Sumário
Anais do Colóquio de Práticas Docentes
/ISSN: 2526-4710
/ISBN:
Área de conhecimento: Educação
Título: GRAMÁTICA EM JOGOS: UM RECORTE LÚDICO DO RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores:
Henry Hilbert Schmitz
Jessica Aparecida Coutinho
Madalena Benazzi Meotti
Área de conhecimento: Letras
Título: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA E O USO DO ENSINO REFLEXIVO NO ESTÁGIO DE LINGUA INGLESA
Autores:
Geovana Caroline dos Santos Steffens
Felipe de Goes de Paula
Luis Gustavo Zambam
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Título: O ENSINO DO GÊNERO NOTÍCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS QUEIMADAS NO BRASIL
Autores:
Janaina Souza dos Santos
Maria Rita Ferreira Dias
Clarice Braatz Schmidt
Título: Sequência Didática do Gênero Discursivo Notícia no Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa
Autores:
Geovana Caroline dos Santos Steffens
Luis Gustavo Zambam
Felipe de Goes de Paula
Madalena Benazzi Meotti
Área de conhecimento: Língua Portuguesa
Título: A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ARTICULAÇÃO DE OUTRAS DISCIPLINAS
Autores:
Diego do Carmo
Nayra de Paiva de Oliveira
Daniele Rodrigues Nunes
Título: A IMPORTÂNCIA DA REESCRITA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS: UM RELATO DE REGÊNCIA DE ESTÁGIO
Autores:
Rafaela Eduarda Podkowa
Cristiane Strenske
Julia Machado
Título: ARTICULAÇÕES DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS
Autores:
Diego do Carmo
Daniele Rodrigues Nunes
Nayra de Paiva de Oliveira
Título: DA SALA DE AULA AO VESTIBULAR: O ENSINO DE CONTOS LITERÁRIOS COMO FERRAMENTA DE REFLEXÃO
Autores:
Letícia Gabriela Uhry
Alessandra Caroline Kehl
Luciane Thomé Schröder
Título: DIGITAR UMA REDAÇÃO EQUIVALE A PRODUZIR UM TEXTO?
Autores:
Mirian Schröder
Maysa Aimê Grams Bach
Monique Camini Pereira
Vinícius Eduardo Alves Cerny
Título: ENSINO DE RESENHA CRÍTICA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA INTEGRADA NO CONTEXTO ESCOLAR
Autores:
Elisa Machado
Monique Camini Pereira
Lara Frutos González
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA: ABORDAGENS DE ENSINO RELACIONADAS AOS GÊNEROS DISCURSIVOS
Autores:
Samara Buhl Gonçalves
Danielle Anderle
Madalena Benazzi Meotti
Título: GAMIFICAÇÃO E RETÓRICA NO ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Mariana Placedino Martin
Matheus Henrique de Oliveira Appelt
Cristiane Strenske
Título: LEIA PARANÁ E REDAÇÃO PARANÁ: O VELHO DISFARÇADO DE NOVO
Autores:
Letícia Gabriela Uhry
Mirian Schröder
Título: LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores:
Emilli Walke de Souza
João Vitor Figueiredo Pires
Madalena Benazzi Meotti
Título: O Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental
Autores:
Diego do Carmo
Daniele Rodrigues Nunes
Nayra de Paiva de Oliveira
Título: O TRABALHO COM GÊNERO EM SALA DE AULA: HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores:
Maysa Aimê Grams Bach
Vinícius Eduardo Alves Cerny
Raquel Pacheco Buera
Clarice Braatz Schmidt
Título: PLATAFORMA LEIA PARANÁ: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
Autores:
Mirian Schröder
Danielle Anderle
Letícia Gabriela Uhry
Tatiane Caroline Pech de Boita
Título: REFLEXÕES SOBRE O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DA GRAMATICA NORMATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Tatiane Caroline Pech de Boita
Cassiana Carolina Henick Schmitt
Clarice Braatz Schmidt
Título: VOZES NEGRAS NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES DE UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO SOBRE LITERATURA E FORMAÇÃO CRÍTICA
Autores:
Heloisa Emanueli Tischner Duarte
Silvane Regina Steffens
Lara Frutos González
Área de conhecimento: Línguas Estrangeiras
Título: A Utilização da Inteligência Artificial no Ensino de Língua Espanhola: suporte de ensino
Autores:
Cassiana Carolina Henick Schmitt
Raquel Pacheco Buera
Tatiane Lima de Paiva
Título: ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE: UM RELATO REFLEXIVO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA INGLESA
Autores:
Maysa Aimê Grams Bach
Mariana Placedino Martin
Rodrigo Smaha Lopes
Título: APRENDER BRINCANDO: UMA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores:
Ana Julia Fano Patera
Silvane Regina Steffens
Miria Gundt Papp
Título: CONHECIMENTO ONOMÁSTICO: PERSPECTIVAS E RESSONÂNCIAS PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores:
Lucas Emanuel Pereyra
Maria Rita Ferreira Dias
Márcia Sipavicius Seide
Título: CONSTRUINDO CONHECIMENTO EM ALEMÃO: ABORDAGEM INTERATIVA E DIALÓGICA
Autores:
Emilli Walke de Souza
Miria Gundt Papp
Silvana Sprung Bloemer
Heloisa Emanueli Tischner Duarte
Título: DO LIVRO DIDÁTICO AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: PRIMEIRAS CONSTATAÇÕES SOBRE A PLATAFORMA INGLÊS PARANÁ
Autores:
Mirian Schröder
Emilli Walke de Souza
João Vitor Figueiredo Pires
Rafaela Eduarda Podkowa
Título: ENSINO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS PARANAENSES: ABORDAGENS PARA TURMAS MULTICULTURAIS COM RECURSOS LIMITADOS
Autores:
Aurielly Lohaine Schell
Tatiane Lima de Paiva
Título: Entre Contos E Palavras:Leitura, Escrita E Interação na construção do texto
Autores:
John Erick Morais Dias
Thaynara Manoelle Gonçalves Dama
Tatiane Lima de Paiva
Título: LEE E READING: REFLEXÕES SOBRE AS TEMÁTICAS DE SEÇÕES DE LEITURA DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Autores:
Juliana de Sá França
Título: LENDAS URBANAS: O ENSINO DE ESPANHOL SOB HABILIDADES LINGUÍSTICAS E CULTURAIS
Autores:
Letícia Gabriela Uhry
Alessandra Caroline Kehl
Márcia Sipavicius Seide
Título: MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE INGLÊS: CARTAZES PUBLICITÁRIOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Autores:
Anna Maria Godoy da Silva
Melissa Moreira Delima
Rodrigo Smaha Lopes
Título: O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA POR MEIO DE JOGOS DIGITAIS: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DO CORPO HUMANO
Autores:
Danielle Anderle
Samara Buhl Gonçalves
Márcia Sipavicius Seide
Título: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: PERCURSO HISTÓRICO E USO DE TECNOLOGIAS
Autores:
Rafaela Eduarda Podkowa
Mirian Schröder
Título: O GÊNERO CARTAZ PUBLICITÁRIO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Janaina Souza dos Santos
João Vitor Figueiredo Pires
Rodrigo Smaha Lopes
Título: O MINITEATRO E O MICROTEATRO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA DESENVOLVER HABILIDADES LINGUÍSTICAS EM LÍNGUA INGLESA
Autores:
Matheus Henrique de Oliveira Appelt
Clarice Cristina Corbari
Título: O USO DO LEAD-IN EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Henry Hilbert Schmitz
Matheus Henrique de Oliveira Appelt
Rodrigo Smaha Lopes
Título: PARANÁ FALA ESPANHOL NA UNIOESTE: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA E INTERNACIONALIZAÇÃO
Autores:
Juliana de Sá França
Título: PPP E SOCIOINTERACIONISMO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Rafaela Eduarda Podkowa
Julia Machado
Rodrigo Smaha Lopes
Título: REFLEXÕES SOBRE APLICAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores:
Tatiane Caroline Pech de Boita
Miria Gundt Papp
Vinícius Eduardo Alves Cerny
Título: REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA-ESPANHOL
Autores:
Monique Camini Pereira
Elisa Machado
Tatiane Lima de Paiva
Título: REPRESENTAÇÃO E DIVERSIDADE: O ESPAÇO DA CULTURA AFRICANA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Lucas Emanuel Pereyra
Juliana de Sá França
Área de conhecimento: Literatura
Título: A LITERATURA DE CAROLINA MARIA DE JESUS E SUA IMPORTÂNCIA NA ATUALIDADE
Autores:
Diego do Carmo
Nayra de Paiva de Oliveira
Daniele Rodrigues Nunes
Título: Letramento Literário no Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa no Ensino Médio
Autores:
Melissa Moreira Delima
Anna Maria Godoy da Silva
Madalena Benazzi Meotti
Título: O QUE AS PALAVRAS NÃO DIZEM: O LETRAMENTO LITERÁRIO COM O GÊNERO CRÔNICA NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Lucas Emanuel Pereyra
Silvana Sprung Bloemer
Rafael de Souza Bento Fernandes
Área de conhecimento: Prática de Ensino
Título: DESAFIOS DA GESTÃO DE SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM CONTEXTOS ADVERSOS
Autores:
Aurielly Lohaine Schell
Miria Gundt Papp