Sumário
/ISSN: A SER DEFINIDO
/ISBN:
Área de conhecimento: Educação em Ciências
Título: A APRENDIZAGEM DO ALUNO AUTISTA A PARTIR DO ENSINO INVESTIGATIVO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Ariadne Carla Fagotti Pagliarini
Dulce Maria Strieder
Título: A INSERÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
Autores:
Sheila Karina Lüders Meza
Dulce Maria Strieder
Título: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E SUAS RELAÇÕES COM ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DA PRÁTICA DOCENTE
Autores:
Kathia Regina Kunzler Bechlin
Rosana Franzen Leite
Silvia Zamberlan Costa Beber
Título: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: COMPREENSÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA REDE MUNICIPAL DE CASCAVEL-PR
Autores:
Josiane dos Santos Aguera
João Fernando Christofoletti
Título: ALFABETIZAÇÃO DIDÁTICO-CIENTÍFICA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS MOBILIZADA PELA FORMAÇÃO EM GRUPO
Autores:
Luiz Carlos Marinho de Araujo
Lourdes Aparecida Della Justina
Marcia Borin da Cunha
Título: ANÁLISE DE NARRATIVAS SOBRE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM PODCASTS BRASILEIROS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Autores:
Aira Antunes Poletto
Cláudia Almeida Fioresi
Título: AS ABORDAGENS CONCEITUAIS DE ALFABETIZACAO E LETRAMENTO CIENTIFICO NAS PRODUCOES ACADEMICAS NOS ANOS DE 2012 A 2022.
Autores:
Erenilda Carvalho
João Fernando Christofoletti
Título: AS FEIRAS DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: UM OLHAR SOBRE A IV FEIRA DE CIÊNCIAS DE TOLEDO
Autores:
Gean Carlos de Souza Albuquerque
Silvia Zamberlan Costa Beber
Rosana Franzen Leite
Título: BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR: CONCEPÇÃO DE ALUNOS, DOCENTES DE CIÊNCIAS E EQUIPE PEDAGÓGICA
Autores:
Jean Felipe Bortot da Rosa
Jose Flavio Candido Junior
Título: CONTEÚDOS CIENTÍFICOS NAS MÍDIAS E REDES SOCIAIS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO COTIDIANO DAS AULAS DE BIOLOGIA
Autores:
Carlile Danieli Piacentini dos Santos
João Fernando Christofoletti
Título: CURRÍCULO PARA A REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE CASCAVEL-PR: DO DOCUMENTO ESCRITO AOS DISCURSOS DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS
Autores:
Alini Oldoni Scariot
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Título: EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE A PARTIR DE OLHARES FOUCAULTIANOS
Autores:
Wellington Soares de Lima
Lourdes Aparecida Della Justina
Título: ENSINAR CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES
Autores:
Carol Alice Petroski Lazarim
Dulce Maria Strieder
Título: ETNOASTRONOMIA: UMA OPORTUNIDADE DE PROMOVER O CONHECIMENTO SOBRE OS POVOS INDÍGENAS PARANAENSES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores:
Deisiane de Toni Alves
Lúcia Helena Soares de Oliveira
Marco Antonio Batista Carvalho
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O USO DE MODELOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE ASTRONOMIA
Autores:
Anderson Giovani Trogello
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Título: FORMAÇÃO DOCENTE E PERCEPÇÃO DA CIÊNCIA: INTERESSES, ATITUDES E CONHECIMENTOS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA
Autores:
Cassiane Beatrís Pasuck Benassi
Dulce Maria Strieder
Título: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: MOBILIZANDO SABERES TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
Autores:
Kelly Karini Kunzler
Silvia Zamberlan Costa Beber
Título: INTERDISCIPLINARIEDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE FÍSICO-EMOCIONAL
Autores:
Fernando Ferro Pinto
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Título: METODOLOGIAS ATIVAS: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA
Autores:
Nathalie Akie Omachi Rodrigues
Marcia Borin da Cunha
Título: METODOLOGIAS DE ENSINO E SEUS DESDOBRAMENTOS: COMO PROFESSORES, EM FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, AS PERCEBEM?
Autores:
Milena Sávio Pastorini Paz
Bárbara Grace Tobaldini de Lima Terra
Daniela Frigo Ferraz
Título: O CICLISMO COMO ATIVIDADE FÍSICA: UMA ANÁLISE DE PROJETO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:
Daniel dos Santos
Dartel Ferrari de Lima
Título: O ENSINO DE FÍSICA ALIADO ÀS TECNOLOGIAS NOS COLÉGIOS DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA E SUAS POSSIBILIDADES
Autores:
Adenauro Martini
Renato Ribeiro Guimarães
Dulce Maria Strieder
Título: O IMPACTO DA PANDEMIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO PERIODO DE TRANSIÇÃO ESCOLAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: UMA REFLEXÃO DOCENTE
Autores:
Daiane Cristine Peternela Chimello
Marco Antonio Batista Carvalho
Título: O LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CASCAVEL – PR
Autores:
Mariane Grando Ferreira Almeida
Marco Antonio Batista Carvalho
Título: O PERFIL DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DO PARANÁ NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Autores:
Mayra Alonço
Cláudia Almeida Fioresi
Rosana Franzen Leite
Título: O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NUMA PERSPECTIVA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Autores:
Regiane Dias Coitim
Marco Antonio Batista Carvalho
Título: O SUJEITO BACHAREL PROFESSOR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO
Autores:
Netúlio Alarcon Fioratti
Dulce Maria Strieder
Lourdes Aparecida Della Justina
Título: O USO DE FILMES COMERCIAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.
Autores:
Juliana Sbardelotto Rossato
João Fernando Christofoletti
Título: OS MODELOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DOS ACADÊMICOS DE QUÍMICA LICENCIATURA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO OESTE PARANAENSE
Autores:
Ismael Laurindo Costa Junior
Silvia Zamberlan Costa Beber
Rosana Franzen Leite
Título: PENSAMENTO COMPUTACIONAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE CASCAVEL
Autores:
Marcelo Batista Fornari
Daniela Frigo Ferraz
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Título: POSSIBILIDADES, OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS ACERCA DO CONHECIMENTO SOBRE A ÁGUA: NARRATIVAS DE PROFESSORES
Autores:
Natiely Quevedo Moss
Lourdes Aparecida Della Justina
Título: PROMOÇÃO DO LETRAMENTO EM SAÚDE DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
Autores:
Francielle Brustolin de Lima Simch
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Alessandra Crystian Engles dos Reis
Título: RECURSOS ASSISTIVOS EMPREGADOS À ACADÊMICA SURDOCEGA NO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIOESTE: UM ESTUDO DE CASO
Autores:
Clarice Fabiano Costa Palavissini
Lourdes Aparecida Della Justina
Helaine Maruska Vieira Silva
Título: SALA DE AULA INVERTIDA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PARA IMPLEMENTAÇÃO EM AULAS DE FÍSICA
Autores:
Sonia Alexandre
Marcia Borin da Cunha
Área de conhecimento: Educação Matemática
Título: A APRENDIZAGEM DO OBJETO DE CONHECIMENTO VALOR POSICIONAL PELOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Autores:
Joice Sabino Jandrey
Richael Silva Caetano
Luciana Del Castanhel Peron da Silva
Título: A COMPREENSÃO DE MATEMÁTICA DE ESTUDANTES COM PROFESSORES FORMADOS EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Autores:
Ana Paula Gonzatto
Tiago Emanuel Klüber
Título: A CONSTITUIÇÃO DA AÇÃO CRIATIVA DOCENTE COM TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UMA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Autores:
Priscila Gleden Novaes da Silva
Rodolfo Eduardo Vertuan
Clodis Boscarioli
Título: A CRIATIVIDADE DOCENTE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ABERTOS EM MATEMÁTICA
Autores:
Hênio Delfino Ferreira de Oliveira
Clodis Boscarioli
Rodolfo Eduardo Vertuan
Título: A EDUCAÇÃO INFANTIL NOS PAÍSES DO MERCOSUL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A ABORDAGEM DE NOÇÕES MATEMÁTICAS
Autores:
Clara Inês Warken
Renata Camacho Bezerra
Richael Silva Caetano
Título: A GAMIFICAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM AULAS DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Gustavo Henrique Zanette
Clodis Boscarioli
Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus
Título: A INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA E AS LIÇÕES FREIREANAS: REFLEXÕES EM CARTAS
Autores:
Fernanda Marchiori Grave
Rodolfo Eduardo Vertuan
Clodis Boscarioli
Título: A MATEMÁTICA E O SEU ENSINO DO PONTO DE VISTA DO ESTUDANTE VENEZUELANO
Autores:
Gabrielli Monteiro de Oliveira
Dulcyene Maria Ribeiro
Título: A MATEMÁTICA NA MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR FENOMENOLÓGICO
Autores:
Rosangela Ramon
Tiago Emanuel Klüber
Título: A MOBILIZAÇÃO DAS IDEIAS-BASE DE FUNÇÃO POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL AO SUPERIOR EM SITUAÇÕES ASSOCIADAS À FUNÇÃO AFIM
Autores:
Carbone Bruno Schmidt Krug
Clélia Maria Ignatius Nogueira
Título: A MOBILIZAÇÃO DE IDEIAS-BASE DE FUNÇÃO AFIM POR ESTUDANTES AUTISTAS EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Autores:
Adriana Schawabe Reis Lepreda
Luciana Del Castanhel Peron da Silva
Clélia Maria Ignatius Nogueira
Título: A PROVA SAEB E O PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autores:
Fernanda Tomazi
Richael Silva Caetano
Renata Camacho Bezerra
Título: ABORDAGENS DE PRODUTOS NOTÁVEIS EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS DO SÉCULO XX
Autores:
Leandro Eity Io
Dulcyene Maria Ribeiro
Título: ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Autores:
Edinei de Oliveira
Rodolfo Eduardo Vertuan
Título: APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES SURDOS COM O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Autores:
Aline Keryn Pin
Rodolfo Eduardo Vertuan
Tania Aparecida Martins
Título: APRESENTANDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM SCRATCH A PROFESSORES(AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DE E-BOOKS INTERATIVOS AUTOINSTRUCIONAIS
Autores:
Ana Karen Gonçalves
Clodis Boscarioli
Renata Camacho Bezerra
Título: AS VIVÊNCIAS DOS AUTISTAS EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE FENOMENOLÓGICA
Autores:
Vitória Fenilli Vidaletti
Tiago Emanuel Klüber
Título: CONCEITUALIZAÇÃO DA FUNÇÃO AFIM MANIFESTADA POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Autores:
Alcione Cappelin
Veridiana Rezende
Título: CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNÍCIPIO DE CASCAVEL-PR
Autores:
Natália Cristina Araujo Taques
Marieli Vanessa Rediske de Almeida
Título: IMPLICAÇÕES DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Maykon Jhonatan Schrenk
Rodolfo Eduardo Vertuan
Título: LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA E O NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COM ENFOQUE NA FUNÇÃO AFIM
Autores:
Ronalti Walaci Santiago Martin
Clélia Maria Ignatius Nogueira
Veridiana Rezende
Título: MANIFESTAÇÕES DE INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA NA DISCIPLINA DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Autores:
Adriele Carolini Waideman
Rodolfo Eduardo Vertuan
Título: Modelagem Matemática: caracterização enquanto práxis freiriana.
Autores:
Adriéli Aline Duarte
Rodolfo Eduardo Vertuan
Título: O DESVELAR-SE DO SER-PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Mariangela Deliberalli
Tiago Emanuel Klüber
Clodis Boscarioli
Título: O NÚMERO NA FILOSOFIA FENOMENOLÓGICA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Autores:
Thalia Falquievicz Corassa
Tiago Emanuel Klüber
Título: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS INICIAIS
Autores:
Márcia Regina Kaminski
Clodis Boscarioli
Tiago Emanuel Klüber
Título: O SENTIDO DA APRENDIZAGEM NA MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Autores:
Mariana Thais Garcia
Tiago Emanuel Klüber
Título: OS REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA MOBILIZADOS EM AULAS DE MATEMÁTICA OFERTADAS PELO CANAL AULA PARANÁ EM 2020
Autores:
Fabricia de Carvalho Paixão
Dulcyene Maria Ribeiro
Título: OS SABERES MATEMÁTICOS NA OBRA TUDO É FÁCIL, DE JÚLIO CESAR DE MELLO E SOUZA E IRENE DE ALBUQUERQUE
Autores:
Maria Eduarda de Bastos Marques
Dulcyene Maria Ribeiro
Título: PENSAMENTO COMPUTACIONAL E PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: DESAFIOS, REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA
Autores:
Josemar da Silva de Oliveira
Clodis Boscarioli
Título: PROVA EM FASES: UMA ABORDAGEM PARA AVALIAÇÃO FORMATIVA EM AULAS DE MATEMÁTICA COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM
Autores:
Deize Regina Poloni
Andréia Büttner Ciani
Título: ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE UMA PROVA COM COLA: UM RECURSO À APRENDIZAGEM
Autores:
Henrique Zanelatto
Andréia Büttner Ciani
Título: TIPOLOGIA DE SITUAÇÕES RELACIONADAS À FUNÇÃO AFIM EM DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
Autores:
Sandra Maria Tieppo
Marli Schmitt Zanella
Clélia Maria Ignatius Nogueira
Título: UM ESTUDO SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO SOB A ÓTICA DO PROFESSOR REGENTE
Autores:
Pamela Gonçalves
Dulcyene Maria Ribeiro
Título: UMA FORMAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA À LUZ DO TPACK
Autores:
Ana Paula Nahirne
Clodis Boscarioli
Título: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES COM INDÍCIOS DE DISCALCULIA
Autores:
Daniele Maria Bordini Fecchio
Clélia Maria Ignatius Nogueira
Roberta D' Angela Menduni-bortoloti