Expediente

IX Seminário de Prática de Ensino do CECA

2022 /ISSN: 24481890
/ISBN:

https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/SEPEC%20/anais

Ficha Catalográfica

IX Seminário de Prática de Ensino do CECA

2022 /ISSN: 24481890
/ISBN:

Apresentação

IX Seminário de Prática de Ensino do CECA

2022 / ISSN: 24481890
/ ISBN:

Sumário

IX Seminário de Prática de Ensino do CECA

2022 /ISSN: 24481890
/ISBN:
Área de conhecimento: Anos Iniciais

Título: “QUANTA BAGUNÇA VOCÊ FEZ COM SUAS EMOÇÕES!” : O LIVRO “O MONSTRO DAS CORES” E A EDUCAÇÃO EMOCIONAL
Autores:
Robson Eduardo Leite Burigo
Milêna Maria dos Santos Carvalho
Patricia Chimello Piazza
Mateus Eduardo Maia Pinheiro
Francielli Julia Rippel
Giovanna Kambetunava Rosa
Luana Pagano Peres Molina

Título: ALFABETIZAÇÃO NO PERÍODO PÓS PANDEMIA: ANÁLISE DA HETEROGENEIDADE EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CASCAVEL.
Autores:
Viviane Venera de Oliveira
Camila Grasiele Sulzbach
Beatris Vebber de Lima
Gabriela Escalante Silva
Sara Dolla
Maria Gabriela Antunes
Cléria Maria Wendling

Título: DESAFIOS PARA A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS PÓS-PANDEMIA
Autores:
Nathaly Gabrielly Wermuth Artecoff
Susana Schneid Scherer

Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO PELA UNIOESTE SOB A FORMA DE PRÁTICA DE ENSINO II e III NA ESCOLA DO CAMPO CLASSE SONHEM DE CIMA
Autores:
Rebeca Maria dos Santos Zanella
Marlene Lucia Siebert Sapelli

Título: INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DE CASO
Autores:
Felipe Staczewski Santos
Adelize Trentin Lemes
Camila Cristina dos Santos
Rebeka Ester Sulzbacher
Júlia Maria Beladelli

Título: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO REFORÇO ESCOLAR: DEFASAGENS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM RELACIONADAS AO PERÍODO PANDÊMICO
Autores:
Fernanda Salla Brandini
Daniele de Fatima Gomes Signorelli
Denise Altevogt Braun
Lucimara Barbosa Sonnemann
Edemir Jose Pulita

Título: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA
Autores:
Fábio Viltsuk Miranda da Paz
Andressa Loise Zardo Frizon
Claudia Cristina de Lima Metz
Danielle da Rocha Siqueira Cambrussi
Erica Costa Brancalhão
Leiceanne Kleber
Neiva Gallina Mazzuco

Título: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA: A COMPLEXIDADE DA PRÁTICA DE ENSINO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO A
Autores:
Camila Thais Pelegrinello
Edemir Jose Pulita
Luana Gabriele Lima de Oliveira
Grasieli Alves de Almeida
Thamily Gabriely Zaniolo Pereira
Evelyn Gabriella Romanini
Isabelly Furtini

Título: Pedagogia em ação: Um olhar sobre a pratica
Autores:
Luana Maria Ribeiro Deola
Carise Sabrina Favero Silva
Marcela Cordeiro Wiehl
Kethelin Brito dos Santos
Loeci da Rocha
Marlene Lucia Siebert Sapelli


Área de conhecimento: Atuação do Pedagogo

Título: A IMPORTÂNCIA DO ATO DE ESTUDAR: TRANSFORMAÇÃO DE UMA ROTINA EM UM HÁBITO
Autores:
Matheus Sousa da Silva
Beatris Pfeffer
Lilian Alvarenga Soares
Isadora de Andrade Rucker
Amanda Aparecida da Silva
Adrian Alvarez Estrada
Saiara Winck

Título: A RELAÇÃO ENTRE O CENÁRIO PANDÊMICO NO BRASIL E A APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTEAL II: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Autores:
Rafaella Rodrigues de Mello
Elana Alves Rafael
Jennifer Cristina Oliveira Fidriszewski de Souza
Kassiana da Silva Miguel

Título: APRENDENDO COM A TERRA E COM A VIDA: UMA BREVE ANÁLISE DA ESCOLA DO CAMPO DO ASSENTAMENTO VALMIR MOTA
Autores:
Laiane Machado Sanches
André José Nunes
Maria Gabriela Ataides Petry
Nátaly Tamiris Carvalho Elger
Kassiana da Silva Miguel
Paulo Humberto Porto Borges

Título: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: OS DESAFIOS DE FAZER-SE ENTENDER E CUMPRIR O SEU PAPEL
Autores:
Amanda Roberta Almeida
Lais Gabriele de Oliveira Cristo
Ana Gabriely Carvalho Melo
Ellen Milena Mol
Vanessa Silva Hermann
Marciana Pelin Kliemann

Título: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PERCURSO, OBJETIVOS E REALIDADE
Autores:
Károla Thayane de Mera dos Santos Pinheiro
Maria Eduarda Ferreira de Souza
Aline Aparecida da Silva Cruz
Gabriela Padilha
Solange Copochinski Becher de Araujo
Emanuely Tangriane Szimanski
Susana Schneid Scherer

Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA REFLEXÃO BIBLIOGRÁFICA A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Autores:
Amanda Scopel Scarmocin
Andressa Karoline Hermes Wiegert
Danielli Ferreira de Lima
Mirelly da Silva Voichicovski
Lavinia Aparecida Oliveira
Sabrina Machado Mencatto Conradi
Valdecir Soligo

Título: EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO E OS DESAFIOS ENFRENTADOS COMO PEDAGOGO PARA CONTEMPLAR OS DIFERENTES NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA
Autores:
Luana Wiederkehr Pereira
Susana Schneid Scherer
Karollayne de Moraes
Thalia Wellen Santos
Leonardo Farias Mendes
Viviane Fernanda da Silva Leão

Título: PEDAGOGO E SUA ATUAÇÃO MOTIVADORA AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Ana Gabriely Carvalho Melo
Carolina Arceles Buchinger
Eduarda Betim Lara
Larissa de Queiroz Bandeira
Marciana Pelin Kliemann

Título: PROJETO DE VIDA: A ESCOLHA PROFISSIONAL NA ADOLESCÊNCIA
Autores:
Isabel Cristina Correa Roesch
Vanessa Pedroso

Título: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: DOCUMENTO DE GABINETE OU FOTOGRAFIA DO COLÉGIO EM AÇÃO
Autores:
Fabiola Delai
Edemir Jose Pulita
Cecília de Fátima Silva
Natália Anzolin Marques

Título: REFLEXÕES DA PRÁTICA DE ENSINO EM UM CENÁRIO PÓS- PANDÊMICO E NEOLIBERAL
Autores:
Bruna Capelin Soares
Mayza Rodrigues Rafalski
Gabriela de Oliveira
Rejane Teixeira Coelho


Área de conhecimento: Educação Infantil

Título: A ARTICULAÇÃO ENTRE SUJEITO-CONTEÚDO-FORMA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Nátaly Tamiris Carvalho Elger
Wagner Soares
Samara Cristina Sperling da Rocha
Elvenice Tatiana Zóia
Otávio Augusto Braga Chiuza

Título: A contação de história na Educação Infantil: vivências da Prática de Ensino
Autores:
Rafaela Maria Klein
Camila Adrieli Cozer
Jheniffer Fernanda Elias
Adelize Trentin Lemes
Fabiana Claro Bianchini

Título: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR: A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA PARA A PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Carolaine Souza Santos
Caroline Ramos Franco Costa
Estéfani de Oliveira Ribeiro
Valquiria Kauana Oliveira da Cruz Pereira
Eliana Maria Magnani

Título: A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Susana Schneid Scherer
Alessandra Rohling Krutli
Bianca Aparecida Bez
Giovanna Kambetunava Rosa
João Vitor Formigueiri
Juliana Terra da Silva Almeida
Mariane Betânia Elias Batista Piana

Título: A PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA LUDICIDADE E DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Autores:
Jenifer Cavalcante Silva
Dyeime Linzmeyer
Cristiane de Oliveira
Nathalia Luiza Bortolon
Patricia Marques
Edilaine Souza Santos
Adelize Trentin Lemes

Título: AUTISMO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Guilherme Augusto Siebeneichler
Susana Schneid Scherer
Gabriela Schilienwe Inácio
Kamila Borges
Nathalia Milczarek dos Santos
Ketlen Fernanda Cappellesso Panho
Clara Alice Albrecht

Título: CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Jheniffer Pientencoski
Renata Pavroznek
Gabrielly Dalla Costa Feitosa
Laura Bernardi Gomes
Elvenice Tatiana Zóia

Título: VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Gabriele de Souza Góes Nascimento dos Santos
Daiani Machke Claudio
Giordana Soares Dossena
Fernanda Aparecida Mattiolo
Juliana Bebber Moreira
Pamilis Pilonetto
Naara Laskos de Lima
Marlene Lucia Siebert Sapelli


Normas e Modelos para Trabalhos

IX Seminário de Prática de Ensino do CECA

2022 / ISSN: 24481890
/ ISBN:


Resumo simples
Resumo expandido
Artigo Completo
slides



Corpo Editorial

IX Seminário de Prática de Ensino do CECA

2022 / ISSN: 24481890
/ ISBN:


Monitoria
Amábily Larissa Beltramel dos Anjos
Maria Ester dos Reis
Pamela Moura Gonçalves

Comissão Organizadora
Elenita Conegero Pastor Manchope
Márcia Regina Ristow
Isabel Cristina Correa Roesch
Neide da Silveira Duarte de Matos
Neiva Gallina Mazzuco
Claudia Barbosa
Edemir Jose Pulita
Kassiana da Silva Miguel
Elvenice Tatiana Zóia

Comitê Cientifico
Elenita Conegero Pastor Manchope
Isabel Cristina Correa Roesch
Márcia Regina Ristow
Neide da Silveira Duarte de Matos
Neiva Gallina Mazzuco
Claudia Barbosa
Adrian Alvarez Estrada
Edemir Jose Pulita
Valdecir Soligo
Kassiana da Silva Miguel
Marciana Pelin Kliemann
Rejane Teixeira Coelho
Adelize Trentin Lemes
Eliana Maria Magnani
Elvenice Tatiana Zóia
Luana Pagano Peres Molina
Susana Schneid Scherer
Marlene Lucia Siebert Sapelli

Orador de Atividade
Luana Gabriele Lima de Oliveira
Fernanda Salla Brandini

Endereço e Contato

IX Seminário de Prática de Ensino do CECA

2022 / ISSN: 24481890
/ ISBN:

Promotor: Curso de Pedagogia

E-mail do Evento: elenita.manchope@unioeste.br

Coordenador do Evento: Elenita Conegero Pastor Manchope

Local: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Cascavel
Rua Universitária 2069, Jardim Universitário, Cascavel - PR. CEP: 85.819-110

Artigos

IX Seminário de Prática de Ensino do CECA

2022 / ISSN: 24481890
/ ISBN:
Área de conhecimento: Anos Iniciais
Título: “QUANTA BAGUNÇA VOCÊ FEZ COM SUAS EMOÇÕES!” : O LIVRO “O MONSTRO DAS CORES” E A EDUCAÇÃO EMOCIONAL



Autor(es):
Robson Eduardo Leite Burigo
Milêna Maria dos Santos Carvalho
Patricia Chimello Piazza
Mateus Eduardo Maia Pinheiro
Francielli Julia Rippel
Giovanna Kambetunava Rosa
Luana Pagano Peres Molina
Título: ALFABETIZAÇÃO NO PERÍODO PÓS PANDEMIA: ANÁLISE DA HETEROGENEIDADE EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CASCAVEL.



Autor(es):
Viviane Venera de Oliveira
Camila Grasiele Sulzbach
Beatris Vebber de Lima
Gabriela Escalante Silva
Sara Dolla
Maria Gabriela Antunes
Cléria Maria Wendling
Título: DESAFIOS PARA A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS PÓS-PANDEMIA



Autor(es):
Nathaly Gabrielly Wermuth Artecoff
Susana Schneid Scherer
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO PELA UNIOESTE SOB A FORMA DE PRÁTICA DE ENSINO II e III NA ESCOLA DO CAMPO CLASSE SONHEM DE CIMA



Autor(es):
Rebeca Maria dos Santos Zanella
Marlene Lucia Siebert Sapelli
Título: INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DE CASO



Autor(es):
Felipe Staczewski Santos
Adelize Trentin Lemes
Camila Cristina dos Santos
Rebeka Ester Sulzbacher
Júlia Maria Beladelli
Título: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO REFORÇO ESCOLAR: DEFASAGENS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM RELACIONADAS AO PERÍODO PANDÊMICO



Autor(es):
Fernanda Salla Brandini
Daniele de Fatima Gomes Signorelli
Denise Altevogt Braun
Lucimara Barbosa Sonnemann
Edemir Jose Pulita
Título: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA



Autor(es):
Fábio Viltsuk Miranda da Paz
Andressa Loise Zardo Frizon
Claudia Cristina de Lima Metz
Danielle da Rocha Siqueira Cambrussi
Erica Costa Brancalhão
Leiceanne Kleber
Neiva Gallina Mazzuco
Título: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA: A COMPLEXIDADE DA PRÁTICA DE ENSINO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO A



Autor(es):
Camila Thais Pelegrinello
Edemir Jose Pulita
Luana Gabriele Lima de Oliveira
Grasieli Alves de Almeida
Thamily Gabriely Zaniolo Pereira
Evelyn Gabriella Romanini
Isabelly Furtini
Título: Pedagogia em ação: Um olhar sobre a pratica



Autor(es):
Luana Maria Ribeiro Deola
Carise Sabrina Favero Silva
Marcela Cordeiro Wiehl
Kethelin Brito dos Santos
Loeci da Rocha
Marlene Lucia Siebert Sapelli
Área de conhecimento: Atuação do Pedagogo
Título: A IMPORTÂNCIA DO ATO DE ESTUDAR: TRANSFORMAÇÃO DE UMA ROTINA EM UM HÁBITO



Autor(es):
Matheus Sousa da Silva
Beatris Pfeffer
Lilian Alvarenga Soares
Isadora de Andrade Rucker
Amanda Aparecida da Silva
Adrian Alvarez Estrada
Saiara Winck
Título: A RELAÇÃO ENTRE O CENÁRIO PANDÊMICO NO BRASIL E A APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTEAL II: DESAFIOS E POSSIBILIDADES



Autor(es):
Rafaella Rodrigues de Mello
Elana Alves Rafael
Jennifer Cristina Oliveira Fidriszewski de Souza
Kassiana da Silva Miguel
Título: APRENDENDO COM A TERRA E COM A VIDA: UMA BREVE ANÁLISE DA ESCOLA DO CAMPO DO ASSENTAMENTO VALMIR MOTA



Autor(es):
Laiane Machado Sanches
André José Nunes
Maria Gabriela Ataides Petry
Nátaly Tamiris Carvalho Elger
Kassiana da Silva Miguel
Paulo Humberto Porto Borges
Título: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: OS DESAFIOS DE FAZER-SE ENTENDER E CUMPRIR O SEU PAPEL



Autor(es):
Amanda Roberta Almeida
Lais Gabriele de Oliveira Cristo
Ana Gabriely Carvalho Melo
Ellen Milena Mol
Vanessa Silva Hermann
Marciana Pelin Kliemann
Título: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PERCURSO, OBJETIVOS E REALIDADE



Autor(es):
Károla Thayane de Mera dos Santos Pinheiro
Maria Eduarda Ferreira de Souza
Aline Aparecida da Silva Cruz
Gabriela Padilha
Solange Copochinski Becher de Araujo
Emanuely Tangriane Szimanski
Susana Schneid Scherer
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA REFLEXÃO BIBLIOGRÁFICA A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO



Autor(es):
Amanda Scopel Scarmocin
Andressa Karoline Hermes Wiegert
Danielli Ferreira de Lima
Mirelly da Silva Voichicovski
Lavinia Aparecida Oliveira
Sabrina Machado Mencatto Conradi
Valdecir Soligo
Título: EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO E OS DESAFIOS ENFRENTADOS COMO PEDAGOGO PARA CONTEMPLAR OS DIFERENTES NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA



Autor(es):
Luana Wiederkehr Pereira
Susana Schneid Scherer
Karollayne de Moraes
Thalia Wellen Santos
Leonardo Farias Mendes
Viviane Fernanda da Silva Leão
Título: PEDAGOGO E SUA ATUAÇÃO MOTIVADORA AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO



Autor(es):
Ana Gabriely Carvalho Melo
Carolina Arceles Buchinger
Eduarda Betim Lara
Larissa de Queiroz Bandeira
Marciana Pelin Kliemann
Título: PROJETO DE VIDA: A ESCOLHA PROFISSIONAL NA ADOLESCÊNCIA



Autor(es):
Isabel Cristina Correa Roesch
Vanessa Pedroso
Título: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: DOCUMENTO DE GABINETE OU FOTOGRAFIA DO COLÉGIO EM AÇÃO



Autor(es):
Fabiola Delai
Edemir Jose Pulita
Cecília de Fátima Silva
Natália Anzolin Marques
Título: REFLEXÕES DA PRÁTICA DE ENSINO EM UM CENÁRIO PÓS- PANDÊMICO E NEOLIBERAL



Autor(es):
Bruna Capelin Soares
Mayza Rodrigues Rafalski
Gabriela de Oliveira
Rejane Teixeira Coelho
Área de conhecimento: Educação Infantil
Título: A ARTICULAÇÃO ENTRE SUJEITO-CONTEÚDO-FORMA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Nátaly Tamiris Carvalho Elger
Wagner Soares
Samara Cristina Sperling da Rocha
Elvenice Tatiana Zóia
Otávio Augusto Braga Chiuza
Título: A contação de história na Educação Infantil: vivências da Prática de Ensino



Autor(es):
Rafaela Maria Klein
Camila Adrieli Cozer
Jheniffer Fernanda Elias
Adelize Trentin Lemes
Fabiana Claro Bianchini
Título: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR: A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA PARA A PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Carolaine Souza Santos
Caroline Ramos Franco Costa
Estéfani de Oliveira Ribeiro
Valquiria Kauana Oliveira da Cruz Pereira
Eliana Maria Magnani
Título: A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Susana Schneid Scherer
Alessandra Rohling Krutli
Bianca Aparecida Bez
Giovanna Kambetunava Rosa
João Vitor Formigueiri
Juliana Terra da Silva Almeida
Mariane Betânia Elias Batista Piana
Título: A PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA LUDICIDADE E DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS



Autor(es):
Jenifer Cavalcante Silva
Dyeime Linzmeyer
Cristiane de Oliveira
Nathalia Luiza Bortolon
Patricia Marques
Edilaine Souza Santos
Adelize Trentin Lemes
Título: AUTISMO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Guilherme Augusto Siebeneichler
Susana Schneid Scherer
Gabriela Schilienwe Inácio
Kamila Borges
Nathalia Milczarek dos Santos
Ketlen Fernanda Cappellesso Panho
Clara Alice Albrecht
Título: CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Jheniffer Pientencoski
Renata Pavroznek
Gabrielly Dalla Costa Feitosa
Laura Bernardi Gomes
Elvenice Tatiana Zóia
Título: VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Gabriele de Souza Góes Nascimento dos Santos
Daiani Machke Claudio
Giordana Soares Dossena
Fernanda Aparecida Mattiolo
Juliana Bebber Moreira
Pamilis Pilonetto
Naara Laskos de Lima
Marlene Lucia Siebert Sapelli

Edições

IX Seminário de Prática de Ensino do CECA

2022 / ISSN: 24481890
/ ISBN:

                                    

ANAIS 2022