XXII Semana de Pedagogia da Unioeste Foz do Iguaçu - Os rumos da Pedagogia Pós-pandemia: ainda é possível formar para a emancipação?











Expediente

XXII Semana de Pedagogia da Unioeste Foz do Iguaçu - Os rumos da Pedagogia Pós-pandemia: ainda é possível formar para a emancipação?

/ISSN: 1984-6932
/ISBN:

https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/XXIIspedagogia2024/anais

Ficha Catalográfica

XXII Semana de Pedagogia da Unioeste Foz do Iguaçu - Os rumos da Pedagogia Pós-pandemia: ainda é possível formar para a emancipação?

/ISSN: 1984-6932
/ISBN:

Apresentação

XXII Semana de Pedagogia da Unioeste Foz do Iguaçu - Os rumos da Pedagogia Pós-pandemia: ainda é possível formar para a emancipação?

/ ISSN: 1984-6932
/ ISBN:

Sumário

XXII Semana de Pedagogia da Unioeste Foz do Iguaçu - Os rumos da Pedagogia Pós-pandemia: ainda é possível formar para a emancipação?

/ISSN: 1984-6932
/ISBN:
Área de conhecimento: Outros

Título: “Sentido! Descansar! À vontade!”: uma análise da necessária (des)obediência no contexto educacional-militar do Paraná
Autores:
Kayanna Pinter

Título: ADOECIMENTO DOCENTE NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO PARANÁ: REFLEXOS DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
Autores:
Berenice Borssoi Juraszek

Título: ASSESSORIA PEDAGÓGICA UNIVERSITÁRIA DA UNILA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Autores:
Adriane Franco Duarte
Daiane Araujo Bulsing
Jamily Charão Vargas

Título: ASSISTENCIALISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMO A PANDEMIA AFETOU DIRETAMENTE A VISÃO DAS FAMÍLIAS PERANTE O ENSINO DAS CRIANÇAS PEQUENAS
Autores:
Michele Cristina Sobhie
Deisiane Leite da Silva Santos
Vitoria Carolaine Ferreira da Costa
Flávia Anastácio de Paula

Título: Concepções de Educação Ambiental na Prática Pedagógica : Uma Análise com Professores da Rede Municipal
Autores:
Layla Lorene Araújo Cuenca
Ana Julia de Rezende Marsaro
Rosane Wandscheer Bortolini

Título: CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRESENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Gabriely Santos de Souza
Nicolle da Silva Miranda
Marciana Carvalho da Silva
Rosane Wandscheer Bortolini
Alexsandro Neves Santana

Título: DA HISTERIA À CONSOLIDAÇÃO DA PSICANÁLISE EM SIGMUND FREUD
Autores:
Jaqueline Becker
João Jorge Correa

Título: Educação Ambiental nas Escolas
Autores:
Nicolle Guerra dos Santos
Stefane Rodrigues de Moraes
Rosane Wandscheer Bortolini

Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: questões acerca do atual cenário educacional
Autores:
Gabriely Emilia Nardeli
Natacha Kempner Sakai
Rosane Wandscheer Bortolini

Título: Educação de Jovens e Adultos – Desafio ou Direito?
Autores:
Murilo dos Santos Xavier da Cruz

Título: ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO
Autores:
Priscila Silva de Carvalho

Título: ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL: relato de experiência
Autores:
Junyélle Renatha Oliveira Gollmann
Berenice Borssoi Juraszek

Título: Estudo de caso: A educação de Jovens e Adultos no Brasil, narrativa de um professor.
Autores:
Steffany Kelly da Silva
Rosane Wandscheer Bortolini

Título: INCLUSÃO ESCOLAR E NECESSIDADES ALIMENTARES ESPECIAIS: DIVERSIDADE E DESIGUALDADE NO ATENDIMENTO DA CONDIÇÃO CELÍACA
Autores:
Priscilla Angel Dias Rodrigues
Flávia Anastácio de Paula

Título: O MEME COMO LINGUAGEM SOCIAL E SEU USO NA EDUCAÇÃO
Autores:
Jarbas da Silva Guimarães
João Jorge Correa

Título: PEDAGOGIA E DOCÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: EXIGENCIAS FORMATIVAS
Autores:
Daniela de Maman

Título: PROJETO DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Autores:
Janaina Victória Bonezi
Daniele Gomes de Góes
João Jorge Correa

Título: Trajetória do Direito à Educação no Brasil
Autores:
Elessandra Fabiana Monteiro dos Santos Kurtz
Lissandra Espinosa de Mello Aguirre

Título: TRANSEXUALIDADE E DOCÊNCIA
Autores:
Jheniffer de Andrade Barreto de Lima
João Jorge Correa


Área de conhecimento: Resumo Expandido/Simples - Iniciação Científica

Título: A EDUCAÇÃO E OS CONCEITOS PRIVATIZAÇÃO: ESTUDOS INTRODUTÓRIOS
Autores:
Luisa Fernanda Arredondo Hernandez
Talita Larissa de Oliveira Aquino
Juliana Fátima Serraglio Pasini
Marcia Cossetin

Título: A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM
Autores:
Patricia da Silva
Luciana Del Castanhel Peron da Silva

Título: A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O PLANEJAMENTO ESCOLAR NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Bruna Ienke de Arcanjo
Julia Malanchen

Título: A PRESENÇA DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Brenda Beatriz Barbosa
João Jorge Correa

Título: COMPREENDENDO A DISCALCULIA POR MEIO DE UMA INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA
Autores:
Letícia Santiago Silva
Luciana Del Castanhel Peron da Silva

Título: EJA: uma reflexão sobre os desafios no processo de ensino.
Autores:
Nathalie Mayflower Cantini Velay

Título: ESTUDO DA PRESENÇA DA PEDAGOGIA WALDORF NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Lavinia Aparecida Soares dos Santos
João Jorge Correa

Título: Estudo de caso: A Educação de Jovens e Adultos no Brasil, narrativa de uma estudante.
Autores:
Jaqueline de Lima Sousa
Rosane Wandscheer Bortolini

Título: EXPERIÊNCIA E PROCESSO DE APRENDIZADO DENTRO DA PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Ester Vogel Rieger
Danila dos Reis Skiba
Lorivaldo do Nascimento

Título: Explorando Materiais Manipulativos e suas Potencialidades no Ensino Aprendizagem da Matemática
Autores:
Juliana Lacerda Dotto
Luciana Del Castanhel Peron da Silva

Título: INCLUSÃO DOS ALUNOS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE) NO ENSINO SUPERIOR
Autores:
Victoria Neri Kleinkauf
Luciana Del Castanhel Peron da Silva

Título: KIT DE ROBÓTICA ARDUINO UNO COMO MATERIAL DIDÁTICO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Autores:
Susimeire Vivien Rosotti de Andrade
Giovanna Maria Bertotti

Título: O BANCO MUNDIAL E A FORMAÇÃO NO ÂMBITO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS
Autores:
Luciane Klein
Joceli de Fatima Arruda Sousa

Título: O Pensamento de Rosa Luxemburgo e o Caráter Pedagógico da Luta Política
Autores:
Jaqueline Becker
Julia Malanchen

Título: resumo expandido texto
Autores:
Tatiane Fonseca da Silva

Título: UM ESTUDO DOS TRANSTORNOS DE CONDUTA PRESENTES NO COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Myllena Karoline Bitencourth dos Santos
João Jorge Correa

Título: Um estudo inicial sobre os fundamentos teóricos da educação escolar na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica
Autores:
Nicolle Guerra dos Santos
Julia Malanchen


Área de conhecimento: Resumo Expandido/Simples - Relato de experiência (Prática de ensino I)

Título: A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL PEDAGOGO NA PERSPECTIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Luana Beatriz Reichert
Wander Busanello Oliveira
Natalha Ferreira Padilha
Nelson Kelvin Pereira do Nascimento

Título: A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS : UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM FOZ DO IGUAÇU
Autores:
Jihana Said

Título: A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM FOZ DO IGUAÇU
Autores:
Gabrielly Beatriz Gomes Garcete
Jihana Said
Fernanda Francieli Benites da Costa

Título: Ensino de Prática 1: Estágio na Formação do Pedagogo.
Autores:
Lavinia Aparecida Soares dos Santos
Lourdes Rafaela Caceres Corvalan
Brenda Beatriz Barbosa

Título: Ensino de Prática de Ensino I: Estágio na Formação do Pedagogo
Autores:
Sandro Venega

Título: Estágio na Formação do Pedagogo
Autores:
William Matheus de Oliveira
Luiz Felipe Freitas de Moura

Título: ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO - A IMPORTÂNCIA DO EMBASAMENTO TEÓRICO ASSOCIADO A PRÁTICA
Autores:
Maira Stefhani dos Santos Monteiro
Rosilane Cardoso Menger
Evelyn Nicoly da Silva Antonio

Título: EXPERIÊNCIAS ENTRE ESCOLAS DURANTE O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE
Autores:
João Vitor Fin
Danielle Rodrigues de Azevedo
Alessandra Lange Wichinheski

Título: Meio ambiente a natureza
Autores:
Delaine Alves

Título: O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Autores:
Ana Julia da Silva Tormes
Paula Emanuelle Rivas
Alana Regina da Luz de Lima

Título: PERSPECTIVAS DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO SOBRE UMA EDUCAÇÃO INDÍGENA
Autores:
Diana Jasmin Jachuka Martines

Título: Prática de Ensino I: Estágio na Formação do Professor
Autores:
Milka Gabriela Cristaldo Rodrigues
Wanderléia Ponciano
Eula Daline Santos de Paula

Título: PRÁTICA DE ENSINO I: O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Autores:
Maria Eduarda Menger
Isabelle Henrique Batista
Agatha Amanda Ferreira
Michele Nakata da Silva


Área de conhecimento: Resumo Expandido/Simples - Relato de experiência (Prática de ensino II)

Título: JORNADA EDUCACIONAL: REFLEXÕES E APRENDIZADOS DE ESTÁGIO
Autores:
Rafaela da Silva Nascimento
Dayana Guedes Danelli

Título: O estágio na construção da identidade profissional
Autores:
Isabelly Lima Pereira Borges
Lisania dos Santos Gonzalez

Título: O estágio supervisionado da docência
Autores:
Douglas Mair Burati Marquardt

Título: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Autores:
Layla Lorene Araújo Cuenca
Ana Julia de Rezende Marsaro
Susyane Katlyn Thum de Souza

Título: O PEDAGOGO COMO DOCENTE
Autores:
Gabriely Emilia Nardeli
Natacha Kempner Sakai

Título: O PLANEJAMENTO ESCOLAR EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA PRÁTICA DE ENSINO SOB FORMA DE ESTÁGIO SUPERVISONADO
Autores:
Bruna Ienke de Arcanjo
Jhennifer Maysa de Souza Nogueira

Título: PRÁTICA DE ENSINO II NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Stefane Rodrigues de Moraes
Nicolle Guerra dos Santos
Célia Bilski de Lima

Título: PRÁTICA DE ENSINO II SOB A FORMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Ester de Souza Ferreira
Rafaely Martins Mota

Título: PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
Autores:
Andriely Fernanda de Oliveira Gonçalves

Título: Proposta Pedagógica para Educação Ambiental na Escola.
Autores:
Célia Bilski de Lima
Rafaela da Silva Nascimento
Maéli Cleria de Oliveira Marques
Rosane Wandscheer Bortolini

Título: REFLEXÃO DO TRABALHO DOCENTE E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Jaqueline Becker
Lorivaldo do Nascimento

Título: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:
Gabriely Santos de Souza
Maéli Cleria de Oliveira Marques
Lorivaldo do Nascimento

Título: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Alexsandro Neves Santana
Nicolle da Silva Miranda
Marciana Carvalho da Silva
Susyane Katlyn Thum de Souza

Título: RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO 3º ANO DE PEDAGOGIA
Autores:
Zemira dos Santos da Silva Barreiros
Rafaela Cristina Johann


Área de conhecimento: Resumo Expandido/Simples - Relato de experiência (Prática de ensino III)

Título: A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DA CULTURA INDÍGENA BRASILEIRA NO AMBIENTE ESCOLAR
Autores:
Luana Achermann
Nathalie Mayflower Cantini Velay
Larissa de Oliveira

Título: Arte com Terra? Uma experiencia lúdico-criativa - A Natureza na Escola
Autores:
Murilo dos Santos Xavier da Cruz

Título: ESPAÇO PEDAGÓGICO E BIBLIOTECA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM ÊNFASE NA COORDENAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR.
Autores:
Luciane Klein
Bruna Eduarda de Souza Paz
Flávia Anastácio de Paula
Julia da Silva Nascimento
Camila Vitória Brixner

Título: Estágio - Prática de Ensino III
Autores:
Steffany Kelly da Silva
Jaqueline de Lima Sousa
Rosane Wandscheer Bortolini

Título: ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO: relato de experiência
Autores:
Junyélle Renatha Oliveira Gollmann
Myllena Karoline Bitencourth dos Santos

Título: ESTÁGIO SOBRE O PAPEL DO PEDAGOGO NAS ESCOLA MUNICIPAIS
Autores:
Jaqueline de Lima Sousa
Steffany Kelly da Silva
Rosane Wandscheer Bortolini

Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM ÊNFASE NO TRABALHO PEDAGÓGICO, COORDENAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR.
Autores:
Camila Pereira Nascimento
Tayná Ketlyn da Silva
Ana Laura de Morais Nascimento
Julia Malanchen

Título: Ludicidade e Musicalização
Autores:
Caroliny Natália Machado
Aline Tres Pereira
Flávia Anastácio de Paula

Título: O papel do pedagogo na gestão escolar
Autores:
Sara Regina Rodrigues da Silva
Bianca Marcelo Amado
Gabriele da Silva Lopatiuk
Priscila Silva de Carvalho
Tamara Cardoso André

Título: OBSERVAÇÃO DO TRABALHO PEDAGOGICO E APLICAÇÃO DO PROJETO: BONS HABITOS E BOAS MANEIRAS
Autores:
Evelin Santos Belino
Milena de Oliveira Negri
João Jorge Correa

Título: Relato de experiência: um projeto baseado em dificuldades emocionais
Autores:
Lúcia Nepumuceno Pereira da Cruz Ferreira
Sabrina Mognol Nepumuceno Pereira
Karolaine da Cruz Marques


Área de conhecimento: Resumo Expandido/Simples - Trabalho de Conclusão de Curso

Título: A AFETIVIDADE E A TEORIA HISTÓRICO CULTURAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Autores:
Bruna Eduarda de Souza Paz
Rosane Wandscheer Bortolini

Título: A desvalorização e o abandono docente no ensino fundamental I
Autores:
Nathalie Mayflower Cantini Velay

Título: A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DOS PROFESSORES REGENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE FOZ DO IGUAÇU: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO ENSINO REGULAR
Autores:
Julia da Silva Nascimento
Rosane Wandscheer Bortolini

Título: A importância da capacitação de professores para o atendimento educacional de alunos com Transtorno do Espectro Autista(TEA)
Autores:
Sabrina Mognol Nepumuceno Pereira
Rosane Wandscheer Bortolini

Título: A IMPORTÂNCIA DA INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA NO TRABALHO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DE LEV VYGOTSKY
Autores:
Jaqueline de Lima Sousa
Berenice Borssoi Juraszek

Título: A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): Educação Infantil
Autores:
Ketllin Karoline Suliman da Luz Ruhoff

Título: A INTERVENÇÃO DO ESTADO NA EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS DO ENSINO FORMAL
Autores:
Larissa de Oliveira

Título: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E O ADOECIMENTO DO GESTOR ESCOLAR
Autores:
Evelin Santos Belino
João Jorge Correa

Título: A PANDEMIA DE COVID-19 E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO E NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Autores:
Milena de Oliveira Negri
João Jorge Correa

Título: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Autores:
Tayná Ketlyn da Silva

Título: A PROFISSÃO DOCENTE E O ADOECIMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FOZ DO IGUAÇU
Autores:
Luana Achermann

Título: AS POLÍTICAS NEOLIBERAIS E O DESMONTE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: ALGUNS APONTAMENTOS
Autores:
Luciane Klein
Joceli de Fatima Arruda Sousa

Título: DIFICULDADES NO ENSINO DE CRIANÇAS COM AUTISMO
Autores:
Delaine Alves
João Jorge Correa

Título: ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA: EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS NO ESTÁGIO REMUNERADO NO AMBITO NÃO ESCOLAR
Autores:
Junyélle Renatha Oliveira Gollmann
Berenice Borssoi Juraszek

Título: Livro Didático na Educação Infantil: Acesso, Disponibilidade, Problemática
Autores:
Aline Tres Pereira
Flávia Anastácio de Paula

Título: Métodos de Alfabetização
Autores:
Gabriele da Silva Lopatiuk

Título: Neurociências e Educação na Sociedade Capitalista: Reflexões Sobre a Implementação de Abordagens Neurocientíficas e Reprodução Social
Autores:
Bianca Marcelo Amado

Título: O desenvolvimento de bebês durante a gestação e do nascimento aos dois anos.
Autores:
Camila Vitória Brixner
Flávia Anastácio de Paula

Título: O ESTÁGIO REMUNERADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores:
Karolaine da Cruz Marques
Laura Duarte Marinoski
Joceli de Fatima Arruda Sousa

Título: O impacto da hora atividade no bem estar dos professores de educação infantil no municipio de foz do iguacu-pr
Autores:
Lúcia Nepumuceno Pereira da Cruz Ferreira
Berenice Borssoi Juraszek

Título: O Método de Alfabetização Paulo Freire e suas Contribuições na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Autores:
Steffany Kelly da Silva
Rosane Wandscheer Bortolini

Título: O PEDAGOGO BRINCA: LUDICIDADE NA UNIVERSIDADE E O (RE)APRENDER A BRINCAR.
Autores:
Caroliny Natália Machado
Flávia Anastácio de Paula

Título: O PLANEJAMENTO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVA CRÍTICA, INTENCIONAL E EMANCIPATÓRIA
Autores:
Larissa Aparecida Garcia Alves
Berenice Borssoi Juraszek

Título: OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO EM REGIÕES DE FRONTEIRA
Autores:
Camila Pereira Nascimento
Flávia Anastácio de Paula

Título: Os impactos da afetividade no processo de ensino-aprendizagem
Autores:
Sara Regina Rodrigues da Silva
Flávia Anastácio de Paula

Título: PANDEMIA E DESIGUALDADE DIGITAL NA EDUCAÇÃO: UMA BREVE REFLEXÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA
Autores:
Josimara Madeira dos Santos

Título: PISA DE CIÊNCIAS (2015): ANÁLISE DE CONTEÚDO DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autores:
Priscila Silva de Carvalho
Tamara Cardoso André

Título: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR A ALUNO COM TEA
Autores:
Ana Laura de Morais Nascimento


Normas e Modelos para Trabalhos

XXII Semana de Pedagogia da Unioeste Foz do Iguaçu - Os rumos da Pedagogia Pós-pandemia: ainda é possível formar para a emancipação?

/ ISSN: 1984-6932
/ ISBN:


Resumo expandido - XXII Semana Acadêmica
Resumo Simples - XXII Semana Acadêmica
Power Point - Apresentação



Corpo Editorial

XXII Semana de Pedagogia da Unioeste Foz do Iguaçu - Os rumos da Pedagogia Pós-pandemia: ainda é possível formar para a emancipação?

/ ISSN: 1984-6932
/ ISBN:
Este evento ainda não possui Comissão informada até o momento.

Endereço e Contato

XXII Semana de Pedagogia da Unioeste Foz do Iguaçu - Os rumos da Pedagogia Pós-pandemia: ainda é possível formar para a emancipação?

/ ISSN: 1984-6932
/ ISBN:

Promotor: CELS - Coordenação de Pedagogia

E-mail do Evento: foz.pedagogia@unioeste.br

Coordenador do Evento: Joceli de Fatima Arruda Sousa

Local: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650

Artigos

XXII Semana de Pedagogia da Unioeste Foz do Iguaçu - Os rumos da Pedagogia Pós-pandemia: ainda é possível formar para a emancipação?

/ ISSN: 1984-6932
/ ISBN:
Área de conhecimento: Outros
Título: “Sentido! Descansar! À vontade!”: uma análise da necessária (des)obediência no contexto educacional-militar do Paraná



Autor(es):
Kayanna Pinter
Título: ADOECIMENTO DOCENTE NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO PARANÁ: REFLEXOS DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO



Autor(es):
Berenice Borssoi Juraszek
Título: ASSESSORIA PEDAGÓGICA UNIVERSITÁRIA DA UNILA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES



Autor(es):
Adriane Franco Duarte
Daiane Araujo Bulsing
Jamily Charão Vargas
Título: ASSISTENCIALISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMO A PANDEMIA AFETOU DIRETAMENTE A VISÃO DAS FAMÍLIAS PERANTE O ENSINO DAS CRIANÇAS PEQUENAS



Autor(es):
Michele Cristina Sobhie
Deisiane Leite da Silva Santos
Vitoria Carolaine Ferreira da Costa
Flávia Anastácio de Paula
Título: Concepções de Educação Ambiental na Prática Pedagógica : Uma Análise com Professores da Rede Municipal



Autor(es):
Layla Lorene Araújo Cuenca
Ana Julia de Rezende Marsaro
Rosane Wandscheer Bortolini
Título: CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRESENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Gabriely Santos de Souza
Nicolle da Silva Miranda
Marciana Carvalho da Silva
Rosane Wandscheer Bortolini
Alexsandro Neves Santana
Título: DA HISTERIA À CONSOLIDAÇÃO DA PSICANÁLISE EM SIGMUND FREUD



Autor(es):
Jaqueline Becker
João Jorge Correa
Título: Educação Ambiental nas Escolas



Autor(es):
Nicolle Guerra dos Santos
Stefane Rodrigues de Moraes
Rosane Wandscheer Bortolini
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: questões acerca do atual cenário educacional



Autor(es):
Gabriely Emilia Nardeli
Natacha Kempner Sakai
Rosane Wandscheer Bortolini
Título: Educação de Jovens e Adultos – Desafio ou Direito?



Autor(es):
Murilo dos Santos Xavier da Cruz
Título: ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO



Autor(es):
Priscila Silva de Carvalho
Título: ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL: relato de experiência



Autor(es):
Junyélle Renatha Oliveira Gollmann
Berenice Borssoi Juraszek
Título: Estudo de caso: A educação de Jovens e Adultos no Brasil, narrativa de um professor.



Autor(es):
Steffany Kelly da Silva
Rosane Wandscheer Bortolini
Título: INCLUSÃO ESCOLAR E NECESSIDADES ALIMENTARES ESPECIAIS: DIVERSIDADE E DESIGUALDADE NO ATENDIMENTO DA CONDIÇÃO CELÍACA



Autor(es):
Priscilla Angel Dias Rodrigues
Flávia Anastácio de Paula
Título: O MEME COMO LINGUAGEM SOCIAL E SEU USO NA EDUCAÇÃO



Autor(es):
Jarbas da Silva Guimarães
João Jorge Correa
Título: PEDAGOGIA E DOCÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: EXIGENCIAS FORMATIVAS



Autor(es):
Daniela de Maman
Título: PROJETO DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA



Autor(es):
Janaina Victória Bonezi
Daniele Gomes de Góes
João Jorge Correa
Título: Trajetória do Direito à Educação no Brasil



Autor(es):
Elessandra Fabiana Monteiro dos Santos Kurtz
Lissandra Espinosa de Mello Aguirre
Título: TRANSEXUALIDADE E DOCÊNCIA



Autor(es):
Jheniffer de Andrade Barreto de Lima
João Jorge Correa
Área de conhecimento: Resumo Expandido/Simples - Iniciação Científica
Título: A EDUCAÇÃO E OS CONCEITOS PRIVATIZAÇÃO: ESTUDOS INTRODUTÓRIOS



Autor(es):
Luisa Fernanda Arredondo Hernandez
Talita Larissa de Oliveira Aquino
Juliana Fátima Serraglio Pasini
Marcia Cossetin
Título: A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM



Autor(es):
Patricia da Silva
Luciana Del Castanhel Peron da Silva
Título: A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O PLANEJAMENTO ESCOLAR NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Bruna Ienke de Arcanjo
Julia Malanchen
Título: A PRESENÇA DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Brenda Beatriz Barbosa
João Jorge Correa
Título: COMPREENDENDO A DISCALCULIA POR MEIO DE UMA INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA



Autor(es):
Letícia Santiago Silva
Luciana Del Castanhel Peron da Silva
Título: EJA: uma reflexão sobre os desafios no processo de ensino.



Autor(es):
Nathalie Mayflower Cantini Velay
Título: ESTUDO DA PRESENÇA DA PEDAGOGIA WALDORF NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Lavinia Aparecida Soares dos Santos
João Jorge Correa
Título: Estudo de caso: A Educação de Jovens e Adultos no Brasil, narrativa de uma estudante.



Autor(es):
Jaqueline de Lima Sousa
Rosane Wandscheer Bortolini
Título: EXPERIÊNCIA E PROCESSO DE APRENDIZADO DENTRO DA PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Ester Vogel Rieger
Danila dos Reis Skiba
Lorivaldo do Nascimento
Título: Explorando Materiais Manipulativos e suas Potencialidades no Ensino Aprendizagem da Matemática



Autor(es):
Juliana Lacerda Dotto
Luciana Del Castanhel Peron da Silva
Título: INCLUSÃO DOS ALUNOS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE) NO ENSINO SUPERIOR



Autor(es):
Victoria Neri Kleinkauf
Luciana Del Castanhel Peron da Silva
Título: KIT DE ROBÓTICA ARDUINO UNO COMO MATERIAL DIDÁTICO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS



Autor(es):
Susimeire Vivien Rosotti de Andrade
Giovanna Maria Bertotti
Título: O BANCO MUNDIAL E A FORMAÇÃO NO ÂMBITO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS



Autor(es):
Luciane Klein
Joceli de Fatima Arruda Sousa
Título: O Pensamento de Rosa Luxemburgo e o Caráter Pedagógico da Luta Política



Autor(es):
Jaqueline Becker
Julia Malanchen
Título: resumo expandido texto



Autor(es):
Tatiane Fonseca da Silva
Título: UM ESTUDO DOS TRANSTORNOS DE CONDUTA PRESENTES NO COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Myllena Karoline Bitencourth dos Santos
João Jorge Correa
Título: Um estudo inicial sobre os fundamentos teóricos da educação escolar na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica



Autor(es):
Nicolle Guerra dos Santos
Julia Malanchen
Área de conhecimento: Resumo Expandido/Simples - Relato de experiência (Prática de ensino I)
Título: A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL PEDAGOGO NA PERSPECTIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Luana Beatriz Reichert
Wander Busanello Oliveira
Natalha Ferreira Padilha
Nelson Kelvin Pereira do Nascimento
Título: A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS : UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM FOZ DO IGUAÇU



Autor(es):
Jihana Said
Título: A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM FOZ DO IGUAÇU



Autor(es):
Gabrielly Beatriz Gomes Garcete
Jihana Said
Fernanda Francieli Benites da Costa
Título: Ensino de Prática 1: Estágio na Formação do Pedagogo.



Autor(es):
Lavinia Aparecida Soares dos Santos
Lourdes Rafaela Caceres Corvalan
Brenda Beatriz Barbosa
Título: Ensino de Prática de Ensino I: Estágio na Formação do Pedagogo



Autor(es):
Sandro Venega
Título: Estágio na Formação do Pedagogo



Autor(es):
William Matheus de Oliveira
Luiz Felipe Freitas de Moura
Título: ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO - A IMPORTÂNCIA DO EMBASAMENTO TEÓRICO ASSOCIADO A PRÁTICA



Autor(es):
Maira Stefhani dos Santos Monteiro
Rosilane Cardoso Menger
Evelyn Nicoly da Silva Antonio
Título: EXPERIÊNCIAS ENTRE ESCOLAS DURANTE O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE



Autor(es):
João Vitor Fin
Danielle Rodrigues de Azevedo
Alessandra Lange Wichinheski
Título: Meio ambiente a natureza



Autor(es):
Delaine Alves
Título: O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO



Autor(es):
Ana Julia da Silva Tormes
Paula Emanuelle Rivas
Alana Regina da Luz de Lima
Título: PERSPECTIVAS DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO SOBRE UMA EDUCAÇÃO INDÍGENA



Autor(es):
Diana Jasmin Jachuka Martines
Título: Prática de Ensino I: Estágio na Formação do Professor



Autor(es):
Milka Gabriela Cristaldo Rodrigues
Wanderléia Ponciano
Eula Daline Santos de Paula
Título: PRÁTICA DE ENSINO I: O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO



Autor(es):
Maria Eduarda Menger
Isabelle Henrique Batista
Agatha Amanda Ferreira
Michele Nakata da Silva
Área de conhecimento: Resumo Expandido/Simples - Relato de experiência (Prática de ensino II)
Título: JORNADA EDUCACIONAL: REFLEXÕES E APRENDIZADOS DE ESTÁGIO



Autor(es):
Rafaela da Silva Nascimento
Dayana Guedes Danelli
Título: O estágio na construção da identidade profissional



Autor(es):
Isabelly Lima Pereira Borges
Lisania dos Santos Gonzalez
Título: O estágio supervisionado da docência



Autor(es):
Douglas Mair Burati Marquardt
Título: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO



Autor(es):
Layla Lorene Araújo Cuenca
Ana Julia de Rezende Marsaro
Susyane Katlyn Thum de Souza
Título: O PEDAGOGO COMO DOCENTE



Autor(es):
Gabriely Emilia Nardeli
Natacha Kempner Sakai
Título: O PLANEJAMENTO ESCOLAR EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA PRÁTICA DE ENSINO SOB FORMA DE ESTÁGIO SUPERVISONADO



Autor(es):
Bruna Ienke de Arcanjo
Jhennifer Maysa de Souza Nogueira
Título: PRÁTICA DE ENSINO II NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Stefane Rodrigues de Moraes
Nicolle Guerra dos Santos
Célia Bilski de Lima
Título: PRÁTICA DE ENSINO II SOB A FORMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Ester de Souza Ferreira
Rafaely Martins Mota
Título: PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE



Autor(es):
Andriely Fernanda de Oliveira Gonçalves
Título: Proposta Pedagógica para Educação Ambiental na Escola.



Autor(es):
Célia Bilski de Lima
Rafaela da Silva Nascimento
Maéli Cleria de Oliveira Marques
Rosane Wandscheer Bortolini
Título: REFLEXÃO DO TRABALHO DOCENTE E ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Jaqueline Becker
Lorivaldo do Nascimento
Título: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA



Autor(es):
Gabriely Santos de Souza
Maéli Cleria de Oliveira Marques
Lorivaldo do Nascimento
Título: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Alexsandro Neves Santana
Nicolle da Silva Miranda
Marciana Carvalho da Silva
Susyane Katlyn Thum de Souza
Título: RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO 3º ANO DE PEDAGOGIA



Autor(es):
Zemira dos Santos da Silva Barreiros
Rafaela Cristina Johann
Área de conhecimento: Resumo Expandido/Simples - Relato de experiência (Prática de ensino III)
Título: A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DA CULTURA INDÍGENA BRASILEIRA NO AMBIENTE ESCOLAR



Autor(es):
Luana Achermann
Nathalie Mayflower Cantini Velay
Larissa de Oliveira
Título: Arte com Terra? Uma experiencia lúdico-criativa - A Natureza na Escola



Autor(es):
Murilo dos Santos Xavier da Cruz
Título: ESPAÇO PEDAGÓGICO E BIBLIOTECA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM ÊNFASE NA COORDENAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR.



Autor(es):
Luciane Klein
Bruna Eduarda de Souza Paz
Flávia Anastácio de Paula
Julia da Silva Nascimento
Camila Vitória Brixner
Título: Estágio - Prática de Ensino III



Autor(es):
Steffany Kelly da Silva
Jaqueline de Lima Sousa
Rosane Wandscheer Bortolini
Título: ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO: relato de experiência



Autor(es):
Junyélle Renatha Oliveira Gollmann
Myllena Karoline Bitencourth dos Santos
Título: ESTÁGIO SOBRE O PAPEL DO PEDAGOGO NAS ESCOLA MUNICIPAIS



Autor(es):
Jaqueline de Lima Sousa
Steffany Kelly da Silva
Rosane Wandscheer Bortolini
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM ÊNFASE NO TRABALHO PEDAGÓGICO, COORDENAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR.



Autor(es):
Camila Pereira Nascimento
Tayná Ketlyn da Silva
Ana Laura de Morais Nascimento
Julia Malanchen
Título: Ludicidade e Musicalização



Autor(es):
Caroliny Natália Machado
Aline Tres Pereira
Flávia Anastácio de Paula
Título: O papel do pedagogo na gestão escolar



Autor(es):
Sara Regina Rodrigues da Silva
Bianca Marcelo Amado
Gabriele da Silva Lopatiuk
Priscila Silva de Carvalho
Tamara Cardoso André
Título: OBSERVAÇÃO DO TRABALHO PEDAGOGICO E APLICAÇÃO DO PROJETO: BONS HABITOS E BOAS MANEIRAS



Autor(es):
Evelin Santos Belino
Milena de Oliveira Negri
João Jorge Correa
Título: Relato de experiência: um projeto baseado em dificuldades emocionais



Autor(es):
Lúcia Nepumuceno Pereira da Cruz Ferreira
Sabrina Mognol Nepumuceno Pereira
Karolaine da Cruz Marques
Área de conhecimento: Resumo Expandido/Simples - Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A AFETIVIDADE E A TEORIA HISTÓRICO CULTURAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM



Autor(es):
Bruna Eduarda de Souza Paz
Rosane Wandscheer Bortolini
Título: A desvalorização e o abandono docente no ensino fundamental I



Autor(es):
Nathalie Mayflower Cantini Velay
Título: A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DOS PROFESSORES REGENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE FOZ DO IGUAÇU: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO ENSINO REGULAR



Autor(es):
Julia da Silva Nascimento
Rosane Wandscheer Bortolini
Título: A importância da capacitação de professores para o atendimento educacional de alunos com Transtorno do Espectro Autista(TEA)



Autor(es):
Sabrina Mognol Nepumuceno Pereira
Rosane Wandscheer Bortolini
Título: A IMPORTÂNCIA DA INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA NO TRABALHO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DE LEV VYGOTSKY



Autor(es):
Jaqueline de Lima Sousa
Berenice Borssoi Juraszek
Título: A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): Educação Infantil



Autor(es):
Ketllin Karoline Suliman da Luz Ruhoff
Título: A INTERVENÇÃO DO ESTADO NA EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS DO ENSINO FORMAL



Autor(es):
Larissa de Oliveira
Título: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E O ADOECIMENTO DO GESTOR ESCOLAR



Autor(es):
Evelin Santos Belino
João Jorge Correa
Título: A PANDEMIA DE COVID-19 E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO E NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM



Autor(es):
Milena de Oliveira Negri
João Jorge Correa
Título: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA



Autor(es):
Tayná Ketlyn da Silva
Título: A PROFISSÃO DOCENTE E O ADOECIMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FOZ DO IGUAÇU



Autor(es):
Luana Achermann
Título: AS POLÍTICAS NEOLIBERAIS E O DESMONTE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: ALGUNS APONTAMENTOS



Autor(es):
Luciane Klein
Joceli de Fatima Arruda Sousa
Título: DIFICULDADES NO ENSINO DE CRIANÇAS COM AUTISMO



Autor(es):
Delaine Alves
João Jorge Correa
Título: ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA: EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS NO ESTÁGIO REMUNERADO NO AMBITO NÃO ESCOLAR



Autor(es):
Junyélle Renatha Oliveira Gollmann
Berenice Borssoi Juraszek
Título: Livro Didático na Educação Infantil: Acesso, Disponibilidade, Problemática



Autor(es):
Aline Tres Pereira
Flávia Anastácio de Paula
Título: Métodos de Alfabetização



Autor(es):
Gabriele da Silva Lopatiuk
Título: Neurociências e Educação na Sociedade Capitalista: Reflexões Sobre a Implementação de Abordagens Neurocientíficas e Reprodução Social



Autor(es):
Bianca Marcelo Amado
Título: O desenvolvimento de bebês durante a gestação e do nascimento aos dois anos.



Autor(es):
Camila Vitória Brixner
Flávia Anastácio de Paula
Título: O ESTÁGIO REMUNERADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES



Autor(es):
Karolaine da Cruz Marques
Laura Duarte Marinoski
Joceli de Fatima Arruda Sousa
Título: O impacto da hora atividade no bem estar dos professores de educação infantil no municipio de foz do iguacu-pr



Autor(es):
Lúcia Nepumuceno Pereira da Cruz Ferreira
Berenice Borssoi Juraszek
Título: O Método de Alfabetização Paulo Freire e suas Contribuições na Educação de Jovens e Adultos (EJA)



Autor(es):
Steffany Kelly da Silva
Rosane Wandscheer Bortolini
Título: O PEDAGOGO BRINCA: LUDICIDADE NA UNIVERSIDADE E O (RE)APRENDER A BRINCAR.



Autor(es):
Caroliny Natália Machado
Flávia Anastácio de Paula
Título: O PLANEJAMENTO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVA CRÍTICA, INTENCIONAL E EMANCIPATÓRIA



Autor(es):
Larissa Aparecida Garcia Alves
Berenice Borssoi Juraszek
Título: OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO EM REGIÕES DE FRONTEIRA



Autor(es):
Camila Pereira Nascimento
Flávia Anastácio de Paula
Título: Os impactos da afetividade no processo de ensino-aprendizagem



Autor(es):
Sara Regina Rodrigues da Silva
Flávia Anastácio de Paula
Título: PANDEMIA E DESIGUALDADE DIGITAL NA EDUCAÇÃO: UMA BREVE REFLEXÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA



Autor(es):
Josimara Madeira dos Santos
Título: PISA DE CIÊNCIAS (2015): ANÁLISE DE CONTEÚDO DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL



Autor(es):
Priscila Silva de Carvalho
Tamara Cardoso André
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR A ALUNO COM TEA



Autor(es):
Ana Laura de Morais Nascimento

Edições

XXII Semana de Pedagogia da Unioeste Foz do Iguaçu - Os rumos da Pedagogia Pós-pandemia: ainda é possível formar para a emancipação?

/ ISSN: 1984-6932
/ ISBN:

null