Expediente



2023/2024 /ISSN: 24481890
/ISBN:

https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/xisepec/anais



Ficha Catalográfica



2023/2024 /ISSN: 24481890
/ISBN:

Apresentação



2023/2024 / ISSN: 24481890
/ ISBN:

Sumário



2023/2024 /ISSN: 24481890
/ISBN:
Área de conhecimento: Educação Infantil

Título: A GESTÃO DA SALA DE AULA: A PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS.
Autores:
Jaqueline Aparecida Mohr
Larissa Aparecida Scheeren
Vitória Grosbelli Ananias
Tífani Talita Dias Velloso dos Santos
Adelize Trentin Lemes
Agda Fernanda Mendes da Silva de Oliveira

Título: A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Laiane Machado Sanches
André José Nunes
Károla Thayane de Mera dos Santos Pinheiro
Vanessa Pedroso
Cecília de Fátima Silva
Matheus Sousa da Silva
Laysmara Carneiro Edoardo

Título: A LITERATURA INFANTIL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Autores:
Danielly dos Santos Souza
Bianca Sophia Pivatto
Fernanda Luíza Perlin Silva
Josilaine Faria Rodrigues
Letícia Barbosa da Silva
Polyana do Nascimento
Neiva Gallina Mazzuco

Título: ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NO COMBATE CONTRA A DENGUE: EDUCAÇÃO PARA TRANSFORMAR.
Autores:
Franciely Escher Borges
Eduarda Betim Lara
Agda Fernanda Mendes da Silva de Oliveira
Emily Vitória Dutra Santos
Maria Eduarda Ferreira de Souza
Isabel Grassiolli

Título: CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DO PLANEJAMENTO À SALA DE AULA
Autores:
Natália Anzolin Marques
Amanda Roberta Almeida
Ana Gabriely Carvalho Melo
Bruna Capelin Soares
Mayza Rodrigues Rafalski
Marijane Zanotto
Gabriela de Oliveira

Título: É POSSÍVEL BRINCAR E APRENDER? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Myríam Gabriely Moreira Vital
Rafaella Rodrigues de Mello
Claudia Barbosa
Amanda Aparecida da Silva
Beatris Pfeffer
Isadora de Andrade Rucker

Título: O Impacto da literatura na educação infantil e a aventura de um projeto de contação de história
Autores:
Emanuely Tangriane Szimanski
Solange Copochinski Becher de Araujo
Carolina Arceles Buchinger
Larissa de Queiroz Bandeira
Aline Aparecida da Silva Cruz
Gabriela Padilha
Isabel Grassiolli

Título: VIAJANDO PELAS PÁGINAS: A MAGIA DA LITERATURA INFANTIL E A EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO IMAGINÁRIO
Autores:
Ellen Milena Mol
Lais Gabriele de Oliveira Cristo
Fabiola Delai
Vanessa Silva Hermann
Elvenice Tatiana Zóia


Área de conhecimento: Ensino Fundamental

Título: ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM UMA ATIVIDADE GAMIFICADA: CONHECENDO O ESPAÇO ESCOLAR
Autores:
Maria Celeste Tadioto Belizario
Rafaela Provin Andrade
Isabela Reffatti Tiemechi
Eliana Jeguaka Ju Lopes
Emilly Zanini de Morais
Oscar Wilson Rodrigues
Ana Maria Marques Palagi

Título: A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autores:
Ana Carolina Severo Oselame
Jane Peruzo Iacono
Elisangela Fatima dos Santos
Juliana Aparecida Machado
Neide da Silveira Duarte de Matos

Título: A MUSICALIZAÇÃO E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO EM UM PROJETO DE FINALIZAÇÃO DE ESTÁGIO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA DE CASCAVEL- PARANÁ
Autores:
Ereni Machado Oliveira da Luz
Silvana de Araujo Vaillões
Luana Marielle Fernandes Finguer
Daniela Pires Alvarez
Franciele Rodrigues
Gabriele da Silveira Stocco

Título: A PLURALIDADE ENRIQUECE: A MULTICULTURALIDADE IMIGRANTE NA ESCOLA BRASILEIRA_
Autores:
Beatriz Sutil da Silva
Gabriela Rodrigues Migliorini
Luana Regina Nekson
Matheus Raylon Bortolatto do Monte
Ana Maria Marques Palagi
Terezinha Correa Lindino

Título: A VIVÊNCIA DA DOCÊNCIA COM RECURSOS LÚDICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL- artigo completo
Autores:
Ana Vitória Nonato da Silva
Ariely Batista Ferreira
Gabrielly Eloisa Theodoro
Graciane Raíssa Ganda Brixner
Maria Bethânia Pereira da Silva Hartmann
Cléria Maria Wendling

Título: Artigo SEPEC - Educar para a Igualdade Racial
Autores:
Ana Julia Hermes Wiegert


Área de conhecimento: Ensino Médio

Título: ENTRE TEORIA E PRÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO I NO COLÉGIO HORÁCIO RIBEIRO DOS REIS
Autores:
Karen André de Paula
Fabio Lopes Alves
David Willian Zancan dos Santos
Jocemar Pach Godoys
Pedro Henrique de Melo Lemos
Ketlyn Fidelis de Lima
Mariana Godoys dos Santos

Título: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NOTURNO: EU, A EDUCAÇÃO E O FUTURO: AINDA É POSSÍVEL SONHAR?
Autores:
Beatris Carvalho Nascimento
Laura de Abreu Teza
Loyanne Vitória Lopes da Silva
Luana Vega Brandão
Luiza Pereira Decarlis
Marcela Santos Rodrigues
Edemir Jose Pulita


Área de conhecimento: O trabalho do pedagogo em espaços escolares e não escolares

Título: A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS DE ESTUDOS: uma experiência com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental
Autores:
Gabrielle de Lima Ferreira
Clara Bankow
Isabelli Marcondes Grein
Karen Lais Rodrigues
Luiza Mantovanni
Andreia Piechontcoski Uribe Opazo

Título: A VALORIZAÇÃO E EMPATIA NO AMBIENTE ESCOLAR
Autores:
Gesiane Aline Sausen
Dayane Colombelli
Isabel Cristina Correa Roesch
Larissa Aparecida Rebinski de Meira
Leticia da Silva Negreiros
Sislaine de Jesus Balicki Ramalho
Tainara Zwick

Título: ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OPOSIÇÕES ENTRE OS DESAFIOS INSTITUCIONAIS E AS POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA
Autores:
Vanessa Cristina de Lima Chiquim
Laysmara Carneiro Edoardo
Amábily Larissa Beltramel dos Anjos
Camila Cotta Vieira
Maria Ester dos Reis
Rebeca Francisco da Silva
Giseli Ribeiro da Silva

Título: Artigo - FORMAÇAO DOCENTE NA PRÁTICA
Autores:
Terezinha Correa Lindino
Amanda Sabino Jandrey
Cristiane Gois Grzybowski
Douglas Henrique Ribeiro
Emily Vitória Dutra Santos
Jaqueline da Silva Alixandre
Pamela Moura Gonçalves
Thaysa Caroline dos Santos Fonseca

Título: AS (IM)POSSIBILIDADES DA CONTINUAÇÃO DOS ESTUDOS ENTRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Autores:
Rafaela Massulini Fernandes
Mariana de Lara Hermann
Mylena Fernanda Carneiro Delay
Nayara Silveira Machado
Edemir Jose Pulita

Título: COMBATENDO O BULLYNG: CONSTRUINDO UMA CULTURA DE RESPEITO E EMPATIA.
Autores:
Anderson Pereira Chassot
Edna Candida de Araujo
Eliza Daiane da Silva
Fabiula Cristina Gomes
Laysa Cordeiro Rocha
Maria Donisete Coelho
Paulo Cezar Zotti
Adrian Alvarez Estrada

Título: EXPLORANDO A APRENDIZAGEM POR PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIAS.
Autores:
Mirelly da Silva Voichicovski
Laysmara Carneiro Edoardo
Lavinia Aparecida Oliveira
Isabelly Furtini
Danielli Ferreira de Lima
Leticia Furmaniak
Maria Gabriela Ataides Petry

Título: HÁBITOS DE ESTUDO EM PERSPECTIVA: UMA PRÁTICA REALIZADA COM ALUNOS DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autores:
Maria Isabel de Paula Gomes Melo
Maria Eduarda Hackl Horwat
Suzana Tabita Garrido de Matos Deutsch
Sophia Castilho Steffen
Luenny Daylin Oliveira
Andreia Piechontcoski Uribe Opazo

Título: O SEXTO ANO CHEGOU. TEM GENTE NOVA NA ÁREA!: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO SOBRE O PAPEL DO PEDAGOGO
Autores:
Eric Felipe da Silva de Almeida
Maria Vitória de Lima Cucks
Anderson Despesel
Rudnei Marcelo Ferreira Arruda
Andressa Karoline Schnell
Tatiana Costa de Mattos
Edemir Jose Pulita

Título: TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES: OS COMPONENTES CURRICULARES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Adelize Trentin Lemes
Talia Romani
Bruno Estacho Tesser
Maria Gabriela Ataides Petry
Brena Eduarda Teles da Silva Lopes
Geovanna Gabrielly da Cruz
Heloisa Cristine Godoi Battezini


Normas e Modelos para Trabalhos



2023/2024 / ISSN: 24481890
/ ISBN:


Template Resumo simples
Template Artigo completo
Modelo pôster



Corpo Editorial



2023/2024 / ISSN: 24481890
/ ISBN:


Comissão científcia
Elvenice Tatiana Zóia
Elenita Conegero Pastor Manchope
Neide da Silveira Duarte de Matos
Neiva Gallina Mazzuco
Isabel Cristina Correa Roesch
Claudia Barbosa
Márcia Regina Ristow
Eliana Maria Magnani
Marijane Zanotto
Ana Maria Marques Palagi
Laysmara Carneiro Edoardo
Edemir Jose Pulita
Marciana Pelin Kliemann
Cléria Maria Wendling
Jane Peruzo Iacono
Adelize Trentin Lemes
Terezinha Correa Lindino
Isabel Grassioli
Adrian Alvarez Estrada
Fabio Lopes Alves

Comissão de avaliação dos trabalhos apresentados no XI Seminário de Prática de Ensino e XXXI Semana Acadêmica de Pedagogia
Marijane Zanotto
Eliana Maria Magnani
Neiva Gallina Mazzuco
Laysmara Carneiro Edoardo
Edemir Jose Pulita
Cléria Maria Wendling
Marciana Pelin Kliemann
Kettlyn Carla de Souza
Amanda Kristensen de Camargo
Amilton Benedito Peletti
Armando Julião Paruque
Claudia Barbosa
Erica Costa Brancalhão
Fabio Lopes Alves
Ireni Marilene Zago Figueiredo
Jaqueline Bonfim de Souza Lima
João Carlos da Silva
Jorge Alexandre Bueno Aymore
José Carlos dos Santos
Juliana Almeida Matos
Kamille Nivea Dantas Lira
Márcia Regina Ristow
Taíza Fernanda Ramalhais
Terezinha Correa Lindino
Marinez Gasparin Soligo

Comissão de infraestrutura
Cléria Maria Wendling
Maria Celeste Tadioto Belizario

Comissão de organização de monitores
Ana Maria Marques Palagi
Emilly Zanini de Morais
Amábily Larissa Beltramel dos Anjos

Coordenação do evento
Elvenice Tatiana Zóia
Neiva Gallina Mazzuco

Comissão de recepção e credenciamento
Ana Paula Goulart Perez
Laysa Cordeiro Rocha
Maria Donisete Coelho
Anderson Pereira Chassot
Camila Cotta Vieira
Gabriela Prudente de Oliveira
Fabiula Cristina Gomes
Wilson Tadeu de Oliveira
Emilly Zanini de Morais
Vardelei dos Santos de Lima Junior
Isabelli Marcondes Grein
Evandro Matos Barreiro
Luiza Mantovanni
Laíssa Fernanda Mazini Paz
Sheila da Silva Alves
Erika Gabrielli da Silva
Luana Regina Nekson
Beatriz Sutil da Silva
Gabriela Rodrigues Migliorini
Rafaella Rodrigues de Mello
Rafaela Provin Andrade
Oscar Wilson Rodrigues
Maria Celeste Tadioto Belizario

Comissão de monitores para oficinas
Jocemar Pach Godoys
David Willian Zancan dos Santos
Karen André de Paula
Ketlyn Fidelis de Lima
Matheus Raylon Bortolatto do Monte

Palestrante
Adelize Trentin Lemes

Roda de conversa sobre a pós-graduação
Isaura Monica Souza Zanardini
Carmem Waldow

Elaboração da arte do evento
Emilly Zanini de Morais

Endereço e Contato



2023/2024 / ISSN: 24481890
/ ISBN:

Promotor: Colegiado de Pedagogia, campus de Cascavel

E-mail do Evento: elvenice.zoia@unioeste.br

Coordenador do Evento: Elvenice Tatiana Zóia

Local: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Cascavel
Rua Universitária 2069, Jardim Universitário, Cascavel - PR. CEP: 85.819-110 Salas de Aula
Auditório COU
Rua Universitária, 1619

Artigos



2023/2024 / ISSN: 24481890
/ ISBN:
Área de conhecimento: Educação Infantil
Título: A GESTÃO DA SALA DE AULA: A PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS.



Autor(es):
Jaqueline Aparecida Mohr
Larissa Aparecida Scheeren
Vitória Grosbelli Ananias
Tífani Talita Dias Velloso dos Santos
Adelize Trentin Lemes
Agda Fernanda Mendes da Silva de Oliveira
Título: A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Laiane Machado Sanches
André José Nunes
Károla Thayane de Mera dos Santos Pinheiro
Vanessa Pedroso
Cecília de Fátima Silva
Matheus Sousa da Silva
Laysmara Carneiro Edoardo
Título: A LITERATURA INFANTIL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA



Autor(es):
Danielly dos Santos Souza
Bianca Sophia Pivatto
Fernanda Luíza Perlin Silva
Josilaine Faria Rodrigues
Letícia Barbosa da Silva
Polyana do Nascimento
Neiva Gallina Mazzuco
Título: ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NO COMBATE CONTRA A DENGUE: EDUCAÇÃO PARA TRANSFORMAR.



Autor(es):
Franciely Escher Borges
Eduarda Betim Lara
Agda Fernanda Mendes da Silva de Oliveira
Emily Vitória Dutra Santos
Maria Eduarda Ferreira de Souza
Isabel Grassiolli
Título: CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DO PLANEJAMENTO À SALA DE AULA



Autor(es):
Natália Anzolin Marques
Amanda Roberta Almeida
Ana Gabriely Carvalho Melo
Bruna Capelin Soares
Mayza Rodrigues Rafalski
Marijane Zanotto
Gabriela de Oliveira
Título: É POSSÍVEL BRINCAR E APRENDER? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Myríam Gabriely Moreira Vital
Rafaella Rodrigues de Mello
Claudia Barbosa
Amanda Aparecida da Silva
Beatris Pfeffer
Isadora de Andrade Rucker
Título: O Impacto da literatura na educação infantil e a aventura de um projeto de contação de história



Autor(es):
Emanuely Tangriane Szimanski
Solange Copochinski Becher de Araujo
Carolina Arceles Buchinger
Larissa de Queiroz Bandeira
Aline Aparecida da Silva Cruz
Gabriela Padilha
Isabel Grassiolli
Título: VIAJANDO PELAS PÁGINAS: A MAGIA DA LITERATURA INFANTIL E A EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO IMAGINÁRIO



Autor(es):
Ellen Milena Mol
Lais Gabriele de Oliveira Cristo
Fabiola Delai
Vanessa Silva Hermann
Elvenice Tatiana Zóia
Área de conhecimento: Ensino Fundamental
Título: ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM UMA ATIVIDADE GAMIFICADA: CONHECENDO O ESPAÇO ESCOLAR



Autor(es):
Maria Celeste Tadioto Belizario
Rafaela Provin Andrade
Isabela Reffatti Tiemechi
Eliana Jeguaka Ju Lopes
Emilly Zanini de Morais
Oscar Wilson Rodrigues
Ana Maria Marques Palagi
Título: A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I



Autor(es):
Ana Carolina Severo Oselame
Jane Peruzo Iacono
Elisangela Fatima dos Santos
Juliana Aparecida Machado
Neide da Silveira Duarte de Matos
Título: A MUSICALIZAÇÃO E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO EM UM PROJETO DE FINALIZAÇÃO DE ESTÁGIO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA DE CASCAVEL- PARANÁ



Autor(es):
Ereni Machado Oliveira da Luz
Silvana de Araujo Vaillões
Luana Marielle Fernandes Finguer
Daniela Pires Alvarez
Franciele Rodrigues
Gabriele da Silveira Stocco
Título: A PLURALIDADE ENRIQUECE: A MULTICULTURALIDADE IMIGRANTE NA ESCOLA BRASILEIRA_



Autor(es):
Beatriz Sutil da Silva
Gabriela Rodrigues Migliorini
Luana Regina Nekson
Matheus Raylon Bortolatto do Monte
Ana Maria Marques Palagi
Terezinha Correa Lindino
Título: A VIVÊNCIA DA DOCÊNCIA COM RECURSOS LÚDICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL- artigo completo



Autor(es):
Ana Vitória Nonato da Silva
Ariely Batista Ferreira
Gabrielly Eloisa Theodoro
Graciane Raíssa Ganda Brixner
Maria Bethânia Pereira da Silva Hartmann
Cléria Maria Wendling
Título: Artigo SEPEC - Educar para a Igualdade Racial



Autor(es):
Ana Julia Hermes Wiegert
Área de conhecimento: Ensino Médio
Título: ENTRE TEORIA E PRÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO I NO COLÉGIO HORÁCIO RIBEIRO DOS REIS



Autor(es):
Karen André de Paula
Fabio Lopes Alves
David Willian Zancan dos Santos
Jocemar Pach Godoys
Pedro Henrique de Melo Lemos
Ketlyn Fidelis de Lima
Mariana Godoys dos Santos
Título: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NOTURNO: EU, A EDUCAÇÃO E O FUTURO: AINDA É POSSÍVEL SONHAR?



Autor(es):
Beatris Carvalho Nascimento
Laura de Abreu Teza
Loyanne Vitória Lopes da Silva
Luana Vega Brandão
Luiza Pereira Decarlis
Marcela Santos Rodrigues
Edemir Jose Pulita
Área de conhecimento: O trabalho do pedagogo em espaços escolares e não escolares
Título: A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS DE ESTUDOS: uma experiência com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental



Autor(es):
Gabrielle de Lima Ferreira
Clara Bankow
Isabelli Marcondes Grein
Karen Lais Rodrigues
Luiza Mantovanni
Andreia Piechontcoski Uribe Opazo
Título: A VALORIZAÇÃO E EMPATIA NO AMBIENTE ESCOLAR



Autor(es):
Gesiane Aline Sausen
Dayane Colombelli
Isabel Cristina Correa Roesch
Larissa Aparecida Rebinski de Meira
Leticia da Silva Negreiros
Sislaine de Jesus Balicki Ramalho
Tainara Zwick
Título: ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OPOSIÇÕES ENTRE OS DESAFIOS INSTITUCIONAIS E AS POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA



Autor(es):
Vanessa Cristina de Lima Chiquim
Laysmara Carneiro Edoardo
Amábily Larissa Beltramel dos Anjos
Camila Cotta Vieira
Maria Ester dos Reis
Rebeca Francisco da Silva
Giseli Ribeiro da Silva
Título: Artigo - FORMAÇAO DOCENTE NA PRÁTICA



Autor(es):
Terezinha Correa Lindino
Amanda Sabino Jandrey
Cristiane Gois Grzybowski
Douglas Henrique Ribeiro
Emily Vitória Dutra Santos
Jaqueline da Silva Alixandre
Pamela Moura Gonçalves
Thaysa Caroline dos Santos Fonseca
Título: AS (IM)POSSIBILIDADES DA CONTINUAÇÃO DOS ESTUDOS ENTRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO



Autor(es):
Rafaela Massulini Fernandes
Mariana de Lara Hermann
Mylena Fernanda Carneiro Delay
Nayara Silveira Machado
Edemir Jose Pulita
Título: COMBATENDO O BULLYNG: CONSTRUINDO UMA CULTURA DE RESPEITO E EMPATIA.



Autor(es):
Anderson Pereira Chassot
Edna Candida de Araujo
Eliza Daiane da Silva
Fabiula Cristina Gomes
Laysa Cordeiro Rocha
Maria Donisete Coelho
Paulo Cezar Zotti
Adrian Alvarez Estrada
Título: EXPLORANDO A APRENDIZAGEM POR PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIAS.



Autor(es):
Mirelly da Silva Voichicovski
Laysmara Carneiro Edoardo
Lavinia Aparecida Oliveira
Isabelly Furtini
Danielli Ferreira de Lima
Leticia Furmaniak
Maria Gabriela Ataides Petry
Título: HÁBITOS DE ESTUDO EM PERSPECTIVA: UMA PRÁTICA REALIZADA COM ALUNOS DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II



Autor(es):
Maria Isabel de Paula Gomes Melo
Maria Eduarda Hackl Horwat
Suzana Tabita Garrido de Matos Deutsch
Sophia Castilho Steffen
Luenny Daylin Oliveira
Andreia Piechontcoski Uribe Opazo
Título: O SEXTO ANO CHEGOU. TEM GENTE NOVA NA ÁREA!: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO SOBRE O PAPEL DO PEDAGOGO



Autor(es):
Eric Felipe da Silva de Almeida
Maria Vitória de Lima Cucks
Anderson Despesel
Rudnei Marcelo Ferreira Arruda
Andressa Karoline Schnell
Tatiana Costa de Mattos
Edemir Jose Pulita
Título: TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES: OS COMPONENTES CURRICULARES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Adelize Trentin Lemes
Talia Romani
Bruno Estacho Tesser
Maria Gabriela Ataides Petry
Brena Eduarda Teles da Silva Lopes
Geovanna Gabrielly da Cruz
Heloisa Cristine Godoi Battezini

Edições



2023/2024 / ISSN: 24481890
/ ISBN:

null