Sumário
ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
6 / ISSN: 2526-4710
Área de conhecimento: Língua Alemã
Título: APRENDENDO ASPECTOS CULTURAIS DA ALEMANHA DE UMA FORMA DESCOMPLICADA COM ANÁLISE DO FILME “VIER MINUTEN”
Autores:
Joice Caroline Machado
Luize Caroline Winter
Miria Gundt Papp
Título: Educação linguística e abordagem intercultural a partir do filme “Almanya – Willkommen in Deutschland”
Autores:
Gabriela Fernanda Ames Lima
Thais Boesing
Elisângela Redel
Título: TUDO ESTÁ CONECTADO: LÍNGUA E CULTURA ALEMÃ NA SÉRIE DARK
Autores:
Amanda Caroline Walker
Heloisa Emanueli Tischner Duarte
Miria Gundt Papp
Título: O USO DE MULTILETRAMENTOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ALEMÃ
Autores:
Vinicius Fauston Koch
Drielli Carolini Crepin
Elisângela Redel
Área de conhecimento: Língua Espanhola
Título: DO CONTO AO MICROCONTO DE TERROR: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LE
Autores:
Kelle Cristine Schroder Hoffmann
Rafaela Tristão Schulz
Tatiane Lima de Paiva
Título: Banquete Canibal, conversas sobre língua espanhola, e patrimônio cultural latino-americano: Arte de rua - Grafite.
Autores:
Andreia Esteici Maas dos Santos
Giane Karine Leite Pereira
Denise Scolari Vieira
Título: O ESTUDO DA LÍNGUA ESPANHOLA NO AMBIENTE REMOTO
Autores:
Douglas Henrique Barella
Tatiane Lima de Paiva
Ana Caroline Borssuk Scarabonatto
Título: PLURALIDADE CULTURAL LATINO-AMERICANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Isabel Caroline da Silva
Maria Eduarda Sabady
Denise Scolari Vieira
Título: O ENSINO DO ESPANHOL A PARTIR DA DIVERSIDADE CULTURAL
Autores:
Patrícia de Mello
Cassia Casadei Vorpagel
Tatiane Lima de Paiva
Título: ESTUDO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS EM LÍNGUA ESPANHOLA: UM OLHAR SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ENSINO
Autores:
Livanize de Oliveira Rodrigues Marques
Nicole Dall'anora Ferreira
Tatiane Lima de Paiva
Título: BANQUETE CANIBAL: PATRIMÔNIO CULINÁRIO ARGENTINO
Autores:
Estéfani Paola Zolin
Denise Scolari Vieira
Título: PRONOME “VOS” NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA: UM TRABALHO COM O GÊNERO “TWEET”
Autores:
Ana Regina Anton
Renata Mendes Schirmann
Tatiane Lima de Paiva
Título: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O SUBPROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA/LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Juliana de Sá França
Luciane Thomé Schröder
Título: ARTICULAÇÃO LÍNGUA E CULTURA NA APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA DE ESPANHOL
Autores:
Juliana de Sá França
Área de conhecimento: Língua Inglesa
Título: TÉCNICAS DE LEITURA EM TEXTOS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DAS EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE INGLÊS NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Gabriela Taiçonara Zimmermann
Lúria Alves
Ana Paula de Castro Sierakowski
Título: MÚSICA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA POSSIBILIDADE
Autores:
Nathascha Hoffmann Marczinski
Juliana Caroline Kissler Dalla Costa
Nelza Mara Pallú
Título: Learning English with songs: aprendendo a língua através das tecnologias
Autores:
Mariana Godoi de Oliveira
Jeciely Ildefonso de Oliveira
Nelza Mara Pallú
Título: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Autores:
Camila Giovana Koelzer Gonçalves
Eduarda Letícia Hansel
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Título: INGLÊS COM HQS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO
Autores:
Anna Flávia Queiroz da Silva
Dérik Leonhardt Neske
Rodrigo Smaha Lopes
Título: Gênero textual diário na aula de Língua Inglesa: relato de estágio em período remoto
Autores:
Claudia Ten Caten
Ana Patricia Massing Fontanive
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Título: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM INGLÊS: RECONTO
Autores:
Larissa Franco Pivatto
Isabelle Mackmillan Brião
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Título: INGLÊS COM HQs: RELATOS SOBRE A REGÊNCIA
Autores:
Djeine Joyce Festner
Heloísa Fernanda Burtet
Rodrigo Smaha Lopes
Título: O Ensino de Literatura Inglesa em Aulas Remotas
Autores:
Nelza Mara Pallú
Área de conhecimento: Língua Portuguesa
Título: LITERATURA BRASILEIRA COM QUINHENTISMO: UM RELATO DAS EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Lúria Alves
Ana Paula de Castro Sierakowski
Título: LITERATURA E CONTEXTO: O TRABALHO DO ARCADISMO CONTEXTUALIZADO NA ATUALIDADE
Autores:
Jeciely Ildefonso de Oliveira
Ana Paula de Castro Sierakowski
Título: SOCIOINTERACIONISMO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LITERATURA: UM OLHAR PARA O ROMANTISMO BRASILEIRO
Autores:
Kelle Cristine Schroder Hoffmann
Livanize de Oliveira Rodrigues Marques
Ana Paula de Castro Sierakowski
Título: USO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE LITERATURA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA II
Autores:
Gabriela Taiçonara Zimmermann
Lenir Terezinha Portz
Ana Paula de Castro Sierakowski
Título: OFICINA DE REDAÇÃO PARA O VESTIBULAR DA UNIOESTE: A CARTA DO LEITOR, O ARTIGO DE OPINIÃO E O COMENTÁRIO INTERPRETATIVO CRÍTICO
Autores:
Vinicius Fauston Koch
Karl Thommy Noamann
Márcia Sipavicius Seide
Título: Benefícios no uso de jogos digitais nas aulas remotas
Autores:
Lenir Terezinha Portz
Tatiane Lima de Paiva
Título: Barroco Brasileiro: uma prática possível para as aulas de literatura
Autores:
Juliana Caroline Kissler Dalla Costa
Nathascha Hoffmann Marczinski
Ana Paula de Castro Sierakowski
Título: Desvendando contos: a prática de Letramento Literário em curso preparatório para o concurso vestibular
Autores:
Claudia Ten Caten
Dérik Leonhardt Neske
Rafael de Souza Bento Fernandes
Título: AUTONOMIA DISCENTE, DESCENTRAMENTO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA EM (DES)CONSTRUÇÃO
Autores:
Luciane Thomé Schröder
Título: USO DO GÊNERO “MEME”: EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE ON-LINE
Autores:
Drielli Carolini Crepin
Ana Paula de Castro Sierakowski
Título: O QUE É QUE A LITERATURA BRASILEIRA TEM? UM PANORAMA SOBRE A PRODUÇÃO LITERÁRIA BRASILEIRA – MÓDULO REALISMO
Autores:
Eduarda Letícia Hansel
Renata Mendes Schirmann
Ana Paula de Castro Sierakowski
Título: GÊNERO “CAPA DE REVISTA” EM PROJETO DE ENSINO: MÍDIAS DIGITAIS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores:
Ana Patricia Massing Fontanive
Ana Paula de Lima
Rafael de Souza Bento Fernandes
Título: GÊNEROS ARGUMENTATIVOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: QUAL O LUGAR DA RETÓRICA?
Autores:
Camila Giovana Koelzer Gonçalves
Ana Regina Anton
Rafael de Souza Bento Fernandes
Título: PORTUGUÊS SEM COMPLICAÇÕES: EXPERIÊNCIAS COM JOGOS PEDAGÓGICOS
Autores:
Isabel Caroline da Silva
Joice Caroline Machado
Lara Frutos González
Título: CONSTRUINDO SENTIDOS: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA
Autores:
Isabelle Mackmillan Brião
Giane Karine Leite Pereira
Maria Eduarda Sabady
Luciane Thomé Schröder
Título: GÊNERO DISCURSO “CONTO DE TERROR” E A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Autores:
Douglas Henrique Barella
Ana Caroline Borssuk Scarabonatto
Rafael de Souza Bento Fernandes
Título: Literatura Digital e a Formação de Leitores
Autores:
Mariana Godoi de Oliveira
Nicole Dall'anora Ferreira
Paulo Cezar Konzen
Título: ENTENDEU A REFERÊNCIA? UM PROJETO VOLTADO PARA A INFLUÊNCIA E AS RELAÇÕES ENTRE OS TEXTOS
Autores:
Amanda Caroline Walker
Djeine Joyce Festner
Miria Gundt Papp
Título: GÊNERO DISCURSIVO “CONTO DE SUSPENSE”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROJETO DE ENSINO
Autores:
Anna Flávia Queiroz da Silva
Cassia Casadei Vorpagel
Rafael de Souza Bento Fernandes
Título: POETRY SLAM: UMA MANEIRA DE TRABALHAR O GÊNERO POÉTICO NA EDUCAÇÃO
Autores:
Patrícia de Mello
Rafaela Tristão Schulz
Paulo Cezar Konzen
Título: Análises de Contos de terror:"Conterrorizando".
Autores:
Andreia Esteici Maas dos Santos
Fabiana Tondini Pedro
Estéfani Paola Zolin
Miria Gundt Papp
Título: CIRCUITO LITERÁRIO: A FANFIC NO ENSINO DOS GÊNEROS EMERGENTES
Autores:
Larissa Franco Pivatto
Luize Caroline Winter
Tatiane Lima de Paiva
Título: O EMPREGO DAS TICs (TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) NO ENSINO DA LITERATURA
Autores:
Gabriela Fernanda Ames Lima
Thais Boesing
Elisângela Redel
Título: PALAVREAR: BRINCANDO COM A FORMAÇÃO DE PALAVRAS NA NOSSA LÍNGUA
Autores:
Heloísa Fernanda Burtet
Heloisa Emanueli Tischner Duarte
Lara Frutos González
Título: TECNOLOGIA MÓVEL: O CELULAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO PARAGUAI EM UM CONTEXTO PÓS-PANDEMIA
Autores:
Gabriel Maciel Pereira