O Evento

Neste ano de 2021 comemoramos o Centenário do Nascimento de Paulo
Freire, num momento histórico em que a opressão e a desumanização estão
acirradas, impulsionadas também pela pandemia do

novo corona
vírus. Neste contexto, com o objetivo geral comemorar os 100 de anos do nascimento deste educador, a fim de aprofundar
as contribuições do seu pensamento para o desvelamento de processos de
desumanização, organiza-se um coletivo com grupos de pesquisa, cursos de
licenciatura e bacharelado, instituições da educação básica, movimentos sociais
populares e organizações dos trabalhadores, e propõem-se a realização da Jornada do Centenário de Paulo Freire -
2020-2021
. Esta abriga, também, o II Enepuc – II Encontro Nacional das
Escolas Públicas do Campo, a XVI Semana da Educação Unioeste/Colégio Estadual
Mário de Andrade, a III Semana de Integração dos Colégios Estaduais Mário de
Andrade, Arnaldo Busato/Verê e Telmo Muller/Marmeleiro, sob o lema “Paulo
Freire Vive!”


Eixos Temáticos: 


1-Paulo
Freire: aspectos educacionais, filosóficos, políticos e culturais: 

Resistência e política na obra
de Paulo Freire. A Pedagogia crítica de
Paulo Freire. Filosofia da educação em Paulo Freire, influências
marxistas, fenomenologia, existencialismo, filosofia anticolonialista.
Luta contra o modelo bancário de educação. Aprendizagem como
vivência cotidiana, cultural e criativa dos sujeitos. (Todos os
trabalhos que se relacionam com Paulo Freire devem ser inscritos
neste Eixo).





2- Escola,
formação de professores e práticas pedagógicas:

 Formação inicial e continuada
de professores, experiências e práticas.
Formação de professores nas políticas públicas e educacionais.
Programas nacionais, estaduais e locais de formação continuada de
professores. Experiências e práticas pedagógicas de diferentes níveis
e modalidades como Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino
Médio, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e
Ensino Técnico Profissionalizante.





3- Educação, sociedade e
cultura:

A atuação do
Estado na perspectiva da garantia da Educação como

direito
social e subjetivo, na educação escolar e não escolar. As

reformas
educacionais neoliberais e seus impactos na organização

curricular e
nos processos formativos. Processos sociais, educativos

e políticos
das juventudes das classes populares no contexto

contemporâneo.
Trabalhos e projetos que envolvam território, cultura

e identidade
dos sujeitos em suas especificidades etnicamente

diferenciadas,
saberes dos povos e comunidades tradicionais. As

identidades
de gênero e sexualidades e a participação das comunidades LGBTQIA+.

A educação
escolar das pessoas com deficiência, os processos educativos e as
possibilidades pedagógicas da educação inclusiva e as políticas públicas desta
modalidade
educacional.


 


 




4-
Educação Popular, Educação do Campo e Movimentos Sociais:


 Políticas públicas e seus
processos relacionados com a Educação
do/no Campo. Resistências na Educação do/no Campo. Educação
do/no Campo, agroecologia e desenvolvimento local. Organização
das práticas pedagógicas nas escolas do campo (indígenas e
quilombola) das águas e das florestas e suas especificidades.
Reflexões teórico-práticas do fazer pedagógico e as experiências dos
processos educativos. Experiências educacionais em Movimentos
Sociais e Organizações Sociais Populares.

INSCRIÇÕES PARA SUBMISSÃO DE

 TRABALHOS: 


O prazo final para o

 envio de trabalhos será no dia

05 de setembro de 2021!


 


















Em relação às taxas de
inscrição:



Participação de professores
e estudantes de pós-graduação, professores de graduação e professores da
Educação Básica - com apresentação de trabalho



 R$ 30,00



Participação de
estudantes de ensino médio, ensino profissionalizante  e ensino superior com apresentação de
trabalho



Não haverá cobrança
– necessário enviar declaração de matrícula



Participação como
ouvinte



Não haverá cobrança



 

Para quem vai publicar e
apresentar o seu trabalho, de acordo com os critérios acima expostos, tem um
custo de R$30,00. 

O pagamento deve ser feito em forma de depósito e/ou
transferência para: Banco: Caixa Econômica Federal (104) Agência 0601 Operação
006 Conta Corrente 71052-7 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE
FB. 

Enviar o comprovante do depósito/transferência para:
paulofreirecentenario21@gmail.com 

Indique no e-mail o nome completo de quem se
refere a inscrição!



 



Confira a programação do evento:

Sep 13, 2021

Mesa Redonda:

Atualidade de Paulo Freire em relação ao Cenário que estamos vivendo..
Horário: 8:00:00 AM às 10:00:00 AM
Local: |
Endereço:
Informações: Mesa Redonda com as Instituições de Ensino, os Movimentos Sociais Populares e Organizações sobre a atualidade de Paulo Freire em relação ao cenário que estamos vivendo: pandemia, desemprego, governos com agendas neoliberais, desmonte de direitos e pautas neoconservadoras.


Cerimônia de Abertura:

Cerimônia de Abertura da Jornada do Centenário de Paulo Freire.
Horário: 8:00:00 AM às 8:30:00 AM
Local: |
Endereço:
Informações: Sujeitos que são parte das instituições, escolas e organizações populares promotoras da Jornada, fazem us da palavra e trazem os objetivos e a intencionalidade destes eventos: Jornada do Centenário de Paulo Freire - 2020-2021 Paulo Freire Vive! II Enepuc – II Encontro Nacional das Escolas Públicas do Campo; XVI Semana da Educação Unioeste/Colégio Estadual Mário de Andrade; III Semana de Integração dos Colégios Estaduais Mário de Andrade, Arnaldo Busato/Verê e Telmo Muller/Marmeleiro.


Mesa Redonda:

O caminho interativo do Poetizando Paulo Freire II: Freireando com Arte.
Horário: 7:30:00 PM às 9:30:00 PM
Local: |
Endereço:


Sep 14, 2021

Palestra:

Centenário de Paulo Freire: o legado deste educador para a Educação.
Horário: 8:00:00 AM às 10:30:00 AM
Local: |
Endereço:


Palestra:

Paulo Freire na América Latina e a Educação Popular .
Horário: 7:30:00 PM às 9:30:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: La praxis de Paulo Freire nos invita a la relectura de la pedagogía latinoamericana. Sus propuestas pedagógicas produjeron rupturas no solo en la educación de jóvenes y adultos, sino también para pensar la educación como práctica política. La potencialidad de sus categorías pedagógicas tienen vigencia para interpelar las prácticas educativas en "Nuestramérica!, particularmente, aquellas que revitalizan miradas conservadoras y tecnocráticas de la educación. A práxis de Paulo Freire nos convida à releitura da Pedagogia Latinoamericana. Suas propostas pedagógicas produziram rupturas não só na Educação de Jovens e Adultos, mas também para pensar a educação como prática política. A potencialidade de suas categorias pedagógicas tem a atualidade para interpelar as práticas educativas em “Nossamérica”! Particularmente aquelas que revitalizam dimensões conservadoras e tecnocráticas da educação.


Sep 15, 2021

Minicurso:

A educação indígena e a educação escolar indígena no Paraná: desafios e perspectivas. Alexandro da Silva - Povo Guarani Nhandeva - Prof. Indígena - UEL. Gilza Pereira - Povo Kaingang, doutoranda em Serviço Social e Política Social – UEL..
Horário: 8:00:00 AM às 10:00:00 AM
Local: |
Endereço:
Informações: Educação Indígena e Educação Escolar Indígena. Política de educação escolar indígena no Brasil. A escola indígena como espaço de direito e de resistência. A educação superior indígena como estratégia de afirmação cultural e a universidade como território de resistência.


Minicurso:

Ações Afirmativas para Ingresso no Ensino Superior: Avanços e Retrocessos. Prof. Me. Claudia Cristina Borba de Barros da Rosa - UNIOESTE..
Horário: 8:00:00 AM às 10:00:00 AM
Local: |
Endereço:
Informações: Abordaremos qual foi a trajetória das políticas públicas de ações afirmativas em nosso país, dando ênfase nas que tratam do ingresso no ensino superior. Buscando analisar, contextualizar o momento histórico que estas políticas foram implementadas e o tensionamento provocado pelos movimentos sociais organizados para a constituição das mesmas. Traremos avanços e retrocessos dessa implementação (2012-2016) e os desafios que o novo momento social nos impõe.


Minicurso:

Alfabetização com método Multissensorial Fonovisuoarticulatório (Boquinhas) na Educação Especial. Prof. Maria Helena dos Santos Fonseca. SEED/APAE - Mangueirinha..
Horário: 8:00:00 AM às 10:00:00 AM
Local: |
Endereço:
Informações: Definição da deficiência intelectual para o DSM-V, e sua classificação em níveis de gravidade, uma breve discussão a respeito das defasagens e da elevada importância com que essa tem sido tratada. O que é importante considerar, quando se trata da alfabetização da pessoa com deficiência intelectual, com paralisia cerebral, quando esta não fala e não tem movimentos motores, e ainda possui defasagem cognitiva. A importância da sondagem e do plano de atendimento individualizado. Abordando brevemente a importância da estimulação e da neuroplasticidade cerebral, para o avanço na aprendizagem. Enfim o que o método multissensorial( fonovisuoarticulatório tem a oferecer como método de ensinagem para que essa aprendizagem aconteça.


Minicurso:

Consciência Fonológica: Precursora na aquisição do Sistema de Escrita Alfabética. Prof. Carmen Luzia Mendes Pereira. Diretora Escolar Pedagógica na Escola Municipal Nossa Senhora do Sagrado Coração - SMED - FB..
Horário: 8:00:00 AM às 10:00:00 AM
Local: |
Endereço:
Informações: Os últimos estudos da Neurociência apontam que a criança apresenta seu maior potencial de apropriação do conhecimento humano dos 0 aos 6 anos de idade, nessa fase as vias auditivas e visuais possuem maior desenvolvimento. A Consiência Fonológica tem se destacado como uma forma de organização das habilidades da nossa língua oral, captadas pela audição. Essa compreensão pode auxiliar no manejo pedagógico quanto as dificuldades no percurso da aquisição do SEA. A Consciência Fonológica deve ser desenvolvida e compreendida, como processo de antecipação da leitura e da escrita.


Minicurso:

Contribuições de Paulo Freire para a Didática e formação de professores. Prof. Dra. Franciele Soares dos Santos - UNIOESTE..
Horário: 8:00:00 AM às 10:00:00 AM
Local: |
Endereço:
Informações: Paulo Freire demonstrou ao longo de suas obras a possibilidade e a necessidade de formar educadores progressista que possam assumir e constituir em um compromisso ético com a educação. Assim, o minicurso tem o objetivo de realizar reflexões sobre as contribuições e atualidade da pedagogia libertadora para a didática e a formação de educadores, situando estas num paradigma contra-hegemônico.


Minicurso:

Estratégias de leitura e escrita científicas. Prof. Dr. Carlos Antonio Bonamigo - UNIOESTE..
Horário: 8:00:00 AM às 10:00:00 AM
Local: |
Endereço:
Informações: Diretrizes de análise e interpretação de texto científico. Organização do sumário provisório. Realização inventário bibliográfico. Leituras exploratória. Leituras sistemáticas. Fichamentos. Estratégia de escrita. Elaboração de texto teórico.


Minicurso:

História oral: conceitos e organização do processo de pesquisa. Prof. Dr. Dhênis Rosina - UNIOESTE..
Horário: 8:00:00 AM às 10:00:00 AM
Local: |
Endereço:
Informações: O curso tem como objetivo apresentar os pressupostos e os gêneros que orientam as pesquisas em história oral. A elaboração de projetos e os procedimentos práticos da história oral: os sujeitos, a entrevista e os processos de transcrição e transcriação. Por fim, será apresentado o conceito de “estilhas da narrativa” como proposta para a construção de narrativas que considerem a voz do narrador na composição do texto acadêmico.


Minicurso:

Música e/na Educação Infantil. Mestranda Juliane de Almeida Lino - UNIOESTE..
Horário: 8:00:00 AM às 10:00:00 AM
Local: |
Endereço:
Informações: O objetivo deste minicurso é proporcionar um espaço de reflexão acerca do uso da música em sala de aula, além de práticas, referências e repertórios que auxiliem no fazer música com as crianças. Trata-se de pensar em formas de se trabalhar a Música em sala de aula com as crianças da Educação Infantil.


Minicurso:

O método Montessori e sua aplicação no CMEI Diva Martins.
Horário: 8:00:00 AM às 10:00:00 AM
Local: |
Endereço:


Minicurso:

O sujeito e os movimentos culturais: uma leitura a partir da obra de Alain Touraine. Prof. Dr. Eduardo Nunes Jacondino - UNIOESTE..
Horário: 8:00:00 AM às 10:00:00 AM
Local: |
Endereço:
Informações: O mini curso retratará a questao do sujeito e doa movimentos culturais, retratados sob o ponto de vista do sociólogo Alain Touraine. Touraine, francês, é um sociologoa wue ficou conhecido por cunhar o termo: "sociedades pós-industriais", para se referir às mudancas atitudunais que passam a compor o cotidiano social, a partir dos anos 1960. Estuda o tema do sujeito, tomado enquanto ação (feita pelo indivíduo ou por um grupo), no sentido da produção de si e ou do enfrentamento das diversas formas de dominação, discriminação, etc, existentes. O conceito de movimentos culturais se relaciona a temas que envolvem grupos específicos, da sociedade: o tema da negritude, de gênero, indígena, que envolve a sexualidade humana (homossexuais), etc...


Minicurso:

Ocupações escolares, seu legado para os movimentos da juventude. Me. Franciele Maria David - SEED..
Horário: 8:00:00 AM às 10:00:00 AM
Local: |
Endereço:
Informações: Em 2016, o Paraná foi palco de intensas manifestações estudantis. Estudantes secundaristas e universitários, ocuparam Escolas, Universidades, Núcleos regionais de educação, totalizando 1022 estabelecimentos de Ensino Público, contra a Reforma do Ensino Médio, PEC dos gastos, dentre outras reivindicações. Este minicurso objetiva discutir, os impactos deste movimento e sua relevância para o movimento estudantil.


Minicurso:

Planejamento coletivo Interdisciplinar na escola pública do campo - Me. Ana Mariele dos Santos Lüdke - SEED; Me. Rosane Berté - SEED/UNIOESTE..
Horário: 8:00:00 AM às 10:00:00 AM
Local: |
Endereço:
Informações: O minicurso pretende demonstrar como se organiza o planejamento coletivo interdisciplinar nas escolas públicas do campo. Nesta perspectiva, o planejamento agrega a concepção de currículo que contempla os documentos norteadores (BNCC, Referencial Curricular do Estado do Paraná, Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná) e a especificidade da escola do campo (Dossiê do Inventário da Realidade); prioriza a interdisciplinaridade desde o objeto da realidade e dos conceitos das diferentes disciplinas; enfoca o trabalho metodológico de cada disciplina e finaliza com a socialização dos conteúdos estudados ao longo do trimestre para toda a escola.


Minicurso:

Por uma docência de formação: Paulo Freire, Filosofia e arte. Prof. Dra. Vanessa Furtado Fontana - UNIOESTE..
Horário: 8:00:00 AM às 10:00:00 AM
Local: |
Endereço:
Informações: O minicurso debate a necessidade de mudança de paradigma do professor diante da pressão de uma formação técnica e desumanizada. Paulo Freire fala da emancipação dos sujeitos que só será possível, como diz Marilena Chauí, com uma docência de formação. A filosofia e a arte são colaboradoras nesse processo de uma educação que desperte o pensamento reflexivo.


Minicurso:

Roda de Terapia Comunitária Integrativa: "A leitura do mundo precede a leitura da palavra" - O COVID e o viver. Me. Maria José Mendonca de Góis - Instituto Criar e Compartilhar e Prof. Dra. Cecília Maria Ghedini - UNIOESTE..
Horário: 8:00:00 AM às 10:00:00 AM
Local: |
Endereço:
Informações: A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é uma prática terapêutica coletiva que envolve os membros da comunidade numa atividade de construção de redes sociais solidárias para a promoção da vida e mobilização dos recursos e competências dos indivíduos, famílias e comunidades. Essa prática foi criada pelo psiquiatra brasileiro Dr. Adalberto de Paula Barreto e incluída em 2017 na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Os eixos teóricos da TCI vão ao encontro do desenvolvimento dos domínios do “florescimento humano” compreendido como “um estado em que todos os aspectos da vida de uma pessoa são bons ou um completo bem-estar humano”. Diante do cenário mundial de isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e de suas inevitáveis consequências para a saúde pública, torna-se de fundamental importância articular recursos para o seu enfrentamento, especialmente no campo da saúde mental.


Minicurso:

Trabalhando a leitura na Alfabetização. Prof. Dra. Janete Ritter - UNIOESTE; Valquiria Kauana Oliveira da Cruz Pereira e Estéfani de Oliveira Ribeiro - graduandas Pedagogia - Unioeste - Cascavel..
Horário: 8:00:00 AM às 10:00:00 AM
Local: |
Endereço:
Informações: O curso irá apresentar proposições de como elaborar livrinhos de leitura, partindo da pseudo-leitura e apontando os possíveis componentes curriculares a eles ligados, assim como as possibilidades de trabalho com a leitura na forma remota e/ou presencial.


Minicurso:

A contribuição dos Núcleos Setoriais na ação pedagógica da Escola do Campo. Doutoranda Maristela Solda - UNIOESTE..
Horário: 2:00:00 PM às 4:00:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: O objetivo deste minicurso, é apresentar os Núcleos Setoriais como um dos elementos para ampliar a ação pedagógica na Escola do Campo, buscando subsídios no entorno da escola, na história da comunidade, no seu vínculo com a produção agrícola e agropecuária, bem como aspectos da vivência escolar e assim propor atividades que objetivam trazer o conhecimento científico para a prática a partir de construções interdisciplinares.


Minicurso:

Ações Afirmativas para Ingresso no Ensino Superior: Avanços e Retrocessos. Prof. Me. Claudia Cristina Borba de Barros da Rosa - UNIOESTE..
Horário: 2:00:00 PM às 4:00:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: Abordaremos qual foi a trajetória das políticas públicas de ações afirmativas em nosso país, dando ênfase nas que tratam do ingresso no ensino superior. Buscando analisar, contextualizar o momento histórico que estas políticas foram implementadas e o tensionamento provocado pelos movimentos sociais organizados para a constituição das mesmas. Traremos avanços e retrocessos dessa implementação (2012-2016) e os desafios que o novo momento social nos impõe.


Minicurso:

Alfabetização e linguagem: o que dizem as legislações brasileiras. Prof. Dra. Karin Cozer de Campos E Prof. Dra. Roseli de Fátima Rech Pilonetto – UNIOESTE..
Horário: 2:00:00 PM às 4:00:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: A partir das seguintes questões: “É possível e é sugerido alfabetizar na educação infantil? Até quando a criança precisa estar alfabetizada nos anos iniciais?”, objetivamos discutir o que as legislações brasileiras orientam sobre a alfabetização e linguagem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental para a prática pedagógica.


Minicurso:

As hortas comunitárias: caminho de solidariedade em tempos de pandemia. Prof. Dr. Ricardo Callegari - Comitê Resistência e Solidariedade..
Horário: 2:00:00 PM às 4:00:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: As hortas comunitárias (urbanas ou rurais) melhoram a relação da comunidade com a região e ajudam na complementação da alimentação para famílias em situação de vulnerabilidade social. Também possibilitam a socialização entre os moradores do entorno, fortalecendo o convívio social, além de proporcionarem mais conexão com a natureza, ressaltando a importância da preservação do meio ambiente. Como começar uma horta? Quais os primeiros passos? O que preciso saber? Vamos conversar sobre isso em nosso minicurso.


Minicurso:

Contribuições de Paulo Freire para a Didática e formação de professores. Prof. Dra. Franciele Soares dos Santos - UNIOESTE..
Horário: 2:00:00 PM às 4:00:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: Paulo Freire demonstrou ao longo de suas obras a possibilidade e a necessidade de formar educadores progressistas que possam assumir um compromisso ético com a educação. Assim, o minicurso tem o objetivo de realizar reflexões sobre as contribuições e atualidade da pedagogia libertadora para a didática e a formação de educadores, situando estas num paradigma contra-hegemônico.


Minicurso:

EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA: DESAFIOS DA DOCÊNCIA A FAVOR DA VIDA. Prof. Me. Gisele Arendt Pimentel - Pedagoga e Psicopedagoga. Consultora Pedagógica – Lúmia Soluções Educacionais. SMECE – Francisco Beltrão..
Horário: 2:00:00 PM às 4:00:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: Objetivo geral: Discutir sobre as possibilidades de promoção de uma Educação Sexual Emancipatória frente à BNCC considerando o contexto pandêmico, o aumento da violência doméstica e de gênero, bem como as formas de atenção e prevenção à Violência Sexual contra crianças.


Minicurso:

Estratégias de leitura e escrita científicas. Prof. Dr. Carlos Antonio Bonamigo - UNIOESTE..
Horário: 2:00:00 PM às 4:00:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: Diretrizes de análise e interpretação de texto científico. Organização do sumário provisório. Realização inventário bibliográfico. Leituras exploratória. Leituras sistemáticas. Fichamentos. Estratégia de escrita. Elaboração de texto teórico.


Minicurso:

História oral: conceitos e organização do processo de pesquisa. Prof. Dr. Dhênis Rosina - UNIOESTE.
Horário: 2:00:00 PM às 4:00:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: O curso tem como objetivo apresentar os pressupostos e os gêneros que orientam as pesquisas em história oral. A elaboração de projetos e os procedimentos práticos da história oral: os sujeitos, a entrevista e os processos de transcrição e transcriação. Por fim, será apresentado o conceito de “estilhas da narrativa” como proposta para a construção de narrativas que considerem a voz do narrador na composição do texto acadêmico.


Minicurso:

As hortas comunitárias: caminho de solidariedade em tempos de pandemia. Prof. Dr. Ricardo Callegari - Comitê Resistência e Solidariedade..
Horário: 7:00:00 PM às 9:30:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: As hortas comunitárias (urbanas ou rurais) melhoram a relação da comunidade com a região e ajudam na complementação da alimentação para famílias em situação de vulnerabilidade social. Também possibilitam a socialização entre os moradores do entorno, fortalecendo o convívio social, além de proporcionarem mais conexão com a natureza, ressaltando a importância da preservação do meio ambiente. Como começar uma horta? Quais os primeiros passos? O que preciso saber? Vamos conversar sobre isso em nosso minicurso.


Minicurso:

A educação indígena e a educação escolar indígena no Paraná: desafios e perspectivas. Alexandro da Silva - Povo Guarani Nhandeva - Prof. Indígena - UEL. Gilza Pereira - Povo Kaingang, doutoranda em Serviço Social e Política Social – UEL..
Horário: 7:30:00 PM às 9:30:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: Educação Indígena e Educação Escolar Indígena. Política de educação escolar indígena no Brasil. A escola indígena como espaço de direito e de resistência. A educação superior indígena como estratégia de afirmação cultural e a universidade como território de resistência.


Minicurso:

Consciência Fonológica: Precursora na aquisição do Sistema de Escrita Alfabética. Prof. Carmen Luzia Mendes Pereira. Diretora Escolar Pedagógica na Escola Municipal Nossa Senhora do Sagrado Coração - SMED - FB..
Horário: 7:30:00 PM às 9:30:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: Os últimos estudos da Neurociência apontam que a criança apresenta seu maior potencial de apropriação do conhecimento humano dos 0 aos 6 anos de idade, nessa fase as vias auditivas e visuais possuem maior desenvolvimento. A Consiência Fonológica tem se destacado como uma forma de organização das habilidades da nossa língua oral, captadas pela audição. Essa compreensão pode auxiliar no manejo pedagógico quanto as dificuldades no percurso da aquisição do SEA. A Consciência Fonológica deve ser desenvolvida e compreendida, como processo de antecipação da leitura e da escrita.


Minicurso:

EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA: DESAFIOS DA DOCÊNCIA A FAVOR DA VIDA. Prof. Me. Gisele Arendt Pimentel - Pedagoga e Psicopedagoga. Consultora Pedagógica – Lúmia Soluções Educacionais. SMECE – Francisco Beltrão..
Horário: 7:30:00 PM às 9:30:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: Objetivo geral: Discutir sobre as possibilidades de promoção de uma Educação Sexual Emancipatória frente à BNCC considerando o contexto pandêmico, o aumento da violência doméstica e de gênero, bem como as formas de atenção e prevenção à Violência Sexual contra crianças.


Minicurso:

Escolas das Águas: gestão, trabalho pedagógico e diversidade - Prof. Dr. Washington Cesar Shoiti Nozu - UFGD.
Horário: 7:30:00 PM às 9:30:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: Este minicurso almeja apresentar as especificidades das Escolas das Águas do Pantanal corumbaense, particularmente quanto à gestão, ao trabalho pedagógico e à diversidade dos estudantes, dos tempos e dos espaços educativos. Nesse processo, evidenciam-se desafios, barreiras e possibilidades para a escolarização de crianças e de adolescentes pantaneiros em unidades de ensino localizadas em regiões de difícil acesso, cuja dinâmica da vida social é influenciada pelos ciclos de cheia e de seca da planície pantaneira.


Minicurso:

Ferramentas digitais para o ensino com ênfase na Deficiência Visual. Edna Aparecida da Silva - o CAP -Centro de Pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual – NRE de Francisco Beltrão - PR.
Horário: 7:30:00 PM às 9:30:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: O minicurso tem como objetivo apresentar uma introdução aos recursos digitais necessários para que a pessoa com deficiência visual utilize computadores e dispositivos móveis com autonomia. Os leitores de tela são programas que têm como objetivo principal converter informações textuais apresentadas visualmente na tela de um computador ou dispositivo móvel em áudio por meio de um sintetizador de voz. Eles permitem que pessoas com deficiência visual ou com dificuldades de ler materiais impressos tenham acesso a textos escritos. Mas, seu funcionamento adequado, depende em grande medida da forma como os documentos, softwares ou páginas da web são construídos. Neste minicurso, abordaremos a acessibilidade nos textos de world direcionados para alunos com deficiência visual.


Minicurso:

Identificando Violências: como encontrar ajuda.Pedagogas: Jéssica Fernandes da Silva, Ana Paula Borsoi e Ana Cláudia Pansera - NEDIJ - UNIOESTE..
Horário: 7:30:00 PM às 9:30:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: O minicurso intitulado "Identificando Violências: como encontrar ajuda" tem por objetivo discutir o panorama histórico das violências em solo brasileiro, fazendo distinção dos diversos tipos de violência, focando principalmente naquelas acometidas com crianças e adolescentes, os impactos psicológicos e, sobretudo, como identificar e agir no momento de constatação ou suspeita de violência."


Minicurso:

Música e/na Educação Infantil. Mestranda Juliane de Almeida Lino - UNIOESTE..
Horário: 7:30:00 PM às 9:30:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: O objetivo deste minicurso é proporcionar um espaço de reflexão acerca do uso da música em sala de aula, além de práticas, referências e repertórios que auxiliem no fazer música com as crianças. Trata-se de pensar em formas de se trabalhar a Música em sala de aula com as crianças da Educação Infantil.


Minicurso:

Neurociência e Aprendizagem: O brincar e a criança. Prof. Mayara Regina Corte Pereira - Psicopedagoga Clínica e Institucional..
Horário: 7:30:00 PM às 9:30:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: A neurociência faz uma menção importantíssima para a aprendizagem, e compreender como isso acontece é fundamental para o trabalho do professor, principalmente quando nos referimos ao brincar, papel de fundamental importância na infância e suas inferências na aprendizagem.


Minicurso:

O sujeito e os movimentos culturais: uma leitura a partir da obra de Alain Touraine. Prof. Dr. Eduardo Nunes Jacondino - UNIOESTE..
Horário: 7:30:00 PM às 9:30:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: O mini curso retratará a questao do sujeito e doa movimentos culturais, retratados sob o ponto de vista do sociólogo Alain Touraine. Touraine, francês, é um sociologoa wue ficou conhecido por cunhar o termo: "sociedades pós-industriais", para se referir às mudancas atitudunais que passam a compor o cotidiano social, a partir dos anos 1960. Estuda o tema do sujeito, tomado enquanto ação (feita pelo indivíduo ou por um grupo), no sentido da produção de si e ou do enfrentamento das diversas formas de dominação, discriminação, etc, existentes. O conceito de movimentos culturais se relaciona a temas que envolvem grupos específicos, da sociedade: o tema da negritude, de gênero, indígena, que envolve a sexualidade humana (homossexuais), etc...


Minicurso:

Planejamento coletivo Interdisciplinar na escola pública do campo. Me. Ana Mariele dos Santos Lüdke - SEED; Me. Rosane Berté - SEED/UNIOESTE..
Horário: 7:30:00 PM às 9:30:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: O minicurso pretende demonstrar como se organiza o planejamento coletivo interdisciplinar nas escolas públicas do campo. Nesta perspectiva, o planejamento agrega a concepção de currículo que contempla os documentos norteadores (BNCC, Referencial Curricular do Estado do Paraná, Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná) e a especificidade da escola do campo (Dossiê do Inventário da Realidade); prioriza a interdisciplinaridade desde o objeto da realidade e dos conceitos das diferentes disciplinas; enfoca o trabalho metodológico de cada disciplina e finaliza com a socialização dos conteúdos estudados ao longo do trimestre para toda a escola.


Minicurso:

Por uma docência de formação: Paulo Freire, Filosofia e arte. Prof. Dra. Vanessa Furtado Fontana - UNIOESTE..
Horário: 7:30:00 PM às 9:30:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: O minicurso debate a necessidade de mudança de paradigma do professor diante da pressão de uma formação técnica e desumanizada. Paulo Freire fala da emancipação dos sujeitos que só será possível, como diz Marilena Chauí, com uma docência de formação. A filosofia e a arte são colaboradoras nesse processo de uma educação que desperte o pensamento reflexivo.


Minicurso:

Roda de Terapia Comunitária Integrativa: "A leitura do mundo precede a leitura da palavra" - O COVID e o viver. Me. Maria José Mendonca de Góis - Instituto Criar e Compartilhar e Prof. Dra. Cecília Maria Ghedini - UNIOESTE..
Horário: 7:30:00 PM às 9:30:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é uma prática terapêutica coletiva que envolve os membros da comunidade numa atividade de construção de redes sociais solidárias para a promoção da vida e mobilização dos recursos e competências dos indivíduos, famílias e comunidades. Essa prática foi criada pelo psiquiatra brasileiro Dr. Adalberto de Paula Barreto e incluída em 2017 na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Os eixos teóricos da TCI vão ao encontro do desenvolvimento dos domínios do “florescimento humano” compreendido como “um estado em que todos os aspectos da vida de uma pessoa são bons ou um completo bem-estar humano”. Diante do cenário mundial de isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e de suas inevitáveis consequências para a saúde pública, torna-se de fundamental importância articular recursos para o seu enfrentamento, especialmente no campo da saúde mental.


Minicurso:

Técnicas de narração de histórias infantis. Prof. Daniela Dall Orsoletta..
Horário: 7:30:00 PM às 9:30:00 PM
Local: |
Endereço:


Sep 16, 2021

Comunicação Oral:

Comunicação Oral e Relato de Experiência - Eixo 1: Paulo Freire: aspectos educacionais, filosóficos, políticos e culturais.
Horário: 8:00:00 AM às 10:00:00 AM
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Endereço:


Comunicação Oral:

Comunicação Oral e Relato de Experiência: Eixo 3 - Educação, sociedade e cultura..
Horário: 8:00:00 AM às 11:00:00 AM
Local: |
Endereço:


Comunicação Oral:

Comunicação Oral e Relato de Experiência: Eixo 4 - Educação Popular, Educação do Campo e Movimentos Sociais.
Horário: 8:00:00 AM às 11:00:00 AM
Local: |
Endereço:


Comunicação Oral:

Comunicação Oral e Relato de Experiências - Eixo 2: Escola, formação de professores e práticas pedagógicas..
Horário: 8:00:00 AM às 11:00:00 AM
Local: |
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Comunicação Oral:

Comunicação Oral e Relato de Experiência - Eixo 1: Paulo Freire: aspectos educacionais, filosóficos, políticos e culturais.
Horário: 2:00:00 PM às 4:00:00 PM
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Endereço:


Comunicação Oral:

Comunicação Oral e Relato de Experiência: Eixo 4 - Educação Popular, Educação do Campo e Movimentos Sociais.
Horário: 2:00:00 PM às 5:00:00 PM
Local: |
Endereço:


Comunicação Oral:

Comunicação Oral e Relato de Experiências: Eixo 2 - Escola, formação de professores e práticas pedagógicas.
Horário: 2:00:00 PM às 5:00:00 PM
Local: |
Endereço:


Palestra:

A Educação do Campo e as políticas educacionais: desafios aos sistemas e Escolas Públicas do Campo no Brasil. Prof. Dr. Willian Simões - UFFs.
Horário: 7:30:00 PM às 10:00:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: Retomada de algumas conquistas da Educação do Campo no campo das políticas públicas educacionais no Brasil e nas regiões como legado e potência de nossa história; Alguns elementos da conjuntura atual e os desafios para o desenvolvimento de políticas em diferentes escalas; Ausências do Estado, políticas urbanocentradas, políticas de nuclearização e fechamento de escolas. Como o processos das escolas podem fazer/e fazem política no contexto atual?


Sep 17, 2021

Mesa Redonda:

Novas Gerações com Paulo Freire – desafios aos Jovens estudantes e sua organização.
Horário: 8:00:00 AM às 11:00:00 AM
Local: |
Endereço:
Informações: Mesa Redonda: Novas Gerações com Paulo Freire - com a participação de jovens dos Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Magistério, dos Movimentos Sociais e Organizações Populares que promovem a Jornada, num diálogo sobre os embates atuais vividos pelas novas gerações, seus desafios e perspectivas, e os horizontes possíveis, tendo-se em conta o legado de Paulo Freire.


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Modelos para Trabalhos:


Resumo Expandido
Relato de Experiência
Trabalho Completo
Normas de Submissão de Trabalhos
Ensalamento Eixo 1
Ensalamento Eixo 2
Ensalamento Eixo 3
Ensalamento Eixo 4

Informações


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Anais do Evento
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E-mail para contato: cecilia.ghedini@unioeste.br