XX SEMANA DE PEDAGOGIA: EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA OU PARA O MERCADO?

INSCRIÇÕES

O Evento

XX SEMANA DE PEDAGOGIA: EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA OU PARA O
MERCADO?

Para abrir essa semana convidamos  a todos para participar de uma homenagem a nossa querida professora Janaina Almeida (in Memorian) juntamente com o lançamento póstumo do seu livro: “ Política Pública de Formação Continuada do Professor: O PDE no Paraná – Implicações no trabalho docente”  A Atividade será em formato Híbrido – Presencial no mini auditório da Unioeste/ Campus Foz do Iguaçu e com 

transmissão online por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=Y0um625SjFA 

Data: 20 de junho de 2022 Horário:  19h as 19h45

Convidamos a todos para a Conferência (online)  de abertura com o prof. Dr. Newton Duarte – Unesp/Araraquara. 

Data: 20 de junho de 2022 Horário: 20h 

Tema: EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA OU PARA O MERCADO? 

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=Y0um625SjFA


Confira a programação do evento:

2022-06-22 19:00:00.0

Minicurso:

PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE ARTE.
Horário: 2022-06-22 19:00:00.0 às 2022-06-22 22:00:00.0
Local: |
Endereço:
Informações: Pretendemos apontar as aproximações entre a perspectiva de desenvolvimento humano proposto pela Psicologia Histórico-Cultural e os desdobramentos evidenciados nas contribuições da Pedagogia Histórico-crítica. Neste cenário teórico-prático, buscaremos evidenciar as relações com as Artes Visuais para pensar a formação humana na escola, na disciplina artes e na formação do pedagogo. Ressalta-se que, embora as técnicas artísticas povoem o universo da educação escolar, poucas são as ações que ultrapassam a diversão e se somam à construção da educação estética como uma necessidade. Assim, para apreender o movimento de alienação atrelado à indústria cultural dois aspectos podem ser ressaltados como essenciais: a compreensão acerca do desenvolvimento do processo criador e o entendimento a respeito da produção, apreciação e circulação artística, bem como das relações estabelecidas com o mercado na sociedade capitalista.


Minicurso:

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A ABORDAGEM CONCEITUAL DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.
Horário: 2022-06-22 19:00:00.0 às 2022-06-22 22:00:00.0
Local: |
Endereço:
Informações: Para a realização desta atividade, objetivamos apresentar um estudo crítico acerca da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e da Pedagogia das Competências, fundamentados na Pedagogia Histórico-Crítica. Nesta oportunidade, avançaremos nas discussões a partir elementos levantados em pesquisa bibliográfica e documental recorrendo aos caminhos trilhados pelas políticas públicas educacionais considerando a influência privatista para planejar a formação dos trabalhadores. A proposta tem o intuito de expor como a hegemonia dominante busca contemplar seus interesses, condicionando, inclusive, a atuação do docente nas formas pragmáticas e utilitárias. Tendo em vista o momento atual que vivenciamos, entendemos ser fundamental a socialização de pesquisas voltadas para as propostas que direcionam as licenciaturas e a formação das novas gerações.


Minicurso:

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM POLÍTICA EDUCACIONAL NA ÁREA DO FINANCIAMENTO: UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA/ QUALITATIVA E AS NORMAS DA ABNT.
Horário: 2022-06-22 19:00:00.0 às 2022-06-22 22:00:00.0
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Endereço:
Informações: Este Minicurso tem como objetivo articular as discussões sobre o campo da política educacional na área do financiamento a partir de uma abordagem quantitativa/qualitativa com as normas da ABNT a fim de relacionar a área educacional com o processo investigativo do desenvolvimento de uma pesquisa. Assim, entendemos que as discussões entre discentes da graduação e pós-graduação, no que se refere ao campo da política educacional, são importantes, pois essa área de estudos e pesquisas atravessa a formação das licenciaturas representando, portanto, uma área de conhecimento fundamental no processo de formação de professores. A execução do Minicurso será ofertada em 2 momentos: no primeiro momento iremos articular método de pesquisa e procedimentos metodológicos a partir da abordagem quantitativa/qualitativa e em um segundo momento apresentar-se-á a importância dos procedimentos das normas e regras da ABNT para elaboração de pesquisas no campo educacional.


Minicurso:

Um pouco de Legislação, conceitos de integração, exclusão, segregação, inclusão no percurso histórico sob o ponto de vista de um deficiente físico (cadeirante - mielomeningocele.
Horário: 2022-06-22 19:00:00.0 às 2022-06-22 22:00:00.0
Local: |
Endereço:
Informações: Percurso histórico acerca da educação em relação à inclusão de educandos com deficiência sob a perspectiva de um educador que é pessoa com deficiência. Apresentação de Legislações acerca da temática educacional que tratem da inclusão, apresentação dos conceitos de deficiência à luz da Legislação, grande influência da área médica sob as deficiências na busca de uma "normalização" ou "cura". Também a diferenciação entre os conceitos de exclusão, segregação, integração e inclusão.


Minicurso:

Discutindo os cinco significados das frações.
Horário: 2022-06-22 19:00:00.0 às 2022-06-22 22:00:00.0
Local: |
Endereço:
Informações: Este minicurso tem como objetivo discutir os cinco significados das frações: número, relação parte-todo, medida, quociente e operador multiplicativo. Para tanto, serão desenvolvidas tarefas matemáticas fundamentadas nos estudos da Perspectiva Histórico-Cultural.


Minicurso:

PLANEJAMENTO DO TRABALHO DOCENTE E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: apontamentos à luz da Pedagogia Histórico-Crítica.
Horário: 2022-06-22 19:00:00.0 às 2022-06-22 22:00:00.0
Local: |
Endereço:
Informações: O minicurso tem por objetivo analisar a centralidade do planejamento do trabalho docente, com vistas à realização de um ensino desenvolvente, tendo a avaliação da aprendizagem como ação mediadora considerando a tríade destinatário-conteúdo-forma, dada a premissa histórico-crítica de que o trabalho educativo é uma atividade diretiva e intencional, com vistas a produzir a cultura objetivada pela humanidade aos indivíduos singulares.


Minicurso:

Ensino de Ciências na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica.
Horário: 2022-06-22 19:00:00.0 às 2022-06-22 22:00:00.0
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Endereço:
Informações: O minicurso irá abordar os fundamentos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) no sentido de apresentar as contribuições dessa teoria pedagógica para a formulação de um currículo no Ensino de Ciências (EC) nessa perspectiva. Com efeito, será realizado uma pequena digressão histórica demonstrando a influência das principais teorias pedagógicas na orientação do currículo no EC. Nesse sentido, será adotado o materialismo histórico dialético como fundamento filosófico e metodológico, delineando as concepções de formação humana, conhecimento e currículo. Assim, o objetivo principal do minicurso é: elencar os pressupostos teóricos de um currículo para o EC na perspectiva da PHC.


Minicurso:

As influências do processo de reprodução em nossas vidas – das técnicas capitalistas as patologias atuais..
Horário: 2022-06-22 19:00:00.0 às 2022-06-22 22:00:00.0
Local: |
Endereço:
Informações: Se você alguma vez pensou, que não estava se sentindo bem devido ao modo de produção em que estamos inseridos, pode saber que você estava correto. Não é apenas a produção que age sobre nós, mas a reprodução do capital nos imprime uma vida também de problemas sociais e de saúde. Nosso minicurso irá abordar como as técnicas pensadas para fazer rodar o capital, acabam nos afetando tanto mental como fisicamente, e sem percebemos acabamos sendo aprisionados pelos enlaces amorosos da mercadoria, que nos educa para ampliar sua circulação econômica.


Minicurso:

Psicóticos e Perversos: O lado obscuro dos neuróticos .
Horário: 2022-06-22 19:00:00.0 às 2022-06-22 22:00:00.0
Local: |
Endereço:
Informações: Muito se discute acerca das neuroses, das psicoses e das perversões, todavia, nossa melhor referência ainda é a perspectiva freudiana que considera a perversão juntamente com a psicose e a neurose numa estrutura tripartite. Neste sentido, será abordada a diferenciação das psicopatologias citadas e as diversas formas como se manifestam no comportamento dos indivíduos em sociedade e sua presença nos diversos ambientes sociais. OBJETIVOS: Discutir as construções teóricas psicanalíticas para além das neuroses, dedicando-se à compreensão das psicoses e das perversões e as formas como essas psicopatologias se evidenciam no inconsciente e afetam o comportamento humano em sociedade.


Inscrições

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Comissão do Evento:



Organizadora
Alexandre Rebeca Santos
Andriele Caroline Castro da Rosa
Andriely Fernanda de Oliveira
Priscila Silva de Carvalho
Mariana Moretti Costa
Larissa Aparecida Garcia Alves
Carolina Barbosa
Jaqueline de Lima Sousa
Caroliny Natalia Machado
Stefane Rodrigues de Moraes
Emily Kaila Teixeira de Souza
Maeli Cleria de Oliveira Marques
Aline Tres Pereira

Modelos para Trabalhos:


Resumo expandido
Power point - Slide

Informações


ENSALAMENTO DE TRABALHOS
Link de Acesso aos Minicursos

Anais do Evento

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Contato


E-mail para contato: semanaacademicauni@gmail.com