Expediente

Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ensino

https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/workshopdoppgen/anais /ISSN:
/ISBN:

Título: Anais do Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ensino –  do PPGEn

Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn)

Organização: Comissão Organizadora do Workshop do PPGEn

Local: Foz do Iguaçu – PR

Publicação: 2025

Periodicidade: Evento anual

ISSN/ISBN: -----


Coordenação Geral:
Vanessa Klaus
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGEn


Publicação online:

Disponível em: https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/workshopdoppgen/anais

Ficha Catalográfica

Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ensino

https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/workshopdoppgen/anais /ISSN:
/ISBN:

WORKSHOP do Programa de Pós‑Graduação em Ensino (Unioeste).  
Anais. Foz do Iguaçu: Unioeste, 25/09/2025.  
ISBN: ----
ISSN: ----

1. Congresso. 2. Educação. 3. Ensino de ciências e matemática. 4. Formação de professores. 5. Educação básica. 


Apresentação

Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ensino

https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/workshopdoppgen/anais / ISSN:
/ ISBN:

Os Anais do Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ensino (do PPGEn/Unioeste) reúnem os trabalhos apresentados durante o evento acadêmico, promovendo o debate e a divulgação científica nas áreas de ensino, linguagens, ciências, matemática e formação de professores. A publicação reflete a diversidade de temas investigados por pesquisadores e pós-graduandos, abordando práticas pedagógicas, inovação educacional, inclusão, entre outros enfoques contemporâneos do Ensino. Esses anais são uma importante contribuição para o fortalecimento da pesquisa e da formação docente.

Sumário

Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ensino

https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/workshopdoppgen/anais /ISSN:
/ISBN:
Área de conhecimento: LINHA DE PESQUISA: ENSINO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.

Título: A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO PARA A APROPRIAÇÃO DA GRANDEZA DE TEMPO NOS ANOS INICIAIS
Autores:
Jhennifer Maysa de Souza Nogueira

Título: ANÁLISE DE ERROS EM SITUAÇÕES PROBLEMAS: UM ESTUDO NOS ANOS INICIAIS
Autores:
Erony Simões da Silva

Título: BRINCADEIRAS QUE ENVOLVEM MOVIMENTO E AS POSSÍVEIS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
Autores:
Isabelli Guimarães da Silva
Luciana Del Castanhel Peron da Silva

Título: CUIDADO INTEGRATIVO NO PÓS-PARTO: A CONVERGÊNCIA ENTRE FITOTERAPIA BRASILEIRA E FILOSOFIA CHINESA
Autores:
Bianca de Oliveira Graeff
Adriana Zilly

Título: Desenvolvimento e análise de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o ensino de Matemática Financeira
Autores:
Gabrielly Broglio
Reginaldo Aparecido Zara

Título: DINÂMICAS DE GRUPO: UMA PRÁTICA DE ENSINO EM SAÚDE COM MÃES E GESTANTES ADOLESCENTES
Autores:
Marlene Garaluz Acosta
Elis Maria Teixeira Palma Priotto

Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA: OFICINAS DE REUTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA SUSTENTABILIDADE NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Kathellen Rayane Zangrande de Oliveira
Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

Título: Infográfico Animado para Cuidadores de Pacientes em Domicílio: Validação de Conteúdo e Usabilidade
Autores:
Caroline Rippel Ribeiro
Reinaldo Antonio da Silva Sobrinho
Chris Mayara Tibes Cherman
Adriana Zilly

Título: MATERIAL INSTRUCIONAL PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.
Autores:
Alessandro José Andretti
Marcos Lübeck

Título: METODOLOGIAS GAMIFICADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DOS 3º, 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Ananda Giacometi

Título: O PERFIL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM E SUAS RELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM
Autores:
Josiani de Carvalho
Elis Maria Teixeira Palma Priotto

Título: O uso da ilustração científica como ferramenta para o ensino significativo e contextualizado de morfologia vegetal
Autores:
Gabriela Pereira da Silva
Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

Título: PROCESSO FORMATIVOS DOS PROFESSORES ENFERMEIROS LICENCIADOS E BACHARÉIS DO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE
Autores:
Vanessa Jacqueline Monti Chavez
Elis Maria Teixeira Palma Priotto

Título: Saberes e fazeres etnomatemáticos presentes na Educação de Jovens e Adultos
Autores:
Adriana da Silva Klippel
Marcos Lübeck


Área de conhecimento: LINHA DE PESQUISA: ENSINO, LINGUAGENS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

Título: “TROUXE ELE PRA SALA”: A VARIAÇÃO PRONOMINAL COMO PONTO DE PARTIDA PARA O ENSINO CRÍTICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Autores:
Maiara Schwertner de Mattos Zadinello

Título: A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA E OS APORTES AO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS - NA REDE MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU-PR
Autores:
Solange de Oliveira Silva Pereira

Título: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA PARA ENSINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS EM FOZ DO IGUAÇU – PR
Autores:
Bruna Gattelli de Vargas

Título: ABORDAGEM MULTISSENSORIAL NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TEA: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL
Autores:
Gabriella Conti

Título: AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS EM LARGA ESCALA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CASO DE FOZ DO IGUAÇU - PR
Autores:
Dilane Cardoso de Azevedo

Título: BNC-FORMAÇÃO INICIAL E OS CURSOS DE PEDAGOGIA NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO PARANÁ: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA SOBRE A PADRONIZAÇÃO DAS LICENCIATURAS
Autores:
Jennifer Rafaela Serafim Ferezin
Julia Malanchen

Título: COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU: PERCEPÇÕES DE UM CONTEXTO ESCOLAR
Autores:
Lidiane Canever Wernke
Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus

Título: CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUA IMPLEMENTAÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
Autores:
Andriele Caroline Castro da Rosa
Mateus Marchesan Pires

Título: CURRÍCULO DE PEDAGOGIA E A REALIDADE MULTILÍNGUE DE FOZ DO IGUAÇU: UMA ANÁLISE DAS APROXIMAÇÕES E/OU DISTANCIAMENTOS
Autores:
Bruna Rafaela Tomé Saadaoui
Jorgelina Ivana Tallei

Título: CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: OLHARES SOBRE A ABORDAGEM INTERCULTURAL E A PERSPECTIVA DISCENTE
Autores:
Anderson Gonçalves Guimarães

Título: DIDÁTICA E PLANEJAMENTO: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores:
Alexandre Rebeca Santos
Julia Malanchen

Título: DISLEXIA E ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES E CAMINHOS À LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL
Autores:
Aline Barros dos Santos

Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS
Autores:
Bruna Ienke de Arcanjo
Julia Malanchen

Título: ENTRE A BNCC E A PROMOÇÃO DA SAÚDE: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Thais Langemberg Lima Bulguerolli
Monica Augusta Mombelli

Título: ENTRE CRENÇAS E ATITUDES: A PERCEPÇÃO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA
Autores:
Letícia Fróiz Ribeiro
Valeria Cristina França Alves
Maridelma Laperuta Martins

Título: Entre crenças e atitudes: A percepção da variação linguística na escola.
Autores:
Valeria Cristina França Alves
Maridelma Laperuta Martins
Letícia Fróiz Ribeiro

Título: Gêneros discursivos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de formação continuada para professores.
Autores:
Andressa Dias Jacinto

Título: O MOSAICO INTERLINGUÍSTICO DO PORTUNHOL: FOTOGRAFANDO A ALFABETIZAÇÃO DE IMIGRANTES HISPANOFALANTES NAS ESCOLAS DE FOZ DO IGUAÇU
Autores:
Ana Claudia Zimmer Reisdorfer
Jorgelina Ivana Tallei

Título: O SOFRIMENTO PSÍQUICO E O ADOECIMENTO DOS PROFESSORES NA UNIVERSIDADE: EFEITO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS
Autores:
Luciane Klein
Joceli de Fatima Arruda Sousa

Título: OS SENTIDOS SUBJETIVOS NA EXPRESSÃO ARTÍSTICA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Maria Eduarda Roberti
Monica Augusta Mombelli

Título: POLÍTICA LINGUÍSTICA PARA RAMILÂNDIA: UM MUNICÍPIO EM CONTEXTO DE FRONTEIRA
Autores:
Silvana Aparecida Correia
Jorgelina Ivana Tallei

Título: UMA REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA SOBRE A BNC-FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA: TENDÊNCIAS E IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE (2019-2025)
Autores:
Jaqueline Becker
Julia Malanchen


Normas e Modelos para Trabalhos

Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ensino

https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/workshopdoppgen/anais / ISSN:
/ ISBN:


Modelo - Resumo Simples
Modelo - Banner



Corpo Editorial

Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ensino

https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/workshopdoppgen/anais / ISSN:
/ ISBN:


Comissão Cietífica
Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus
Joceli de Fatima Arruda Sousa
Julia Malanchen
Marcos Lübeck
Luciana Del Castanhel Peron da Silva
Adriana Zilly
Elis Maria Teixeira Palma Priotto
Monica Augusta Mombelli
Mariangela Garcia Lunardelli
Maridelma Laperuta Martins
Reginaldo Aparecido Zara
Reinaldo Antonio da Silva Sobrinho
Susimeire Vivien Rosotti de Andrade
Jorgelina Ivana Tallei
Mateus Marchesan Pires
Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
Andriele Caroline Castro da Rosa

Endereço e Contato

Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ensino

https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/workshopdoppgen/anais / ISSN:
/ ISBN:

Promotor: Coordenação do PPGEn

E-mail do Evento: foz.mestradoppgen@unioeste.br

Coordenador do Evento: Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus

Local: Unioeste Campus Foz do Iguaçu
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650

Artigos

Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ensino

https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/workshopdoppgen/anais / ISSN:
/ ISBN:
Área de conhecimento: LINHA DE PESQUISA: ENSINO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.
Título: A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO PARA A APROPRIAÇÃO DA GRANDEZA DE TEMPO NOS ANOS INICIAIS



Autor(es):
Jhennifer Maysa de Souza Nogueira
Título: ANÁLISE DE ERROS EM SITUAÇÕES PROBLEMAS: UM ESTUDO NOS ANOS INICIAIS



Autor(es):
Erony Simões da Silva
Título: BRINCADEIRAS QUE ENVOLVEM MOVIMENTO E AS POSSÍVEIS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS



Autor(es):
Isabelli Guimarães da Silva
Luciana Del Castanhel Peron da Silva
Título: CUIDADO INTEGRATIVO NO PÓS-PARTO: A CONVERGÊNCIA ENTRE FITOTERAPIA BRASILEIRA E FILOSOFIA CHINESA



Autor(es):
Bianca de Oliveira Graeff
Adriana Zilly
Título: Desenvolvimento e análise de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o ensino de Matemática Financeira



Autor(es):
Gabrielly Broglio
Reginaldo Aparecido Zara
Título: DINÂMICAS DE GRUPO: UMA PRÁTICA DE ENSINO EM SAÚDE COM MÃES E GESTANTES ADOLESCENTES



Autor(es):
Marlene Garaluz Acosta
Elis Maria Teixeira Palma Priotto
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA: OFICINAS DE REUTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA SUSTENTABILIDADE NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Kathellen Rayane Zangrande de Oliveira
Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
Título: Infográfico Animado para Cuidadores de Pacientes em Domicílio: Validação de Conteúdo e Usabilidade



Autor(es):
Caroline Rippel Ribeiro
Reinaldo Antonio da Silva Sobrinho
Chris Mayara Tibes Cherman
Adriana Zilly
Título: MATERIAL INSTRUCIONAL PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.



Autor(es):
Alessandro José Andretti
Marcos Lübeck
Título: METODOLOGIAS GAMIFICADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DOS 3º, 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Ananda Giacometi
Título: O PERFIL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM E SUAS RELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM



Autor(es):
Josiani de Carvalho
Elis Maria Teixeira Palma Priotto
Título: O uso da ilustração científica como ferramenta para o ensino significativo e contextualizado de morfologia vegetal



Autor(es):
Gabriela Pereira da Silva
Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
Título: PROCESSO FORMATIVOS DOS PROFESSORES ENFERMEIROS LICENCIADOS E BACHARÉIS DO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE



Autor(es):
Vanessa Jacqueline Monti Chavez
Elis Maria Teixeira Palma Priotto
Título: Saberes e fazeres etnomatemáticos presentes na Educação de Jovens e Adultos



Autor(es):
Adriana da Silva Klippel
Marcos Lübeck
Área de conhecimento: LINHA DE PESQUISA: ENSINO, LINGUAGENS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Título: “TROUXE ELE PRA SALA”: A VARIAÇÃO PRONOMINAL COMO PONTO DE PARTIDA PARA O ENSINO CRÍTICO DA LÍNGUA PORTUGUESA



Autor(es):
Maiara Schwertner de Mattos Zadinello
Título: A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA E OS APORTES AO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS - NA REDE MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU-PR



Autor(es):
Solange de Oliveira Silva Pereira
Título: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA PARA ENSINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS EM FOZ DO IGUAÇU – PR



Autor(es):
Bruna Gattelli de Vargas
Título: ABORDAGEM MULTISSENSORIAL NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TEA: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL



Autor(es):
Gabriella Conti
Título: AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS EM LARGA ESCALA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CASO DE FOZ DO IGUAÇU - PR



Autor(es):
Dilane Cardoso de Azevedo
Título: BNC-FORMAÇÃO INICIAL E OS CURSOS DE PEDAGOGIA NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO PARANÁ: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA SOBRE A PADRONIZAÇÃO DAS LICENCIATURAS



Autor(es):
Jennifer Rafaela Serafim Ferezin
Julia Malanchen
Título: COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU: PERCEPÇÕES DE UM CONTEXTO ESCOLAR



Autor(es):
Lidiane Canever Wernke
Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus
Título: CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUA IMPLEMENTAÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ



Autor(es):
Andriele Caroline Castro da Rosa
Mateus Marchesan Pires
Título: CURRÍCULO DE PEDAGOGIA E A REALIDADE MULTILÍNGUE DE FOZ DO IGUAÇU: UMA ANÁLISE DAS APROXIMAÇÕES E/OU DISTANCIAMENTOS



Autor(es):
Bruna Rafaela Tomé Saadaoui
Jorgelina Ivana Tallei
Título: CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: OLHARES SOBRE A ABORDAGEM INTERCULTURAL E A PERSPECTIVA DISCENTE



Autor(es):
Anderson Gonçalves Guimarães
Título: DIDÁTICA E PLANEJAMENTO: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA



Autor(es):
Alexandre Rebeca Santos
Julia Malanchen
Título: DISLEXIA E ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES E CAMINHOS À LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL



Autor(es):
Aline Barros dos Santos
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS



Autor(es):
Bruna Ienke de Arcanjo
Julia Malanchen
Título: ENTRE A BNCC E A PROMOÇÃO DA SAÚDE: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO



Autor(es):
Thais Langemberg Lima Bulguerolli
Monica Augusta Mombelli
Título: ENTRE CRENÇAS E ATITUDES: A PERCEPÇÃO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA



Autor(es):
Letícia Fróiz Ribeiro
Valeria Cristina França Alves
Maridelma Laperuta Martins
Título: Entre crenças e atitudes: A percepção da variação linguística na escola.



Autor(es):
Valeria Cristina França Alves
Maridelma Laperuta Martins
Letícia Fróiz Ribeiro
Título: Gêneros discursivos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de formação continuada para professores.



Autor(es):
Andressa Dias Jacinto
Título: O MOSAICO INTERLINGUÍSTICO DO PORTUNHOL: FOTOGRAFANDO A ALFABETIZAÇÃO DE IMIGRANTES HISPANOFALANTES NAS ESCOLAS DE FOZ DO IGUAÇU



Autor(es):
Ana Claudia Zimmer Reisdorfer
Jorgelina Ivana Tallei
Título: O SOFRIMENTO PSÍQUICO E O ADOECIMENTO DOS PROFESSORES NA UNIVERSIDADE: EFEITO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS



Autor(es):
Luciane Klein
Joceli de Fatima Arruda Sousa
Título: OS SENTIDOS SUBJETIVOS NA EXPRESSÃO ARTÍSTICA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Maria Eduarda Roberti
Monica Augusta Mombelli
Título: POLÍTICA LINGUÍSTICA PARA RAMILÂNDIA: UM MUNICÍPIO EM CONTEXTO DE FRONTEIRA



Autor(es):
Silvana Aparecida Correia
Jorgelina Ivana Tallei
Título: UMA REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA SOBRE A BNC-FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA: TENDÊNCIAS E IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE (2019-2025)



Autor(es):
Jaqueline Becker
Julia Malanchen

Edições

Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ensino

https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/workshopdoppgen/anais / ISSN:
/ ISBN:

null