Área de conhecimento: ST 30: SOCIALIZANDO PESQUISAS EM ANÁLISE DE DISCURSO

Título: NOMES SILENCIADOS, HISTÓRIAS APAGADAS: OS DADOS ESTATÍSTICOS DA PANDEMIA AOS OLHOS DA ANÁLISE DE DISCURSO
Autores:
Nelson Figueira Sobrinho

Título: DISSERTAÇÃO “FILÓSOFAS: UM SILÊNCIO INSTITUCIONALIZADO”: BREVES REFLEXÕES
Autores:
Anna Deyse Rafaela Peinhopf

Título: "Meninas bonitas esperam o sinal"
Autores:
Marta Richciki Camargo
Luciane Thomé Schröder

Título: CYBERBULLYING EM DISCURSO: A VIOLÊNCIA VIRTUAL
Autores:
Bethânia de Souza Rodrigues

Título: “PONTO DE IMPACTO” E OS DISCURSOS DA (DES)GOVERNABILIDADE: práticas discursivas e a retroalimentação
Autores:
Karoline Gabrielly Wutzki
Luciane Thomé Schröder

Título: MULHERES EMPODERADAS E SEUS FIOS: DIZERES E EFEITOS DE SENTIDOS SOBRE O CABELO (NÃO)PADRÃO
Autores:
Camila Ramos de Paula


Área de conhecimento: ST 34: ENTRE-LUGARES: A TRADUÇÃO E SUAS INTERFACES

Título: PRÁTICA TRADUTÓRIA COMO MEDIUM MULTIDIRECIONAL DE MEMÓRIA CULTURAL
Autores:
Prila Leliza Calado

Título: TRADUÇÃO DE NOMES PRÓPRIOS DAS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA: PONTE CULTURAL ENTRE A LÍNGUA DE PARTIDA E A LÍNGUA DE CHEGADA
Autores:
Janete do Nascimento Boeno


Área de conhecimento: ST 35: 23ª JELL: PARA TODAS, PARA TODOS – EXPERIÊNCIAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA ÁREA DE LETRAS E SUAS DISTINTAS PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Título: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS: LUGARES QUE OCUPAM AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA DOS PPG DO RIO DE JANEIRO AVALIADOS PELA CAPES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO
Autores:
Tadinei Daniel Jacumasso

Título: A prática docente na formação do leitor do texto literário: reflexões práticas
Autores:
Larissa Ferreira Barbosa
Maria de Jesus Pereira Matos

Título: Um estudo sobre a lingua latina na esfera publcitario-comercial
Autores:
Thais Mazotti Lins
Mariangela Garcia Lunardelli

Título: Aulas de Língua Inglesa no ensino remoto: superando desafios com o auxílio das tecnologias
Autores:
Juliana Caroline Kissler Dalla Costa
Nelza Mara Pallú

Título: REFUGIADOS EM CENA NA PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE DO DISCURSO JORNALÍSTICO
Autores:
Alcemar Dionet de Araújo

Título: LEITURAS COMPARTILHADAS
Autores:
Juliana de Sá França

Título: A MONITORIA ACADÊMICA EM TEORIA LITERÁRIA COMO ESPAÇO REFLEXIVO PARA A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM LITERATURA
Autores:
Iuri da Silva Gomes

Título: ANÁLISE DE DISCURSO E UM ACENO TOPOLÓGICO
Autores:
Caroline Maria Braciak Reisdorfer

Título: PRÁTICAS LÚDICAS NO ENSINO DE ESPANHOL: EXPERIÊNCIAS COMO DOCENTES NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘LÍNGUA ESPANHOLA: COMUNICANDO-SE EM CONTEXTO DE VIAGENS POR PAÍSES HISPANOFALANTES’
Autores:
Andréia Aparecida Colares
Jessica Bautitz
Quézia Cavalheiro Mingorance Ramos

Título: PRÁTICAS DE ENSINO À LUZ DA PERSPECTIVA DISCURSIVA MATERIALISTA
Autores:
Fernanda Luzia Lunkes
Dulcelir Dias de Queiroz da Silva
Rubienes Souza Santos

Título: Discurso Bíblico: o funcionamento da autoria e a re- significação de sentido no Evangelho segundo Mateus
Autores:
Aline Eloisa da Silva

Título: O INGLÊS COMO UM MEIO DE INSTRUÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA NA PÓS-GRADUAÇÃO
Autores:
Nelza Mara Pallú


Normas e Modelos para Trabalhos

Anais da 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 2237-3292


Resumo simples
Trabalho completo para publicação nos Anais do evento



Corpo Editorial

Anais da 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 2237-3292


de Coordenação geral
Luciane Thomé Schröder
Juliana de Sá França

de Divulgação
Adriana da Silva Boeira
Alcemar Dionet de Araújo
Caroline Maria Braciak Reisdorfer
Francielly Thaís Hirata
Rebeca Cristina Kerkhoven
Marta Richciki Camargo
Eliana Cristina Pereira Santos
Keila Carolina Schonwald Rosler
Karoline Gabrielly Wutzki
Luciane Thomé Schröder
Juliana de Sá França

de Criação da identidade visual do evento
Alcemar Dionet de Araújo

Suporte SGEV
Roberval Requião Junior

Científica
Clarice Cristina Corbari
Ana Paula de Castro Sierakowski
Luciane Thomé Schröder
Juliana de Sá França
Alcione Tereza Corbari
Aparecida Feola Sella
Renan Paulo Bini
Cleonice Alves Lopes Flois
Fernanda Vieira de Sant' Anna
Ariane de Andrade da Silva
Mariângela Alonso
Fernando de Mendonça
Mirian Carodo da Silva
Wilma dos Santos Coqueiro
Marina Luísa Rohde
Hugo Eliecer Dorado Mendez
Felipe Ribeiro Campos
Anabel Medeiros Azerêdo de Paula
Michele de Fátima Sant'ana
Vilson Pruzak dos Santos
Meire Oliveira Silva
Marcos Paulo Torres Pereira
Valdiney Valente Lobato de Castro
Erica Fernandes Alves
Geniane Diamante Ferreira Ferreira
Sandro Adriano da Silva
Ana Carla da Silva Lima
Aline Cassol Daga Cavalheiro
Suziane da Silva Mossmann
João Carlos Rossi
Rosemary de Oliveira Schoffen Turkiewicz
Francieli Motter Ludovico
Julia Cristina Granetto Moreira
Denise Salim Santos
Tania Maria Nunes de Lima Camara
Paulo Cesar Fachin
Suzana Ceccato Casagrande
Franciele Luzia de Oliveira Orsatto
Lediane Manfé de Souza
Mariangela Garcia Lunardelli
Maridelma Laperuta Martins
Leandro Andrade Fernandes
Thainã Miranda Oliveira
Raquel Ribeiro Moreira
Vejane Gaelzer
Millaine de Souza Carvalho
Virginia Barbosa Lucena Caetano
Maria Roseli Castilho Garbossa
Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho
Eliana Cristina Pereira Santos
Isabela Karolina Gomes Ferreira Oliveira
Larisse Carvalho de Oliveira
Shalatiel Bernardo Martins
Andréia Riconi
Davi Silva Gonçalves

de Conteúdo e mídias
Luciane Thomé Schröder
Juliana de Sá França

de Acompanhamento da mesa-redonda ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NAS PRÁTICAS ESCOLARES DE LEITURA E DE ESCRITA
Mirian Schröder

de Mediação do momento cultural
Cristian Javier Lopez

de Mediação da conferência de abertura
Elenita Conegero Pastor Manchope

de Coordenação da equipe de intérpretes de Libras
Vanderlize Simone Dalgalo

Comissão de Intérpretes de Libras
Janaina Arruda Marques
Josiane Sant'ana Bandeira
Veronica de Oliveira Prado
Vanderlize Simone Dalgalo
Alan Marlon de Mattos
Caroline Soder
Camila Paula Effgen Rieger
Gislaine Aparecida de Lima

de Monitores
Ana Paula da Silva Ferreira
Keila Carolina Schonwald Rosler
Liz Paola Dominguez Moreira
Juliana Rocha da Silva Fritz
Larissa Franco Pivatto
Marta Richciki Camargo
Estéfani Paola Zolin
Raquel Terezinha Ratajczyk
Isabel Caroline da Silva
Maria Luíza Turmina Rufino
Giane Karine Leite Pereira
Gabriel Fischer Lottermann
Rebeca Cristina Kerkhoven

Coordenação do Simpósio CIRCULANDO SABERES, DECOLONIZANDO ESPAÇOS: LITERATURAS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS
Fernanda Vieira de Sant' Anna
Ariane de Andrade da Silva

Coordenação do Simpósio CLARICE LISPECTOR: ESCRITORA PLURAL
Mariângela Alonso
Fernando de Mendonça

Coordenação do Simpósio DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS: A FICÇÃO DE AUTORIA FEMININA
Wilma dos Santos Coqueiro
Mirian Carodo da Silva

Coordenação do Simpósio 23ª JELL: PARA TODAS, PARA TODOS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM DISTINTAS PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS
Luciane Thomé Schröder
Juliana de Sá França

Coordenação do Simpósio DESCOLONIZAR PARA AVANÇAR: LITERATURAS HÍBRIDAS DE HISTÓRIA E FICÇÃO, VEREDAS PARA A DECOLONIALIDADE DO SABER
Hugo Eliecer Dorado Mendez
Marina Luísa Rohde

Coordenação do Simpósio ENTRE-LUGARES: A TRADUÇÃO E SUAS INTERFACES
Andréia Riconi
Davi Silva Gonçalves

Coordenação do Simpósio DIFERENTES CONFIGURAÇÕES DA CENOGRAFIA DE MEDO E DE MONSTROS ASSUSTADORES NA LITERATURA POTENCIALMENTE DESTINADA A CRIANÇAS E JOVENS
Felipe Ribeiro Campos
Anabel Medeiros Azerêdo de Paula

Coordenação do Simpósio POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E EDUCACIONAIS CONFLUENTES PARA A MELHORIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Larisse Carvalho de Oliveira
Shalatiel Bernardo Martins

Coordenação do Simpósio RESSIGNIFICAÇÕES DO PASSADO NA LITERATURA INFANTOJUVENIL – CAMINHOS À FORMAÇÃO LEITORA
Vilson Pruzak dos Santos
Michele de Fátima Sant'ana

Coordenação do Simpósio SOCIALIZANDO PESQUISAS EM ANÁLISE DE DISCURSO
Eliana Cristina Pereira Santos
Isabela Karolina Gomes Ferreira Oliveira

Coordenação do Simpósio EXPRESSÕES LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS COMO RESISTÊNCIAS DE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS
Meire Oliveira Silva

Coordenação do Simpósio DISCURSOS SOBRE A MULHER À LUZ DA ANÁLISE DE DISCURSO MATERIALISTA
Maria Roseli Castilho Garbossa
Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho

Coordenação do Simpósio RELAÇÃO DA (IN)DIFERENÇA NA PRODUÇÃO DOS DISCURSOS E DOS SENTIDOS
Raquel Ribeiro Moreira
Vejane Gaelzer

Coordenação do Simpósio LITERATURA DO NORTE: PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO
Valdiney Valente Lobato de Castro
Marcos Paulo Torres Pereira

Coordenação do Simpósio ESTUDOS E PESQUISAS +LIBRAS
Leandro Andrade Fernandes
Thainã Miranda Oliveira

Coordenação de Simpósio LITERATURAS DE MINORIAS: ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA E DE RESGATE DA IDENTIDADE
Erica Fernandes Alves
Geniane Diamante Ferreira Ferreira

Coordenação do Simpósio LETRAMENTOS ACADÊMICOS: PRÁTICAS DE ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR
Tatiane Henrique Sousa Machado
Mônica Cristina Metz

Coordenação do Simpósio QUESTÕES DO TEXTO: DA MICRO À MACROESTRUTURA
Alcione Tereza Corbari
Clarice Cristina Corbari

Coordenação do Simpósio POESIA CONTEMPORÂNEA, OUTRAS ARTES, OUTROS SABERES
Sandro Adriano da Silva
Ana Carla da Silva Lima

Coordenação do Simpósio PRÁTICAS DE ENSINO EM LEITURA, ESCRITA, ORALIDADE E ANÁLISE LINGUÍSTICA EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES
Mariangela Garcia Lunardelli
Maridelma Laperuta Martins

Coordenação do Simpósio ESTUDOS DECOLONIAIS NA LITERATURA
Ana Paula de Castro Sierakowski
Cleonice Alves Lopes Flois

Coordenação do Simpósio LÍNGUA E LITERATURA: UMA RELAÇÃO DE MÚLTIPLAS FACES
Denise Salim Santos
Tania Maria Nunes de Lima Camara

Coordenação do Simpósio PRODUÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES
Francieli Motter Ludovico
Julia Cristina Granetto Moreira

Coordenação do Simpósio DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM LINGUAGEM NA PANDEMIA: IMPLICAÇÕES DO ENSINO REMOTO E/OU HÍBRIDO
Aline Cassol Daga Cavalheiro
Suziane da Silva Mossmann

Coordenação do Simpósio A FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE LÍNGUAS E LITERATURAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: DIALOGANDO SOBRE O ENSINO, A PESQUISA, A EXTENSÃO E A COLABORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS
Paulo Cesar Fachin
Suzana Ceccato Casagrande

Coordenação do Simpósio ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO: PERSPECTIVAS MULTIDISCIPLINARES
Aparecida Feola Sella
Renan Paulo Bini

Coordenação do Simpósio OS GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS ANTES E DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
João Carlos Rossi
Rosemary de Oliveira Schoffen Turkiewicz

de Acompanhamento da mesa-redonda O SENTIDO, O SUJEITO, O DISCURSO: a perspectiva da AD
Isabela Karolina Gomes Ferreira Oliveira

de Acompanhamento da mesa-redonda AUTORIA FEMININA: PIONEIRISMOS E TRANSGRESSÕES
Pedro Afonso Barth

de Acompanhamento da mesa-redonda PANDEMIA EM (DIS)CURSOS: SUJEITOS E SENTIDOS DIANTE DA COVID-19
Anna Deyse Rafaela Peinhopf

de Acompanhamento da mesa-redonda PLURILINGUISMO, POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E EDUCAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E SUAS REVERBERAÇÕES POLÍTICO-SOCIAIS
Clarice Cristina Corbari

Acompanhamento da mesa-redonda CORPO E(M) DISCURSO: VERDADE, PODER E EXCLUSÃO
Maria Roseli Castilho Garbossa

Coordenação do Simpósio EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E EXTENSÃO NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Franciele Luzia de Oliveira Orsatto
Lediane Manfé de Souza

Endereço e Contato

Anais da 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 2237-3292

Promotor: Colegiado do curso de Letras, campus de Marechal Cândido Rondon

E-mail do Evento: 23jellunioeste@gmail.com

Coordenador do Evento: Luciane Thomé Schröder

Local: UNIOESTE - campus de Marechal Cândido Rondon
Rua Pernambuco, 1777 - Caixa Postal 91 - CEP: 85960-000 Evento Online

Artigos

Anais da 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 2237-3292
Área de conhecimento: Ficha Catalográfica 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários
Título: Ficha Catalográfica da 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários



Autor(es):
Luciane Thomé Schröder
Área de conhecimento: ST 01: CIRCULANDO SABERES E DECOLONIZANDO ESPAÇOS: LITERATURAS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS
Título: Valores civilizatórios indígenas para desentortar as escolas brasileiras



Autor(es):
Fátima Regina Almeida de Freitas
Título: DISCUTINDO REPRESENTAÇÕES: UM OLHAR SOBRE O INDÍGENA NA LITERATURA BRASILEIRA DO CÂNONE ATÉ A CONTEMPORANEIDADE



Autor(es):
Adriane Lima Pinho
Título: PERSPECTIVAS EM FORMAÇÃO: AS LITERATURAS INDÍGENAS NA SALA DE AULA



Autor(es):
Carolina Demétrio de Oliveira Costa
Fernanda Vieira de Sant' Anna
Título: POÉTICAS DA ENCRUZILHADA EM O CRIME DO CAIS DO VALONGO DE ELIANA ALVES CRUZ



Autor(es):
Danielle da Silva Leal
Título: LITERATURA DE AUTORIA INDÍGENA E A FORMAÇÃO LEITORA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DIDÁTICA COM POESIA INDÍGENA NO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Thaiz de Souza Ribeiro
Rinah de Araújo Souto
Área de conhecimento: ST 02: CLARICE LISPECTOR: ESCRITORA PLURAL
Título: A loucura ao revés em A Paixão Segundo GH



Autor(es):
Thaís Santos Medeiros
Título: O LIRISMO SELVAGEM DE CLARICE LISPECTOR



Autor(es):
Maiara Cristina Segato Rocha Pereira
Título: SOLIDÃO E DEVANEIO ONÍRICO, EM UM SOPRO DE VIDA (PULSAÇÕES), DE CLARICE LISPECTOR



Autor(es):
Joel Rosa de Almeida
Título: UM LIVRO É UM CORPO: paratextos editoriais em A Via Crucis do Corpo



Autor(es):
Eliliane Santos Ferreira
Área de conhecimento: ST 03: DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS: A FICÇÃO DE AUTORIA FEMININA
Título: MENSTRUAÇÃO: O SANGUE COMO SÍMBOLO DE LIBERTAÇÃO DO FEMININO EM SUL, DE VERÔNICA STIGGER.



Autor(es):
Damásio Marques da Silva
Título: BIOGRAFIA E ESCRIVÊNCIA EM CAROLINA MARIA DE JESUS E CONCEIÇÃO EVARISTO



Autor(es):
Vânia dos Reis Sousa
Sila Marisa de Oliveira
Juliana de Freitas Dias
Título: A REPRESENTAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NA HQ NIMONA, DE NOELLE STEVENSON



Autor(es):
Marina Ribeiro de Almeida
Mirian Carodo da Silva
Área de conhecimento: ST 04: DESCOLONIZAR PARA AVANÇAR: LITERATURAS HÍBRIDAS DE HISTÓRIA E FICÇÃO, VEREDAS PARA A DECOLONIALIDADE DO SABER
Título: MI SIMÓN BOLÍVAR (1930): UM NOVO PARADIGMA LITERÁRIO



Autor(es):
Hugo Eliecer Dorado Mendez
Área de conhecimento: ST 05: DIFERENTES CONFIGURAÇÕES DA CENOGRAFIA DE MEDO E DE MONSTROS ASSUSTADORES NA LITERATURA POTENCIALMENTE DESTINADA A CRIANÇAS E JOVENS
Título: A APARÊNCIA MONSTRUOSA DAS VELHAS QUE SÃO AS CONTADORAS DE HISTÓRIAS, EM O CONTO DOS CONTOS DE BASILE



Autor(es):
Cláudia Suley Rosa Marapodi
Regina Silva Michelli Perim
Título: O que é feito do medo e do monstro na literatura infantil brasileira contemporânea?



Autor(es):
Regina Silva Michelli Perim
Título: BARBA-AZUL: ATÉ QUE A MONSTRUOSIDADE NOS SEPARE



Autor(es):
Laís dos Santos Lima
Angélica de Oliveira Castilho Pereira
Título: UM DIA NA COMPANHIA DE MONSTROS, UM PASSEIO POR MONSTRÓPOLIS



Autor(es):
Anabel Medeiros Azerêdo de Paula
Felipe Ribeiro Campos
Título: ENTRE O DISCURSO DO MEDO E O DO LÚDICO, O HETERODISCURSO BAKHTINIANO EM GOOSEBUMPS: SORRIA E MORRA, DE R. L. STINE



Autor(es):
Leonardo Freitas de Carvalho
Título: A CONSTRUÇÃO NARRATIVA DO MEDO: TEMAS FRATURANTES EM MEDO DE QUÊ?, DE FLÁVIA CÔRTES



Autor(es):
Elen Pereira de Lima
Regina Silva Michelli Perim
Título: Medo: vilão ou aliado?



Autor(es):
Giovanna Petrólio de Oliveira Marcondes
Título: CONTAR HISTÓRIAS COMO ELEMENTO ESTRUTURADOR EM O ORFANATO DA SRTA PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES



Autor(es):
Mayara Porcina de Oliveira
Regina Silva Michelli Perim
Título: "João e Maria" ou "Maria e João"?



Autor(es):
Tuane da Silva de Mattos
Área de conhecimento: ST 06: RESSIGNIFICAÇÕES DO PASSADO NA LITERATURA INFANTOJUVENIL - CAMINHOS À FORMAÇÃO LEITORA CONSCIENTE
Título: LITERATURA E HISTÓRIA: DOIS CAMPOS QUE SE ENTRECRUZAM NA OBRA DE OLHO NAS PENAS



Autor(es):
Fatima Aparecida de Oliveira Sozza
Área de conhecimento: ST 07: EXPRESSÕES LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS COMO RESISTÊNCIAS DE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS
Título: Literatura, imagem e memória: O mundo se despedaça e a resistência do sujeito decolonial



Autor(es):
Alessandra Santos Chagas
Título: Realismo Maravilhoso: Possíveis Funções no Contexto da Pós-Verdade



Autor(es):
Julia Magalhães Matos e Silva
Título: LITERATURA DE TESTEMUNHO E A MEMÓRIA DO TRAUMA: A ESCRITA DO SILÊNCIO EM O CORPO INTERMINÁVEL, DE CLAUDIA LAGE



Autor(es):
Deyse Filgueiras Batista Marques
Título: ANÁLISE DO PERSONAGEM MEURSAULT DE “O ESTRANGEIRO” SOB O VIÉS DO TEA



Autor(es):
Ketlyn Isadora Libanio Alves
Elizabete Arcalá Sibin
Área de conhecimento: ST 09: LITERATURAS DE MINORIAS: ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA E DE RESGATE DA IDENTIDADE
Título: LITERATURAS DE AUTORIA FEMININA NEGRA: NOVOS TRÂNSITOS, VELHAS FRONTEIRAS



Autor(es):
Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins
Título: Aproximações do gênero literário digital fanfiction com o romance A Canção de Aquiles (2013), uma releitura da Ilíada



Autor(es):
Eloisa Buzelatto
Tatiane Cristina Becher
Título: “HAIR LOVE” DO CURTA PARA O LIVRO: O CABELO COMO POTÊNCIA AFETIVA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE CRIANÇAS NEGRAS



Autor(es):
Thalia Mendes Rocha
Bruna Augusta Marques
Título: HAIR LOVE” DO CURTA PARA O LIVRO: O CABELO COMO POTÊNCIA AFETIVA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE CRIANÇAS NEGRAS



Autor(es):
Thalia Mendes Rocha
Bruna Augusta Marques
Área de conhecimento: ST 10: POESIA CONTEMPORÂNEA, OUTRAS ARTES, OUTROS SABERES
Título: OS DISCURSOS MEMORIALÍSTICOS NA LÍRICA DE VILELA E ESTRADA



Autor(es):
Giancarla Bombonato
Área de conhecimento: ST 11: ESTUDOS DECOLONIAIS NA LITERATURA
Título: A TESSITURA NARRATIVA DE COM ARMAS SONOLENTAS E POR CIMA DO MAR SOB O VIÉS DO FEMINISMO DECOLONIAL



Autor(es):
Cleonice Alves Lopes Flois
Título: OS EFEITOS DA COLONIALIDADE, DE MISCIGENAÇÃO E DE PRECONCEITO RACIAL NO CONTO: “O NENÉM DE DESIRÉE”, DE KATE CHOPIN



Autor(es):
Eduarda Vanessa Hoffmann
Geovana Victória Borges Vieira de Araújo
Ana Paula de Castro Sierakowski
Título: PENSAMENTO DECOLONIAL: UMA ANÁLISE DE POEMAS DE OSWALD DE ANDRADE



Autor(es):
Ana Paula de Castro Sierakowski
Título: UMA (NOTÁVEL) MARANHENSE



Autor(es):
Adeilda do Nascimento Oliveira
Fernanda Felisberto da Silva
Área de conhecimento: ST 12: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM LINGUAGEM NA PANDEMIA: IMPLICAÇÕES DO ENSINO REMOTO E/OU HÍBRIDO
Título: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: INTERFERÊNCIAS NA ROTINA PROFISSIONAL E PESSOAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DE ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PRIVADA DE FOZ DO IGUAÇU



Autor(es):
Kristian Sgorla
Carmen Teresinha Baumgärtner
Título: Desafios da educação em linguagem na pandemia: implicações do ensino remoto e/ou híbrido



Autor(es):
Camila Gesser dos Santos
Juliana Schütz Ferreira
Liandra Lisian Schug
Área de conhecimento: ST 13: OS GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS ANTES E DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Título: A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM PRODUÇÕES DIDÁTICAS E AUDIOVISUAIS PARA O ENSINO REMOTO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS DA CONCEPÇÃO DIALÓGICA DE LINGUAGEM



Autor(es):
Rosemary de Oliveira Schoffen Turkiewicz
Área de conhecimento: ST 14: PRODUÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES
Título: PRÁTICAS COLABORATIVAS DE LEITURA E ESCRITA: UMA PROPOSIÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA



Autor(es):
Etiene Caroline Farias de Mello
Denis Antônio Silva
Área de conhecimento: ST 15: LÍNGUA E LITERATURA: UMA RELAÇÃO DE MÚLTIPLAS FACES
Título: A PONTUAÇÃO E A PARAGRAFAÇÃO NOS CONTOS DE CLARICE LISPECTOR: ESTUDO DE CASOS A PARTIR DA TEORIA DA ICONICIDADE VERBAL



Autor(es):
Camille Roberta Ivantes Braz
Flavio de Aguiar Barbosa
Título: LÍNGUA E LITERATURA: DUAS PONTAS UNIDAS NA COMPOSIÇÃO ONOMÁSTICA DAS PERSONAGENS DE “ O FIO DAS MISSANGAS”



Autor(es):
Tatiane Mendes da Silva
Denise Salim Santos
Título: OS EFEITOS DA LEITURA DE "FAZENDO ANA PAZ", DE LYGIA BOJUNGA, EM SEUS LEITORES: RECEPÇÃO E ORALIDADE



Autor(es):
Luisa Gonçalves Barreto
Título: O CATIVEIRO INFAME: AS ESTRATÉGIAS LÉXICO-DISCURSIVAS DA ESCRAVIDÃO, EM “SIMEÃO, O CRIOULO”, DE JOAQUIM MANOEL DE MACEDO



Autor(es):
Darville Lizis Souza Moreth
Título: LÍNGUA E EDUCAÇÃO LITERÁRIA: recursos linguísticos na formação de leitores do Ensino Médio



Autor(es):
Everaldo dos Santos Almeida
Título: Emília, uma menina questionadora: os argumentos utilizados pela boneca de pano na obra Aritmética da Emília de Monteiro Lobato.



Autor(es):
Patrícia Pimentel Marques Cesca
Tania Maria Nunes de Lima Camara
Área de conhecimento: ST 16: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS E LITERATURAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: DIALOGANDO SOBRE O ENSINO, A PESQUISA, A EXTENSÃO E A COLABORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS
Título: DA LITERATURA PÓS-COLONIAL DE LÍNGUA INGLESA À LITERATURA DIGITAL EM LÍNGUA INGLESA NO CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS/INGLÊS DA UNIOESTE/FOZ DO IGUAÇU: UMA ANÁLISE À LUZ DO DESIGN INSTRUCIONAL E LEARNING DESIGN



Autor(es):
João Lucas Cavalheiro Camargo
Título: TRANSDISCIPLINARIDADE, MULTIPLICIDADE E DEVIR: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA OBRA "SANGUE NEGRO", DA MOÇAMBICANA NOÉMIA DE SOUSA



Autor(es):
Suzana Ceccato Casagrande
Beatriz Helena Dal Molin
Título: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DA LITERATURA INDÍGENA NO ENSINO BRASILEIRO



Autor(es):
Rosalina de Godoy Dias da Silva
Suzana Ceccato Casagrande
Título: A CARNAVALIZAÇÃO EM GÊNEROS DISCURSIVOS DIGITAIS



Autor(es):
Lafayete Menezes de Alencar Lima Rios
Renilda Rodrigues da Silva Bernard
Título: PRECONCEITO LINGUÍSTICO: MARCAS DE UM POVO QUE NÃO SE LÊ NA PRÓPRIA HISTÓRIA



Autor(es):
Tania Paola dos Santos Rolim
Suzana Ceccato Casagrande
Título: A LETRA DA MULHER NA LITERATURA MODERNA: UMA ANÁLISE DE COMPONENTES CURRICULARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES



Autor(es):
Rubens do Nascimento Lago
Título: COMO APRENDEMOS A LER: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA



Autor(es):
Janaina Rosa Arruda
Beatriz Helena Dal Molin
Título: INTERFACES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS DIGITAIS E IDENTIDADES PROFISSIONAIS



Autor(es):
Ana Paula Domingos Baladeli
Área de conhecimento: ST 17: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO: PERSPECTIVAS MULTIDISCIPLINARES
Título: A PRIMEIRA PESSOA DO DISCURSO COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO DE ETHOS: UM OLHAR PARA AS FUNÇÕES SEMÂNTICAS E PRAGMÁTICAS DA PPS E DA PPP EM TEXTOS DO PB E DO PE



Autor(es):
Renan Paulo Bini
Título: A LÍNGUA NO MANUAL DIDÁTICO DO NOVO ENSINO MÉDIO: PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ADVERBIAL



Autor(es):
Diego Bello Doze
Título: O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM TEXTOS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19



Autor(es):
Eviliane Bernardi
Aparecida Feola Sella
Área de conhecimento: ST 18: ALÉM DA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E EXTENSÃO NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Título: UM OLHAR SOBRE A NOTÍCIA IMPRESSA VERSUS A NOTÍCIA ONLINE



Autor(es):
Franciele Luzia de Oliveira Orsatto
Isabela Gasparin Soligo
Título: ANGLICISMOS EM MATÉRIAS DE MODA NA REVISTA GLAMOUR: REFLEXOS DE TRANSFORMAÇÕES NA REALIDADE SOCIAL



Autor(es):
Raquel Terezinha Ratajczyk
Clarice Cristina Corbari
Título: ANGLICISMOS USADOS NO SETOR ALIMENTÍCIO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19



Autor(es):
Daniel Seidel Ruppenthal
Clarice Cristina Corbari
Área de conhecimento: ST 19: PRÁTICAS DE ENSINO EM LEITURA, ESCRITA, ORALIDADE E ANÁLISE LINGUÍSTICA EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES
Título: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Elissandra Fatima Conceição Rios
Mariangela Garcia Lunardelli
Título: MITOS VELADOS DA UTÓPICA EPOPEIA PEDAGÓGICA



Autor(es):
Kelin Regina Bergamini do Nascimento
Maridelma Laperuta Martins
Título: O ENSINO-APRENDIZADO DE LÍNGUAS BRASILEIRO EM TEMPOS DE DESVALORIZAÇÃO



Autor(es):
Anna Flávia Lenz Freitas
Título: UM ESTUDO DO CONVITE DE CASAMENTO PELA PERSPECTIVA BAKHTINIANA DOS GÊNEROS DO DISCURSO



Autor(es):
Paula Marina Mendes
Mariangela Garcia Lunardelli
Título: OS DESAFIOS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO NO ENSINO FUNDAMENTAL I



Autor(es):
Malta Moreira Dourado
Mariangela Garcia Lunardelli
Título: REPRESENTAÇÕES DA VARIANTE LINGUÍSTICA DO ESPANHOL FALADO NO PARAGUAI



Autor(es):
Lidiane de Carvalho Alves
Maridelma Laperuta Martins
Título: A CORREÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS: EFEITOS POSSÍVEIS



Autor(es):
Jaqueline de Freitas Onofre
Mariangela Garcia Lunardelli
Área de conhecimento: ST 20: QUESTÕES DO TEXTO: DA MICRO À MACROESTRUTURA
Título: O ALVO DEÔNTICO EM ARTIGOS DE OPINIÃO



Autor(es):
Nathália Rohde Fagundes
Alcione Tereza Corbari
Área de conhecimento: ST 23: LETRAMENTOS ACADÊMICOS: PRÁTICAS DE ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR
Título: AÇÕES EXTENSIONISTAS DO LPT ACADÊMICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE LETRAMENTO ACADÊMICO



Autor(es):
Rawane Soares Santos
Gilmarley Lima de Sousa
José Ribamar Lopes Batista Júnior
Área de conhecimento: ST 26: RELAÇÃO DA (IN)DIFERENÇA NA PRODUÇÃO DOS DISCURSOS E DOS SENTIDOS
Título: INCLUSÃO SOCIAL: OLHARES SOBRE A (IN)ACESSIBILIDADE



Autor(es):
Pérola Catarina Sichinel
Isadora Meneghetti
Vejane Gaelzer
Título: UTILIZAÇÃO DO PRONOME NEUTRO "TODES" EM TUÍTE DE REABERTURA DO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA: TENSÕES ENTRE IDEOLOGIAS DA LINGUAGEM



Autor(es):
Ana Beatriz Silva Brandão de Souza
Neiva Maria Jung
Título: A falsa equivalência presente no discurso: Análise do Editorial “Não somos todos iguais perante a lei? E esta lei vale para os índios?” da Central Gazeta de Notícias – CGN



Autor(es):
Yago Marconcine Trindade
Suzana Ceccato Casagrande
Título: IDENTIDADE E EXCLUSÃO: ANÁLISE DO DISCURSO DE UMA REFUGIADA



Autor(es):
Sandra Teresinha Demamann
Vanessa Cristiane de Freitas Fernandes Santos
Área de conhecimento: ST 29: DISCURSOS SOBRE A MULHER À LUZ DA ANÁLISE DE DISCURSO MATERIALISTA
Título: O SUJEITO MULHER EM MÚSICAS SERTANEJAS



Autor(es):
Keila Carolina Schonwald Rosler
Luciane Thomé Schröder
Título: MATERIALIDADES SIGNIFICANTES E A IDEOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS DO SUJEITO MULHER NO FILME PUBLICITÁRIO: “VOCÊ NÃO É MEU DONO”



Autor(es):
Kássia Paloma Beltrame Oliveira
Dantielli Assumpção Garcia
Título: AS AMARRAS DE UM PROCESSO DE AUTORREALIZAÇÃO NO FILME COMER, REZAR E AMAR



Autor(es):
Rebeca Cristina Kerkhoven
Luciane Thomé Schröder
Título: Análise Discursiva em relação comparativa aos comentários em notícias de desaparecimento de meninas e meninos na página CGN – Central Gazeta de Notícias no site Facebook



Autor(es):
Amanda Fogassa do Prado
Suzana Ceccato Casagrande
Título: Nas ondas do mar: as representações de Yemanjá na cultura yoruba sob a tente da AD peuchetiana.



Autor(es):
Raquel Dias Vieira
Ana Josefina Ferrari
Valentine Chiarelli de Macedo
Título: MISS VIOLENCE: NA FISSURA ENTRE A DOR, O MEDO E A RESILIÊNCIA



Autor(es):
Adriana da Silva Boeira
Luciane Thomé Schröder
Título: DA FICÇÃO À REALIDADE: DESCREDIBILIZAÇÃO E CULPABILIZAÇÃO DA MULHER EM CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL.



Autor(es):
Patricia Zancanaro Godin
Título: Luta Ideologica, luta política: o discurso religioso como efeito de sustentação



Autor(es):
Fernanda Pereira
Área de conhecimento: ST 30: SOCIALIZANDO PESQUISAS EM ANÁLISE DE DISCURSO
Título: NOMES SILENCIADOS, HISTÓRIAS APAGADAS: OS DADOS ESTATÍSTICOS DA PANDEMIA AOS OLHOS DA ANÁLISE DE DISCURSO



Autor(es):
Nelson Figueira Sobrinho
Título: DISSERTAÇÃO “FILÓSOFAS: UM SILÊNCIO INSTITUCIONALIZADO”: BREVES REFLEXÕES



Autor(es):
Anna Deyse Rafaela Peinhopf
Título: "Meninas bonitas esperam o sinal"



Autor(es):
Marta Richciki Camargo
Luciane Thomé Schröder
Título: CYBERBULLYING EM DISCURSO: A VIOLÊNCIA VIRTUAL



Autor(es):
Bethânia de Souza Rodrigues
Título: “PONTO DE IMPACTO” E OS DISCURSOS DA (DES)GOVERNABILIDADE: práticas discursivas e a retroalimentação



Autor(es):
Karoline Gabrielly Wutzki
Luciane Thomé Schröder
Título: MULHERES EMPODERADAS E SEUS FIOS: DIZERES E EFEITOS DE SENTIDOS SOBRE O CABELO (NÃO)PADRÃO



Autor(es):
Camila Ramos de Paula
Área de conhecimento: ST 34: ENTRE-LUGARES: A TRADUÇÃO E SUAS INTERFACES
Título: PRÁTICA TRADUTÓRIA COMO MEDIUM MULTIDIRECIONAL DE MEMÓRIA CULTURAL



Autor(es):
Prila Leliza Calado
Título: TRADUÇÃO DE NOMES PRÓPRIOS DAS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA: PONTE CULTURAL ENTRE A LÍNGUA DE PARTIDA E A LÍNGUA DE CHEGADA



Autor(es):
Janete do Nascimento Boeno
Área de conhecimento: ST 35: 23ª JELL: PARA TODAS, PARA TODOS – EXPERIÊNCIAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA ÁREA DE LETRAS E SUAS DISTINTAS PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS
Título: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS: LUGARES QUE OCUPAM AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA DOS PPG DO RIO DE JANEIRO AVALIADOS PELA CAPES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO



Autor(es):
Tadinei Daniel Jacumasso
Título: A prática docente na formação do leitor do texto literário: reflexões práticas



Autor(es):
Larissa Ferreira Barbosa
Maria de Jesus Pereira Matos
Título: Um estudo sobre a lingua latina na esfera publcitario-comercial



Autor(es):
Thais Mazotti Lins
Mariangela Garcia Lunardelli
Título: Aulas de Língua Inglesa no ensino remoto: superando desafios com o auxílio das tecnologias



Autor(es):
Juliana Caroline Kissler Dalla Costa
Nelza Mara Pallú
Título: REFUGIADOS EM CENA NA PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE DO DISCURSO JORNALÍSTICO



Autor(es):
Alcemar Dionet de Araújo
Título: LEITURAS COMPARTILHADAS



Autor(es):
Juliana de Sá França
Título: A MONITORIA ACADÊMICA EM TEORIA LITERÁRIA COMO ESPAÇO REFLEXIVO PARA A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM LITERATURA



Autor(es):
Iuri da Silva Gomes
Título: ANÁLISE DE DISCURSO E UM ACENO TOPOLÓGICO



Autor(es):
Caroline Maria Braciak Reisdorfer
Título: PRÁTICAS LÚDICAS NO ENSINO DE ESPANHOL: EXPERIÊNCIAS COMO DOCENTES NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘LÍNGUA ESPANHOLA: COMUNICANDO-SE EM CONTEXTO DE VIAGENS POR PAÍSES HISPANOFALANTES’



Autor(es):
Andréia Aparecida Colares
Jessica Bautitz
Quézia Cavalheiro Mingorance Ramos
Título: PRÁTICAS DE ENSINO À LUZ DA PERSPECTIVA DISCURSIVA MATERIALISTA



Autor(es):
Fernanda Luzia Lunkes
Dulcelir Dias de Queiroz da Silva
Rubienes Souza Santos
Título: Discurso Bíblico: o funcionamento da autoria e a re- significação de sentido no Evangelho segundo Mateus



Autor(es):
Aline Eloisa da Silva
Título: O INGLÊS COMO UM MEIO DE INSTRUÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA NA PÓS-GRADUAÇÃO



Autor(es):
Nelza Mara Pallú

Edições

Anais da 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 2237-3292

22ª JELL (2020)
Cancelada devido à pandemia de Covid-19 

21ª JELL (2019)
https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/21jell/anais

20ª JELL (2018) 
https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/20jell/anais