Curso de extensão: Pedagogia Histórico-Crítica e Ensino Fundamental
- Anos Iniciais: escola, currículo e didática
07/março - Apresentação da disciplina / curso
14/março 1. INTRODUÇÃO: A Pedagogia Histórico Crítica como uma teoria
pedagógica marxista da escola de ensino fundamental - anos
iniciais;
Mediador/a: José Claudinei
Lombardi
Dermeval Saviani (UNICAMP)
Newton Duarte (UNESP -
Araraquara)
21/março 2. Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia histórico-crítica
para a idade escolar e atividade de estudo: educação, ensino e
apropriação dos sistemas conceituais;
Mediador/a: Juliana Pasqualini
(Unesp - Araraquara)
Marilda Gonçalves Dias Facci
(UEM)
Célia Regina Silva (Unesp -
Bauru)
Raquel Elisabete de Oliveira
(Diretora de escola municipal em Jundiaí)
28/março 3. Inclusão dos alunos com deficiência nos anos iniciais do
ensino fundamental - a formação e a convivência com as igualdades
e diferenças: conceitos e categorias teóricas fundamentais da educação daspessoas com deficiência;
Mediador: Régis Henrique Silva
(Unicamp)
Anna Maria Lunardi Padilha
(Instituto de Pesquisas Heloísa Marinho - RJ)
Neide da Silveira Matos
(Unioeste - Cascavel)
Sonia Lopes Victor (UFES)
04/abril - Encontro de
debate com alunos (pós-graduação) / inscritos (cursos de extensão)
11/abril 4. Conteúdo e prática da alfabetização e ensino de línguas para
os anos iniciais do ensino fundamental;
Mediadora: Luciana Coutinho
UFSCar - Sorocaba)
Francisco Mazzeu (Unesp /
Araraquara)
Janaína de Souza (SME -
Limeira / PPGE Unicamp)
Ana Carolina Galvão Marsiglia
(UFES)
Adriana Franco (UEM)
18/abril 5. Conteúdo e prática do ensino de matemática para os anos
iniciais do ensino fundamental;
Mediadora: Julia Malanchen
(Unioeste - Foz do Iguaçu)
Leonete Dalla Vecchia Mazzaro
(SME Cascavel ; PPGE Unicamp)
Tcherly Juliane Bier de
Oliveira (SME Cascavel)
Susimeire Vivien Rosotti de
Andrade (Unioeste - Foz do Iguaçu)
25/abril 6. Conteúdo e prática das ciências da sociedade (História e
Geografia) para os anos iniciais do ensino fundamental: conceitos e
categorias teóricas fundamentais para o entendimento histórico, social e
territorial da humanidade;
Mediador: Vanessa Campos
Mariano Ruckstadler (Uenp)
Rodrigo Sarruge Molina (UFES)
Vera Alves Crispim Capucho
(SEDUC - Araçoiaba da Serra / SP)
Lígia Aparecida Ramos (SEDUC -
Ipaussu / SP)
02/maio 7. Conteúdo e prática das ciências da natureza para os anos
iniciais do ensino fundamental: conceitos e categorias teóricas
fundamentais do conhecimento da Natureza;
Mediador/a: Luciana Massi
(Unesp…)
Thalita Quatrochio Liporini
(UFT)
Júlia Mazinini Rosa
Marcela de Moraes Agudo (Unesp
- Botucatu)
09/maio - Encontro de debate com alunos (pós-graduação) / inscritos
(cursos de extensão)
16/maio 8. Conteúdo e prática do ensino de artes para os anos iniciais do
ensino fundamental: conceitos e categorias teóricas
fundamentais do conhecimento artístico;
Mediador/a: Anselmo de Alencar
Colares
Thiago Xavier de Abreu (UFG)
Janedalva Pontes Gondim (Univasf)
Maria Cristina da Rosa Fonseca
da Silva (Udesc)
23/maio 9. Conteúdo e prática da educação física para os anos iniciais do
ensino fundamental: conceitos e categorias teóricas
fundamentais da educação física;
Mediador: Tiago Nicola Lavoura
(Uesc - Ilhéus)
Melina Alves (UFPB)
David Romão Teixeira (UFRB)
Vicente Cabrera Calheiros
(UFT)
06/junho - 10. A gestão, planejamento e avaliação pedagógica da escola de
ensino fundamental - anos iniciais;
Mediadora: Célia Regina Silva
(Unesp - Bauru)
Georgyanna Andrea Silva Morais
(UEMA - Caxias)
Crislaine Fernandes (SME
Campinas ; PPGE Unicamp)
Claudia Pagnoncelli (SME
Cascavel)
José Vitor (SME Bauru)
13/junho 11. Formação inicial e continuada de professores para o ensino
Fundamental, anos iniciais: contribuições da Pedagogia
Histórico-Crítica
Mediadora: Rosimeri da Silva
Pereira ( UNIRIO)
Janaina Fernanda Gasparoto
Fusco/ Secretaria Municipal da Educação de Bauru (DPPPE)/ UNESP-Bauru
José Ricardo Andrade Ferreira
- Instituto de Educação Carmela Dutra (SEEDUC-RJ).
JOELMA ALBUQUERQUE (UFAL)
MÁRCIA MORSCHBACH (UFSM)
CELI Taffarel (UFBA E UFAL)
20/junho 12. CONCLUSÃO: a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e os
desafios da educação escolar brasileira no contexto atual.
Mediadora: Mara Regina Martins
Jacomeli e Régis Henrique Silva
Paulino José Orso (Unioeste /
Cascavel)
José Claudinei Lombardi
(Unicamp)
Frederico Jorge Ferreira Costa
(UECE)
27/06 ENCERRAMENTO