As Letras e suas reverberações político-sociais – escrevendo na história:
ensino, pesquisa e extensão
Os problemas que assolam os sujeitos professoras e professores nunca foram poucos, as crises nunca deixaram de se fazer presentes. E são muitas. Quem vive a condição de ser professora e professor, sabe. Sabe exatamente mensurar cada pedacinho de si que fica pelo caminho, todas as vezes em que sua prática foi/é questionada sem fundamento, sua voz foi/é silenciada em nome de uma “ordem e progresso”, seu corpo foi/é aviltado pelo cansaço. Mas o tom dos sujeitos comprometidos com a educação é outro, é de luta. Uma luta que fez professoras e professores, da noite para o dia, reinventarem suas práticas diante de uma pandemia. Isso não foi/é pouco.
E, assim, a 23ª JELL se apresenta como um convite à participação de todas e todos que hoje se veem sujeitos imersos numa conjuntura que pede: mostra a tua cara. Celebra as tuas vitórias. Nunca a educação esteve tão ao lado dos cidadãos deste país, zelando por cada criança e jovem, em iniciativas nunca experienciadas, mas, nem por isso, não executadas. O ensino, a pesquisa e as práticas de extensão firmam o seu legado, num continuum sem fim.
Na compreensão do valor das Letras no âmbito da universidade, e da sociedade, esta JELL deseja constituir-se num encontro entre pesquisadoras e pesquisadores, professoras e professores de todos os níveis de ensino, discentes da pós-graduação e da graduação com o objetivo de colocar em evidência, por meio de trocas e de debate nas distintas perspectivas teóricas de abrangência da área de Letras, Linguística e Artes, as experiências voltadas:
a) ao ensino, sejam elas direcionadas às práticas pedagógicas na formação da/do discente da graduação ou orientadas à formação de crianças, jovens e adultos;
b) à pesquisa, em andamento ou concluídas, que dão mostra do esforço na investigação de questões problemas que requerem atenção e intervenção;
c) à extensão, com a exposição dos resultados de atividades que envolvem programas, projetos, cursos e eventos que materializam o vínculo entre a universidade e a sociedade.
No desejo de fazer do evento um espaço de registros das práticas que representam o tripé que sustenta as universidades, a 23ª JELL coloca-se como um encontro de acolhida, reflexões, debates e aprendizagens, numa demonstração de resistência e respeito à docência.
E no entanto é preciso continuar.
Homens, nascidos na história e constrangidos pela história,
vamos construindo nossas respostas.
Nossos roteiros de viagens dirão de nós o que fomos.
De qualquer forma estamos sempre definindo rotas
– os focos de nossas compreensões.
(Geraldi)