Apresentação Cultural:
Atividade Cultural.
Horário:
8:00 AM
às
8:30 AM
Local:
Unioeste Campus Foz do Iguaçu
| Miniauditório
Endereço:
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações:
Atividades Artísticas e Culturais - Dra. Cleiser S. Langaro - Dra. Luciana Vedovato
Dança da Diversidade
Estudantes indígenas do Colégio Indigena Teko Ñemoingo
Simpósio Temático (Comunicação Oral):
Simpósio 18 - O português da/na África Lusófona: descrição e políticas linguísticas no séc. XXI Prof. Dr. Alexandre António Timbane (UNILAB - Brasil) Prof. Dr. Diocleciano João Raúl Nhatuve (UNISCED - Moçambique).
Horário:
8:00 AM
às
12:00 PM
Local:
|
Endereço:
Informações:
Os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) adotaram o português em meio tantas línguas africanas faladas em diversos contextos de comunicação. A oficialidade do português e a obrigatoriedade do uso em conetxtos formais faz com que haja interferências e contatos permanentes que provocam a formação de variedades em diversos espaços. Os falantes do português como língua materna tendem a aumentar o que exige o desenvolvimento de pesquisas que visa descrever e analisar essa variedade emergente. Este simpósio busca realizar esse intento, analisando o lugar do português nos PALOP, as suas características com relação ao português europeu para além de instigar a criação de gramáticas e dicionários que possam legitimar as variedades africanas do português. Estes instrumentos ajudariam no ensino, assim como a eliminação do preconceito linguístico que ainda se verifica nos usos das variedades em contexto africano.
Mesa Redonda:
Mesa Redonda - Literatura nativa contemporânea: textualidades e representações em literaturas multimodais - Olívio Jekupé; Jovina Renhga; Jekupe Mirim, Maria L T Peres, Dra. Debora Cota, Dra. Luciana Vedovato, Dra. Cleiser S. Lângaro.
Horário:
8:30 AM
às
11:30 AM
Local:
Unioeste Campus Foz do Iguaçu
| Miniauditório
Endereço:
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações:
A mesa Literatura nativa contemporânea: textualidades e representações em literaturas multimodais propõe reflexões a partir de obras da literatura nativa contemporânea, mitos e cantos oriundos destas comunidades e considerados desde a literatura. Estabelecer diálogos com povos nativos e os saberes que os constituem, trazer estes saberes e vozes para o espaço da Universidade mostra-se fundamental como prática de inclusão e de revisão histórica das concepções pautadas na lógica eurocêntrica, as quais nortearam por séculos os estudos literários que, em muito, negligenciaram poéticas, estéticas e saberes destas comunidades. A proposta ampara-se na perspectiva pós-colonial, decolonial e antirracista, a qual evidencia o potencial de resistência que a literatura nativa apresenta, tendo em vista a perspectiva sócio/política e cultural das produções.
Minicurso:
Minicurso: As línguas pelas ruas da cidade: introdução à pesquisa em Paisagem Linguística, aplicadora: Dra. Isis Ribeiro Berger (UNIOESTE).
Horário:
2:00 PM
às
6:00 PM
Local:
Unioeste Campus Foz do Iguaçu
| Bloco I - sala 1
Endereço:
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações:
Este minicurso tem como tema o estudo da pluralidade de línguas no espaço público urbano e está alicerçado no campo da Paisagem Linguística (GORTER 2006; SHOHAMY; GORTER, 2009; CLEMENTE, 2020, entre outros).
Minicurso:
Minicurso: O Ensino da Pontuação na Educação Básica, aplicadora: Dra. Cristina Valéria Bulhões Simon (UEL).
Horário:
2:00 PM
às
6:00 PM
Local:
Unioeste Campus Foz do Iguaçu
| Bloco I sala 4
Endereço:
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações:
O minicurso pretende resgatar regras básicas dos sinais de pontuação (BECHARA, 2009; AZEREDO, 2011; LUFT, 1996; PIACENTINI, 2017), distinguir os sinais pausais dos sinais melódicos (CUNHA; CINTRA, 1985), analisar os usos de alguns sinais de pontuação no discurso direto (GARCIA, 2000) bem como explorar atividades didáticas baseadas na relação entre a prática da leitura e a prática da análise linguística, conforme GERALDI (1995), TRAVAGLIA (2000; 2005), ANTUNES (2003; 2007; 2014), CARNEIRO (2001), MARCUSCHI (2001), MENDONÇA (2006) e BALIEIRO, LUCA; RITTER (2021).
Minicurso:
Minicurso: O Romance Brasileiro entre a Geração de 30, aplicadora: Clarice e Rosa. Dr. Luiz Carlos Santos Simon (UEL) .
Horário:
2:00 PM
às
6:00 PM
Local:
Unioeste Campus Foz do Iguaçu
| Bloco D - Sala 1
Endereço:
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações:
O foco do curso recai sobre romances publicados por autores brasileiros em décadas decisivas para a consolidação do gênero no Brasil. Essa época, que vem após a morte de Machado de Assis e a Semana de Arte Moderna e é marcada pela identidade modernista, exibe representantes com grande projeção crítica no cenário nacional, como Graciliano Ramos, Jorge Amado, José Lins do Rego e, mais tarde, Clarice Lispector e Guimarães Rosa. Uma pesquisa realizada em várias fontes historiográficas revela grande número de romancistas que são mantidos distantes do cânone literário brasileiro. O curso se detém sobre as práticas dessa pesquisa, as situações editoriais e disponibilidades dessa produção ficcional, sua circulação no mercado e sobre a necessidade de retomar muitos dos prosadores que tendem a ter seus nomes obscurecidos na contemporaneidade.
Minicurso:
Minicurso: Pode o suicida falar? O silenciamento do suicida e os limites éticos dos estudos literários, aplicadores: Dr. Gabriel Victor Rocha Pinezi (UNB) e Dr. Willian André (UNESPAR).
Horário:
2:00 PM
às
6:00 PM
Local:
Unioeste Campus Foz do Iguaçu
| Bloco D - Sala 2
Endereço:
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações:
O minicurso tem como objetivo estudar o suicida como caso limite da ética dos Estudos Literários, discutindo as razões históricas, teóricas e sociais de sua posição incômoda se comparado a outras identidades. Com esse fim, o curso se divide em três etapas. Num primeiro momento, apresentaremos um histórico da forma com que o discurso de prevenção sobre o suicídio foi recebido pelos Estudos Literários, especialmente a partir de 1999, a partir da criação do SUPRE (Suicide Prevention Program) da OMS. Em seguida, desenvolveremos uma discussão dos dilemas éticos dos estudos literários a partir de uma análise dos paradoxos de Gaiatry Spivak em Pode o subalterno falar?, texto no qual o problema do silenciamento das mulheres subalternas é exemplificado a partir de casos de mulheres suicidas, sem que a autora se atente para a especificidade da posição discursiva desta identidade.
Oficina:
Oficina: A Modelagem Matemática como Proposta Interdisciplinar para a Aquisição da Linguagem pela Criança Surda nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, oficineiros: Doutoranda Aline Keryn Pin, Dra. Tânia Aparecida Martins e Dr. Rodolfo Eduardo Vertuan.
Horário:
2:00 PM
às
6:00 PM
Local:
Unioeste Campus Foz do Iguaçu
| Bloco D - Sala 3
Endereço:
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações:
Por acreditarmos que o processo de aquisição da linguagem precisa ser trabalhado em todas as disciplinas escolares, ou seja, até mesmo por professores que ensinam matemática, porpomos esta oficina para refletirmos, na prática, sobre o ensino de matemática, associado a um ambiente que propicie aos estudantes, também a aquisição de novos sinais (palavras) e conceitos, por meio da utilização de atividades de Modelagem Matemática. A Metodologia vislumbra a resolução de problemas matemáticos, uma situação inicial, a partir de temas pautados na realidade e no cotidiano, sugeridos pelos estudantes ou pelo professor. Para isso, em grupos, os estudantes precisam investigar sobre a situação inicial, a fim de formular um problema e definir as metas para sua resolução.
Oficina:
Oficina: O uso de narrativas na sala de aula de inglês, oficineira: Dra. Marcia Cristine Agustini (Unioeste).
Horário:
2:00 PM
às
6:00 PM
Local:
Unioeste Campus Foz do Iguaçu
| Bloco K - sala 1
Endereço:
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações:
O foco da oficina se dará na forma como narrativas pessoais e literárias podem ser efetivamente implementadas na sala de aula de língua inglesa. Entendendo que a sala de aula de inglês deve explorar a língua de forma a abranger as quatro habilidades – sejam elas, leitura, escrita, fala e audição; as narrativas utilizadas devem buscar provocar no aluno o interesse do uso da língua e à reflexão. Para isso, explorar-se-ão não apenas narrativas do âmbito pessoal dos participantes que remetam à experiencia imediata do aluno, mas também narrativas literárias – entendidas aqui como narrativas produzidas e apresentadas pela sociedade nas mais variadas formas; sejam elas, romances, contos, filmes, mangás, etc.
Oficina:
Oficina: Poesia digital e digitalizada: a produção do texto literário na sala de aula de língua inglesa, oficineira: Dra. Delfina Cristina Paizan (UNIOESTE).
Horário:
2:00 PM
às
6:00 PM
Local:
Unioeste Campus Foz do Iguaçu
| Bloco D - Sala 4
Endereço:
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações:
Esta oficina tem por objetivo, primeiro, refletir sobre a transposição para a prática de novas demandas presentes na área de ensino de língua inglesa no Brasil, mais especificamente, as demandas estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) no que se refere à necessidade de abordar diferentes práticas sociais no mundo digital através de diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais. Segundo, além da reflexão proposta, os participantes da oficina terão, também, a oportunidade de utilizar tecnologias digitais para acessar e usufruir textos literários na sala de aula de língua inglesa e experimentar a produção de diferentes gêneros como Blackout poetry, Diamond poetry e Twitterature. As produções serão expostas posteriormente.
Palavras-chave: Letramento Digital. Formação de Professores. Língua Inglesa.
Simpósio Temático (Comunicação Oral):
Simposio 10 - Estudos Linguísticos das Línguas de Sinais e Estudos Surdos - Dra. Tania Aparecida Martins – (UNIOESTE - Cascavel) Doutorando Thiago Rafael (UNIOESTE - Cascavel) Doutoranda Sandra Mara da Silva Marques Mendes – (UNIOESTE - Cascavel) .
Horário:
2:00 PM
às
6:00 PM
Local:
Unioeste Campus Foz do Iguaçu
| Bloco G - sala 3
Endereço:
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações:
A proposta deste Simpósio é reunirmos pesquisadores para que, juntos, possamos discutir assuntos de extrema relevância para comunidade surda. O objetivo do simpósio é de proporcionar reflexões sobre temáticas que envolvem as línguas de sinais, em especial a Libras, além de divulgar os estudos e pesquisas desenvolvidas na Academia científica. Desde o reconhecimento das línguas de sinais como status linguístico (STOKOE, 1960) nos Estados Unidos, e no Brasil (Lei Nº 10.436/2002) a Língua Brasileira de Sinais-Libras como língua de comunicação e expressão das comunidades surdas, pesquisas que abordam o processo de inclusão do aluno surdo, além de estudos linguísticos acerca da estrutura (lexical, fonológica, morfológica, sintática, semântica entre outros) são assuntos que vêm sendo alvo de muitas investigações.
Simpósio Temático (Comunicação Oral):
Simposio 11 - Formação ampliada do professor: uma perspectiva decolonial - Dra. Maria Elena Pires Santos – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE – Foz) Dra. Regina Coeli Machado e (UNIOESTE – Foz).
Horário:
2:00 PM
às
6:00 PM
Local:
Unioeste Campus Foz do Iguaçu
| Bloco F - sala 2
Endereço:
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações:
A internacionalização do conhecimento vem se ampliando vertiginosamente, ultrapassando fronteiras e interconectando pessoas do mundo todo, favorecida pelas mídias impressas e online e pelas diferentes redes sociais, um fenômeno acelerado pela pandemia da Covid-19. Por outro lado, cada vez mais vivenciamos o acirramento do preconceito, da estigmatização e da violência entre grupos diversos, o que nos leva a refletir sobre as possíveis contribuições do professor na educação do entorno, atento a outras sociabilidades, pois uma parcela significativa de jovens e crianças passa um tempo considerável de suas vidas nos centros educacionais.
Simpósio Temático (Comunicação Oral):
Simposio 12 - Letramentos Acadêmicos e Escolares: Epistemologias, Poder e Identidades - Dr. Cloris Porto Torquato – Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Dra. Neiva Maria Jung – Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Horário:
2:00 PM
às
6:00 PM
Local:
Unioeste Campus Foz do Iguaçu
| Bloco F - sala 3
Endereço:
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações:
Este simpósio tem como objetivo propiciar um espaço de debates e reflexões a respeito de epistemologias, poder e identidades na produção e circulação de conhecimentos no contexto da Educação Básica e da Educação Superior. Partimos dos seguintes questionamentos: qual o lugar da diversidade linguística nas práticas educacionais e acadêmicas, não apenas em disciplinas de línguas, como no conjunto das práticas acadêmicas e das formas de organização institucional? Qual é o lugar das identidades étnico-raciais, de gênero, sexuais, de classe, de campo de conhecimento/disciplina na produção e partilha de saberes nos contextos acadêmicos e/ou escolares? E mais: quem ganha e quem perde com a produção e reprodução de certos textos, certos saberes e em certas línguas?
Simpósio Temático (Comunicação Oral):
Simposio 13 - Língua(guem) e Educação na Fronteira - Dra. Laura Amato - Universidade Federal da Integração LatinoAmericana (UNILA) Dra.Jorgelina Tallei - Universidade Federal da Integração LatinoAmericana (UNILA) Dr. Lindomar Albuquerque (UNIFESP).
Horário:
2:00 PM
às
6:00 PM
Local:
Unioeste Campus Foz do Iguaçu
| Bloco F - sala 4
Endereço:
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações:
O simposio língua(gem) e educação na fronteira tem como objetivo congregar pesquisas envolvendo o ensino- aprendizagem e a formação de e em língua adicional no contexto fronteiriço. Este GT pretende reunir estudos voltados para a prática da educação nas escolas de fronteiras considerando o contexto plurilingüe e pluricultural, a formação docente, o bi e plurilinguismo em sala de aula, translinguagem em contextos educativos, as políticas linguístico-educacionais a partir de pensar o contexto. Pretende-se, desta forma, debater e compartilhar experiências de práticas das línguas no contexto trinacional desde uma perspetiva de acolhimento pensando nos repertórios linguísticos que circulam nas escolas e nas instituições de ensino superior.
Palavras- chave: fronteira, plurilinguismo, migração, políticas educativas
Simpósio Temático (Comunicação Oral):
Simposio 14 - Linguagem, Corpo e Transgressão: Performances de Raça, Gênero e Sexualidades Dissidentes - Maria Aparecida Webber – (UNIOESTE/UNILA) Thiago Benitez de Melo –(UNIOESTE/UDC).
Horário:
2:00 PM
às
6:00 PM
Local:
Unioeste Campus Foz do Iguaçu
| Bloco G sala 1
Endereço:
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações:
Viver entre, pensar sobre e investigar as fronteiras simbólico-culturais e as performances narrativas é uma tarefa desafiadora que demanda quebras de paradigmas. As aproximações entre os estudos de raça, gênero, sexualidade e suas intersecções com as corporalidades ampliam nossa capacidade de refletir a respeito das subjetividades (re)construídas pelos sujeitos, além de possibilitar novos olhares e vozes emergentes na apreensão dos espaços. Na atualidade, a diversidade dos gêneros e as dissidências dos corpos, cada vez mais na contramão do “tecnocapitalismo colonialista”, descontroem as representações simbólicas hegemônicas que compartilhamos do mundo. Neste sentido, as narrativas de performances identitárias pluralizadas têm contribuído para a intensificação dos debates sobre subjetividades dissidentes, porém é urgente pensarmos os corpos e os afetos relacionando-os à territorialidade e aos estudos decoloniais.
Simpósio Temático (Comunicação Oral):
Simpósio 16 - Literatura Latino-Americana e Decolonialidade - Doutoranda Lidiane Cossetin Alves – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE – Cascavel).
Horário:
2:00 PM
às
6:00 PM
Local:
Unioeste Campus Foz do Iguaçu
| Bloco G - sala 4
Endereço:
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações:
As perspectivas da decolonialidade podem oferecer novos vieses críticos aos estudos literários, oferecendo arcabouço teórico que discute questões hegemônicas em direção ao rompimento das subalternidades. Aníbal Quijano (2005), ao questionar as relações hegemônicas globalizantes, destaca o imperativo de que os latino-americanos insurjam às dominações do ser, poder e saber. Audre Lorde (2019) e María Lugones (2020), então, somam as categorias da interseccionalidade entre idade, raça, classe, gênero e sexualidade aos debates da colonização. Também, Zulma Palermo (2019) evidencia a opção decolonial como um olhar-outro aos sujeitos, histórias, corpos e conhecimentos, intensificando a importância da re-existência, destacada por Walter Mignolo (2019) como a ação de existir além dos modelos opressores impostos e agir em confronto aos esquemas globais colonizadores.
Simpósio Temático (Comunicação Oral):
Simpósio 26 - A Literatura dos Povos Indígenas, textualidades e reverberações históricas, artísticas e culturais e a formação do leitor multicultural - Dra. Cleiser Schenatto- Dra. Débora Cota - Dra. Luciana Vedovato - Dra. Meire Oliveira.
Horário:
2:00 PM
às
6:00 PM
Local:
Unioeste Campus Foz do Iguaçu
| Bloco I - sala 2
Endereço:
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações:
Esta proposta de simpósio temático tem como objetivo fomentar o debate e as reflexões acerca da literatura indígena na contemporaneidade. Com isso pretende contribuir para a luta antirracista, para a humanização dos leitores, e para mudanças significativas no campo acadêmico e literário quanto à consideração desta literatura. Parte-se das perspectivas pós-coloniais e decoloniais e tem-se como intuito refletir sobre o potencial de resistência que a literatura e as mais diversas produções artísticas e culturais dos povos ameríndios apresentam, tendo em vista a perspectiva sócio/política e cultural dessas criações (QUIJANO, 1992; KAMBEBA, 2018). Considera-se relevante problematizar a tarefa das academias, dos espaços de saber e das práticas pedagógicas, muitas vezes ainda enraizadas em sistemas vinculados a fundamentos colonizadores (MUNDURUKU 2018; KRENAK, 2019).
Simpósio Temático (Comunicação Oral):
Simpósio 7 - Diálogos Sobre o Ensino a Partir da Perspectiva Discursiva - Dra. Luciane Thomé Schröder – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE – MCR) Dra. Juliana de Sá França – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE – MCR).
Horário:
2:00 PM
às
6:00 PM
Local:
Unioeste Campus Foz do Iguaçu
| Bloco F - sala 1
Endereço:
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações:
A partir do aporte teórico-metodológico da Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux, o presente simpósio objetiva constituir-se como um espaço voltado às reflexões e problematizações sobre temas afetos ao ensino de modo geral. Desta forma, serão acolhidos trabalhos, concluídos ou em andamento, que se debrucem sobre a análise de distintas materialidades a fim de discutir experiências em sala de aula, tais como: a) encaminhamentos sobre o ensino nas diferentes disciplinas da grade escolar, b) materiais didáticos, c) propostas e/ou atividades de ensino, d) orientações oriundas de documentos oficiais para o ensino, e) a instituição escolar, f) os papéis do aluno e o professor, g) experiências em programas e projetos de ensino.
Simpósio Temático (Comunicação Oral):
Simposio 9 - Estudos do Léxico e Lexicografia - Dra. Rejane Bueno – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) Dra. Mariana Francis – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Foz).
Horário:
2:00 PM
às
6:00 PM
Local:
Unioeste Campus Foz do Iguaçu
| Bloco G sala 2
Endereço:
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações:
Este simpósio reúne trabalhos acerca dos estudos do léxico de uma língua (ou os léxicos de línguas contrastadas) para promover discussões e reflexões aplicadas à Lexicografia teórica e/ou aplicada. Entende-se o léxico como o conjunto de palavras de uma língua capaz de refletir o pensamento sócio-histórico e cultural dos povos. Para atender a esses objetivos, este simpósio acolherá trabalhos voltados para o estudo dos dicionários e do fazer dicionarístico, partindo de uma abordagem que assume a Lexicografia como o âmbito dos estudos linguísticos relacionado à elaboração de dicionários. São fomentadas reflexões que envolvam a Lexicografia e a Metalexicografia, segundo Wiegand (1989), principalmente sobre: a história da Lexicografia, a teoria geral da Lexicografia, as pesquisas sobre o uso do dicionário e a crítica lexicográfica. Além dessas áreas, compreende-se que a Lexicografia engloba também a Lexicografia Pedagógica e os estudos empíricos sobre o uso desse tipo de dicionários.
Lançamento:
Lançamento de Livros.
Horário:
7:00 PM
às
8:00 PM
Local:
Unioeste Campus Foz do Iguaçu
| Miniauditório
Endereço:
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações:
Exposição e Lançamento de Livros e Artesanatos - Dra. Cristiane F. G Silva