ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Apresentação

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

6 / ISSN: 2526-4710

 


O Colóquio de Práticas Docentes é um evento anual promovido pela Coordenação de Estágios do Curso de Letras, com apoio do Colegiado do Curso de Letras da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon, que tem como objetivo socializar as experiências do Estágio Supervisionado, entendido como um espaço privilegiado de formação docente.


O evento agrega discentes do curso de Letras e de outros cursos de licenciatura, bem como professores da rede pública de Ensino Básico, e representa um espaço de interlocução, por meio do compartilhamento de experiências e de reflexão sobre a prática docente. A sexta edição, que ocorrerá nos dias 27 a 29 de setembro de 2021, tem como tema “Políticas de inclusão e estratégias de ensino remoto: discutindo questões didáticas do nosso tempo”, que possibilitará reflexões sobre os desafios de um ensino inclusivo frente à diversidade na sala de aula e sobre os novos desafios para a concretização do estágio, impostos pela especificidade do contexto da pandemia da Covid-19, que culminou na realização de ensino remoto, no caso do Curso de Letras de Marechal Cândido Rondon. Tais condicionamentos levam os educadores em serviço e em formação à reflexão sobre concepções de linguagem, de ensino e de aprendizagem nesse contexto peculiar, e, por conseguinte, à busca de caminhos alternativos e modos diferentes de pensar sobre diversos aspectos do processo de ensino-aprendizagem.


O VI Colóquio de Práticas Docentes será realizado na modalidade remota, por meio da plataforma Teams, e contará com duas conferências sobre o tema do evento e com sessões de comunicação, além de oportunizar a publicação de resumos expandidos nos anais do evento. Esperamos consolidar o Colóquio como evento anual permanente do Curso de Letras do campus de Marechal Cândido Rondon, concebido para oportunizar reflexões sobre a articulação entre teoria e prática de ensino e para publicizar experiências exitosas de prática docente – neste ano, especificamente, relacionadas ao contexto de ensino remoto.


Professoras Clarice Cristina Corbari e Lara Frutos González (Agosto de 2021)


 

Expediente

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

6 / ISSN: 2526-4710

null

Normas e Modelos para Trabalhos:

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

6 / ISSN: 2526-4710


Resumo Expandido

Corpo Editorial

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

6 / ISSN: 2526-4710


Científica

Ana Paula de Castro Sierakowski
Denise Scolari Vieira
Elisângela Redel
Luciane Thomé Schröder
Márcia Sipavicius Seide
Miria Gundt Papp
Nelza Mara Pallú
Paulo Cezar Konzen
Rafael de Souza Bento Fernandes
Rodrigo Smaha Lopes
Tatiane Lima de Paiva
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Mirian Schröder


Artigos

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
6 / ISSN: 2526-4710

Área de conhecimento: Língua Alemã

Título:

APRENDENDO ASPECTOS CULTURAIS DA ALEMANHA DE UMA FORMA DESCOMPLICADA COM ANÁLISE DO FILME “VIER MINUTEN”

Autor(es):

Joice Caroline Machado
Luize Caroline Winter
Miria Gundt Papp

Título:

Educação linguística e abordagem intercultural a partir do filme “Almanya – Willkommen in Deutschland”

Autor(es):

Gabriela Fernanda Ames Lima
Thais Boesing
Elisângela Redel

Título:

TUDO ESTÁ CONECTADO: LÍNGUA E CULTURA ALEMÃ NA SÉRIE DARK

Autor(es):

Amanda Caroline Walker
Heloisa Emanueli Tischner Duarte
Miria Gundt Papp

Título:

O USO DE MULTILETRAMENTOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ALEMÃ

Autor(es):

Vinicius Fauston Koch
Drielli Carolini Crepin
Elisângela Redel

Área de conhecimento: Língua Espanhola

Título:

DO CONTO AO MICROCONTO DE TERROR: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LE

Autor(es):

Kelle Cristine Schroder Hoffmann
Rafaela Tristão Schulz
Tatiane Lima de Paiva

Título:

Banquete Canibal, conversas sobre língua espanhola, e patrimônio cultural latino-americano: Arte de rua - Grafite.

Autor(es):

Andréia Esteici Maas dos Santos
Giane Karine Leite Pereira
Denise Scolari Vieira

Título:

O ESTUDO DA LÍNGUA ESPANHOLA NO AMBIENTE REMOTO

Autor(es):

Douglas Henrique Barella
Tatiane Lima de Paiva
Ana Caroline Borssuk Scarabonatto

Título:

PLURALIDADE CULTURAL LATINO-AMERICANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A LÍNGUA ESPANHOLA

Autor(es):

Isabel Caroline da Silva
Maria Eduarda Sabady
Denise Scolari Vieira

Título:

O ENSINO DO ESPANHOL A PARTIR DA DIVERSIDADE CULTURAL

Autor(es):

Patrícia de Mello
Cassia Casadei Vorpagel
Tatiane Lima de Paiva

Título:

ESTUDO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS EM LÍNGUA ESPANHOLA: UM OLHAR SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ENSINO

Autor(es):

Livanize de Oliveira Rodrigues Marques
Nicole Dall'anora Ferreira
Tatiane Lima de Paiva

Título:

BANQUETE CANIBAL: PATRIMÔNIO CULINÁRIO ARGENTINO

Autor(es):

Estéfani Paola Zolin
Denise Scolari Vieira

Título:

PRONOME “VOS” NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA: UM TRABALHO COM O GÊNERO “TWEET”

Autor(es):

Ana Regina Anton
Renata Mendes Schirmann
Tatiane Lima de Paiva

Título:

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O SUBPROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA/LÍNGUA ESPANHOLA

Autor(es):

Juliana de Sá França
Luciane Thomé Schröder

Título:

ARTICULAÇÃO LÍNGUA E CULTURA NA APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA DE ESPANHOL

Autor(es):

Juliana de Sá França

Área de conhecimento: Língua Inglesa

Título:

TÉCNICAS DE LEITURA EM TEXTOS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DAS EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE INGLÊS NO ENSINO MÉDIO

Autor(es):

Gabriela Taiçonara Zimmermann
Lúria Alves
Ana Paula de Castro Sierakowski

Título:

MÚSICA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA POSSIBILIDADE

Autor(es):

Nathascha Hoffmann Marczinski
Juliana Caroline Kissler Dalla Costa
Nelza Mara Pallú

Título:

Learning English with songs: aprendendo a língua através das tecnologias

Autor(es):

Mariana Godoi de Oliveira
Jeciely Ildefonso de Oliveira
Nelza Mara Pallú

Título:

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autor(es):

Camila Giovana Koelzer Gonçalves
Eduarda Letícia Hansel
Verônica Pereira Coitinho Constanty

Título:

INGLÊS COM HQS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO

Autor(es):

Anna Flávia Queiroz da Silva
Dérik Leonhardt Neske
Rodrigo Smaha Lopes

Título:

Gênero textual diário na aula de Língua Inglesa: relato de estágio em período remoto

Autor(es):

Claudia Ten Caten
Ana Patricia Massing Fontanive
Verônica Pereira Coitinho Constanty

Título:

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM INGLÊS: RECONTO

Autor(es):

Larissa Franco Pivatto
Isabelle Mackmillan Brião
Verônica Pereira Coitinho Constanty

Título:

INGLÊS COM HQs: RELATOS SOBRE A REGÊNCIA

Autor(es):

Djeine Joyce Festner
Heloísa Fernanda Burtet
Rodrigo Smaha Lopes

Título:

O Ensino de Literatura Inglesa em Aulas Remotas

Autor(es):

Nelza Mara Pallú

Área de conhecimento: Língua Portuguesa

Título:

LITERATURA BRASILEIRA COM QUINHENTISMO: UM RELATO DAS EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO

Autor(es):

Lúria Alves
Ana Paula de Castro Sierakowski

Título:

LITERATURA E CONTEXTO: O TRABALHO DO ARCADISMO CONTEXTUALIZADO NA ATUALIDADE

Autor(es):

Jeciely Ildefonso de Oliveira
Ana Paula de Castro Sierakowski

Título:

SOCIOINTERACIONISMO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LITERATURA: UM OLHAR PARA O ROMANTISMO BRASILEIRO

Autor(es):

Kelle Cristine Schroder Hoffmann
Livanize de Oliveira Rodrigues Marques
Ana Paula de Castro Sierakowski

Título:

USO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE LITERATURA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA II

Autor(es):

Gabriela Taiçonara Zimmermann
Lenir Terezinha Portz
Ana Paula de Castro Sierakowski

Título:

OFICINA DE REDAÇÃO PARA O VESTIBULAR DA UNIOESTE: A CARTA DO LEITOR, O ARTIGO DE OPINIÃO E O COMENTÁRIO INTERPRETATIVO CRÍTICO

Autor(es):

Vinicius Fauston Koch
Karl Thommy Noamann
Márcia Sipavicius Seide

Título:

Benefícios no uso de jogos digitais nas aulas remotas

Autor(es):

Lenir Terezinha Portz
Tatiane Lima de Paiva

Título:

Barroco Brasileiro: uma prática possível para as aulas de literatura

Autor(es):

Juliana Caroline Kissler Dalla Costa
Nathascha Hoffmann Marczinski
Ana Paula de Castro Sierakowski

Título:

Desvendando contos: a prática de Letramento Literário em curso preparatório para o concurso vestibular

Autor(es):

Claudia Ten Caten
Dérik Leonhardt Neske
Rafael de Souza Bento Fernandes

Título:

AUTONOMIA DISCENTE, DESCENTRAMENTO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA EM (DES)CONSTRUÇÃO

Autor(es):

Luciane Thomé Schröder

Título:

USO DO GÊNERO “MEME”: EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE ON-LINE

Autor(es):

Drielli Carolini Crepin
Ana Paula de Castro Sierakowski

Título:

O QUE É QUE A LITERATURA BRASILEIRA TEM? UM PANORAMA SOBRE A PRODUÇÃO LITERÁRIA BRASILEIRA – MÓDULO REALISMO

Autor(es):

Eduarda Letícia Hansel
Renata Mendes Schirmann
Ana Paula de Castro Sierakowski

Título:

GÊNERO “CAPA DE REVISTA” EM PROJETO DE ENSINO: MÍDIAS DIGITAIS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autor(es):

Ana Patricia Massing Fontanive
Ana Paula de Lima
Rafael de Souza Bento Fernandes

Título:

GÊNEROS ARGUMENTATIVOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: QUAL O LUGAR DA RETÓRICA?

Autor(es):

Camila Giovana Koelzer Gonçalves
Ana Regina Anton
Rafael de Souza Bento Fernandes

Título:

PORTUGUÊS SEM COMPLICAÇÕES: EXPERIÊNCIAS COM JOGOS PEDAGÓGICOS

Autor(es):

Isabel Caroline da Silva
Joice Caroline Machado
Lara Frutos González

Título:

CONSTRUINDO SENTIDOS: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA

Autor(es):

Isabelle Mackmillan Brião
Giane Karine Leite Pereira
Maria Eduarda Sabady
Luciane Thomé Schröder

Título:

GÊNERO DISCURSO “CONTO DE TERROR” E A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autor(es):

Douglas Henrique Barella
Ana Caroline Borssuk Scarabonatto
Rafael de Souza Bento Fernandes

Título:

Literatura Digital e a Formação de Leitores

Autor(es):

Mariana Godoi de Oliveira
Nicole Dall'anora Ferreira
Paulo Cezar Konzen

Título:

ENTENDEU A REFERÊNCIA? UM PROJETO VOLTADO PARA A INFLUÊNCIA E AS RELAÇÕES ENTRE OS TEXTOS

Autor(es):

Amanda Caroline Walker
Djeine Joyce Festner
Miria Gundt Papp

Título:

GÊNERO DISCURSIVO “CONTO DE SUSPENSE”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROJETO DE ENSINO

Autor(es):

Anna Flávia Queiroz da Silva
Cassia Casadei Vorpagel
Rafael de Souza Bento Fernandes

Título:

POETRY SLAM: UMA MANEIRA DE TRABALHAR O GÊNERO POÉTICO NA EDUCAÇÃO

Autor(es):

Patrícia de Mello
Rafaela Tristão Schulz
Paulo Cezar Konzen

Título:

Análises de Contos de terror:"Conterrorizando".

Autor(es):

Andréia Esteici Maas dos Santos
Fabiana Tondini Pedro
Estéfani Paola Zolin
Miria Gundt Papp

Título:

CIRCUITO LITERÁRIO: A FANFIC NO ENSINO DOS GÊNEROS EMERGENTES

Autor(es):

Larissa Franco Pivatto
Luize Caroline Winter
Tatiane Lima de Paiva

Título:

O EMPREGO DAS TICs (TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) NO ENSINO DA LITERATURA

Autor(es):

Gabriela Fernanda Ames Lima
Thais Boesing
Elisângela Redel

Título:

PALAVREAR: BRINCANDO COM A FORMAÇÃO DE PALAVRAS NA NOSSA LÍNGUA

Autor(es):

Heloísa Fernanda Burtet
Heloisa Emanueli Tischner Duarte
Lara Frutos González

Título:

TECNOLOGIA MÓVEL: O CELULAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO PARAGUAI EM UM CONTEXTO PÓS-PANDEMIA

Autor(es):

Gabriel Maciel Pereira
Edições Anteriores:

CONTATO



E-mail para contato: coloquiodepraticasdocentes2021@gmail.com

Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Form submission successful!
To activate this form, sign up at
https://startbootstrap.com/solution/contact-forms
Error sending message!