O Grupo de pesquisas Histedopr da Unioeste, historicamente ofertou ciclos
de estudos e debates contribuindo com a formação continuada de professores da
Educação Básica e do Ensino Superior da região Oeste e Sudoeste do Paraná. Com
a situação dramática de pandemia, devido à COVID-19, que nos levou ao
distanciamento social desde março de 2020, é um desafio para todas as áreas da
ciência apresentar proposições que contribuam para que as pessoas tenham
condições dignas de vida e continuidade de sua formação em períodos de
isolamento social. Também o trabalho
remoto, presente no cotidiano de todos, nos traz a possibilidade do uso de
plataformas online, para interlocução
com profissionais da educação e áreas afins. Dessa forma, o grupo de pesquisa
Histedopr pretende ofertar de abril a julho de 2021 o seguinte curso de
extensão: A Pedagogia Histórico-crítica, as políticas
educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Temos como objetivo realizar um debate
teoricamente sólido com os profissionais da educação para contribuir com as
redes de ensino e/ou sistemas educacionais que estão reelaborando seus
currículos e projetos de curso. Com esse propósito, atendemos as necessidades de formação
continuada e efetivamos o papel da universidade na difusão dos conhecimentos a
partir da atividade de extensão. Os encontros serão desenvolvidos com exposição
de professores da Unioeste e de outras Universidades do Brasil que discutem o
tema. Os debates e atividades serão dirigidas a partir de leitura prévia dos
textos indicados em cronograma específico para os cursistas. Os resultados que
se esperam são os de ampliar a articulação entre a Educação Básica e a
Universidade, assim como aprofundar estudos que fundamentam a reorganização dos
currículos. O Ciclo de debates terá um total de 40 horas, sendo 30 horas
destinas às atividades presenciais e 10 para leituras e aprofundamento teórico.
4 feiras 19h30 as 21h30h | PALESTRANTES (confirmados) | MEDIADOR | Titulo da fala | |
1 | 14/04 | Julia Malanchen, Neide da Silveira Duarte de | Apresentação do Ciclo e da Coletânea que | |
2 | 28/04 | Newton Duarte | Julia Malanchen | O que revelam e o que escondem as disputas sobre os |
3 | 12/05 | Lucinéia | Susyane K. T. de Souza | Políticas e Reformas Curriculares - A questão da BNCC para a Educação Infantil |
4 | 26/05 | Silvia Alves dos Santos e Debora | André Paulo Castanha | Base |
5 | 09/06 | Tiago Nicola Lavoura e Marise Nogueira | Sebastião Gonçalves Rodrigues | A dialética como fundamento didático da pedagogia |
6 | 23/06 | Carolina Nozella Gama e Ailton Cotrim | Joceli de Fatima Arruda Sousa | Abordagem crítico-superadora e Pedagogia |
7 | 07/07 | Neide | Lucia Terezinha Tureck | O que |
8 | 21/07 | Caroline Ricardo Eleutério dos Anjos | Joao Carlos da Silva | BNCC, Conceito de clássico, pedagogia |