Expediente

Anais do IX Colóquio de Práticas Docentes

/ISSN: 2526-4710
/ISBN:

Reitor:
Alexandre Almeida Webber

Vice-reitor:
Gilmar Ribeiro de Mello

Pró-reitora de Graduação:
Aparecida Darc de Souza

Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação:
Sanimar Busse

Pró-reitora de Extensão:
Fabiana Veloso

Diretor Geral do campus de Marechal Cândido Rondon:
Emerson Fey

Diretor do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras:
Arestides Pereira da Silva Junior

Coordenador da Graduação em Letras, campus Marechal Cândido Rondon:
Paulo Cézar Konzen

Coordenadoras do IX Colóquio de Práticas Docentes:
Juliana de Sá França
Clarice Cristina Corbari

Organização dos Anais do IX Colóquio de Práticas Docentes:
Juliana de Sá França
Clarice Cristina Corbari

Ficha Catalográfica

Anais do IX Colóquio de Práticas Docentes

/ISSN: 2526-4710
/ISBN:

Apresentação

Anais do IX Colóquio de Práticas Docentes

/ ISSN: 2526-4710
/ ISBN:

Sumário

Anais do IX Colóquio de Práticas Docentes

/ISSN: 2526-4710
/ISBN:
Área de conhecimento: 01. Ficha Catalográfica

Título: Ficha catalográfica
Autores:
Juliana de Sá França


Área de conhecimento: 02. Experiências de estágio - Língua Alemã

Título: EXPLORANDO METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA LÍNGUA ALEMÃ: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NA APRENDIZAGEM.
Autores:
Jaqueline Lopes de Almeida
Lorraynne Stelter de Mesquita
Miria Gundt Papp

Título: O LÚDICO NO ENSINO DE LÍNGUA ALEMÃ
Autores:
Emilli Walke de Souza
Silvana Sprung Bloemer
Miria Gundt Papp

Título: O USO DA CRIATIVIDADE COMO FORMA DE APRENDIZADO
Autores:
Silvane Regina Steffens
Miria Gundt Papp
Ana Julia Fano Patera


Área de conhecimento: 03. Experiências de estágio - Língua Espanhola

Título: "ENCANTO": FERRAMENTA DE ENSINO PARA A LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Danielle Anderle
Samara Buhl Gonçalves
Tatiane Lima de Paiva

Título: CULTURA ARGENTINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: IDENTIDADE NO RITMO PORTENHO
Autores:
Jardel Gabriel Espindola
Gustavo Sala Battisti
Rafael de Souza Bento Fernandes

Título: EDUCAÇÃO AFETIVA E INTERCULTURAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE COM O FILME “COCO: VIVA, A VIDA É UMA FESTA”.
Autores:
Letícia Gabriela Uhry
Alessandra Caroline Kehl
Tatiane Lima de Paiva

Título: ENTRE LETRAS E SONS: O TRABALHO REFLEXIVO COM MÚSICA EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Lucas Emanuel Pereyra
Gabriele Santana Maurina
Juliana de Sá França

Título: EXPLORANDO CAMINHOS: UMA VIVÊNCIA DE ESTÁGIO COM ALUNOS NEURODIVERGENTES
Autores:
Bruna Adriane Horn Souza
Rafael de Souza Bento Fernandes

Título: FRONTEIRAS GEOGRÁFICAS E LINGUÍSTICAS: O COMPONENTE CULTURAL NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA EM REGIÃO DE FRONTEIRA
Autores:
Shirlei Danielle de Jesus
Adriana Melo dos Santos
Rafael de Souza Bento Fernandes

Título: O uso de animações no ensino da língua espanhola
Autores:
John Erick Morais Dias
Thaynara Manoelle Gonçalves Dama
Tatiane Lima de Paiva

Título: ODS, ONOMÁSTICA E ELE NA ABORDAGEM DA CRISE HÍDRICA NO MÉXICO
Autores:
Maria Rita Ferreira Dias
Márcia Sipavicius Seide

Título: UMA REFLEXÃO ACERCA DA RELEVÂNCIA DA LITERATURA NO ÂMBITO DO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
João Vitor Correia
Liz Paola Dominguez Moreira
Rafael de Souza Bento Fernandes


Área de conhecimento: 04. Experiências de estágio - Língua Inglesa

Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: ABORDAGENS E RESULTADOS
Autores:
Eduarda Vanessa Hoffmann
Rodrigo Smaha Lopes
Francine Andressa Reschke Notter

Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA: UMA CORRIDA CONTRA O TEMPO
Autores:
Melissa Moreira Delima
Anna Maria Godoy da Silva
Rodrigo Smaha Lopes

Título: ESTRATÉGIAS DE LEITURA E USO DO PPP: UM RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Daniele Patricia Tierling
Lucas de Souza Valcarenghi
Rodrigo Smaha Lopes

Título: LISTENING EM FOCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Bruna Kinast Berwanger
Geovana Victória Borges Vieira de Araújo
Rodrigo Smaha Lopes

Título: O LÚDICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
João Vitor Figueiredo Pires
Janaina Souza dos Santos
Rodrigo Smaha Lopes

Título: RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Maria Luíza Turmina Rufino
Gabrielly Zimmermann
Rodrigo Smaha Lopes


Área de conhecimento: 05. Experiências de estágio - Língua Portuguesa

Título: A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA CONSTRUÇÃO DE UMA BASE SÓLIDA
Autores:
Diego do Carmo
Daniele Rodrigues Nunes
Nayra de Paiva de Oliveira

Título: A Inserção De Metodologias Ativas E Multiletramentos No Ensino De Gêneros Literários: Relato Reflexivo Do Estágio Supervisionado Em Língua Portuguesa
Autores:
Lorraynne Stelter de Mesquita
Cristiane Strenske

Título: A INSERÇÃO DO CONTO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO EDUCACIONAL DE ALUNOS EM PREPARAÇÃO PARA O VESTIBULAR
Autores:
Liz Paola Dominguez Moreira
João Vitor Correia
Paulo Cezar Konzen

Título: A PRODUÇÃO TEXTUAL DE REPORTAGEM E SEUS ENLACES TEÓRICOS: UM RELATO DE ESTÁGIO
Autores:
Lucas Emanuel Pereyra
Silvana Sprung Bloemer
Miria Gundt Papp

Título: ALÉM DA TEORIA: INTEGRANDO PLANEJAMENTO E SEQUENCIAMENTO DIDÁTICO EM SALA DE AULA
Autores:
Adriana Melo dos Santos
Cristiane Strenske

Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Diego do Carmo
Luana Borges Ferreira

Título: ASPECTOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CURSO DE LETRAS-LIBRAS
Autores:
Diego do Carmo
Daniele Rodrigues Nunes
Nayra de Paiva de Oliveira

Título: ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIA INTEGRADORA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Emilli Walke de Souza
João Vitor Figueiredo Pires
Mirian Schröder

Título: ENSINAR BRINCANDO: RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O GÊNERO RESENHA
Autores:
Melissa Moreira Delima
Anna Maria Godoy da Silva
Mirian Schröder

Título: ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO SOBRE O USO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores:
Letícia Gabriela Uhry
Alessandra Caroline Kehl
Miria Gundt Papp

Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA: A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS NAS AULAS.
Autores:
Danielle Anderle
Samara Buhl Gonçalves
Lara Frutos González

Título: EXPLORANDO O USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O TRABALHO COM O ARCADISMO: ENGAJAMENTO, ENSINO E CRIATIVIDADE
Autores:
Gabrielly Zimmermann
Maria Luíza Turmina Rufino
Mirian Schröder

Título: GAMIFICAÇÃO E LITERATURA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Bruna Kinast Berwanger
Geovana Victória Borges Vieira de Araújo
Gustavo Sala Battisti
Madalena Benazzi Meotti

Título: GÊNERO CONTO E A CRIATIVIDADE: UM PERCURSO PELA ESCRITA CRIATIVA DE MINICONTOS
Autores:
Gabriele Santana Maurina
Lara Frutos González
Lucas de Souza Valcarenghi

Título: Letramento literário e criatividade: Reflexões sobre o ensino de literatura
Autores:
Eduarda Vanessa Hoffmann
Jardel Gabriel Espindola
Lara Frutos González

Título: LITERATURA ÁRCADE: A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA EFICAZ NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores:
Shirlei Danielle de Jesus
Jaqueline Lopes de Almeida
Mirian Schröder

Título: O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA TRABALHAR COM O GÊNERO DISCURSIVO CONTO.
Autores:
John Erick Morais Dias
Thaynara Manoelle Gonçalves Dama
Madalena Benazzi Meotti

Título: OS DESAFIOS DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA.
Autores:
Silvane Regina Steffens
Miria Gundt Papp

Título: OU ISTO OU AQUILO: SER PROFESSOR É SABER FAZER ESCOLHAS
Autores:
Francine Andressa Reschke Notter
Mirian Schröder

Título: PROPOSTA DE PLANEJAMENTO PARA O ALUNO DESENVOLVER O SENSO CRÍTICO
Autores:
Bruna Adriane Horn Souza
Cristiane Strenske

Título: SEJA MAIS CLARO: UM RELATO DE ESTÁGIO SOBRE GÊNERO TEXTUAL E A IMPORTÂNCIA DA REESCRITA EM SALA DE AULA
Autores:
Maria Rita Ferreira Dias
Janaina Souza dos Santos
Lara Frutos González


Área de conhecimento: 07. PIBID e Residência Pedagógica

Título: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Autores:
Willian Canova dos Santos


Área de conhecimento: 08. Iniciação Científica

Título: AS TECNOLOGIAS, A FANTASIA E A SALA DE AULA
Autores:
Gabrielly Zimmermann
Mirian Schröder

Título: ATITUDES LINGUÍSTICAS E ESTIGMATIZAÇÃO: um estudo sobre Pigmaleão, de George Bernard Shaw
Autores:
Francine Andressa Reschke Notter
Clarice Cristina Corbari

Título: LEITURA E TEXTO LITERÁRIO NA AULA DE ESPANHOL
Autores:
Juliana de Sá França
Lucas Emanuel Pereyra

Título: PRODUÇÃO TEXTUAL E CRIATIVIDADE: UMA JORNADA ALÉM DAS PALAVRAS
Autores:
Jardel Gabriel Espindola
Mirian Schröder


Área de conhecimento: 09. Outras áreas

Título: ‘CHEIAS DE CHARME’: REFLEXÕES E PROBLEMATIZAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS
Autores:
Eduarda Vanessa Hoffmann
Luciane Thomé Schröder

Título: A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
João Vitor Correia
Liz Paola Dominguez Moreira
Juliana de Sá França

Título: ANÁLISE DA CAMPANHA, “NÚMERO PROIBIDO? #NÚMERODORESPEITO”
Autores:
Gustavo Sala Battisti
Luciane Thomé Schröder

Título: ASPECTOS GERAIS DA FALA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DA FONÉTICA E FONOLOGIA NO PERÍODO DA ALFABETIZAÇÃO
Autores:
Viviani Dias Barradas de Souza
Clarice Cristina Corbari

Título: DO FILME QUE SE VÊ AO FILME QUE SE LÊ: o cinema como material de leitura em sala de aula
Autores:
Juliana de Sá França
Luciane Thomé Schröder

Título: ENTRE LINHAS E DISCUSSÕES: REFLEXÕES SOBRE CORREÇÃO DE TEXTOS
Autores:
Lucas Emanuel Pereyra
Gustavo Sala Battisti
Juliana de Sá França

Título: IMAGEM E MEMÓRIA NA POÉTICA LEMINSKIANA: POESIA DE AUTOFICÇÃO
Autores:
Caroline Suzan Chaves
José Carlos da Costa

Título: LITERATURA E (RE)EXISTIR O FEMININO: O PAPEL DA OBRA DE CAROLINA MARIA DE JESUS NAS OFICINAS DO PROJETO TECENDO A CIDADANIA
Autores:
Willian Canova dos Santos
Sonia Maria dos Santos Marques
Andrea Cristina Carniel

Título: MÃE DE PET TAMBÉM É MÃE: uma análise do processo discursivo de humanização de animais de estimação
Autores:
Francine Andressa Reschke Notter
Luciane Thomé Schröder

Título: MAPEAMENTO DA ORIGEM DE TEXTOS PARA O TRABALHO COM A LEITURA EM LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Juliana de Sá França
Liz Paola Dominguez Moreira

Título: MEMÓRIA E INTERDISCURSO NA CONSTITUIÇÃO DOS SENTIDOS: UM ESTUDO DE CASO
Autores:
Adriana Melo dos Santos
Luciane Thomé Schröder

Título: O LUGAR ENTRE O APAGAMENTO E A RESISTÊNCIA FEMININA - UMA ANÁLISE DE I KNOW WHY THE CAGED BIRD SINGS DE MAYA ANGELOU
Autores:
Isabela Godarth Zanotto

Título: RECONSTRUINDO CONCEITOS: UMA ANÁLISE DOS DESDOBRAMENTOS DO TERRITÓRIO
Autores:
Diego do Carmo

Título: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A AMEFRICANIDADE: BREVE PERCURSO NAS LITERATURA INFANTIS MIGRANDO, BENEDITO E JACINTO E MARIA JOSÉ
Autores:
Maiara Schons

Título: RESULTADOS DO OBSERVATÓRIO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LETRAS ANO LETIVO DE 2023
Autores:
Márcia Sipavicius Seide

Título: UM FURACÃO VISUAL: A ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DO DISCURSO FEMININO COM A PERSONAGEM HILDA FURACÃO
Autores:
João Vitor Correia
Luciane Thomé Schröder

Título: UMA ANÁLISE DO DISCURSO PATRIARCAL NO FILME "BARBIE" (2023): QUEBRA OU REFORÇO DE IDEOLOGIAS?
Autores:
Maria Luíza Turmina Rufino
Luciane Thomé Schröder


Normas e Modelos para Trabalhos

Anais do IX Colóquio de Práticas Docentes

/ ISSN: 2526-4710
/ ISBN:


Modelo de artigo científico
Modelo de resumo expandido



Corpo Editorial

Anais do IX Colóquio de Práticas Docentes

/ ISSN: 2526-4710
/ ISBN:


Coordenação e organização do evento
Juliana de Sá França
Clarice Cristina Corbari

Comissão científica
Clarice Cristina Corbari
Juliana de Sá França
Lara Frutos González
Madalena Benazzi Meotti
Márcia Sipavicius Seide
Miria Gundt Papp
Mirian Schröder
Paulo Cezar Konzen
Rafael de Souza Bento Fernandes
Rodrigo Smaha Lopes

Mediação da palestra de abertura
Luciane Thomé Schröder

Monitoria
João Vitor Correia
Cassiana Carolina Henick Schmitt
Monique Camini Pereira
Raquel Pacheco Buera
Gabriela Eduarda Rodrigues
Taina Dias Fernandes
João Vitor Figueiredo Pires
Gabrielly Campos Flauzino
Janaina Souza dos Santos
Maria Rita Ferreira Dias
Júlia Vitoria Ledur da Cunha
Rafaela Eduarda Podkowa
Camile Carvalho Bastos

Organização dos Anais
Clarice Cristina Corbari
Juliana de Sá França

Endereço e Contato

Anais do IX Colóquio de Práticas Docentes

/ ISSN: 2526-4710
/ ISBN:

Promotor: Coordenação de Estágios do Curso de Letras - MCR

E-mail do Evento: juliana.franca@unioeste.br

Coordenador do Evento: Juliana de Sá França

Local: UNIOESTE - campus de Marechal Cândido Rondon
Rua Pernambuco, 1777 - Caixa Postal 91 - CEP: 85960-000

Artigos

Anais do IX Colóquio de Práticas Docentes

/ ISSN: 2526-4710
/ ISBN:
Área de conhecimento: 01. Ficha Catalográfica
Título: Ficha catalográfica



Autor(es):
Juliana de Sá França
Área de conhecimento: 02. Experiências de estágio - Língua Alemã
Título: EXPLORANDO METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA LÍNGUA ALEMÃ: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NA APRENDIZAGEM.



Autor(es):
Jaqueline Lopes de Almeida
Lorraynne Stelter de Mesquita
Miria Gundt Papp
Título: O LÚDICO NO ENSINO DE LÍNGUA ALEMÃ



Autor(es):
Emilli Walke de Souza
Silvana Sprung Bloemer
Miria Gundt Papp
Título: O USO DA CRIATIVIDADE COMO FORMA DE APRENDIZADO



Autor(es):
Silvane Regina Steffens
Miria Gundt Papp
Ana Julia Fano Patera
Área de conhecimento: 03. Experiências de estágio - Língua Espanhola
Título: "ENCANTO": FERRAMENTA DE ENSINO PARA A LÍNGUA ESPANHOLA



Autor(es):
Danielle Anderle
Samara Buhl Gonçalves
Tatiane Lima de Paiva
Título: CULTURA ARGENTINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: IDENTIDADE NO RITMO PORTENHO



Autor(es):
Jardel Gabriel Espindola
Gustavo Sala Battisti
Rafael de Souza Bento Fernandes
Título: EDUCAÇÃO AFETIVA E INTERCULTURAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE COM O FILME “COCO: VIVA, A VIDA É UMA FESTA”.



Autor(es):
Letícia Gabriela Uhry
Alessandra Caroline Kehl
Tatiane Lima de Paiva
Título: ENTRE LETRAS E SONS: O TRABALHO REFLEXIVO COM MÚSICA EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA



Autor(es):
Lucas Emanuel Pereyra
Gabriele Santana Maurina
Juliana de Sá França
Título: EXPLORANDO CAMINHOS: UMA VIVÊNCIA DE ESTÁGIO COM ALUNOS NEURODIVERGENTES



Autor(es):
Bruna Adriane Horn Souza
Rafael de Souza Bento Fernandes
Título: FRONTEIRAS GEOGRÁFICAS E LINGUÍSTICAS: O COMPONENTE CULTURAL NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA EM REGIÃO DE FRONTEIRA



Autor(es):
Shirlei Danielle de Jesus
Adriana Melo dos Santos
Rafael de Souza Bento Fernandes
Título: O uso de animações no ensino da língua espanhola



Autor(es):
John Erick Morais Dias
Thaynara Manoelle Gonçalves Dama
Tatiane Lima de Paiva
Título: ODS, ONOMÁSTICA E ELE NA ABORDAGEM DA CRISE HÍDRICA NO MÉXICO



Autor(es):
Maria Rita Ferreira Dias
Márcia Sipavicius Seide
Título: UMA REFLEXÃO ACERCA DA RELEVÂNCIA DA LITERATURA NO ÂMBITO DO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA



Autor(es):
João Vitor Correia
Liz Paola Dominguez Moreira
Rafael de Souza Bento Fernandes
Área de conhecimento: 04. Experiências de estágio - Língua Inglesa
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: ABORDAGENS E RESULTADOS



Autor(es):
Eduarda Vanessa Hoffmann
Rodrigo Smaha Lopes
Francine Andressa Reschke Notter
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA: UMA CORRIDA CONTRA O TEMPO



Autor(es):
Melissa Moreira Delima
Anna Maria Godoy da Silva
Rodrigo Smaha Lopes
Título: ESTRATÉGIAS DE LEITURA E USO DO PPP: UM RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Daniele Patricia Tierling
Lucas de Souza Valcarenghi
Rodrigo Smaha Lopes
Título: LISTENING EM FOCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Bruna Kinast Berwanger
Geovana Victória Borges Vieira de Araújo
Rodrigo Smaha Lopes
Título: O LÚDICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
João Vitor Figueiredo Pires
Janaina Souza dos Santos
Rodrigo Smaha Lopes
Título: RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO



Autor(es):
Maria Luíza Turmina Rufino
Gabrielly Zimmermann
Rodrigo Smaha Lopes
Área de conhecimento: 05. Experiências de estágio - Língua Portuguesa
Título: A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA CONSTRUÇÃO DE UMA BASE SÓLIDA



Autor(es):
Diego do Carmo
Daniele Rodrigues Nunes
Nayra de Paiva de Oliveira
Título: A Inserção De Metodologias Ativas E Multiletramentos No Ensino De Gêneros Literários: Relato Reflexivo Do Estágio Supervisionado Em Língua Portuguesa



Autor(es):
Lorraynne Stelter de Mesquita
Cristiane Strenske
Título: A INSERÇÃO DO CONTO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO EDUCACIONAL DE ALUNOS EM PREPARAÇÃO PARA O VESTIBULAR



Autor(es):
Liz Paola Dominguez Moreira
João Vitor Correia
Paulo Cezar Konzen
Título: A PRODUÇÃO TEXTUAL DE REPORTAGEM E SEUS ENLACES TEÓRICOS: UM RELATO DE ESTÁGIO



Autor(es):
Lucas Emanuel Pereyra
Silvana Sprung Bloemer
Miria Gundt Papp
Título: ALÉM DA TEORIA: INTEGRANDO PLANEJAMENTO E SEQUENCIAMENTO DIDÁTICO EM SALA DE AULA



Autor(es):
Adriana Melo dos Santos
Cristiane Strenske
Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Diego do Carmo
Luana Borges Ferreira
Título: ASPECTOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CURSO DE LETRAS-LIBRAS



Autor(es):
Diego do Carmo
Daniele Rodrigues Nunes
Nayra de Paiva de Oliveira
Título: ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIA INTEGRADORA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA RELATO DE EXPERIÊNCIA



Autor(es):
Emilli Walke de Souza
João Vitor Figueiredo Pires
Mirian Schröder
Título: ENSINAR BRINCANDO: RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O GÊNERO RESENHA



Autor(es):
Melissa Moreira Delima
Anna Maria Godoy da Silva
Mirian Schröder
Título: ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO SOBRE O USO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA



Autor(es):
Letícia Gabriela Uhry
Alessandra Caroline Kehl
Miria Gundt Papp
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA: A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS NAS AULAS.



Autor(es):
Danielle Anderle
Samara Buhl Gonçalves
Lara Frutos González
Título: EXPLORANDO O USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O TRABALHO COM O ARCADISMO: ENGAJAMENTO, ENSINO E CRIATIVIDADE



Autor(es):
Gabrielly Zimmermann
Maria Luíza Turmina Rufino
Mirian Schröder
Título: GAMIFICAÇÃO E LITERATURA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Bruna Kinast Berwanger
Geovana Victória Borges Vieira de Araújo
Gustavo Sala Battisti
Madalena Benazzi Meotti
Título: GÊNERO CONTO E A CRIATIVIDADE: UM PERCURSO PELA ESCRITA CRIATIVA DE MINICONTOS



Autor(es):
Gabriele Santana Maurina
Lara Frutos González
Lucas de Souza Valcarenghi
Título: Letramento literário e criatividade: Reflexões sobre o ensino de literatura



Autor(es):
Eduarda Vanessa Hoffmann
Jardel Gabriel Espindola
Lara Frutos González
Título: LITERATURA ÁRCADE: A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA EFICAZ NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM



Autor(es):
Shirlei Danielle de Jesus
Jaqueline Lopes de Almeida
Mirian Schröder
Título: O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA TRABALHAR COM O GÊNERO DISCURSIVO CONTO.



Autor(es):
John Erick Morais Dias
Thaynara Manoelle Gonçalves Dama
Madalena Benazzi Meotti
Título: OS DESAFIOS DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA.



Autor(es):
Silvane Regina Steffens
Miria Gundt Papp
Título: OU ISTO OU AQUILO: SER PROFESSOR É SABER FAZER ESCOLHAS



Autor(es):
Francine Andressa Reschke Notter
Mirian Schröder
Título: PROPOSTA DE PLANEJAMENTO PARA O ALUNO DESENVOLVER O SENSO CRÍTICO



Autor(es):
Bruna Adriane Horn Souza
Cristiane Strenske
Título: SEJA MAIS CLARO: UM RELATO DE ESTÁGIO SOBRE GÊNERO TEXTUAL E A IMPORTÂNCIA DA REESCRITA EM SALA DE AULA



Autor(es):
Maria Rita Ferreira Dias
Janaina Souza dos Santos
Lara Frutos González
Área de conhecimento: 07. PIBID e Residência Pedagógica
Título: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA



Autor(es):
Willian Canova dos Santos
Área de conhecimento: 08. Iniciação Científica
Título: AS TECNOLOGIAS, A FANTASIA E A SALA DE AULA



Autor(es):
Gabrielly Zimmermann
Mirian Schröder
Título: ATITUDES LINGUÍSTICAS E ESTIGMATIZAÇÃO: um estudo sobre Pigmaleão, de George Bernard Shaw



Autor(es):
Francine Andressa Reschke Notter
Clarice Cristina Corbari
Título: LEITURA E TEXTO LITERÁRIO NA AULA DE ESPANHOL



Autor(es):
Juliana de Sá França
Lucas Emanuel Pereyra
Título: PRODUÇÃO TEXTUAL E CRIATIVIDADE: UMA JORNADA ALÉM DAS PALAVRAS



Autor(es):
Jardel Gabriel Espindola
Mirian Schröder
Área de conhecimento: 09. Outras áreas
Título: ‘CHEIAS DE CHARME’: REFLEXÕES E PROBLEMATIZAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS



Autor(es):
Eduarda Vanessa Hoffmann
Luciane Thomé Schröder
Título: A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA ESPANHOLA



Autor(es):
João Vitor Correia
Liz Paola Dominguez Moreira
Juliana de Sá França
Título: ANÁLISE DA CAMPANHA, “NÚMERO PROIBIDO? #NÚMERODORESPEITO”



Autor(es):
Gustavo Sala Battisti
Luciane Thomé Schröder
Título: ASPECTOS GERAIS DA FALA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DA FONÉTICA E FONOLOGIA NO PERÍODO DA ALFABETIZAÇÃO



Autor(es):
Viviani Dias Barradas de Souza
Clarice Cristina Corbari
Título: DO FILME QUE SE VÊ AO FILME QUE SE LÊ: o cinema como material de leitura em sala de aula



Autor(es):
Juliana de Sá França
Luciane Thomé Schröder
Título: ENTRE LINHAS E DISCUSSÕES: REFLEXÕES SOBRE CORREÇÃO DE TEXTOS



Autor(es):
Lucas Emanuel Pereyra
Gustavo Sala Battisti
Juliana de Sá França
Título: IMAGEM E MEMÓRIA NA POÉTICA LEMINSKIANA: POESIA DE AUTOFICÇÃO



Autor(es):
Caroline Suzan Chaves
José Carlos da Costa
Título: LITERATURA E (RE)EXISTIR O FEMININO: O PAPEL DA OBRA DE CAROLINA MARIA DE JESUS NAS OFICINAS DO PROJETO TECENDO A CIDADANIA



Autor(es):
Willian Canova dos Santos
Sonia Maria dos Santos Marques
Andrea Cristina Carniel
Título: MÃE DE PET TAMBÉM É MÃE: uma análise do processo discursivo de humanização de animais de estimação



Autor(es):
Francine Andressa Reschke Notter
Luciane Thomé Schröder
Título: MAPEAMENTO DA ORIGEM DE TEXTOS PARA O TRABALHO COM A LEITURA EM LÍNGUA ESPANHOLA



Autor(es):
Juliana de Sá França
Liz Paola Dominguez Moreira
Título: MEMÓRIA E INTERDISCURSO NA CONSTITUIÇÃO DOS SENTIDOS: UM ESTUDO DE CASO



Autor(es):
Adriana Melo dos Santos
Luciane Thomé Schröder
Título: O LUGAR ENTRE O APAGAMENTO E A RESISTÊNCIA FEMININA - UMA ANÁLISE DE I KNOW WHY THE CAGED BIRD SINGS DE MAYA ANGELOU



Autor(es):
Isabela Godarth Zanotto
Título: RECONSTRUINDO CONCEITOS: UMA ANÁLISE DOS DESDOBRAMENTOS DO TERRITÓRIO



Autor(es):
Diego do Carmo
Título: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A AMEFRICANIDADE: BREVE PERCURSO NAS LITERATURA INFANTIS MIGRANDO, BENEDITO E JACINTO E MARIA JOSÉ



Autor(es):
Maiara Schons
Título: RESULTADOS DO OBSERVATÓRIO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LETRAS ANO LETIVO DE 2023



Autor(es):
Márcia Sipavicius Seide
Título: UM FURACÃO VISUAL: A ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DO DISCURSO FEMININO COM A PERSONAGEM HILDA FURACÃO



Autor(es):
João Vitor Correia
Luciane Thomé Schröder
Título: UMA ANÁLISE DO DISCURSO PATRIARCAL NO FILME "BARBIE" (2023): QUEBRA OU REFORÇO DE IDEOLOGIAS?



Autor(es):
Maria Luíza Turmina Rufino
Luciane Thomé Schröder

Edições

Anais do IX Colóquio de Práticas Docentes

/ ISSN: 2526-4710
/ ISBN:

Anais do VIII Colóquio de Práticas Docentes


Anais do VII Colóquio de Práticas Docentes