XX SEMANA DE PEDAGOGIA: EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA OU PARA O MERCADO?

INSCRIÇÕES

O Evento

XX SEMANA DE PEDAGOGIA: EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA OU PARA O
MERCADO?

Para abrir essa semana convidamos  a todos para participar de uma homenagem a nossa querida professora Janaina Almeida (in Memorian) juntamente com o lançamento póstumo do seu livro: “ Política Pública de Formação Continuada do Professor: O PDE no Paraná – Implicações no trabalho docente”  A Atividade será em formato Híbrido – Presencial no mini auditório da Unioeste/ Campus Foz do Iguaçu e com 

transmissão online por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=Y0um625SjFA 

Data: 20 de junho de 2022 Horário:  19h as 19h45

Convidamos a todos para a Conferência (online)  de abertura com o prof. Dr. Newton Duarte – Unesp/Araraquara. 

Data: 20 de junho de 2022 Horário: 20h 

Tema: EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA OU PARA O MERCADO? 

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=Y0um625SjFA


Confira a programação do evento:

Jun 22, 2022

Minicurso:

PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE ARTE.
Horário: 7:00:00 PM às 10:00:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: Pretendemos apontar as aproximações entre a perspectiva de desenvolvimento humano proposto pela Psicologia Histórico-Cultural e os desdobramentos evidenciados nas contribuições da Pedagogia Histórico-crítica. Neste cenário teórico-prático, buscaremos evidenciar as relações com as Artes Visuais para pensar a formação humana na escola, na disciplina artes e na formação do pedagogo. Ressalta-se que, embora as técnicas artísticas povoem o universo da educação escolar, poucas são as ações que ultrapassam a diversão e se somam à construção da educação estética como uma necessidade. Assim, para apreender o movimento de alienação atrelado à indústria cultural dois aspectos podem ser ressaltados como essenciais: a compreensão acerca do desenvolvimento do processo criador e o entendimento a respeito da produção, apreciação e circulação artística, bem como das relações estabelecidas com o mercado na sociedade capitalista.


Minicurso:

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A ABORDAGEM CONCEITUAL DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.
Horário: 7:00:00 PM às 10:00:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: Para a realização desta atividade, objetivamos apresentar um estudo crítico acerca da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e da Pedagogia das Competências, fundamentados na Pedagogia Histórico-Crítica. Nesta oportunidade, avançaremos nas discussões a partir elementos levantados em pesquisa bibliográfica e documental recorrendo aos caminhos trilhados pelas políticas públicas educacionais considerando a influência privatista para planejar a formação dos trabalhadores. A proposta tem o intuito de expor como a hegemonia dominante busca contemplar seus interesses, condicionando, inclusive, a atuação do docente nas formas pragmáticas e utilitárias. Tendo em vista o momento atual que vivenciamos, entendemos ser fundamental a socialização de pesquisas voltadas para as propostas que direcionam as licenciaturas e a formação das novas gerações.


Minicurso:

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM POLÍTICA EDUCACIONAL NA ÁREA DO FINANCIAMENTO: UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA/ QUALITATIVA E AS NORMAS DA ABNT.
Horário: 7:00:00 PM às 10:00:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: Este Minicurso tem como objetivo articular as discussões sobre o campo da política educacional na área do financiamento a partir de uma abordagem quantitativa/qualitativa com as normas da ABNT a fim de relacionar a área educacional com o processo investigativo do desenvolvimento de uma pesquisa. Assim, entendemos que as discussões entre discentes da graduação e pós-graduação, no que se refere ao campo da política educacional, são importantes, pois essa área de estudos e pesquisas atravessa a formação das licenciaturas representando, portanto, uma área de conhecimento fundamental no processo de formação de professores. A execução do Minicurso será ofertada em 2 momentos: no primeiro momento iremos articular método de pesquisa e procedimentos metodológicos a partir da abordagem quantitativa/qualitativa e em um segundo momento apresentar-se-á a importância dos procedimentos das normas e regras da ABNT para elaboração de pesquisas no campo educacional.


Minicurso:

Um pouco de Legislação, conceitos de integração, exclusão, segregação, inclusão no percurso histórico sob o ponto de vista de um deficiente físico (cadeirante - mielomeningocele.
Horário: 7:00:00 PM às 10:00:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: Percurso histórico acerca da educação em relação à inclusão de educandos com deficiência sob a perspectiva de um educador que é pessoa com deficiência. Apresentação de Legislações acerca da temática educacional que tratem da inclusão, apresentação dos conceitos de deficiência à luz da Legislação, grande influência da área médica sob as deficiências na busca de uma "normalização" ou "cura". Também a diferenciação entre os conceitos de exclusão, segregação, integração e inclusão.


Minicurso:

Discutindo os cinco significados das frações.
Horário: 7:00:00 PM às 10:00:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: Este minicurso tem como objetivo discutir os cinco significados das frações: número, relação parte-todo, medida, quociente e operador multiplicativo. Para tanto, serão desenvolvidas tarefas matemáticas fundamentadas nos estudos da Perspectiva Histórico-Cultural.


Minicurso:

PLANEJAMENTO DO TRABALHO DOCENTE E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: apontamentos à luz da Pedagogia Histórico-Crítica.
Horário: 7:00:00 PM às 10:00:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: O minicurso tem por objetivo analisar a centralidade do planejamento do trabalho docente, com vistas à realização de um ensino desenvolvente, tendo a avaliação da aprendizagem como ação mediadora considerando a tríade destinatário-conteúdo-forma, dada a premissa histórico-crítica de que o trabalho educativo é uma atividade diretiva e intencional, com vistas a produzir a cultura objetivada pela humanidade aos indivíduos singulares.


Minicurso:

Ensino de Ciências na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica.
Horário: 7:00:00 PM às 10:00:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: O minicurso irá abordar os fundamentos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) no sentido de apresentar as contribuições dessa teoria pedagógica para a formulação de um currículo no Ensino de Ciências (EC) nessa perspectiva. Com efeito, será realizado uma pequena digressão histórica demonstrando a influência das principais teorias pedagógicas na orientação do currículo no EC. Nesse sentido, será adotado o materialismo histórico dialético como fundamento filosófico e metodológico, delineando as concepções de formação humana, conhecimento e currículo. Assim, o objetivo principal do minicurso é: elencar os pressupostos teóricos de um currículo para o EC na perspectiva da PHC.


Minicurso:

As influências do processo de reprodução em nossas vidas – das técnicas capitalistas as patologias atuais..
Horário: 7:00:00 PM às 10:00:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: Se você alguma vez pensou, que não estava se sentindo bem devido ao modo de produção em que estamos inseridos, pode saber que você estava correto. Não é apenas a produção que age sobre nós, mas a reprodução do capital nos imprime uma vida também de problemas sociais e de saúde. Nosso minicurso irá abordar como as técnicas pensadas para fazer rodar o capital, acabam nos afetando tanto mental como fisicamente, e sem percebemos acabamos sendo aprisionados pelos enlaces amorosos da mercadoria, que nos educa para ampliar sua circulação econômica.


Minicurso:

Psicóticos e Perversos: O lado obscuro dos neuróticos .
Horário: 7:00:00 PM às 10:00:00 PM
Local: |
Endereço:
Informações: Muito se discute acerca das neuroses, das psicoses e das perversões, todavia, nossa melhor referência ainda é a perspectiva freudiana que considera a perversão juntamente com a psicose e a neurose numa estrutura tripartite. Neste sentido, será abordada a diferenciação das psicopatologias citadas e as diversas formas como se manifestam no comportamento dos indivíduos em sociedade e sua presença nos diversos ambientes sociais. OBJETIVOS: Discutir as construções teóricas psicanalíticas para além das neuroses, dedicando-se à compreensão das psicoses e das perversões e as formas como essas psicopatologias se evidenciam no inconsciente e afetam o comportamento humano em sociedade.


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