O Seminário de Pedagogia da Região Sul promovido no âmbito da Rede Nacional de Pesquisas em Pedagogia (RePPed), articulando-se com os debates e pesquisas que a Rede produziu nos últimos anos. A RePPed é um coletivo de pesquisadores constituído em 2021 com o propósito de articular e desenvolver ações de pesquisa e formação referenciadas na perspectiva da Pedagogia como Ciência da Educação e na defesa do estatuto identitário do trabalho de pedagogas/os alinhado à compreensão da educação como prática social, desenvolvida em diferentes contextos sociais e institucionais, portanto, escolares e não escolares. Tal contexto mobilizou a necessidade de promover eventos regionais para possibilitar a divulgação dos resultados parciais e estimular a ampliação do debate com a participação de pesquisadoras/es, professoras/es, acadêmicas/os dos cursos de Pedagogia. Nessa perspectiva, o evento constituiu-se em um conjunto de atividades técnico-científicas e culturais que teve o objetivo de socializar resultados de pesquisas e experiências sobre os Cursos de Pedagogia da Região Sul. Por meio de conferências, mesas redondas, grupos de trabalho e outras atividades discutiu-se o processo formativo e profissional das/os licenciadas/os em Pedagogia. OBJETIVOS Socializar os resultados da Pesquisa realizados pela RePPEd sobre os cursos de Pedagogia da Região sul; Fomentar discussões sobre a organização e o desenvolvimento curricular dos cursos de Pedagogia da região sul; Promover discussões que contribuam teórico-metodologicamente aos estudos, pesquisas e experiências de formação e de prática profissional nos cursos de Pedagogia, Potencializar interlocuções que fomentem a problematização da Pedagogia nos cursos de Pedagogia e seus desafios na atualidade. NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS Serão aceitas pesquisas finalizadas e em andamento, bem como relato de experiências, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise. Serão aceitos até 02 trabalhos por autor ou coautor e cada trabalho poderá ter no máximo 4 autores. Para submeter o trabalho é necessário fazer a inscrição individual. Para os casos de trabalhos que tenham estudantes de graduação necessitam de um coautor com, no mínimo, graduação concluída. A submissão das propostas de comunicação oral se deu a partir da aderência a um dos seguintes grupos de trabalho: GT 1 - Pedagogia e perspectivas epistemológicas - A Pedagogia como campo científico: referenciais epistemológicos e constituição histórica. A Pedagogia e análise de processos educativos em diferentes perspectivas teóricas. Objetos, enfoques e desafios da Investigação Pedagógica. GT 2 - Pedagogia e Formação de Pedagogas/os e Professoras/es - A Pedagogia como curso de licenciatura: concepções de formação, processo histórico, políticas curriculares e suas implicações. A/o pedagoga/o como docente e como especialista: perspectivas de formação inicial e continuada. GT 3 - Pedagogia e práticas pedagógicas em diferentes espaços - A Pedagogia como campo profissional: finalidades e perspectivas de ação da/o pedagogo/a em espaços escolares e não escolares. Âmbitos, referenciais e experiências de trabalho pedagógico em diferentes contextos e junto a diferentes grupos humanos. O texto deve ser apresentado no Template correspondente e organizado em forma de resumo expandido, sem subtítulos, contendo apresentação da temática, problemática anunciada e desenvolvida, objetivo, método, discussão e resultados, conclusões, palavras-chave (3 a 5) e referências. A apresentação se dará mediante comunicação oral (presencial ou online).
Entendemos que a atual conjuntura, com reformas neoliberais implementadas nas últimas décadas tem afetado os cursos de licenciatura, especificamente os cursos de Pedagogia. Por exemplo, cita-se a publicação da Resolução CNE/CP n. 02/2019 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). A retomada das concepções de competência e habilidades, o alinhamento do conteúdo da formação inicial à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Básica, a redução dos conhecimentos políticos, históricos, filosóficos e sociológicos que fundamentam a formação descaracterizam o curso de Pedagogia. Essa inclinação, gerencialista e utilitarista produziu intensas críticas e organizações de movimentos com a participação de diversas associações científicas e pesquisadores pela revogação de tais diretrizes (RePPed, ANPED, CNTE, ANDIPE, ANFOPE e outros).