Apresentação

IX Seminário de Prática de Ensino do CECA

2022 / ISSN: 24481890

I Fórum do Curso de Pedagogia 

IX
SEPEC - Seminário de Prática de Ensino dos Cursos
de Licenciatura do CECA:


A Prática de Ensino como Articuladora da Formação Docente


O Seminário de Prática de Ensino (SEPEC) do curso de Pedagogia da Unioeste, campus de Cascavel, proposto em sua nona edição, é um evento que congrega professores da educação básica, docentes e pesquisadores do ensino superior e acadêmicos dos
cursos de Pedagogia. A primeira edição do evento ocorreu no período de 6 a 8 de novembro de 2012, e abordou o tema “Tecnologia da
Informação e da Comunicação no Trabalho Didático na Educação Básica”; a segunda edição ocorreu no período de 4 a 6 de novembro de 2013, com a temática “Arte e ludicidade”; a terceira edição ocorreu no período de 10 a 14 de novembro de 2014, com a temática “Leitura interdisciplinaridade: desafios da formação docente”; a quarta edição ocorreu no período de 2 a 5 de fevereiro de 2016, com a temática “Cenários políticos e práticas pedagógicas”; a quinta edição ocorreu no período de 6 a 8 de dezembro de 2016, com a temática “Os desafios da educação inclusiva na formação de professores”; a sexta edição ocorreu no período de 12 a 14 de dezembro de 2017, com a temática “Diversidades identitárias e os desafios para a formação docente”. A sétima edição abordou o tema “Escola e universidade na construção de espaços de resistência”; a oitava edição, de 21 a 22 de novembro de 2019, teve como tema: Em debate, as “novas” Políticas Curriculares para a Educação Básica". A nona edição será realizada nos dias 02 e 03 de agosto de 2022. O tema articulador do Seminário é: "Prática de Ensino como articuladora da formação docente", norteando a pauta central para as discussões e reflexões das palestras e comunicações previstas.


CRONOGRAMA SEPEC 2022


SUBMISSÃO DO RESUMO (Comunicações orais)*: 07 de julho a 29 de julho

ENVIO DO RESUMO EXPANDIDO OU TRABALHO COMPLETO*:  11 de agosto



*um(a) responsável precisa cadastrar o Grupo todo e o(a)
Professor(a) Orientador(a) e, também,  enviar o resumo - conforme o modelo
disponível - no site do evento. Para isso é necessário ter o CPF de todos
(autores e orientador(a).


INFORMAÇÕES QUANTO À APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS/MESAS
REDONDAS:

ü      Os grupos terão 15 minutos para apresentarem suas análises, exceto na última noite
quando haverá 20 minutos.

ü       Depois da apresentação de todos os grupos de cada prática haverá 20 minutos para o
debate.


 

INSCRIÇÕES PARA OUVINTES*: 07 de julho a 1 de agosto

* Mesmo já inscritos como apresentador de trabalho, todos(as) os participantes devem se inscrever, individualmente,  no Academus (independente de apresentar ou não trabalho).

Galeria de Fotografias 
ISSN: 24481890


Expediente

IX Seminário de Prática de Ensino do CECA

2022 / ISSN: 24481890

https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/SEPEC%20/anais

Normas e Modelos para Trabalhos:

IX Seminário de Prática de Ensino do CECA

2022 / ISSN: 24481890


Resumo simples
Resumo expandido
Artigo Completo
slides

Corpo Editorial

IX Seminário de Prática de Ensino do CECA

2022 / ISSN: 24481890


Monitoria

Amábily Larissa Beltramel dos Anjos
Maria Ester dos Reis
Pamela Moura Gonçalves

Comissão Organizadora

Elenita Conegero Pastor Manchope
Márcia Regina Ristow
Isabel Cristina Correa Roesch
Neide da Silveira Duarte de Matos
Neiva Gallina Mazzuco
Claudia Barbosa
Edemir Jose Pulita
Kassiana da Silva Miguel
Elvenice Tatiana Zóia

Comitê Cientifico

Elenita Conegero Pastor Manchope
Isabel Cristina Correa Roesch
Márcia Regina Ristow
Neide da Silveira Duarte de Matos
Neiva Gallina Mazzuco
Claudia Barbosa
Adrian Alvarez Estrada
Edemir Jose Pulita
Valdecir Soligo
Kassiana da Silva Miguel
Marciana Pelin Kliemann
Rejane Teixeira Coelho
Adelize Trentin Lemes
Eliana Maria Magnani
Elvenice Tatiana Zóia
Luana Pagano Peres Molina
Susana Schneid Scherer
Marlene Lucia Siebert Sapelli

Orador de Atividade

Luana Gabriele Lima de Oliveira
Fernanda Salla Brandini


Artigos

IX Seminário de Prática de Ensino do CECA
2022 / ISSN: 24481890

Área de conhecimento: Anos Iniciais

Título:

Pedagogia em ação: Um olhar sobre a pratica

Autor(es):

Luana Maria Ribeiro
Carise Sabrina Favero Silva
Marcela Cordeiro Wiehl
Kethelin Brito dos Santos
Loeci da Rocha
Marlene Lucia Siebert Sapelli

Título:

DESAFIOS PARA A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS PÓS-PANDEMIA

Autor(es):

Nathaly Gabrielly Wermuth Artecoff
Susana Schneid Scherer

Título:

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO REFORÇO ESCOLAR: DEFASAGENS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM RELACIONADAS AO PERÍODO PANDÊMICO

Autor(es):

Fernanda Salla Brandini
Daniele de Fatima Gomes Signorelli
Denise Altevogt Braun
Lucimara Barbosa Sonnemann
Edemir Jose Pulita

Título:

OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA

Autor(es):

Fábio Viltsuk Miranda da Paz
Andressa Loise Zardo Frizon
Claudia Cristina de Lima Metz
Danielle da Rocha Siqueira Cambrussi
Erica Costa Brancalhão
Leiceanne Kleber
Neiva Gallina Mazzuco

Título:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO PELA UNIOESTE SOB A FORMA DE PRÁTICA DE ENSINO II e III NA ESCOLA DO CAMPO CLASSE SONHEM DE CIMA

Autor(es):

Rebeca Maria dos Santos Zanella
Marlene Lucia Siebert Sapelli

Título:

OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA: A COMPLEXIDADE DA PRÁTICA DE ENSINO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO A

Autor(es):

Camila Thais Pelegrinello
Edemir Jose Pulita
Luana Gabriele Lima de Oliveira
Grasieli Alves de Almeida
Thamily Gabriely Zaniolo Pereira
Evelyn Gabriella Romanini
Isabelly Furtini

Título:

“QUANTA BAGUNÇA VOCÊ FEZ COM SUAS EMOÇÕES!” : O LIVRO “O MONSTRO DAS CORES” E A EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Autor(es):

Giovanna Kambetunava Rosa
Mateus Eduardo Maia Pinheiro
Milêna Maria dos Santos Carvalho
Robson Eduardo Leite Burigo
Patricia Chimello Piazza
Francielli Julia Rippel
Luana Pagano Peres Molina

Título:

INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DE CASO

Autor(es):

Felipe Staczewski Santos
Adelize Trentin Lemes
Camila Cristina dos Santos
Rebeka Ester Sulzbacher
Júlia Maria Beladelli

Título:

ALFABETIZAÇÃO NO PERÍODO PÓS PANDEMIA: ANÁLISE DA HETEROGENEIDADE EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CASCAVEL.

Autor(es):

Viviane Venera de Oliveira
Camila Grasiele Sulzbach
Beatris Vebber de Lima
Gabriela Escalante Silva
Sara Dolla
Maria Gabriela Antunes
Cléria Maria Wendling

Área de conhecimento: Atuação do Pedagogo

Título:

EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO E OS DESAFIOS ENFRENTADOS COMO PEDAGOGO PARA CONTEMPLAR OS DIFERENTES NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA

Autor(es):

Luana Wiederkehr Pereira
Susana Schneid Scherer
Karollayne de Moraes
Thalia Wellen Santos
Leonardo Farias Mendes
Viviane Fernanda da Silva Leão

Título:

PEDAGOGO E SUA ATUAÇÃO MOTIVADORA AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autor(es):

Ana Gabriely Carvalho Melo
Carolina Arceles Buchinger
Eduarda Betim Lara
Larissa de Queiroz Bandeira
Marciana Pelin Kliemann

Título:

APRENDENDO COM A TERRA E COM A VIDA: UMA BREVE ANÁLISE DA ESCOLA DO CAMPO DO ASSENTAMENTO VALMIR MOTA

Autor(es):

Laiane Machado Sanches
André José Nunes
Maria Gabriela Ataides Petry
Nátaly Tamiris Carvalho Elger
Kassiana da Silva Miguel
Paulo Humberto Porto Borges

Título:

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE ESTUDAR: TRANSFORMAÇÃO DE UMA ROTINA EM UM HÁBITO

Autor(es):

Matheus Sousa da Silva
Beatris Pfeffer
Lilian Alvarenga Soares
Isadora de Andrade Rucker
Amanda Aparecida da Silva
Adrian Alvarez Estrada
Saiara Winck

Título:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA REFLEXÃO BIBLIOGRÁFICA A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Autor(es):

Andressa Karoline Hermes Wiegert
Amanda Scopel Scarmocin
Mirelly da Silva Voichicovski
Danielli Ferreira de Lima
Sabrina Machado Mencatto Conradi
Lavinia Aparecida Oliveira
Valdecir Soligo

Título:

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: DOCUMENTO DE GABINETE OU FOTOGRAFIA DO COLÉGIO EM AÇÃO

Autor(es):

Fabiola Delai
Edemir Jose Pulita
Cecília de Fátima Silva
Natália Anzolin Marques

Título:

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PERCURSO, OBJETIVOS E REALIDADE

Autor(es):

Károla Thayane de Mera dos Santos Pinheiro
Maria Eduarda Ferreira de Souza
Aline Aparecida da Silva Cruz
Gabriela Padilha
Solange Copochinski Becher de Araujo
Emanuely Tangriane Szimanski
Susana Schneid Scherer

Título:

REFLEXÕES DA PRÁTICA DE ENSINO EM UM CENÁRIO PÓS- PANDÊMICO E NEOLIBERAL

Autor(es):

Bruna Capelin Soares
Mayza Rodrigues Rafalski
Gabriela de Oliveira
Rejane Teixeira Coelho

Título:

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: OS DESAFIOS DE FAZER-SE ENTENDER E CUMPRIR O SEU PAPEL

Autor(es):

Amanda Roberta Almeida
Lais Gabriele de Oliveira Cristo
Ana Gabriely Carvalho Melo
Ellen Milena Mol
Vanessa Silva Hermann
Marciana Pelin Kliemann

Título:

A RELAÇÃO ENTRE O CENÁRIO PANDÊMICO NO BRASIL E A APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTEAL II: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autor(es):

Rafaella Rodrigues de Mello
Elana Alves Rafael
Jennifer Cristina Oliveira Fidriszewski de Souza
Kassiana da Silva Miguel

Título:

PROJETO DE VIDA: A ESCOLHA PROFISSIONAL NA ADOLESCÊNCIA

Autor(es):

Isabel Cristina Correa Roesch
Vanessa Pedroso

Área de conhecimento: Educação Infantil

Título:

A contação de história na Educação Infantil: vivências da Prática de Ensino

Autor(es):

Rafaela Maria Klein
Camila Adrieli Cozer
Jheniffer Fernanda Elias
Adelize Trentin Lemes
Fabiana Claro Bianchini

Título:

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR: A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA PARA A PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es):

Carolaine Souza Santos
Caroline Ramos Franco Costa
Estéfani de Oliveira Ribeiro
Valquiria Kauana Oliveira da Cruz Pereira
Eliana Maria Magnani

Título:

AUTISMO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es):

Guilherme Augusto Siebeneichler
Susana Schneid Scherer
Gabriela Schilienwe Inácio
Kamila Borges
Nathalia Milczarek dos Santos
Ketlen Fernanda Cappellesso Panho
Clara Alice Albrecht

Título:

A PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA LUDICIDADE E DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Autor(es):

Jenifer Cavalcante Silva
Dyeime Linzmeyer
Cristiane de Oliveira
Nathalia Luiza Bortolon
Patricia Marques
Edilaine Souza Santos
Adelize Trentin Lemes

Título:

CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es):

Jheniffer Pientencoski
Renata Pavroznek
Gabrielly Dalla Costa Feitosa
Laura Bernardi Gomes
Elvenice Tatiana Zóia

Título:

VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autor(es):

Gabriele de Souza Góes Nascimento dos Santos
Daiani Machke Claudio
Giordana Soares Dossena
Fernanda Aparecida Mattiolo
Juliana Bebber Moreira
Pamilis Pilonetto
Naara Laskos de Lima
Marlene Lucia Siebert Sapelli

Título:

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es):

Juliana Terra da Silva Almeida
Alessandra Rohling Krutli
Susana Schneid Scherer
Bianca Aparecida Bez
Giovanna Kambetunava Rosa
João Vitor Formigueiri
Mariane Betânia Elias Batista Piana

Título:

A ARTICULAÇÃO ENTRE SUJEITO-CONTEÚDO-FORMA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es):

Nátaly Tamiris Carvalho Elger
Wagner Soares
Samara Cristina Sperling da Rocha
Elvenice Tatiana Zóia
Otávio Augusto Braga Chiuza
Edições Anteriores:

IX Seminário de Prática de Ensino do CECA

2022 / ISSN: 24481890

                                    

CONTATO



E-mail para contato: elenita.manchope@unioeste.br

Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Form submission successful!
To activate this form, sign up at
https://startbootstrap.com/solution/contact-forms
Error sending message!