Expediente



/ISSN: A SER DEFINIDO
/ISBN:

Prof. Dr. Clodis Boscarioli 
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM)

Ficha Catalográfica



/ISSN: A SER DEFINIDO
/ISBN:

Apresentação



/ ISSN: A SER DEFINIDO
/ ISBN:

Sumário



/ISSN: A SER DEFINIDO
/ISBN:
Área de conhecimento: Educação em Ciências

Título: A APRENDIZAGEM DO ALUNO AUTISTA A PARTIR DO ENSINO INVESTIGATIVO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Ariadne Carla Fagotti Pagliarini
Dulce Maria Strieder

Título: A INSERÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
Autores:
Sheila Karina Lüders Meza
Dulce Maria Strieder

Título: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E SUAS RELAÇÕES COM ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DA PRÁTICA DOCENTE
Autores:
Kathia Regina Kunzler Bechlin
Rosana Franzen Leite
Silvia Zamberlan Costa Beber

Título: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: COMPREENSÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA REDE MUNICIPAL DE CASCAVEL-PR
Autores:
Josiane dos Santos Aguera
João Fernando Christofoletti

Título: ALFABETIZAÇÃO DIDÁTICO-CIENTÍFICA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS MOBILIZADA PELA FORMAÇÃO EM GRUPO
Autores:
Luiz Carlos Marinho de Araujo
Lourdes Aparecida Della Justina
Marcia Borin da Cunha

Título: ANÁLISE DE NARRATIVAS SOBRE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM PODCASTS BRASILEIROS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Autores:
Aira Antunes Poletto
Cláudia Almeida Fioresi

Título: AS ABORDAGENS CONCEITUAIS DE ALFABETIZACAO E LETRAMENTO CIENTIFICO NAS PRODUCOES ACADEMICAS NOS ANOS DE 2012 A 2022.
Autores:
Erenilda Carvalho
João Fernando Christofoletti

Título: AS FEIRAS DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: UM OLHAR SOBRE A IV FEIRA DE CIÊNCIAS DE TOLEDO
Autores:
Gean Carlos de Souza Albuquerque
Silvia Zamberlan Costa Beber
Rosana Franzen Leite

Título: BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR: CONCEPÇÃO DE ALUNOS, DOCENTES DE CIÊNCIAS E EQUIPE PEDAGÓGICA
Autores:
Jean Felipe Bortot da Rosa
Jose Flavio Candido Junior

Título: CONTEÚDOS CIENTÍFICOS NAS MÍDIAS E REDES SOCIAIS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO COTIDIANO DAS AULAS DE BIOLOGIA
Autores:
Carlile Danieli Piacentini dos Santos
João Fernando Christofoletti

Título: CURRÍCULO PARA A REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE CASCAVEL-PR: DO DOCUMENTO ESCRITO AOS DISCURSOS DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS
Autores:
Alini Oldoni Scariot
Fernanda Aparecida Meglhioratti

Título: EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE A PARTIR DE OLHARES FOUCAULTIANOS
Autores:
Wellington Soares de Lima
Lourdes Aparecida Della Justina

Título: ENSINAR CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES
Autores:
Carol Alice Petroski Lazarim
Dulce Maria Strieder

Título: ETNOASTRONOMIA: UMA OPORTUNIDADE DE PROMOVER O CONHECIMENTO SOBRE OS POVOS INDÍGENAS PARANAENSES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores:
Deisiane de Toni Alves
Lúcia Helena Soares de Oliveira
Marco Antonio Batista Carvalho

Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O USO DE MODELOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE ASTRONOMIA
Autores:
Anderson Giovani Trogello
Fernanda Aparecida Meglhioratti

Título: FORMAÇÃO DOCENTE E PERCEPÇÃO DA CIÊNCIA: INTERESSES, ATITUDES E CONHECIMENTOS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA
Autores:
Cassiane Beatrís Pasuck Benassi
Dulce Maria Strieder

Título: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: MOBILIZANDO SABERES TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
Autores:
Kelly Karini Kunzler
Silvia Zamberlan Costa Beber

Título: INTERDISCIPLINARIEDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE FÍSICO-EMOCIONAL
Autores:
Fernando Ferro Pinto
Fernanda Aparecida Meglhioratti

Título: METODOLOGIAS ATIVAS: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA
Autores:
Nathalie Akie Omachi Rodrigues
Marcia Borin da Cunha

Título: METODOLOGIAS DE ENSINO E SEUS DESDOBRAMENTOS: COMO PROFESSORES, EM FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, AS PERCEBEM?
Autores:
Milena Sávio Pastorini Paz
Bárbara Grace Tobaldini de Lima Terra
Daniela Frigo Ferraz

Título: O CICLISMO COMO ATIVIDADE FÍSICA: UMA ANÁLISE DE PROJETO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:
Daniel dos Santos
Dartel Ferrari de Lima

Título: O ENSINO DE FÍSICA ALIADO ÀS TECNOLOGIAS NOS COLÉGIOS DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA E SUAS POSSIBILIDADES
Autores:
Adenauro Martini
Renato Ribeiro Guimarães
Dulce Maria Strieder

Título: O IMPACTO DA PANDEMIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO PERIODO DE TRANSIÇÃO ESCOLAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: UMA REFLEXÃO DOCENTE
Autores:
Daiane Cristine Peternela Chimello
Marco Antonio Batista Carvalho

Título: O LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CASCAVEL – PR
Autores:
Mariane Grando Ferreira Almeida
Marco Antonio Batista Carvalho

Título: O PERFIL DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DO PARANÁ NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Autores:
Mayra Alonço
Cláudia Almeida Fioresi
Rosana Franzen Leite

Título: O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NUMA PERSPECTIVA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Autores:
Regiane Dias Coitim
Marco Antonio Batista Carvalho

Título: O SUJEITO BACHAREL PROFESSOR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO
Autores:
Netúlio Alarcon Fioratti
Dulce Maria Strieder
Lourdes Aparecida Della Justina

Título: O USO DE FILMES COMERCIAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.
Autores:
Juliana Sbardelotto Rossato
João Fernando Christofoletti

Título: OS MODELOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DOS ACADÊMICOS DE QUÍMICA LICENCIATURA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO OESTE PARANAENSE
Autores:
Ismael Laurindo Costa Junior
Silvia Zamberlan Costa Beber
Rosana Franzen Leite

Título: PENSAMENTO COMPUTACIONAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE CASCAVEL
Autores:
Marcelo Batista Fornari
Daniela Frigo Ferraz
Fernanda Aparecida Meglhioratti

Título: POSSIBILIDADES, OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS ACERCA DO CONHECIMENTO SOBRE A ÁGUA: NARRATIVAS DE PROFESSORES
Autores:
Natiely Quevedo Moss
Lourdes Aparecida Della Justina

Título: PROMOÇÃO DO LETRAMENTO EM SAÚDE DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
Autores:
Francielle Brustolin de Lima Simch
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Alessandra Crystian Engles dos Reis

Título: RECURSOS ASSISTIVOS EMPREGADOS À ACADÊMICA SURDOCEGA NO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIOESTE: UM ESTUDO DE CASO
Autores:
Clarice Fabiano Costa Palavissini
Lourdes Aparecida Della Justina
Helaine Maruska Vieira Silva

Título: SALA DE AULA INVERTIDA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PARA IMPLEMENTAÇÃO EM AULAS DE FÍSICA
Autores:
Sonia Alexandre
Marcia Borin da Cunha


Área de conhecimento: Educação Matemática

Título: A APRENDIZAGEM DO OBJETO DE CONHECIMENTO VALOR POSICIONAL PELOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Autores:
Joice Sabino Jandrey
Richael Silva Caetano
Luciana Del Castanhel Peron da Silva

Título: A COMPREENSÃO DE MATEMÁTICA DE ESTUDANTES COM PROFESSORES FORMADOS EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Autores:
Ana Paula Gonzatto
Tiago Emanuel Klüber

Título: A CONSTITUIÇÃO DA AÇÃO CRIATIVA DOCENTE COM TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UMA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Autores:
Priscila Gleden Novaes da Silva
Rodolfo Eduardo Vertuan
Clodis Boscarioli

Título: A CRIATIVIDADE DOCENTE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ABERTOS EM MATEMÁTICA
Autores:
Hênio Delfino Ferreira de Oliveira
Clodis Boscarioli
Rodolfo Eduardo Vertuan

Título: A EDUCAÇÃO INFANTIL NOS PAÍSES DO MERCOSUL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A ABORDAGEM DE NOÇÕES MATEMÁTICAS
Autores:
Clara Inês Warken
Renata Camacho Bezerra
Richael Silva Caetano

Título: A GAMIFICAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM AULAS DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Gustavo Henrique Zanette
Clodis Boscarioli
Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus

Título: A INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA E AS LIÇÕES FREIREANAS: REFLEXÕES EM CARTAS
Autores:
Fernanda Marchiori Grave
Rodolfo Eduardo Vertuan
Clodis Boscarioli

Título: A MATEMÁTICA E O SEU ENSINO DO PONTO DE VISTA DO ESTUDANTE VENEZUELANO
Autores:
Gabrielli Monteiro de Oliveira
Dulcyene Maria Ribeiro

Título: A MATEMÁTICA NA MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR FENOMENOLÓGICO
Autores:
Rosangela Ramon
Tiago Emanuel Klüber

Título: A MOBILIZAÇÃO DAS IDEIAS-BASE DE FUNÇÃO POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL AO SUPERIOR EM SITUAÇÕES ASSOCIADAS À FUNÇÃO AFIM
Autores:
Carbone Bruno Schmidt Krug
Clélia Maria Ignatius Nogueira

Título: A MOBILIZAÇÃO DE IDEIAS-BASE DE FUNÇÃO AFIM POR ESTUDANTES AUTISTAS EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Autores:
Adriana Schawabe Reis Lepreda
Luciana Del Castanhel Peron da Silva
Clélia Maria Ignatius Nogueira

Título: A PROVA SAEB E O PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autores:
Fernanda Tomazi
Richael Silva Caetano
Renata Camacho Bezerra

Título: ABORDAGENS DE PRODUTOS NOTÁVEIS EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS DO SÉCULO XX
Autores:
Leandro Eity Io
Dulcyene Maria Ribeiro

Título: ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Autores:
Edinei de Oliveira
Rodolfo Eduardo Vertuan

Título: APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES SURDOS COM O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Autores:
Aline Keryn Pin
Rodolfo Eduardo Vertuan
Tania Aparecida Martins

Título: APRESENTANDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM SCRATCH A PROFESSORES(AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DE E-BOOKS INTERATIVOS AUTOINSTRUCIONAIS
Autores:
Ana Karen Gonçalves
Clodis Boscarioli
Renata Camacho Bezerra

Título: AS VIVÊNCIAS DOS AUTISTAS EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE FENOMENOLÓGICA
Autores:
Vitória Fenilli Vidaletti
Tiago Emanuel Klüber

Título: CONCEITUALIZAÇÃO DA FUNÇÃO AFIM MANIFESTADA POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Autores:
Alcione Cappelin
Veridiana Rezende

Título: CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNÍCIPIO DE CASCAVEL-PR
Autores:
Natália Cristina Araujo Taques
Marieli Vanessa Rediske de Almeida

Título: IMPLICAÇÕES DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Maykon Jhonatan Schrenk
Rodolfo Eduardo Vertuan

Título: LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA E O NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COM ENFOQUE NA FUNÇÃO AFIM
Autores:
Ronalti Walaci Santiago Martin
Clélia Maria Ignatius Nogueira
Veridiana Rezende

Título: MANIFESTAÇÕES DE INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA NA DISCIPLINA DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Autores:
Adriele Carolini Waideman
Rodolfo Eduardo Vertuan

Título: Modelagem Matemática: caracterização enquanto práxis freiriana.
Autores:
Adriéli Aline Duarte
Rodolfo Eduardo Vertuan

Título: O DESVELAR-SE DO SER-PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Mariangela Deliberalli
Tiago Emanuel Klüber
Clodis Boscarioli

Título: O NÚMERO NA FILOSOFIA FENOMENOLÓGICA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Autores:
Thalia Falquievicz Corassa
Tiago Emanuel Klüber

Título: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS INICIAIS
Autores:
Márcia Regina Kaminski
Clodis Boscarioli
Tiago Emanuel Klüber

Título: O SENTIDO DA APRENDIZAGEM NA MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Autores:
Mariana Thais Garcia
Tiago Emanuel Klüber

Título: OS REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA MOBILIZADOS EM AULAS DE MATEMÁTICA OFERTADAS PELO CANAL AULA PARANÁ EM 2020
Autores:
Fabricia de Carvalho Paixão
Dulcyene Maria Ribeiro

Título: OS SABERES MATEMÁTICOS NA OBRA TUDO É FÁCIL, DE JÚLIO CESAR DE MELLO E SOUZA E IRENE DE ALBUQUERQUE
Autores:
Maria Eduarda de Bastos Marques
Dulcyene Maria Ribeiro

Título: PENSAMENTO COMPUTACIONAL E PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: DESAFIOS, REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA
Autores:
Josemar da Silva de Oliveira
Clodis Boscarioli

Título: PROVA EM FASES: UMA ABORDAGEM PARA AVALIAÇÃO FORMATIVA EM AULAS DE MATEMÁTICA COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM
Autores:
Deize Regina Poloni
Andréia Büttner Ciani

Título: ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE UMA PROVA COM COLA: UM RECURSO À APRENDIZAGEM
Autores:
Henrique Zanelatto
Andréia Büttner Ciani

Título: TIPOLOGIA DE SITUAÇÕES RELACIONADAS À FUNÇÃO AFIM EM DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
Autores:
Sandra Maria Tieppo
Marli Schmitt Zanella
Clélia Maria Ignatius Nogueira

Título: UM ESTUDO SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO SOB A ÓTICA DO PROFESSOR REGENTE
Autores:
Pamela Gonçalves
Dulcyene Maria Ribeiro

Título: UMA FORMAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA À LUZ DO TPACK
Autores:
Ana Paula Nahirne
Clodis Boscarioli

Título: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES COM INDÍCIOS DE DISCALCULIA
Autores:
Daniele Maria Bordini Fecchio
Clélia Maria Ignatius Nogueira
Roberta D' Angela Menduni-bortoloti


Normas e Modelos para Trabalhos



/ ISSN: A SER DEFINIDO
/ ISBN:


Resumo



Corpo Editorial



/ ISSN: A SER DEFINIDO
/ ISBN:


Organização Geral
Clodis Boscarioli

Comitê de Programa
Andréia Büttner Ciani
Clélia Maria Ignatius Nogueira
Clodis Boscarioli
Richael Silva Caetano
Cláudia Almeida Fioresi
Daniela Frigo Ferraz
Dartel Ferrari de Lima
Dulce Maria Strieder
Dulcyene Maria Ribeiro
Fernanda Aparecida Meglhioratti
João Fernando Christofoletti
Jose Flavio Candido Junior
Lourdes Aparecida Della Justina
Marcia Borin da Cunha
Marco Antonio Batista Carvalho
Marieli Vanessa Rediske de Almeida
Renata Camacho Bezerra
Rodolfo Eduardo Vertuan
Rosana Franzen Leite
Silvia Zamberlan Costa Beber
Tiago Emanuel Klüber
Veridiana Rezende
Vilmar Malacarne

Endereço e Contato



/ ISSN: A SER DEFINIDO
/ ISBN:

Promotor: Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM)

E-mail do Evento: cascavel.ppgecem@unioeste.br

Coordenador do Evento: Clodis Boscarioli

Local: Auditório COU
Rua Universitária, 1619

Artigos



/ ISSN: A SER DEFINIDO
/ ISBN:
Área de conhecimento: Educação em Ciências
Título: A APRENDIZAGEM DO ALUNO AUTISTA A PARTIR DO ENSINO INVESTIGATIVO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Ariadne Carla Fagotti Pagliarini
Dulce Maria Strieder
Título: A INSERÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE



Autor(es):
Sheila Karina Lüders Meza
Dulce Maria Strieder
Título: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E SUAS RELAÇÕES COM ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DA PRÁTICA DOCENTE



Autor(es):
Kathia Regina Kunzler Bechlin
Rosana Franzen Leite
Silvia Zamberlan Costa Beber
Título: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: COMPREENSÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA REDE MUNICIPAL DE CASCAVEL-PR



Autor(es):
Josiane dos Santos Aguera
João Fernando Christofoletti
Título: ALFABETIZAÇÃO DIDÁTICO-CIENTÍFICA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS MOBILIZADA PELA FORMAÇÃO EM GRUPO



Autor(es):
Luiz Carlos Marinho de Araujo
Lourdes Aparecida Della Justina
Marcia Borin da Cunha
Título: ANÁLISE DE NARRATIVAS SOBRE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM PODCASTS BRASILEIROS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA



Autor(es):
Aira Antunes Poletto
Cláudia Almeida Fioresi
Título: AS ABORDAGENS CONCEITUAIS DE ALFABETIZACAO E LETRAMENTO CIENTIFICO NAS PRODUCOES ACADEMICAS NOS ANOS DE 2012 A 2022.



Autor(es):
Erenilda Carvalho
João Fernando Christofoletti
Título: AS FEIRAS DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: UM OLHAR SOBRE A IV FEIRA DE CIÊNCIAS DE TOLEDO



Autor(es):
Gean Carlos de Souza Albuquerque
Silvia Zamberlan Costa Beber
Rosana Franzen Leite
Título: BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR: CONCEPÇÃO DE ALUNOS, DOCENTES DE CIÊNCIAS E EQUIPE PEDAGÓGICA



Autor(es):
Jean Felipe Bortot da Rosa
Jose Flavio Candido Junior
Título: CONTEÚDOS CIENTÍFICOS NAS MÍDIAS E REDES SOCIAIS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO COTIDIANO DAS AULAS DE BIOLOGIA



Autor(es):
Carlile Danieli Piacentini dos Santos
João Fernando Christofoletti
Título: CURRÍCULO PARA A REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE CASCAVEL-PR: DO DOCUMENTO ESCRITO AOS DISCURSOS DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS



Autor(es):
Alini Oldoni Scariot
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Título: EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE A PARTIR DE OLHARES FOUCAULTIANOS



Autor(es):
Wellington Soares de Lima
Lourdes Aparecida Della Justina
Título: ENSINAR CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES



Autor(es):
Carol Alice Petroski Lazarim
Dulce Maria Strieder
Título: ETNOASTRONOMIA: UMA OPORTUNIDADE DE PROMOVER O CONHECIMENTO SOBRE OS POVOS INDÍGENAS PARANAENSES NO ENSINO DE CIÊNCIAS



Autor(es):
Deisiane de Toni Alves
Lúcia Helena Soares de Oliveira
Marco Antonio Batista Carvalho
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O USO DE MODELOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE ASTRONOMIA



Autor(es):
Anderson Giovani Trogello
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Título: FORMAÇÃO DOCENTE E PERCEPÇÃO DA CIÊNCIA: INTERESSES, ATITUDES E CONHECIMENTOS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA



Autor(es):
Cassiane Beatrís Pasuck Benassi
Dulce Maria Strieder
Título: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: MOBILIZANDO SABERES TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS



Autor(es):
Kelly Karini Kunzler
Silvia Zamberlan Costa Beber
Título: INTERDISCIPLINARIEDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE FÍSICO-EMOCIONAL



Autor(es):
Fernando Ferro Pinto
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Título: METODOLOGIAS ATIVAS: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA



Autor(es):
Nathalie Akie Omachi Rodrigues
Marcia Borin da Cunha
Título: METODOLOGIAS DE ENSINO E SEUS DESDOBRAMENTOS: COMO PROFESSORES, EM FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, AS PERCEBEM?



Autor(es):
Milena Sávio Pastorini Paz
Bárbara Grace Tobaldini de Lima Terra
Daniela Frigo Ferraz
Título: O CICLISMO COMO ATIVIDADE FÍSICA: UMA ANÁLISE DE PROJETO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA



Autor(es):
Daniel dos Santos
Dartel Ferrari de Lima
Título: O ENSINO DE FÍSICA ALIADO ÀS TECNOLOGIAS NOS COLÉGIOS DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA E SUAS POSSIBILIDADES



Autor(es):
Adenauro Martini
Renato Ribeiro Guimarães
Dulce Maria Strieder
Título: O IMPACTO DA PANDEMIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO PERIODO DE TRANSIÇÃO ESCOLAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: UMA REFLEXÃO DOCENTE



Autor(es):
Daiane Cristine Peternela Chimello
Marco Antonio Batista Carvalho
Título: O LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CASCAVEL – PR



Autor(es):
Mariane Grando Ferreira Almeida
Marco Antonio Batista Carvalho
Título: O PERFIL DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DO PARANÁ NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU



Autor(es):
Mayra Alonço
Cláudia Almeida Fioresi
Rosana Franzen Leite
Título: O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NUMA PERSPECTIVA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO



Autor(es):
Regiane Dias Coitim
Marco Antonio Batista Carvalho
Título: O SUJEITO BACHAREL PROFESSOR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO



Autor(es):
Netúlio Alarcon Fioratti
Dulce Maria Strieder
Lourdes Aparecida Della Justina
Título: O USO DE FILMES COMERCIAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.



Autor(es):
Juliana Sbardelotto Rossato
João Fernando Christofoletti
Título: OS MODELOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DOS ACADÊMICOS DE QUÍMICA LICENCIATURA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO OESTE PARANAENSE



Autor(es):
Ismael Laurindo Costa Junior
Silvia Zamberlan Costa Beber
Rosana Franzen Leite
Título: PENSAMENTO COMPUTACIONAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE CASCAVEL



Autor(es):
Marcelo Batista Fornari
Daniela Frigo Ferraz
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Título: POSSIBILIDADES, OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS ACERCA DO CONHECIMENTO SOBRE A ÁGUA: NARRATIVAS DE PROFESSORES



Autor(es):
Natiely Quevedo Moss
Lourdes Aparecida Della Justina
Título: PROMOÇÃO DO LETRAMENTO EM SAÚDE DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO



Autor(es):
Francielle Brustolin de Lima Simch
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Alessandra Crystian Engles dos Reis
Título: RECURSOS ASSISTIVOS EMPREGADOS À ACADÊMICA SURDOCEGA NO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIOESTE: UM ESTUDO DE CASO



Autor(es):
Clarice Fabiano Costa Palavissini
Lourdes Aparecida Della Justina
Helaine Maruska Vieira Silva
Título: SALA DE AULA INVERTIDA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PARA IMPLEMENTAÇÃO EM AULAS DE FÍSICA



Autor(es):
Sonia Alexandre
Marcia Borin da Cunha
Área de conhecimento: Educação Matemática
Título: A APRENDIZAGEM DO OBJETO DE CONHECIMENTO VALOR POSICIONAL PELOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA



Autor(es):
Joice Sabino Jandrey
Richael Silva Caetano
Luciana Del Castanhel Peron da Silva
Título: A COMPREENSÃO DE MATEMÁTICA DE ESTUDANTES COM PROFESSORES FORMADOS EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS



Autor(es):
Ana Paula Gonzatto
Tiago Emanuel Klüber
Título: A CONSTITUIÇÃO DA AÇÃO CRIATIVA DOCENTE COM TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UMA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA



Autor(es):
Priscila Gleden Novaes da Silva
Rodolfo Eduardo Vertuan
Clodis Boscarioli
Título: A CRIATIVIDADE DOCENTE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ABERTOS EM MATEMÁTICA



Autor(es):
Hênio Delfino Ferreira de Oliveira
Clodis Boscarioli
Rodolfo Eduardo Vertuan
Título: A EDUCAÇÃO INFANTIL NOS PAÍSES DO MERCOSUL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A ABORDAGEM DE NOÇÕES MATEMÁTICAS



Autor(es):
Clara Inês Warken
Renata Camacho Bezerra
Richael Silva Caetano
Título: A GAMIFICAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM AULAS DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Gustavo Henrique Zanette
Clodis Boscarioli
Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus
Título: A INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA E AS LIÇÕES FREIREANAS: REFLEXÕES EM CARTAS



Autor(es):
Fernanda Marchiori Grave
Rodolfo Eduardo Vertuan
Clodis Boscarioli
Título: A MATEMÁTICA E O SEU ENSINO DO PONTO DE VISTA DO ESTUDANTE VENEZUELANO



Autor(es):
Gabrielli Monteiro de Oliveira
Dulcyene Maria Ribeiro
Título: A MATEMÁTICA NA MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR FENOMENOLÓGICO



Autor(es):
Rosangela Ramon
Tiago Emanuel Klüber
Título: A MOBILIZAÇÃO DAS IDEIAS-BASE DE FUNÇÃO POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL AO SUPERIOR EM SITUAÇÕES ASSOCIADAS À FUNÇÃO AFIM



Autor(es):
Carbone Bruno Schmidt Krug
Clélia Maria Ignatius Nogueira
Título: A MOBILIZAÇÃO DE IDEIAS-BASE DE FUNÇÃO AFIM POR ESTUDANTES AUTISTAS EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA



Autor(es):
Adriana Schawabe Reis Lepreda
Luciana Del Castanhel Peron da Silva
Clélia Maria Ignatius Nogueira
Título: A PROVA SAEB E O PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA



Autor(es):
Fernanda Tomazi
Richael Silva Caetano
Renata Camacho Bezerra
Título: ABORDAGENS DE PRODUTOS NOTÁVEIS EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS DO SÉCULO XX



Autor(es):
Leandro Eity Io
Dulcyene Maria Ribeiro
Título: ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL



Autor(es):
Edinei de Oliveira
Rodolfo Eduardo Vertuan
Título: APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES SURDOS COM O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA



Autor(es):
Aline Keryn Pin
Rodolfo Eduardo Vertuan
Tania Aparecida Martins
Título: APRESENTANDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM SCRATCH A PROFESSORES(AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DE E-BOOKS INTERATIVOS AUTOINSTRUCIONAIS



Autor(es):
Ana Karen Gonçalves
Clodis Boscarioli
Renata Camacho Bezerra
Título: AS VIVÊNCIAS DOS AUTISTAS EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE FENOMENOLÓGICA



Autor(es):
Vitória Fenilli Vidaletti
Tiago Emanuel Klüber
Título: CONCEITUALIZAÇÃO DA FUNÇÃO AFIM MANIFESTADA POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA



Autor(es):
Alcione Cappelin
Veridiana Rezende
Título: CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNÍCIPIO DE CASCAVEL-PR



Autor(es):
Natália Cristina Araujo Taques
Marieli Vanessa Rediske de Almeida
Título: IMPLICAÇÕES DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Maykon Jhonatan Schrenk
Rodolfo Eduardo Vertuan
Título: LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA E O NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COM ENFOQUE NA FUNÇÃO AFIM



Autor(es):
Ronalti Walaci Santiago Martin
Clélia Maria Ignatius Nogueira
Veridiana Rezende
Título: MANIFESTAÇÕES DE INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA NA DISCIPLINA DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA



Autor(es):
Adriele Carolini Waideman
Rodolfo Eduardo Vertuan
Título: Modelagem Matemática: caracterização enquanto práxis freiriana.



Autor(es):
Adriéli Aline Duarte
Rodolfo Eduardo Vertuan
Título: O DESVELAR-SE DO SER-PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO



Autor(es):
Mariangela Deliberalli
Tiago Emanuel Klüber
Clodis Boscarioli
Título: O NÚMERO NA FILOSOFIA FENOMENOLÓGICA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA



Autor(es):
Thalia Falquievicz Corassa
Tiago Emanuel Klüber
Título: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS INICIAIS



Autor(es):
Márcia Regina Kaminski
Clodis Boscarioli
Tiago Emanuel Klüber
Título: O SENTIDO DA APRENDIZAGEM NA MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA



Autor(es):
Mariana Thais Garcia
Tiago Emanuel Klüber
Título: OS REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA MOBILIZADOS EM AULAS DE MATEMÁTICA OFERTADAS PELO CANAL AULA PARANÁ EM 2020



Autor(es):
Fabricia de Carvalho Paixão
Dulcyene Maria Ribeiro
Título: OS SABERES MATEMÁTICOS NA OBRA TUDO É FÁCIL, DE JÚLIO CESAR DE MELLO E SOUZA E IRENE DE ALBUQUERQUE



Autor(es):
Maria Eduarda de Bastos Marques
Dulcyene Maria Ribeiro
Título: PENSAMENTO COMPUTACIONAL E PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: DESAFIOS, REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA



Autor(es):
Josemar da Silva de Oliveira
Clodis Boscarioli
Título: PROVA EM FASES: UMA ABORDAGEM PARA AVALIAÇÃO FORMATIVA EM AULAS DE MATEMÁTICA COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM



Autor(es):
Deize Regina Poloni
Andréia Büttner Ciani
Título: ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE UMA PROVA COM COLA: UM RECURSO À APRENDIZAGEM



Autor(es):
Henrique Zanelatto
Andréia Büttner Ciani
Título: TIPOLOGIA DE SITUAÇÕES RELACIONADAS À FUNÇÃO AFIM EM DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS



Autor(es):
Sandra Maria Tieppo
Marli Schmitt Zanella
Clélia Maria Ignatius Nogueira
Título: UM ESTUDO SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO SOB A ÓTICA DO PROFESSOR REGENTE



Autor(es):
Pamela Gonçalves
Dulcyene Maria Ribeiro
Título: UMA FORMAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA À LUZ DO TPACK



Autor(es):
Ana Paula Nahirne
Clodis Boscarioli
Título: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES COM INDÍCIOS DE DISCALCULIA



Autor(es):
Daniele Maria Bordini Fecchio
Clélia Maria Ignatius Nogueira
Roberta D' Angela Menduni-bortoloti

Edições



/ ISSN: A SER DEFINIDO
/ ISBN: