Sumário
Anais do IX Colóquio de Práticas Docentes
/ISSN: 2526-4710
/ISBN:
Área de conhecimento: 01. Ficha Catalográfica
Título: Ficha catalográfica
Autores:
Juliana de Sá França
Área de conhecimento: 02. Experiências de estágio - Língua Alemã
Título: EXPLORANDO METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA LÍNGUA ALEMÃ: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NA APRENDIZAGEM.
Autores:
Jaqueline Lopes de Almeida
Lorraynne Stelter de Mesquita
Miria Gundt Papp
Título: O LÚDICO NO ENSINO DE LÍNGUA ALEMÃ
Autores:
Emilli Walke de Souza
Silvana Sprung Bloemer
Miria Gundt Papp
Título: O USO DA CRIATIVIDADE COMO FORMA DE APRENDIZADO
Autores:
Silvane Regina Steffens
Miria Gundt Papp
Ana Julia Fano Patera
Área de conhecimento: 03. Experiências de estágio - Língua Espanhola
Título: "ENCANTO": FERRAMENTA DE ENSINO PARA A LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Danielle Anderle
Samara Buhl Gonçalves
Tatiane Lima de Paiva
Título: CULTURA ARGENTINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: IDENTIDADE NO RITMO PORTENHO
Autores:
Jardel Gabriel Espindola
Gustavo Sala Battisti
Rafael de Souza Bento Fernandes
Título: EDUCAÇÃO AFETIVA E INTERCULTURAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE COM O FILME “COCO: VIVA, A VIDA É UMA FESTA”.
Autores:
Letícia Gabriela Uhry
Alessandra Caroline Kehl
Tatiane Lima de Paiva
Título: ENTRE LETRAS E SONS: O TRABALHO REFLEXIVO COM MÚSICA EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Lucas Emanuel Pereyra
Gabriele Santana Maurina
Juliana de Sá França
Título: EXPLORANDO CAMINHOS: UMA VIVÊNCIA DE ESTÁGIO COM ALUNOS NEURODIVERGENTES
Autores:
Bruna Adriane Horn Souza
Rafael de Souza Bento Fernandes
Título: FRONTEIRAS GEOGRÁFICAS E LINGUÍSTICAS: O COMPONENTE CULTURAL NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA EM REGIÃO DE FRONTEIRA
Autores:
Shirlei Danielle de Jesus
Adriana Melo dos Santos
Rafael de Souza Bento Fernandes
Título: O uso de animações no ensino da língua espanhola
Autores:
John Erick Morais Dias
Thaynara Manoelle Gonçalves Dama
Tatiane Lima de Paiva
Título: ODS, ONOMÁSTICA E ELE NA ABORDAGEM DA CRISE HÍDRICA NO MÉXICO
Autores:
Maria Rita Ferreira Dias
Márcia Sipavicius Seide
Título: UMA REFLEXÃO ACERCA DA RELEVÂNCIA DA LITERATURA NO ÂMBITO DO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
João Vitor Correia
Liz Paola Dominguez Moreira
Rafael de Souza Bento Fernandes
Área de conhecimento: 04. Experiências de estágio - Língua Inglesa
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: ABORDAGENS E RESULTADOS
Autores:
Eduarda Vanessa Hoffmann
Rodrigo Smaha Lopes
Francine Andressa Reschke Notter
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA: UMA CORRIDA CONTRA O TEMPO
Autores:
Melissa Moreira Delima
Anna Maria Godoy da Silva
Rodrigo Smaha Lopes
Título: ESTRATÉGIAS DE LEITURA E USO DO PPP: UM RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Daniele Patricia Tierling
Lucas de Souza Valcarenghi
Rodrigo Smaha Lopes
Título: LISTENING EM FOCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Bruna Kinast Berwanger
Geovana Victória Borges Vieira de Araújo
Rodrigo Smaha Lopes
Título: O LÚDICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
João Vitor Figueiredo Pires
Janaina Souza dos Santos
Rodrigo Smaha Lopes
Título: RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Maria Luíza Turmina Rufino
Gabrielly Zimmermann
Rodrigo Smaha Lopes
Área de conhecimento: 05. Experiências de estágio - Língua Portuguesa
Título: A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA CONSTRUÇÃO DE UMA BASE SÓLIDA
Autores:
Diego do Carmo
Daniele Rodrigues Nunes
Nayra de Paiva de Oliveira
Título: A Inserção De Metodologias Ativas E Multiletramentos No Ensino De Gêneros Literários: Relato Reflexivo Do Estágio Supervisionado Em Língua Portuguesa
Autores:
Lorraynne Stelter de Mesquita
Cristiane Strenske
Título: A INSERÇÃO DO CONTO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO EDUCACIONAL DE ALUNOS EM PREPARAÇÃO PARA O VESTIBULAR
Autores:
Liz Paola Dominguez Moreira
João Vitor Correia
Paulo Cezar Konzen
Título: A PRODUÇÃO TEXTUAL DE REPORTAGEM E SEUS ENLACES TEÓRICOS: UM RELATO DE ESTÁGIO
Autores:
Lucas Emanuel Pereyra
Silvana Sprung Bloemer
Miria Gundt Papp
Título: ALÉM DA TEORIA: INTEGRANDO PLANEJAMENTO E SEQUENCIAMENTO DIDÁTICO EM SALA DE AULA
Autores:
Adriana Melo dos Santos
Cristiane Strenske
Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Diego do Carmo
Luana Borges Ferreira
Título: ASPECTOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CURSO DE LETRAS-LIBRAS
Autores:
Diego do Carmo
Daniele Rodrigues Nunes
Nayra de Paiva de Oliveira
Título: ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIA INTEGRADORA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Emilli Walke de Souza
João Vitor Figueiredo Pires
Mirian Schröder
Título: ENSINAR BRINCANDO: RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O GÊNERO RESENHA
Autores:
Melissa Moreira Delima
Anna Maria Godoy da Silva
Mirian Schröder
Título: ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO SOBRE O USO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores:
Letícia Gabriela Uhry
Alessandra Caroline Kehl
Miria Gundt Papp
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA: A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS NAS AULAS.
Autores:
Danielle Anderle
Samara Buhl Gonçalves
Lara Frutos González
Título: EXPLORANDO O USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O TRABALHO COM O ARCADISMO: ENGAJAMENTO, ENSINO E CRIATIVIDADE
Autores:
Gabrielly Zimmermann
Maria Luíza Turmina Rufino
Mirian Schröder
Título: GAMIFICAÇÃO E LITERATURA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Bruna Kinast Berwanger
Geovana Victória Borges Vieira de Araújo
Gustavo Sala Battisti
Madalena Benazzi Meotti
Título: GÊNERO CONTO E A CRIATIVIDADE: UM PERCURSO PELA ESCRITA CRIATIVA DE MINICONTOS
Autores:
Gabriele Santana Maurina
Lara Frutos González
Lucas de Souza Valcarenghi
Título: Letramento literário e criatividade: Reflexões sobre o ensino de literatura
Autores:
Eduarda Vanessa Hoffmann
Jardel Gabriel Espindola
Lara Frutos González
Título: LITERATURA ÁRCADE: A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA EFICAZ NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores:
Shirlei Danielle de Jesus
Jaqueline Lopes de Almeida
Mirian Schröder
Título: O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA TRABALHAR COM O GÊNERO DISCURSIVO CONTO.
Autores:
John Erick Morais Dias
Thaynara Manoelle Gonçalves Dama
Madalena Benazzi Meotti
Título: OS DESAFIOS DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA.
Autores:
Silvane Regina Steffens
Miria Gundt Papp
Título: OU ISTO OU AQUILO: SER PROFESSOR É SABER FAZER ESCOLHAS
Autores:
Francine Andressa Reschke Notter
Mirian Schröder
Título: PROPOSTA DE PLANEJAMENTO PARA O ALUNO DESENVOLVER O SENSO CRÍTICO
Autores:
Bruna Adriane Horn Souza
Cristiane Strenske
Título: SEJA MAIS CLARO: UM RELATO DE ESTÁGIO SOBRE GÊNERO TEXTUAL E A IMPORTÂNCIA DA REESCRITA EM SALA DE AULA
Autores:
Maria Rita Ferreira Dias
Janaina Souza dos Santos
Lara Frutos González
Área de conhecimento: 07. PIBID e Residência Pedagógica
Título: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Autores:
Willian Canova dos Santos
Área de conhecimento: 08. Iniciação Científica
Título: AS TECNOLOGIAS, A FANTASIA E A SALA DE AULA
Autores:
Gabrielly Zimmermann
Mirian Schröder
Título: ATITUDES LINGUÍSTICAS E ESTIGMATIZAÇÃO: um estudo sobre Pigmaleão, de George Bernard Shaw
Autores:
Francine Andressa Reschke Notter
Clarice Cristina Corbari
Título: LEITURA E TEXTO LITERÁRIO NA AULA DE ESPANHOL
Autores:
Juliana de Sá França
Lucas Emanuel Pereyra
Título: PRODUÇÃO TEXTUAL E CRIATIVIDADE: UMA JORNADA ALÉM DAS PALAVRAS
Autores:
Jardel Gabriel Espindola
Mirian Schröder
Área de conhecimento: 09. Outras áreas
Título: ‘CHEIAS DE CHARME’: REFLEXÕES E PROBLEMATIZAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS
Autores:
Eduarda Vanessa Hoffmann
Luciane Thomé Schröder
Título: A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
João Vitor Correia
Liz Paola Dominguez Moreira
Juliana de Sá França
Título: ANÁLISE DA CAMPANHA, “NÚMERO PROIBIDO? #NÚMERODORESPEITO”
Autores:
Gustavo Sala Battisti
Luciane Thomé Schröder
Título: ASPECTOS GERAIS DA FALA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DA FONÉTICA E FONOLOGIA NO PERÍODO DA ALFABETIZAÇÃO
Autores:
Viviani Dias Barradas de Souza
Clarice Cristina Corbari
Título: DO FILME QUE SE VÊ AO FILME QUE SE LÊ: o cinema como material de leitura em sala de aula
Autores:
Juliana de Sá França
Luciane Thomé Schröder
Título: ENTRE LINHAS E DISCUSSÕES: REFLEXÕES SOBRE CORREÇÃO DE TEXTOS
Autores:
Lucas Emanuel Pereyra
Gustavo Sala Battisti
Juliana de Sá França
Título: IMAGEM E MEMÓRIA NA POÉTICA LEMINSKIANA: POESIA DE AUTOFICÇÃO
Autores:
Caroline Suzan Chaves
José Carlos da Costa
Título: LITERATURA E (RE)EXISTIR O FEMININO: O PAPEL DA OBRA DE CAROLINA MARIA DE JESUS NAS OFICINAS DO PROJETO TECENDO A CIDADANIA
Autores:
Willian Canova dos Santos
Sonia Maria dos Santos Marques
Andrea Cristina Carniel
Título: MÃE DE PET TAMBÉM É MÃE: uma análise do processo discursivo de humanização de animais de estimação
Autores:
Francine Andressa Reschke Notter
Luciane Thomé Schröder
Título: MAPEAMENTO DA ORIGEM DE TEXTOS PARA O TRABALHO COM A LEITURA EM LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Juliana de Sá França
Liz Paola Dominguez Moreira
Título: MEMÓRIA E INTERDISCURSO NA CONSTITUIÇÃO DOS SENTIDOS: UM ESTUDO DE CASO
Autores:
Adriana Melo dos Santos
Luciane Thomé Schröder
Título: O LUGAR ENTRE O APAGAMENTO E A RESISTÊNCIA FEMININA - UMA ANÁLISE DE I KNOW WHY THE CAGED BIRD SINGS DE MAYA ANGELOU
Autores:
Isabela Godarth Zanotto
Título: RECONSTRUINDO CONCEITOS: UMA ANÁLISE DOS DESDOBRAMENTOS DO TERRITÓRIO
Autores:
Diego do Carmo
Título: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A AMEFRICANIDADE: BREVE PERCURSO NAS LITERATURA INFANTIS MIGRANDO, BENEDITO E JACINTO E MARIA JOSÉ
Autores:
Maiara Schons
Título: RESULTADOS DO OBSERVATÓRIO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LETRAS ANO LETIVO DE 2023
Autores:
Márcia Sipavicius Seide
Título: UM FURACÃO VISUAL: A ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DO DISCURSO FEMININO COM A PERSONAGEM HILDA FURACÃO
Autores:
João Vitor Correia
Luciane Thomé Schröder
Título: UMA ANÁLISE DO DISCURSO PATRIARCAL NO FILME "BARBIE" (2023): QUEBRA OU REFORÇO DE IDEOLOGIAS?
Autores:
Maria Luíza Turmina Rufino
Luciane Thomé Schröder