XI Encontro Internacional de Letras - Diálogos Acadêmicos

INSCRIÇÕES

O EVENTO



Anais do XI Encontro Internacional de Letras disponível na aba "edição atual". 


Programação do evento



Congresso:

XI Encontro Internacional de Letras - Diálogos Acadêmicos.
Horário: 12:00 AM às 12:00 AM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Miniauditório
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650


CREDENCIAMENTO:

Credenciamento .
Horário: 8:00 AM às 8:30 AM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Auditório Alcibíades Luiz Orlando
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Credenciamento dos participantes


Abertura:

Abertura Oficial do XI Encontro Internacional de Letras - Diálogos Acadêmicos.
Horário: 8:30 AM às 9:00 AM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Auditório Alcibíades Luiz Orlando
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Mesa de abertura


Apresentação Cultural:

Atividade cultural.
Horário: 9:00 AM às 9:30 AM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Auditório Alcibíades Luiz Orlando
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Apresentação artístico cultural - Dra. Cleiser S. Langaro - Dra. Luciana Vedovato 1. Leitura do poema Educação de Cora Coralina, por Tatyane Ravedutti 2. Voz e violão, por Mauricio Pereira da Silva (também conhecido como Mow Silva tem 36 anos, Iguaçuense, casado, pai de 3 filhos é músico desde os 11 anos e da aulas de música desde os 14 anos onde iniciou seus ensinos de forma voluntária em um centro educacional da cidade. Abriu sua escola de música em 2015 na cidade de Foz do Iguaçu e continua dando aula de música - Cursa o 1° ano de pedagogia na Unioeste Campus de Foz)


Apresentação:

Homenagem à profa Maria Elena Pires Santos.
Horário: 9:30 AM às 10:00 AM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Auditório Alcibíades Luiz Orlando
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Ao longo de seus 31 anos de dedicação à Unioeste, ela criou inúmeros "filhos" acadêmicos e ensinou-os a seguir seus caminhos. Esses filhos agora retornam para apresentar um pouco dessa caminhada, uma caminhada repleta de percalços, mas que foram todos transpostos com magnitude e consciência. Consciência de respeito ao outro, para entender que são seres incompletos que estão em constante processo de desenvolvimento. Pensando em todo seu percurso e em tudo o que essa professora representa para o curso de Letras/Foz e para a pós-graduação, é prestada essa merecida homenagem com o XI Encontro Internacional de Letras – Diálogos Acadêmicos.


Palestra de abertura:

Palestra 1 - COMPREENSÕES SOBRE CONTEXTOS SOCIOLINGUISTICAMENTE COMPLEXOS: DIÁLOGOS EM CONSTRUÇÃO - Dra. Neiva Maria Jung.
Horário: 10:30 AM às 11:45 AM
Local: |
Endereço:
Informações: O objetivo desta fala é apresentar compreensões sobre o multilinguismo em uma escola brasileira que tem como uma de suas diretrizes ensinar a língua portuguesa culta. Tendo como foco contextos escolares em situação de fronteira e em uma comunidade “colonizada” por descendentes de alemães e próxima geograficamente dessa fronteira, nossos percursos de pesquisa se cruzaram. Pires-Santos (2021) sempre buscou desconstruir o monolinguismo brasileiro e construir uma formação linguística ampliada do professor para atuar no contexto escolar multilíngue e multicultural de fronteira. Em diálogo com ela, compreendi que a ciência é produtora de respostas situadas e formuladas coletivamente e, desse modo, compreender o lugar da diversidade sociolinguística nas práticas de letramento escolares continua sendo uma busca.


Lançamento:

Lançamento de Livros.
Horário: 1:30 PM às 2:30 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Miniauditório
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Exposição e Lançamento de Livros e Artesanatos - Dra. Cristiane F. G Silva


Mesa Redonda:

Mesa Redonda - Diálogos em Linguística Aplicada: caminhos y movimentos - Doutorando Thiago Benitez de Melo, Dra. Tatiane Lima de Paiva, Dra. Olga Viviana Flores, Dra. Maria Elena Pires Santos.
Horário: 2:30 PM às 4:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Miniauditório
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: As pesquisas em Linguística Aplicada (LA) avançam para diferentes caminhos nos quais a linguagem é o foco central, promovendo movimentos e mo(vi)vências que transgridem e atravessam os limites fronteiriços das pesquisas acadêmicas. Dessarte, nesta mesa, propomos diálogos entre pesquisas realizadas à luz dos pressupostos da LA, que abordam temas como cultura, interculturalidade, transculturalidade, transliguagens, transletramentos, identidade, performance de gênero e formação docente ampliada, todas orientadas pela Dra. Maria Elena Pires Santos.


Mesa Redonda:

Mesa Redonda - Leitura escrita e oralidade – 25 anos de projeto de extensão com a educação básica - Dra. Mariangela Garcia Lunardelli Dra. Maridelma Laperuta Martins.
Horário: 4:15 PM às 5:15 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Miniauditório
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Projeto que vem sendo desenvolvido pelos professores do colegiado do curso de Letras da Unioeste- Foz do Iguaçu, há mais de 20 anos, mais precisamente, desde 1998. Desde 2002, ele passou a centrar-se na Educação Básica, (de 5ª a 8ª séries – hoje, 6º ao 9º ano) cujo foco de interesse é a leitura e a escrita, concebidas como práticas sociais, envolvendo diretamente professores da Língua Portuguesa e indiretamente, professores de todas as áreas, contemplando a interdisciplinaridade. Defendemos o engajamento dos professores – e seus alunos, quando na disseminação docente em aulas – em embates/debates com temas socialmente relevantes, nas atividades de leitura, compreensão e produção de textos orais/escritos. Tais temas permitem não segregar o mundo da vida “lá fora” em relação à língua/ linguagem de sala de aula.


Minicurso:

Minicurso: EMI e as questões metodológicas na preparação de aulas por meio do inglês, aplicadora: Dra. Larissa Giordani Schmitt (UNIOESTE).
Horário: 7:00 PM às 10:30 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco D - Sala 1
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: A fim de promover a internacionalização, cada vez mais as universidades oferecem cursos e disciplinas ministradas em inglês; todavia, pouco se sabe sobre o processo de preparação dos professores, as dificuldades enfrentadas na oferta dessas atividades, quem são os ministrantes e o quão confortáveis eles estão para lecionar em tal contexto, tanto no tocante ao nível de proficiência em língua inglesa, quanto ao conhecimento teórico-metodológico que permeia o EMI (English as a Medium of Instruction – Inglês como Meio de Instrução). Para tanto, este minicurso visa apoiar os professores que ofertam ou planejam ministrar uma disciplina, workshop, palestra ou seminário em EMI.


Minicurso:

Minicurso: Escrita Acadêmica: Abstracts e o uso de Ferramentas de Tradução, aplicadora: Dra. Verônica Coitinho Constanty (UNIOESTE).
Horário: 7:00 PM às 10:30 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Laboratório de Informática - Bloco B
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Visando atender a comunidade acadêmica, a qual envolve estudantes de graduação, pós-graduação, professores e técnicos, interessada na produção e tradução de abstracts em língua inglesa, propomos o minicurso voltado para a escrita de abstracts e ferramentas de tradução. Para tanto, a equipe do Centro de Escrita e Tradução do Oeste (CETRO) toma uma perspectiva dialógica e interativa, baseada na exposição dialogada com os participantes como também em atividades práticas. Essas, por sua vez, visam esclarecer e exemplificar a exposição do conteúdo, criando uma ligação com textos acadêmicos da área de pesquisa e/ou de interesse dos participantes. Em linhas gerais temos o que segue: exposição teórica sobre o gênero abstract e sua estrutura, compreendendo seus movimentos conforme SWALES (1990).


Minicurso:

Minicurso: GIBILIBRAS, aplicadoras: Dra Kelly Priscilla Lóddo Cezar (UFPR) e Doutoranda Andrea Carolina Bernal Mazacotte (UNIOESTE).
Horário: 7:00 PM às 8:30 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco D - Sala 3
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: O presente minicurso tem por objetivo apresentar a proposta metodológica das Histórias em quadrinhos sinalizadas como material didático bilíngue para surdos. As temáticas abordadas estão diretamente relacionadas aos artefatos culturais da cultura surda brasileira, que vai desde o Congresso de Milão até as línguas de sinais indígenas. O minicurso se divide da seguinte maneira: 1. Reflexões sobre a identidade surda ao longo das publicações dos gibis da Turma da Mônica; 2. Como produzir uma HQ sinalizada; 3. Sintaxe dos quadrinhos e 4. Os quadrinhos como ferramenta didática. A presente proposta teve como ponto de partida as dificuldades metodológicas encontradas na literatura especializada, bem como os relatos de experiências dos próprios alunos surdos. Palavras-chave: História em quadrinhos, língua de sinais, material bilíngue.


Oficina:

Oficina: Línguas para brincar, oficineira: Doutoranda Renata A. de Oliveira (UNIOESTE).
Horário: 7:00 PM às 10:30 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco D - Sala 4
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Oficina de brincadeiras e atividades multilíngues para práticas plurais de acolhimento da diversidade linguístico-cultural na escola. Estudantes, professoras e professores, crianças e famílias são bem-vindas para brincar, cantar e trocar experiências sobre Afetividade Linguística, Multilinguismo, Infância e Sociedade. Nossa proposta é vivenciar algumas possibilidades do brincar em várias línguas e lançar reflexões sobre a importância de envolver a pluralidade no cotidiano da escola, por meio do reconhecimento da coexistência das línguas e da abordagem afetiva das diversidades, sobretudo, com e para as infâncias, sensibilizando corpo escolar, famílias e comunidade para a conscientização e a promoção do multilinguismo como um fenômeno revelador da riqueza e do legado cultural da humanidade. Palavras-chave: Multilinguismo; Infância; Sociedade.


Oficina:

Oficina: Saberes constituídos nas pesquisas de linguagem e escola: uma perspectiva etnográfica, oficineiras: Ma. Kayanna Pinter (UNIOESTE) e Mestranda Nataly Lemes Valdez (UNIOESTE).
Horário: 7:00 PM às 10:30 PM
Local: |
Endereço:
Informações: O cotidiano das escolas de fronteira, compreendidas a partir da perspectiva metodológica da etnografia escolar (OLIVEIRA, 1996), em relação às práticas de linguagem efetuadas nos períodos pandêmico e pós-pandêmico, são objetos de prática a ser realizada nesta oficina. Dessa forma, compreendendo a escola e as paisagens linguísticas da fronteira como campo para a pesquisa na área de linguagem (PIRES SANTOS, 2021), busca-se apresentar a estudantes de Letras a etnografia como possibilidade metodológica para a realização de diferentes pesquisas nas áreas da linguagem e da educação. Assim, abordar-se-ão os pressupostos teóricos da etnografia, sua aplicabilidade nas áreas da Educação e da Linguagem e a realização de uma prática etnográfica. Palavras-Chave: Cotidiano. Linguagem e escola. Etnografia.



Apresentação Cultural:

Atividade cultural.
Horário: 8:00 AM às 8:30 AM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Miniauditório
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Apresentação artística e cultural - Dra. Cleiser S. Langaro - Dra. Luciana Vedovato Acadêmico do 3o ano de Letras - Paulo Henrique Morales Ullun - voz e violão


Palestra:

Palestra 2 - (TRANS)FORMAÇÃO AMPLIADA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS COMO LUTAS ANTI(DE)COLONIAIS): TRAVESSIAS POSSÍVEIS - Dr. Henrique Leroy.
Horário: 8:30 AM às 9:30 AM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Miniauditório
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: A presente fala se traduzirá em “uma tentativa” corazonante de decolonizar a "moda do decolonial” por vias anticoloniais (CUSICANQUI, 2019) que já problematizavam as desnaturalizações racistas, eurocentradas e mercadológicas das linguagens antes da palavra “decolonial" existir. Esta é uma tentativa de provincializar e de desuniversalizar as linguagens colonizadoras. Esse raciocínio da desuniversalização ou provincialização das colonialidades das linguagens tem origem na desuniversalização da invenção falaciosa do romantismo alemão do século XVIII quando nos contaram e ainda nos contam a respeito de uma diacronia unilinear Grécia-Roma-Europa, como se a cultura grega fosse exclusivamente “europeia”, “ocidental” e o centro da história mundial (DUSSEL, 2005). Por fim, farei um necessário e urgente diálogo entre essas problematizações com a formação de professores de línguas na perspectiva da Educação Linguística Ampliada (CAVALCANTI, 2013).


Palestra:

Palestra 3 - Fronteiras linguísticas, fronteiras territoriais, fronteiras imaginárias: Tipos de bi- e multilinguismo e experiências de educação no continente americano. Dr. Rainer Enrique Hamel.
Horário: 10:00 AM às 11:30 AM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Miniauditório
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Diante das fronteiras nacionais, o próprio conceito de fronteiras se desloca para diferentes espaços metafóricos e encontra seu oposto: as fronteiras territoriais e as ideologias nacionais são confrontadas com a diversidade linguística interna, regional e global que se expressa no contato e no conflito linguístico, na integração, nas sobreposições e na hibridização. A conferência abordará os conceitos de fronteira linguística e diversidade de línguas em espaços compartilhados com vários exemplos de fronteira de bi- e multilinguismo interno: a longa fronteira do Brasil com seus múltiplos vizinhos e a fronteira entre o México e os Estados Unidos da América; apontará as propostas e experiências de educação multilíngue em cada contexto.


Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simposio 15 - Literatura Infantil e Juvenil e Ensino Teorias e Práticas em Debate - Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Dra. Luciana Ferreira Leal – Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco G sala 2
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: O simpósio “Literatura infantil e juvenil e ensino: teorias e práticas em debate” objetiva reunir trabalhos acadêmicos que versem sobre estudos teóricos e práticos sobre a literatura destinada ao público infantil e juvenil na relação com a formação de leitores. A partir do entendimento de que a literatura compreende um sistema vivo de obras agindo umas sobre as outras e sobre os leitores, compreende-se a importância de ampliar as reflexões e os conhecimentos acerca dos aspectos artístico-literários dos textos de recepção infantil e juvenil, assim como tensionar os limites, os desafios e as possibilidades de seu uso em processos de educação. Pretende-se oportunizar o diálogo e a troca de experiências em face das diferentes abordagens relacionadas à promoção da leitura literária em espaços múltiplos, com estudos e experiências que abrangem diferentes referenciais teóricos.


Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simposio 17 - O papel das línguas no cenário de internacionalização do ensino superior - Dra. Larissa Giordani Schmitt (UNIOESTE – Cascavel) Dra. Déborah C. C. P. Rorrato (UNIOESTE – Cascavel) Dra. Verônica Coitinho Constanty - (UNIOESTE – Cascavel).
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco G - sala 3
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: A educação tem passado por transformações advindas da crescente globalização, impulsionando a internacionalização do ensino superior. Nessa perspectiva, este simpósio visa fortalecer as ações de internacionalização, por meio do intercâmbio de experiências advindas de docentes, acadêmicos e especialistas. Para tanto, vale ressaltar três iniciativas desenvolvidas na Universidade Estadual do Oeste do Paraná: o EMI (English as a Medium of Instruction) e os programas estaduais que contam com fomento da UGF, denominados ‘Paraná Fala Inglês’ (PFI) e ‘AWARD’- Centro de Escrita Acadêmica (CETRO). A implementação institucional do EMI envolve a oferta de disciplinas em inglês possibilitando a admissão de estrangeiros, principalmente na Pós-Graduação.


Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simpósio 2 20 Anos De Lei 10.639: Lendo Literaturas Africanas e Afro-Brasileiras na Escola Dra. Amanda Crispim Ferreira – Universidade Tecnológica federal do Paraná (UTFPR) Campus Curitiba Ma. Débora Maria Proença - (SEED/PR).
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco F - sala 2
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: O ano de 2003 marcou um movimento fundamental rumo a construção de uma sociedade mais igualitária: a promulgação da Lei 10.639, que obriga o ensino de História e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. Tal lei significou, dentro da área de literatura, levar educadores e estudantes para experiências de leituras e estudos de obras de autoria negra brasileira e africana e colocá-las em debate, a fim de combatermos o epistemicídio e o racismo, provermos letramento literário e racial, construirmos novas simbologias e forjarmos novas narrativas para a história e memória afro-brasileiras, tantas vezes deturpada, silenciada e estereotipada pela literatura e História hegemônicas.


Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simposio 20 - Os Discursos Para e Sobre a Mulher Sob a Ótica da Análise de Discurso Materialista - Dra. Maria Roseli Castilho Garbossa (SEED/ UNIGUAÇU) Doutoranda Solange Marilene Melchior do Prado (SEED/ UNIGUAÇU).
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco G - sala 4
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: A Análise de Discurso Materialista é uma teoria que surgiu na França na década de 1960 a partir dos trabalhos de Michel Pêcheux. Essa abordagem teórico-metodológica se diferencia de outras teorias por sua ênfase na relação entre linguagem e ideologia, ou seja, na maneira como as formas de linguagem que usamos são moldadas por e moldam as estruturas sociais e políticas em que vivemos. Para a Análise de Discurso Materialista, a língua é entendida de forma ampla e complexa, indo além da perspectiva tradicional que a considera apenas como um sistema de regras gramaticais e sintáticas. Aqui, a língua é compreendida como uma prática social, isto é, como uma atividade que envolve sujeitos e relações sociais em um contexto específico.


Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simposio 21 - Políticas linguísticas: línguas, territórios e discursos - Dra. Eliana Rosa Sturza – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Dra. Suzana Vinicia Mancilla Barreda (UFMS) Dra. Liliana Daviña – Argentina (UNAM).
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco I - sala 1
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Este simpósio busca reunir pesquisadores com estudos relacionados às políticas linguísticas como campo disciplinar em diferentes contextos, em especial nos espaços fronteiriços, sejam estes constituídos por fronteiras geográficas, linguísticas, sociais, culturais entre outras. Nessa perspectiva serão acolhidos trabalhos que tratem de políticas linguísticas e gestão das línguas em ambientes multilíngues. Línguas minorizadas e direitos linguísticos. Processos de cooficialização de linguas no âmbito regional. Relação familiar/comunitária sobre o uso das línguas. Línguas e processos de territorialidade/desterritorialidade/reterritorialidade. Paisagens linguísticas no contexto fronteiriço e paisagens linguísticas no contexto das línguas de imigração. Discursos Políticos sobre as línguas nacionais; ideologias linguísticas; a relação política entre as línguas oficiais e a demais línguas no contexto nacional.


Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simposio 24 - Tecnologias digitais no ensino de língua inglesa: questões pós pandêmicas - Dra. Delfina Cristina Paizan – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Foz) Dra. Mirna Fernanda de Oliveira (UNIOESTE/Foz).
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco I - sala 3
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Este simpósio tem por objetivo reunir trabalhos afins a área de tecnologias digitais e ensino de Língua Inglesa (LI) em tempos atuais. O fim da emergência sanitária causada pelo SARS-CoV2 decretado pela Organização Mundial de Saúde apresenta um momento interessante para refletir sobre os aprendizados obtidos no ensino de LI no Brasil durante a pandemia. Dentre os temas de discussão nesse simpósio estão a crescente plataformização educacional; a implementação do ensino híbrido, a produção de materiais didáticos digitais e formação de professores para o ambiente digital. O interesse nesses e outros temas afins buscam compartilhar possíveis implicações para e refletir sobre o ensino de LI. Palavras-chave: ensino. língua inglesa. tecnologias digitais.


Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simpósio 25 - Teoria e Repetição: retornos, fundamentos e desconstruções nos estudos literários - Dr. Gabriel Pinezi - Dr. Gustavo Ramos de Souza - Dr. Willian André - Dr. Enrique Nuesch.
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco I sala 4
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Em uma entrevista de 2016 à revista Landa, Noé Jitrik foi lembrado de seu conceito de “cleptomnese”, o qual ele esclarece como um roubo à própria memória: uma repetição que, em seu aparecer aqui e agora, é-nos manifesta como ideia original – “que ideia ótima acabo de ter” – e que, após exame, damo-nos conta de que já a usáramos, já a tivéramos: na nova "originalidade”, cometemos um furto à própria memória, um furto e não uma operação de evocação controlada de algo que sabemos. A “cleptomnese” é uma operação não-controlada, que pode ser até uma das operações fundamentais da prática da escrita, tanto literária como teórico-crítica.


Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simpósio 27 - Estudos e pesquisas sobre variação linguística e ensino de Língua Portuguesa. Ma. Ana Caroline Montrezol Diniz - Ma. Poliana Sella - Ma. Rosiane Moreira da Silva Swiderski - Dra. Sanimar Busse.
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco D - Sala 1
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Este simpósio tem o objetivo de reunir pesquisadores e estudiosos que se dedicam à investigação e ao estudo da relação entre fala e escrita, nos registros de grafias heterogêneas em produções escritas de alunos no Ensino Fundamental e Médio. As escritas heterogêneas entre alunos em processo de alfabetização revelam hipóteses elaboradas a partir da fala e da sua codificação na escrita. Trata-se de processo natural, cujas hipóteses serão confirmadas ou refutadas durante a alfabetização e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Observa-se, contudo, que muitas dessas hipóteses baseadas em processos fonológicos têm acompanhado os alunos nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.


Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simpósio 29 - Libras: estudos voltados à linguística e ao ensino - Dra. Dra. Ivani Rodrigues Silva - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Dra. Leidiane da Silva Reis – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco D - Sala 2
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: É por meio da língua de sinais que os surdos podem adquirir conhecimento de mundo, construir sua própria história e desenvolver sua identidade enquanto ser humano. No que diz respeito ao Brasil, a língua oficial empregada pela comunidade surda é a Libras, sigla de Língua Brasileira de Sinais. Mesmo sendo assumida pelos surdos há muito tempo como a sua língua, foi somente em 24 de abril de 2002, com a publicação da Lei nº 10.436, regulamentada pelo Decreto n° 5.626, que ela se tornou oficialmente reconhecida como a língua da comunidade surda (BRASIL, 2002; 2005).


Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simpósio 5 - Análise de Discurso: múltiplos olhares na (re)significação da linguagem e dos sujeitos - Dra. Isabel Cristina Cordeiro - Universidade Estadual de Londrina (UEL) Dra. Rosemeri Passos Baltazar Machado - Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco F - sala 3
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Os discursos são sempre influenciados por outros discursos os quais refletem práticas discursivas, interações sociais, relações de poder e conhecimentos que constroem uma memória discursiva responsável pelas interpretações dos diversos efeitos de sentidos e pelo destaque à natureza social e histórica da linguagem. Os discursos estão em constante transformação, por isso têm caráter movente e poder de disseminar comportamentos, condutas, narrativas e, consequentemente, de afetar os sujeitos envolvidos. Esse simpósio - com respaldo teórico na Análise de Discurso e dos estudos discursivos relacionados ao campo da filosofia e das ciências sociais - pretende reunir trabalhos que abordem temáticas de ordem política, social, cultural, relacionadas, principalmente, à diversidade e à desigualdade, promovendo debates a respeito de discursos de raça, gênero, sexualidade, entre outros, em diferentes campos.


Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simposio 6 - Análise Linguística, Ensino e Formação de Professoras/es: perspectivas sociolinguística e dialógica - Dra. Mariangela Garcia (UNIOESTE-Foz) Dra. Maridelma Laperuta (UNIOESTE-Foz).
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco F - sala 4
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Organizado pelo Grupo de Pesquisa Análise Linguística, Ensino e Formação – ALEF este simpósio tem como objetivo congregar investigações acerca da prática da análise linguística, embasadas nas perspectivas sociolinguística (preferencialmente na sua vertente educacional) e dialógica. A Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005; CYRANKA, 2011, 2013) tem se preocupado com a ampliação da competência linguística de alunos tanto do ensino fundamental como do médio, proporcionando-lhes condições de refletirem sobre questões linguísticas e no uso da língua considerando os diversos contextos sócio-interacionais, além de desenvolver uma consciência sobre a heterogeneidade da língua, que varia no espaço (físico e social) e muda no tempo. Os postulados do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2013, 2016; VOLÓCHINOV, 2017, 2019) consideram vida e arte pelo prisma das relações dialógicas, as quais pressupõem linguagem, caracterizada como concreta e assinada, constituída na relação eu/outro.


Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simposio 8 - Estudo(S) Semântico(S) E Suas Aplicações - Dr. Odair José Silva dos Santos – Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Dr. Leonardo Siqueira Antonio – (IFAL) Me. Anny Querubina de Souza Barros – Instituto Federal de Alagoas (IFAL).
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco G sala 1
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: As demandas contemporâneas acerca dos usos da linguagem, em seus perfis e intensidades, trazem à baila uma eclosão semântica, já que as formas de viver e se comunicar estão em um processo de metamorfose nunca antes presenciado, com vistas a um dilaceramento e alta volatidade dos sentidos. Nesse contexto, este simpósio tem o objetivo de condensar trabalhos sobre pesquisas – concluídas ou em curso – que tenham o enfoque em análises semânticas, com base em diferentes perspectivas linguísticas (semântica argumentativa, semântica textual, semântica de frames, semântica lexical, semântica enunciativa, semântica cognitiva), ou ainda trabalhos que possuam uma abordagem interdisciplinar, tais como a interface com a Sociologia, Antropologia, Psicanálise, por exemplo. Assim, espera-se colaborar para o intercâmbio de diferentes discussões e abordagens teórico-metodológicas e, por sua vez, desenvolver e avançar as investigações sobre estudos semânticos.


Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simpósios 1 - (In)Visibilidade linguística das línguas de sinais Dra. Kelly Priscilla Lóddo Cezar - Universidade Federal do Paraná (UFPR) Doutoranda Shirley Vilhalva - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco F - sala 1
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Os estudos sobre línguas de minorias vêm ganhando espaço no contexto acadêmico, em especial, à língua brasileira de sinais (libras) e as línguas indígenas. Eles chamam a atenção da sociedade brasileira para os conflitos e para as dificuldades que existem em meio à diversidade linguística do país. No entanto, as línguas indígenas de sinais permanecem “invisíveis” quando comparadas à língua brasileira de sinais urbana, a libras. Essa invisibilidade linguística nos documentos oficiais reforçam a crença monolíngue de que o Brasil possui apenas uma língua de sinais, a libras e o desprestígio social das demais línguas de sinais utilizadas pelos não urbanos ou pelas comunidades indígenas. O objetivo do simpósio é gerar um intercâmbio de experiências científicas e práticas entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais que realizam pesquisas e trabalhos acerca da invisibilidade linguística das línguas de sinais do Brasil e demais países.


Apresentação Cultural:

Atividade Cultural.
Horário: 7:00 PM às 7:30 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Miniauditório
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: A tividades Artístico Culturais - Dra. Cleiser S. Langaro - Dra. Luciana Vedovato SERIE MUJER POEMA - 3ª temporada Nessa terceira temporada propomos uma performance híbrida que circula na fronteira entre diferentes artes, para homenagear a escritora uruguaia Cristina Peri Rossi, ganhadora do prêmio Cervantes em 2021. A escritora, hoje com 80 anos, escreve poemas, narrativas curtas, romances, crônicas e crítica literária. Sua obra é fluida, ácida e às vezes erótica, mas sempre coloca em evidência as questões vitais da contemporaneidade de cada época. A produção coloca em diálogo anárquico alguns de seus poemas com a subjetividade dos participantes do grupo e com sua relação com os elementos terra, água, ar e fogo. Direção: Profa. Dra. Ana Carolina Teixeira Pinto


Palestra:

Palestra 4 - EM PORTUGUÊS NOS (DES)ENTENDEMOS: TRANSLINGUAGENS E PERFORMATIZAÇÃO DE IDENTIDADES EM MOÇAMBIQUE - Dr. Ilidio Macaringue.
Horário: 7:30 PM às 9:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: Nesta palestra, percorremos os encantos e as belezas das diversas línguas portuguesas que resultam das diferentes diferenças culturais que permitem a performatização de identidades no contexto moçambicano predominantemente dominado pelas línguas bantu. Compreender o Português em Moçambique, e sobretudo as translinguagens no contexto consuetudinário moçambicano é perfurar as profundezas do mosaico sócio-linguístico, cultural e étnico, e sobretudo as ideologias a partir das quais se faz a visão de mundo, e como é que essa visão afecta o mundo que vemos transformando-se em porosidades identitárias que performam novas vozes em Português e outras linguagens de representação do quotidiano do povo.



Apresentação Cultural:

Atividade Cultural.
Horário: 8:00 AM às 8:30 AM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Miniauditório
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Atividades Artísticas e Culturais - Dra. Cleiser S. Langaro - Dra. Luciana Vedovato Dança da Diversidade Estudantes indígenas do Colégio Indigena Teko Ñemoingo


Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simpósio 18 - O português da/na África Lusófona: descrição e políticas linguísticas no séc. XXI Prof. Dr. Alexandre António Timbane (UNILAB - Brasil) Prof. Dr. Diocleciano João Raúl Nhatuve (UNISCED - Moçambique).
Horário: 8:00 AM às 12:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: Os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) adotaram o português em meio tantas línguas africanas faladas em diversos contextos de comunicação. A oficialidade do português e a obrigatoriedade do uso em conetxtos formais faz com que haja interferências e contatos permanentes que provocam a formação de variedades em diversos espaços. Os falantes do português como língua materna tendem a aumentar o que exige o desenvolvimento de pesquisas que visa descrever e analisar essa variedade emergente. Este simpósio busca realizar esse intento, analisando o lugar do português nos PALOP, as suas características com relação ao português europeu para além de instigar a criação de gramáticas e dicionários que possam legitimar as variedades africanas do português. Estes instrumentos ajudariam no ensino, assim como a eliminação do preconceito linguístico que ainda se verifica nos usos das variedades em contexto africano.


Mesa Redonda:

Mesa Redonda - Literatura nativa contemporânea: textualidades e representações em literaturas multimodais - Olívio Jekupé; Jovina Renhga; Jekupe Mirim, Maria L T Peres, Dra. Debora Cota, Dra. Luciana Vedovato, Dra. Cleiser S. Lângaro.
Horário: 8:30 AM às 11:30 AM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Miniauditório
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: A mesa Literatura nativa contemporânea: textualidades e representações em literaturas multimodais propõe reflexões a partir de obras da literatura nativa contemporânea, mitos e cantos oriundos destas comunidades e considerados desde a literatura. Estabelecer diálogos com povos nativos e os saberes que os constituem, trazer estes saberes e vozes para o espaço da Universidade mostra-se fundamental como prática de inclusão e de revisão histórica das concepções pautadas na lógica eurocêntrica, as quais nortearam por séculos os estudos literários que, em muito, negligenciaram poéticas, estéticas e saberes destas comunidades. A proposta ampara-se na perspectiva pós-colonial, decolonial e antirracista, a qual evidencia o potencial de resistência que a literatura nativa apresenta, tendo em vista a perspectiva sócio/política e cultural das produções.


Minicurso:

Minicurso: As línguas pelas ruas da cidade: introdução à pesquisa em Paisagem Linguística, aplicadora: Dra. Isis Ribeiro Berger (UNIOESTE).
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco I - sala 1
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Este minicurso tem como tema o estudo da pluralidade de línguas no espaço público urbano e está alicerçado no campo da Paisagem Linguística (GORTER 2006; SHOHAMY; GORTER, 2009; CLEMENTE, 2020, entre outros).


Minicurso:

Minicurso: O Ensino da Pontuação na Educação Básica, aplicadora: Dra. Cristina Valéria Bulhões Simon (UEL).
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco I sala 4
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: O minicurso pretende resgatar regras básicas dos sinais de pontuação (BECHARA, 2009; AZEREDO, 2011; LUFT, 1996; PIACENTINI, 2017), distinguir os sinais pausais dos sinais melódicos (CUNHA; CINTRA, 1985), analisar os usos de alguns sinais de pontuação no discurso direto (GARCIA, 2000) bem como explorar atividades didáticas baseadas na relação entre a prática da leitura e a prática da análise linguística, conforme GERALDI (1995), TRAVAGLIA (2000; 2005), ANTUNES (2003; 2007; 2014), CARNEIRO (2001), MARCUSCHI (2001), MENDONÇA (2006) e BALIEIRO, LUCA; RITTER (2021).


Minicurso:

Minicurso: O Romance Brasileiro entre a Geração de 30, aplicadora: Clarice e Rosa. Dr. Luiz Carlos Santos Simon (UEL) .
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco D - Sala 1
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: O foco do curso recai sobre romances publicados por autores brasileiros em décadas decisivas para a consolidação do gênero no Brasil. Essa época, que vem após a morte de Machado de Assis e a Semana de Arte Moderna e é marcada pela identidade modernista, exibe representantes com grande projeção crítica no cenário nacional, como Graciliano Ramos, Jorge Amado, José Lins do Rego e, mais tarde, Clarice Lispector e Guimarães Rosa. Uma pesquisa realizada em várias fontes historiográficas revela grande número de romancistas que são mantidos distantes do cânone literário brasileiro. O curso se detém sobre as práticas dessa pesquisa, as situações editoriais e disponibilidades dessa produção ficcional, sua circulação no mercado e sobre a necessidade de retomar muitos dos prosadores que tendem a ter seus nomes obscurecidos na contemporaneidade.


Minicurso:

Minicurso: Pode o suicida falar? O silenciamento do suicida e os limites éticos dos estudos literários, aplicadores: Dr. Gabriel Victor Rocha Pinezi (UNB) e Dr. Willian André (UNESPAR).
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco D - Sala 2
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: O minicurso tem como objetivo estudar o suicida como caso limite da ética dos Estudos Literários, discutindo as razões históricas, teóricas e sociais de sua posição incômoda se comparado a outras identidades. Com esse fim, o curso se divide em três etapas. Num primeiro momento, apresentaremos um histórico da forma com que o discurso de prevenção sobre o suicídio foi recebido pelos Estudos Literários, especialmente a partir de 1999, a partir da criação do SUPRE (Suicide Prevention Program) da OMS. Em seguida, desenvolveremos uma discussão dos dilemas éticos dos estudos literários a partir de uma análise dos paradoxos de Gaiatry Spivak em Pode o subalterno falar?, texto no qual o problema do silenciamento das mulheres subalternas é exemplificado a partir de casos de mulheres suicidas, sem que a autora se atente para a especificidade da posição discursiva desta identidade.


Oficina:

Oficina: A Modelagem Matemática como Proposta Interdisciplinar para a Aquisição da Linguagem pela Criança Surda nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, oficineiros: Doutoranda Aline Keryn Pin, Dra. Tânia Aparecida Martins e Dr. Rodolfo Eduardo Vertuan.
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco D - Sala 3
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Por acreditarmos que o processo de aquisição da linguagem precisa ser trabalhado em todas as disciplinas escolares, ou seja, até mesmo por professores que ensinam matemática, porpomos esta oficina para refletirmos, na prática, sobre o ensino de matemática, associado a um ambiente que propicie aos estudantes, também a aquisição de novos sinais (palavras) e conceitos, por meio da utilização de atividades de Modelagem Matemática. A Metodologia vislumbra a resolução de problemas matemáticos, uma situação inicial, a partir de temas pautados na realidade e no cotidiano, sugeridos pelos estudantes ou pelo professor. Para isso, em grupos, os estudantes precisam investigar sobre a situação inicial, a fim de formular um problema e definir as metas para sua resolução.


Oficina:

Oficina: O uso de narrativas na sala de aula de inglês, oficineira: Dra. Marcia Cristine Agustini (Unioeste).
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco K - sala 1
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: O foco da oficina se dará na forma como narrativas pessoais e literárias podem ser efetivamente implementadas na sala de aula de língua inglesa. Entendendo que a sala de aula de inglês deve explorar a língua de forma a abranger as quatro habilidades – sejam elas, leitura, escrita, fala e audição; as narrativas utilizadas devem buscar provocar no aluno o interesse do uso da língua e à reflexão. Para isso, explorar-se-ão não apenas narrativas do âmbito pessoal dos participantes que remetam à experiencia imediata do aluno, mas também narrativas literárias – entendidas aqui como narrativas produzidas e apresentadas pela sociedade nas mais variadas formas; sejam elas, romances, contos, filmes, mangás, etc.


Oficina:

Oficina: Poesia digital e digitalizada: a produção do texto literário na sala de aula de língua inglesa, oficineira: Dra. Delfina Cristina Paizan (UNIOESTE).
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco D - Sala 4
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Esta oficina tem por objetivo, primeiro, refletir sobre a transposição para a prática de novas demandas presentes na área de ensino de língua inglesa no Brasil, mais especificamente, as demandas estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) no que se refere à necessidade de abordar diferentes práticas sociais no mundo digital através de diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais. Segundo, além da reflexão proposta, os participantes da oficina terão, também, a oportunidade de utilizar tecnologias digitais para acessar e usufruir textos literários na sala de aula de língua inglesa e experimentar a produção de diferentes gêneros como Blackout poetry, Diamond poetry e Twitterature. As produções serão expostas posteriormente. Palavras-chave: Letramento Digital. Formação de Professores. Língua Inglesa.


Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simposio 10 - Estudos Linguísticos das Línguas de Sinais e Estudos Surdos - Dra. Tania Aparecida Martins – (UNIOESTE - Cascavel) Doutorando Thiago Rafael (UNIOESTE - Cascavel) Doutoranda Sandra Mara da Silva Marques Mendes – (UNIOESTE - Cascavel) .
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco G - sala 3
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: A proposta deste Simpósio é reunirmos pesquisadores para que, juntos, possamos discutir assuntos de extrema relevância para comunidade surda. O objetivo do simpósio é de proporcionar reflexões sobre temáticas que envolvem as línguas de sinais, em especial a Libras, além de divulgar os estudos e pesquisas desenvolvidas na Academia científica. Desde o reconhecimento das línguas de sinais como status linguístico (STOKOE, 1960) nos Estados Unidos, e no Brasil (Lei Nº 10.436/2002) a Língua Brasileira de Sinais-Libras como língua de comunicação e expressão das comunidades surdas, pesquisas que abordam o processo de inclusão do aluno surdo, além de estudos linguísticos acerca da estrutura (lexical, fonológica, morfológica, sintática, semântica entre outros) são assuntos que vêm sendo alvo de muitas investigações.


Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simposio 11 - Formação ampliada do professor: uma perspectiva decolonial - Dra. Maria Elena Pires Santos – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE – Foz) Dra. Regina Coeli Machado e (UNIOESTE – Foz).
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco F - sala 2
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: A internacionalização do conhecimento vem se ampliando vertiginosamente, ultrapassando fronteiras e interconectando pessoas do mundo todo, favorecida pelas mídias impressas e online e pelas diferentes redes sociais, um fenômeno acelerado pela pandemia da Covid-19. Por outro lado, cada vez mais vivenciamos o acirramento do preconceito, da estigmatização e da violência entre grupos diversos, o que nos leva a refletir sobre as possíveis contribuições do professor na educação do entorno, atento a outras sociabilidades, pois uma parcela significativa de jovens e crianças passa um tempo considerável de suas vidas nos centros educacionais.


Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simposio 12 - Letramentos Acadêmicos e Escolares: Epistemologias, Poder e Identidades - Dr. Cloris Porto Torquato – Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Dra. Neiva Maria Jung – Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco F - sala 3
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Este simpósio tem como objetivo propiciar um espaço de debates e reflexões a respeito de epistemologias, poder e identidades na produção e circulação de conhecimentos no contexto da Educação Básica e da Educação Superior. Partimos dos seguintes questionamentos: qual o lugar da diversidade linguística nas práticas educacionais e acadêmicas, não apenas em disciplinas de línguas, como no conjunto das práticas acadêmicas e das formas de organização institucional? Qual é o lugar das identidades étnico-raciais, de gênero, sexuais, de classe, de campo de conhecimento/disciplina na produção e partilha de saberes nos contextos acadêmicos e/ou escolares? E mais: quem ganha e quem perde com a produção e reprodução de certos textos, certos saberes e em certas línguas?


Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simposio 13 - Língua(guem) e Educação na Fronteira - Dra. Laura Amato - Universidade Federal da Integração LatinoAmericana (UNILA) Dra.Jorgelina Tallei - Universidade Federal da Integração LatinoAmericana (UNILA) Dr. Lindomar Albuquerque (UNIFESP).
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco F - sala 4
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: O simposio língua(gem) e educação na fronteira tem como objetivo congregar pesquisas envolvendo o ensino- aprendizagem e a formação de e em língua adicional no contexto fronteiriço. Este GT pretende reunir estudos voltados para a prática da educação nas escolas de fronteiras considerando o contexto plurilingüe e pluricultural, a formação docente, o bi e plurilinguismo em sala de aula, translinguagem em contextos educativos, as políticas linguístico-educacionais a partir de pensar o contexto. Pretende-se, desta forma, debater e compartilhar experiências de práticas das línguas no contexto trinacional desde uma perspetiva de acolhimento pensando nos repertórios linguísticos que circulam nas escolas e nas instituições de ensino superior. Palavras- chave: fronteira, plurilinguismo, migração, políticas educativas


Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simposio 14 - Linguagem, Corpo e Transgressão: Performances de Raça, Gênero e Sexualidades Dissidentes - Maria Aparecida Webber – (UNIOESTE/UNILA) Thiago Benitez de Melo –(UNIOESTE/UDC).
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco G sala 1
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Viver entre, pensar sobre e investigar as fronteiras simbólico-culturais e as performances narrativas é uma tarefa desafiadora que demanda quebras de paradigmas. As aproximações entre os estudos de raça, gênero, sexualidade e suas intersecções com as corporalidades ampliam nossa capacidade de refletir a respeito das subjetividades (re)construídas pelos sujeitos, além de possibilitar novos olhares e vozes emergentes na apreensão dos espaços. Na atualidade, a diversidade dos gêneros e as dissidências dos corpos, cada vez mais na contramão do “tecnocapitalismo colonialista”, descontroem as representações simbólicas hegemônicas que compartilhamos do mundo. Neste sentido, as narrativas de performances identitárias pluralizadas têm contribuído para a intensificação dos debates sobre subjetividades dissidentes, porém é urgente pensarmos os corpos e os afetos relacionando-os à territorialidade e aos estudos decoloniais.


Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simpósio 16 - Literatura Latino-Americana e Decolonialidade - Doutoranda Lidiane Cossetin Alves – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE – Cascavel).
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco G - sala 4
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: As perspectivas da decolonialidade podem oferecer novos vieses críticos aos estudos literários, oferecendo arcabouço teórico que discute questões hegemônicas em direção ao rompimento das subalternidades. Aníbal Quijano (2005), ao questionar as relações hegemônicas globalizantes, destaca o imperativo de que os latino-americanos insurjam às dominações do ser, poder e saber. Audre Lorde (2019) e María Lugones (2020), então, somam as categorias da interseccionalidade entre idade, raça, classe, gênero e sexualidade aos debates da colonização. Também, Zulma Palermo (2019) evidencia a opção decolonial como um olhar-outro aos sujeitos, histórias, corpos e conhecimentos, intensificando a importância da re-existência, destacada por Walter Mignolo (2019) como a ação de existir além dos modelos opressores impostos e agir em confronto aos esquemas globais colonizadores.


Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simpósio 26 - A Literatura dos Povos Indígenas, textualidades e reverberações históricas, artísticas e culturais e a formação do leitor multicultural - Dra. Cleiser Schenatto- Dra. Débora Cota - Dra. Luciana Vedovato - Dra. Meire Oliveira.
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco I - sala 2
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Esta proposta de simpósio temático tem como objetivo fomentar o debate e as reflexões acerca da literatura indígena na contemporaneidade. Com isso pretende contribuir para a luta antirracista, para a humanização dos leitores, e para mudanças significativas no campo acadêmico e literário quanto à consideração desta literatura. Parte-se das perspectivas pós-coloniais e decoloniais e tem-se como intuito refletir sobre o potencial de resistência que a literatura e as mais diversas produções artísticas e culturais dos povos ameríndios apresentam, tendo em vista a perspectiva sócio/política e cultural dessas criações (QUIJANO, 1992; KAMBEBA, 2018). Considera-se relevante problematizar a tarefa das academias, dos espaços de saber e das práticas pedagógicas, muitas vezes ainda enraizadas em sistemas vinculados a fundamentos colonizadores (MUNDURUKU 2018; KRENAK, 2019).


Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simpósio 7 - Diálogos Sobre o Ensino a Partir da Perspectiva Discursiva - Dra. Luciane Thomé Schröder – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE – MCR) Dra. Juliana de Sá França – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE – MCR).
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco F - sala 1
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: A partir do aporte teórico-metodológico da Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux, o presente simpósio objetiva constituir-se como um espaço voltado às reflexões e problematizações sobre temas afetos ao ensino de modo geral. Desta forma, serão acolhidos trabalhos, concluídos ou em andamento, que se debrucem sobre a análise de distintas materialidades a fim de discutir experiências em sala de aula, tais como: a) encaminhamentos sobre o ensino nas diferentes disciplinas da grade escolar, b) materiais didáticos, c) propostas e/ou atividades de ensino, d) orientações oriundas de documentos oficiais para o ensino, e) a instituição escolar, f) os papéis do aluno e o professor, g) experiências em programas e projetos de ensino.


Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simposio 9 - Estudos do Léxico e Lexicografia - Dra. Rejane Bueno – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) Dra. Mariana Francis – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Foz).
Horário: 2:00 PM às 6:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Bloco G sala 2
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Este simpósio reúne trabalhos acerca dos estudos do léxico de uma língua (ou os léxicos de línguas contrastadas) para promover discussões e reflexões aplicadas à Lexicografia teórica e/ou aplicada. Entende-se o léxico como o conjunto de palavras de uma língua capaz de refletir o pensamento sócio-histórico e cultural dos povos. Para atender a esses objetivos, este simpósio acolherá trabalhos voltados para o estudo dos dicionários e do fazer dicionarístico, partindo de uma abordagem que assume a Lexicografia como o âmbito dos estudos linguísticos relacionado à elaboração de dicionários. São fomentadas reflexões que envolvam a Lexicografia e a Metalexicografia, segundo Wiegand (1989), principalmente sobre: a história da Lexicografia, a teoria geral da Lexicografia, as pesquisas sobre o uso do dicionário e a crítica lexicográfica. Além dessas áreas, compreende-se que a Lexicografia engloba também a Lexicografia Pedagógica e os estudos empíricos sobre o uso desse tipo de dicionários.


Lançamento:

Lançamento de Livros.
Horário: 7:00 PM às 8:00 PM
Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu | Miniauditório
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Exposição e Lançamento de Livros e Artesanatos - Dra. Cristiane F. G Silva


Inscrições

Acesse o sistema para realizar a sua inscrição no evento XI Encontro Internacional de Letras - Diálogos Acadêmicos. Para isso, clique no ícone abaixo. Você será redirecionado a página de acesso ao sistema e poderá realizar a sua inscrição.

Acesse o Sistema

Caso você não tenha conta na Unioeste, clique no ícone abaixo e crie sua conta.
Após criar sua conta, poderá acessar o sistema e fazer sua inscrição.

Criar Conta

Tutorial para inscrição
Comissão do Evento



Comissao Organizadora

Maridelma Laperuta Martins
Adriane Elisa Glasser
Luciana Vedovato
Mariangela Garcia Lunardelli
Josiele Kaminski Corso Ozelame
Cleiser Schenatto Langaro
Thiago Benitez de Melo
Mariana Girata Francis
Olga Viviana Flores
Isis Ribeiro Berger
Tatiane Lima de Paiva
Mirna Fernanda de Oliveira
Marcia Cristine Agustini
Fabio Lopes Alves - Programa de Pós-Graduação em Sociedade Cultura e Fronteiras
Polyana Zwirtes - Unioeste
Cristiane Ferraro Gilaberte da Silva - Unioeste
Adilson Francelino Alves - Unioeste


Anais do Evento

Mariangela Garcia Lunardelli
Isis Ribeiro Berger


Conferências

Josiele Kaminski Corso Ozelame
Adriane Elisa Glasser


Apresentações Artísticas e Culturais

Cleiser Schenatto Langaro
Luciana Vedovato


Café

Olga Viviana Flores


Livros e Exposições

Cristiane Ferraro Gilaberte da Silva


Apresentação dos trabalhos

Maridelma Laperuta Martins


Organização e Apoio

Fabio Lopes Alves - Programa de Pós Graduação em Sociedade Cultura e Fronteiras


Monitoria

Tatiane Lima de Paiva
Maridelma Laperuta Martins
Echeley Adriane Indreli dos Santos
Aline Santos Silva
Alisson Artur da Costa Calori
Andressa Nascimento de Oliveira
Elisangela Galvão Clemente
Angelita de Bortoli Oliveira Duarte
Anna Luiza Gobi de Oliveira
Aymê Baratieri Alves
Carine Rocha de Oliveira
Daiane Lazara Prado
Darlene Pereira de Souza
Diogo Teixeira Soares
Duilliam dos Reis Vieira
Gabriela Thaís Remor
Isabela Cristina Cardias de Assis
Jennifer Rafaela Serafim Ferezin
Jhenniffer Walery Ferreira Cereja
João Pedro Cemin Marcon
Juliana Nunes Lucatto Miola
Juliana Santos Silvero Segovia
Kailaine de Souza Gomes
Kelin Cristine Garcia
Kelly Priscilla Lóddo Cezar
Lady Daiana Silva dos Santos
Larissa Arcanjo da Silva
Maikelly Garcia de Oliveira
Márcia Medeiros
Maria Eduarda Henrique Batista
Maria Karolina da Silva Tavares
Mariana Senhorini Caron
Mariane Dutra Magnabosco
Natach de Jesus Pessoa
Rosa Maria Ferreira Veber
Rosilene Alves da Silva Vitorini
Sara Coelho Correia de Brito
Sara Emily Barbieri
Vivian Pereira de Almeida
Yane Mahara Castilho
Yasmin Batistella Ghani
Amanda Vitória Christo Martins
Larissa Gabriela Muller Xavier
Renata Ribeiro Martins
Naiara Vargas dos Santos
Angela de Souza Lopes Galvão
Adriana Ferreira
Cátia Regina Guidio Alves de Oliveira

Modelos para Trabalhos


Artigos completos
Template - modelo
Anais do XI Encontro Internacional de Letras / ISSN: 2594-7028

Informações


Primeira Circular
2a circular - proposições de simpósios
3a circular - proposições de mini cursos e oficinas
NOVAS DATAS E VALORES DE INSCRIÇÕES
Lista de alguns Hoteis e Atrativos Turísticos de Foz do Iguaçu
4a circular - PRORROGAÇÃO DE DATAS PARA PROPOSIÇÃO DE SIMPÓSIOS
5a circular - inscrições de comunicações em simpósios
6a circular - RELAÇÃO DE SIMPÓSIOS APROVADOS
7a circular - relação de minicursos
8a circular - realação de oficinas
SIMPÓSIO CANCELADO - A literatura brasileira e o diálogo com as outras artes
9a circular - INSCRIÇÕES EM SIMPÓSIOS PRORROGADAS
10a Circular - Instruções para publicação nos Anais do evento
11 a Circular - Modelo com normas para publicação nos Anais do evento
12 a circular - cancelamento de alguns simpósios e sugestões para os participantes
Ensalamento minicursos e oficinas
Simpósios com ordem das apresentações
Ensalamento dos Simpósios
Lançamento de Livros
ANAIS DO XI ENCONTRO INTERNACIONAL DE LETRAS

CONTATO



E-mail para contato: maridelma.martins@unioeste.br

Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Form submission successful!
To activate this form, sign up at
https://startbootstrap.com/solution/contact-forms
Error sending message!