Sumário
Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ensino
https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/workshopdoppgen/anais /ISSN:
/ISBN:
Área de conhecimento: LINHA DE PESQUISA: ENSINO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.
Título: A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO PARA A APROPRIAÇÃO DA GRANDEZA DE TEMPO NOS ANOS INICIAIS
Autores:
Jhennifer Maysa de Souza Nogueira
Título: ANÁLISE DE ERROS EM SITUAÇÕES PROBLEMAS: UM ESTUDO NOS ANOS INICIAIS
Autores:
Erony Simões da Silva
Título: BRINCADEIRAS QUE ENVOLVEM MOVIMENTO E AS POSSÍVEIS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
Autores:
Isabelli Guimarães da Silva
Luciana Del Castanhel Peron da Silva
Título: CUIDADO INTEGRATIVO NO PÓS-PARTO: A CONVERGÊNCIA ENTRE FITOTERAPIA BRASILEIRA E FILOSOFIA CHINESA
Autores:
Bianca de Oliveira Graeff
Adriana Zilly
Título: Desenvolvimento e análise de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o ensino de Matemática Financeira
Autores:
Gabrielly Broglio
Reginaldo Aparecido Zara
Título: DINÂMICAS DE GRUPO: UMA PRÁTICA DE ENSINO EM SAÚDE COM MÃES E GESTANTES ADOLESCENTES
Autores:
Marlene Garaluz Acosta
Elis Maria Teixeira Palma Priotto
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA: OFICINAS DE REUTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA SUSTENTABILIDADE NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Kathellen Rayane Zangrande de Oliveira
Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
Título: Infográfico Animado para Cuidadores de Pacientes em Domicílio: Validação de Conteúdo e Usabilidade
Autores:
Caroline Rippel Ribeiro
Reinaldo Antonio da Silva Sobrinho
Chris Mayara Tibes Cherman
Adriana Zilly
Título: MATERIAL INSTRUCIONAL PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.
Autores:
Alessandro José Andretti
Marcos Lübeck
Título: METODOLOGIAS GAMIFICADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DOS 3º, 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Ananda Giacometi
Título: O PERFIL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM E SUAS RELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM
Autores:
Josiani de Carvalho
Elis Maria Teixeira Palma Priotto
Título: O uso da ilustração científica como ferramenta para o ensino significativo e contextualizado de morfologia vegetal
Autores:
Gabriela Pereira da Silva
Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
Título: PROCESSO FORMATIVOS DOS PROFESSORES ENFERMEIROS LICENCIADOS E BACHARÉIS DO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE
Autores:
Vanessa Jacqueline Monti Chavez
Elis Maria Teixeira Palma Priotto
Título: Saberes e fazeres etnomatemáticos presentes na Educação de Jovens e Adultos
Autores:
Adriana da Silva Klippel
Marcos Lübeck
Área de conhecimento: LINHA DE PESQUISA: ENSINO, LINGUAGENS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Título: “TROUXE ELE PRA SALA”: A VARIAÇÃO PRONOMINAL COMO PONTO DE PARTIDA PARA O ENSINO CRÍTICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Autores:
Maiara Schwertner de Mattos Zadinello
Título: A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA E OS APORTES AO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS - NA REDE MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU-PR
Autores:
Solange de Oliveira Silva Pereira
Título: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA PARA ENSINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS EM FOZ DO IGUAÇU – PR
Autores:
Bruna Gattelli de Vargas
Título: ABORDAGEM MULTISSENSORIAL NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TEA: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL
Autores:
Gabriella Conti
Título: AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS EM LARGA ESCALA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CASO DE FOZ DO IGUAÇU - PR
Autores:
Dilane Cardoso de Azevedo
Título: BNC-FORMAÇÃO INICIAL E OS CURSOS DE PEDAGOGIA NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO PARANÁ: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA SOBRE A PADRONIZAÇÃO DAS LICENCIATURAS
Autores:
Jennifer Rafaela Serafim Ferezin
Julia Malanchen
Título: COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU: PERCEPÇÕES DE UM CONTEXTO ESCOLAR
Autores:
Lidiane Canever Wernke
Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus
Título: CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUA IMPLEMENTAÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
Autores:
Andriele Caroline Castro da Rosa
Mateus Marchesan Pires
Título: CURRÍCULO DE PEDAGOGIA E A REALIDADE MULTILÍNGUE DE FOZ DO IGUAÇU: UMA ANÁLISE DAS APROXIMAÇÕES E/OU DISTANCIAMENTOS
Autores:
Bruna Rafaela Tomé Saadaoui
Jorgelina Ivana Tallei
Título: CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: OLHARES SOBRE A ABORDAGEM INTERCULTURAL E A PERSPECTIVA DISCENTE
Autores:
Anderson Gonçalves Guimarães
Título: DIDÁTICA E PLANEJAMENTO: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores:
Alexandre Rebeca Santos
Julia Malanchen
Título: DISLEXIA E ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES E CAMINHOS À LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL
Autores:
Aline Barros dos Santos
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS
Autores:
Bruna Ienke de Arcanjo
Julia Malanchen
Título: ENTRE A BNCC E A PROMOÇÃO DA SAÚDE: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Thais Langemberg Lima Bulguerolli
Monica Augusta Mombelli
Título: ENTRE CRENÇAS E ATITUDES: A PERCEPÇÃO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA
Autores:
Letícia Fróiz Ribeiro
Valeria Cristina França Alves
Maridelma Laperuta Martins
Título: Entre crenças e atitudes: A percepção da variação linguística na escola.
Autores:
Valeria Cristina França Alves
Maridelma Laperuta Martins
Letícia Fróiz Ribeiro
Título: Gêneros discursivos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de formação continuada para professores.
Autores:
Andressa Dias Jacinto
Título: O MOSAICO INTERLINGUÍSTICO DO PORTUNHOL: FOTOGRAFANDO A ALFABETIZAÇÃO DE IMIGRANTES HISPANOFALANTES NAS ESCOLAS DE FOZ DO IGUAÇU
Autores:
Ana Claudia Zimmer Reisdorfer
Jorgelina Ivana Tallei
Título: O SOFRIMENTO PSÍQUICO E O ADOECIMENTO DOS PROFESSORES NA UNIVERSIDADE: EFEITO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS
Autores:
Luciane Klein
Joceli de Fatima Arruda Sousa
Título: OS SENTIDOS SUBJETIVOS NA EXPRESSÃO ARTÍSTICA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Maria Eduarda Roberti
Monica Augusta Mombelli
Título: POLÍTICA LINGUÍSTICA PARA RAMILÂNDIA: UM MUNICÍPIO EM CONTEXTO DE FRONTEIRA
Autores:
Silvana Aparecida Correia
Jorgelina Ivana Tallei
Título: UMA REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA SOBRE A BNC-FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA: TENDÊNCIAS E IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE (2019-2025)
Autores:
Jaqueline Becker
Julia Malanchen