O EVENTO

Sustentáveis”.

Programação do evento:

Conferência de Abertura:

Conferência de Abertura (título e palestrante a serem definidos).

Mesa Redonda:

Mesa Redonda (título e palestrantes a serem definidos).

Grupo de Trabalho:

GT1: Gênero e diversidade na construção social do espaço. Coordenadores: Aline Motter Schmitz (UNIOESTE); Roseli Alves dos Santos (UNIOESTE); Matheus Flaherty Folador (Doutorando em Geografia- UNIOESTE); Josiane Carine Wedig (UTFPR – Pato Branco).
Endereço:
Informações: Os estudos sobre as questões de gênero preenchem uma lacuna no conhecimento científico, que historicamente foi pautado em uma visão masculinizada da história. Compreender a constituição da sociedade e os papeis socialmente atribuídos às pessoas a partir das relações de gênero e diversidade é uma necessidade das diferentes ciências. Os estudos de gênero são recentes e na Geografia tem demonstrado grandes potenciais analíticos em uma perspectiva contra hegemônica. Neste Grupo de Trabalho, serão muito bem-vindas temáticas que busquem identificar as diferenças na constituição e experimentação dos espaços, como as questões de gênero, raça e classe, das violências, experiências diversas dos grupos sociais (mulheres, população LGBTQIA+, etc.), questões agrária e urbana, dentre outras. Abrimos espaço para reflexões que permeiam tais assuntos, buscando a interação com diferentes pesquisas e áreas do conhecimento.

Grupo de Trabalho:

GT2: Geografia Econômica: Desenvolvimento Regional e Setores Produtivos. Coordenadores: Marlon Clovis Medeiros (UNIOESTE); Fernando dos Santos Sampaio (UNIOESTE); Pierre Alves da Costa (UNICENTRO - Guarapuava).
Endereço:
Informações: Temas: Desenvolvimento Regional; Agricultura e Desenvolvimento; Agroindústria; Grupos Econômicos e industrialização; Setor de serviços.

Grupo de Trabalho:

GT3: Educação e Ensino de Geografia. Coordenadores: Ana Claudia Biz (UNIOESTE), Gilvana Fatima Carvalho Briskievicz (UNIOESTE), Marcos Antonio Folador (UNIOESTE), Mateus Marchesan Pires (UNIOESTE – Marechal Rondon); Ione A. Zucchi Modanese (SEED/PR).
Endereço:
Informações: GT proposto visa debater as questões relacionadas a Educação e ao Ensino de Geografia, contemplando a formação de professores, práticas pedagógicas universitárias, da rede básica, de ensino, pesquisa e extensão, além de propostas metodológicas do ensino de Geografia, relatos de experiências, articulação com a BNCC e as orientações curriculares do Paraná. Público-alvo: Alunos da graduação e pós graduação em Geografia e professores de Geografia da educação Básica.

Grupo de Trabalho:

GT4: As Geotecnologias e suas aplicações. Coordenadores: Fabiano Marion (UNIOESTE); Juliano Andres (UNIOESTE); Eduardo Vedor de Paula (UFPR).
Endereço:
Informações: Temas: Geotecnologias aplicadas a estudos ambientais; Geotecnologias aplicadas a estudos urbanos; Geotecnologias aplicadas ao ensino de geografia; Geotecnologias aplicadas ao mapeamento do meio físico; Monitoramento ambiental; Desastres naturais.

Grupo de Trabalho:

GT5: Relações campo-cidade: lutas pela terra, por territórios e por justiça (socio)ambiental. Coordenadores: Luciano Z. P. Candiotto (UNIOESTE); Luiz C. Flávio (UNIOESTE); Fábio Luiz Zeneratti (UFFS – Laranjeiras do Sul).
Endereço:
Informações: Temas: Injustiças (socio)ambientais no urbano e no rural; Práticas espaciais de resistência e de mobilização social no campo e na cidade; Conflitos e disputas por terra, território e recursos naturais; Construção de práticas espaciais alternativas.

Grupo de Trabalho:

GT6: Questões ambientais da Região Sul. Coordenadoras: Beatriz R. Carrijo (UNIOESTE); Marina S. Castellano (UNIOESTE); Ariadne Farias (Univassouras - RJ e ISAE - Curitiba).
Endereço:
Informações: A questão ambiental tem sido, em tempos atuais, foco de análises dentro de diferentes áreas do conhecimento, sobretudo por conta dos problemas associados a esta temática e que afetam o dia a dia da sociedade. Tal perspectiva pode ser abordada dentro da Ciência Geográfica, uma vez que seu cerne está intimamente ligado a discussões ambientais. Assim, o Grupo de Trabalho tem como objetivo reunir autores e promover discussões que tenham como foco temas pertinentes à questão ambiental no estado do Paraná. As contribuições poderão abarcar as áreas de Biogeografia, Climatologia, Geomorfologia, Hidrografia e Pedologia.

Oficina/Minicurso:

Oficinas e Minicursos (a serem definidos).

Conferência de Encerramento:

Conferência de encerramento (título e palestrante a serem definidos).

Inscrições

Acesse o sistema para realizar a sua inscrição no evento XXVI Encontro de Geografia (ENGEO) e XX Encontro de Geografia do Sudoeste do Paraná (ENGESOP). Para isso, clique no ícone abaixo. Você será redirecionado a página de acesso ao sistema e poderá realizar a sua inscrição.

Acesse o Sistema

Caso você não tenha conta na Unioeste, clique no ícone abaixo e crie sua conta.
Após criar sua conta, poderá acessar o sistema e fazer sua inscrição.

Criar Conta

Tutorial para inscrição
Informações:

I Circular - ENGEO/ENGESOP - 08 de Dezembro de 2023
Grupos de Trabalho e normas para envio de trabalhos

E-mail para contato: evento.engeo2024@unioeste.br

Preencha este campo.
Form submission successful!
To activate this form, sign up at
Error sending message!