O Evento

A IX JURA 2022, “Por um projeto de país sem fome: agroecologia e reforma agrária”, a ser realizada no dia 2 de junho, está inserida na série de eventos nacionais que são realizados em diversas universidades brasileiras desde 2014, com o objetivo de divulgar e apoiar iniciativas de lutas dos diversos movimentos sociais pela democratização da terra.
Tal resistência se desdobra na manutenção e produção da vida das famílias envolvidas e, para além destas, na construção de uma sociedade mais justa desde a esfera social, econômica, política e educacional, pilares fundamentais para o exercício da democracia. Implica ainda, na produção agroecológica e na alimentação saudável e livre de agrotóxicos.
Diante da avaliação positiva da realização do evento na Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon, nos anos de 2018, 2019 e 2021 (virtual), a realização da IX JURA na instituição dará continuidade do envolvimento de diversos grupos de pesquisas, laboratórios de pesquisas e projetos de extensão, vinculados a graduação e a pós-graduação, e permitirá a socialização com um público mais abrangente dos debates em torno das questões que envolvem o espaço agrário, especialmente da mesorregião Oeste do Paraná e suas interconexões com outras escalas.
A realização justifica-se diante do quadro de desqualificação dos movimentos sociais de luta pela terra e pelo compromisso que a universidade pública tem perante a sociedade, especialmente na contribuição à redução das desigualdades presentes. Assim, a defesa da educação pública de qualidade articula a bandeira da luta pela terra em prol da construção de um projeto popular e soberano para o país. A expectativa com a realização do evento é possibilitar a divulgação para a comunidade acadêmica e externa da necessidade econômica e social da desconcentração fundiária, bem como, da importância que possuem os camponeses, indígenas e quilombolas na construção do bem comum, a relevância da produção agroecológica, a soberania alimentar e um país sem fome.

A programação à noite será transmitida pelo canal do YouTube do MST-PR

E transmissão de áudio pelo Poeira WebRádio

Confira a programação do evento:

2022-06-02 14:00:00.0

Minicurso:

História do movimento social de retomada da Terra Indígena Guasu Guavirá.
Horário: 2022-06-02 14:00:00.0 às 2022-06-02 17:00:00.0
Endereço: Rua Pernambuco, 1777 - UNIOESTE - Câmpus de Marechal Cândido Rondon
Informações: Ministrante: Adriano Benites, Guarani Nhandeva, Acadêmico de História, Unioeste – Marechal Cândido Rondon

Mística:

Por um projeto de país sem fome: agroecologia e reforma agrária (Paulo Alexandre Laskoski).
Horário: 2022-06-02 19:15:00.0 às 2022-06-02 19:25:00.0

Mesa Institucional:

Mesa de Abertura Institucional - Davi Félix Schreiner (UNIOESTE, Diretor do campus de Marechal Cândido Rondon).
Horário: 2022-06-02 19:25:00.0 às 2022-06-02 19:30:00.0

Lançamento:

Lançamento de livros sobre movimentos sociais de luta pela terra e reforma agrária.
Horário: 2022-06-02 19:30:00.0 às 2022-06-02 19:45:00.0

Mesa Redonda:

Por um projeto de país sem fome: agroecologia e reforma agrária.
Horário: 2022-06-02 19:45:00.0 às 2022-06-02 22:30:00.0
Endereço: Rua Pernambuco, 1777 - UNIOESTE - Câmpus de Marechal Cândido Rondon
Informações: Jhony Alex Luchmann – CAPA, Joelma Gomes de Queiroz – Rede Ecovida e Assentamento Valmir Mota-Cascavel, Alan Denizzar Limeira Coutinho – PPGDRS, coordenação da mesa: Renata Brasileiro Franco – PPGG/UFGD/GEOLUTAS

Inscrições

Acesse o sistema para realizar a sua inscrição no evento IX Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA): Por um projeto de país sem fome: agroecologia e reforma agrária. Para isso, clique no ícone abaixo. Você será redirecionado a página de acesso ao sistema e poderá realizar a sua inscrição.

Acesse o Sistema

Caso você não tenha conta na Unioeste, clique no ícone abaixo e crie sua conta.
Após criar sua conta, poderá acessar o sistema e fazer sua inscrição.

Criar Conta

Tutorial para inscrição