Expediente

Anais do Colóquio de Práticas Docentes

/ISSN: 2526-4710
/ISBN:

Anais do X Colóquio de Práticas
Docentes



/ ISSN: 2526-4710



Reitor:

Alexandre Almeida Webber

 

Vice-reitor:

Gilmar Ribeiro de Mello

 

Pró-reitora de Graduação:

Aparecida Darc de Souza

 

Pró-reitora de Pesquisa e
Pós-graduação:

Sanimar Busse

Pró-reitora de Extensão:

Fabiana Veloso

Diretor Geral do campus de Marechal
Cândido Rondon:

Emerson Fey

Diretor do Centro de Ciências
Humanas, Educação e Letras:

Arestides Pereira da Silva Junior

Coordenador da Graduação em Letras,
campus Marechal Cândido Rondon:

Verônica Pereira Coitinho Constanty

Coordenadoras do IX Colóquio de
Práticas Docentes:

Clarice Braatz Schmidt

 Márcia Sipavicius Seide

Organização dos Anais do IX
Colóquio de Práticas Docentes:


 Márcia Sipavicius Seide 

Ficha Catalográfica

Anais do Colóquio de Práticas Docentes

/ISSN: 2526-4710
/ISBN:

Apresentação

Anais do Colóquio de Práticas Docentes

/ ISSN: 2526-4710
/ ISBN:

Sumário

Anais do Colóquio de Práticas Docentes

/ISSN: 2526-4710
/ISBN:
Área de conhecimento: Educação

Título: GRAMÁTICA EM JOGOS: UM RECORTE LÚDICO DO RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores:
Henry Hilbert Schmitz
Jessica Aparecida Coutinho
Madalena Benazzi Meotti


Área de conhecimento: Letras

Título: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA E O USO DO ENSINO REFLEXIVO NO ESTÁGIO DE LINGUA INGLESA
Autores:
Geovana Caroline dos Santos Steffens
Felipe de Goes de Paula
Luis Gustavo Zambam
Verônica Pereira Coitinho Constanty

Título: O ENSINO DO GÊNERO NOTÍCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS QUEIMADAS NO BRASIL
Autores:
Janaina Souza dos Santos
Maria Rita Ferreira Dias
Clarice Braatz Schmidt

Título: Sequência Didática do Gênero Discursivo Notícia no Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa
Autores:
Geovana Caroline dos Santos Steffens
Luis Gustavo Zambam
Felipe de Goes de Paula
Madalena Benazzi Meotti


Área de conhecimento: Língua Portuguesa

Título: A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ARTICULAÇÃO DE OUTRAS DISCIPLINAS
Autores:
Diego do Carmo
Nayra de Paiva de Oliveira
Daniele Rodrigues Nunes

Título: A IMPORTÂNCIA DA REESCRITA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS: UM RELATO DE REGÊNCIA DE ESTÁGIO
Autores:
Rafaela Eduarda Podkowa
Cristiane Strenske
Julia Machado

Título: ARTICULAÇÕES DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS
Autores:
Diego do Carmo
Daniele Rodrigues Nunes
Nayra de Paiva de Oliveira

Título: DA SALA DE AULA AO VESTIBULAR: O ENSINO DE CONTOS LITERÁRIOS COMO FERRAMENTA DE REFLEXÃO
Autores:
Letícia Gabriela Uhry
Alessandra Caroline Kehl
Luciane Thomé Schröder

Título: DIGITAR UMA REDAÇÃO EQUIVALE A PRODUZIR UM TEXTO?
Autores:
Mirian Schröder
Maysa Aimê Grams Bach
Monique Camini Pereira
Vinícius Eduardo Alves Cerny

Título: ENSINO DE RESENHA CRÍTICA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA INTEGRADA NO CONTEXTO ESCOLAR
Autores:
Elisa Machado
Monique Camini Pereira
Lara Frutos González

Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA: ABORDAGENS DE ENSINO RELACIONADAS AOS GÊNEROS DISCURSIVOS
Autores:
Samara Buhl Gonçalves
Danielle Anderle
Madalena Benazzi Meotti

Título: GAMIFICAÇÃO E RETÓRICA NO ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Mariana Placedino Martin
Matheus Henrique de Oliveira Appelt
Cristiane Strenske

Título: LEIA PARANÁ E REDAÇÃO PARANÁ: O VELHO DISFARÇADO DE NOVO
Autores:
Letícia Gabriela Uhry
Mirian Schröder

Título: LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores:
Emilli Walke de Souza
João Vitor Figueiredo Pires
Madalena Benazzi Meotti

Título: O Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental
Autores:
Diego do Carmo
Daniele Rodrigues Nunes
Nayra de Paiva de Oliveira

Título: O TRABALHO COM GÊNERO EM SALA DE AULA: HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores:
Maysa Aimê Grams Bach
Vinícius Eduardo Alves Cerny
Raquel Pacheco Buera
Clarice Braatz Schmidt

Título: PLATAFORMA LEIA PARANÁ: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
Autores:
Mirian Schröder
Danielle Anderle
Letícia Gabriela Uhry
Tatiane Caroline Pech de Boita

Título: REFLEXÕES SOBRE O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DA GRAMATICA NORMATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Tatiane Caroline Pech de Boita
Cassiana Carolina Henick Schmitt
Clarice Braatz Schmidt

Título: VOZES NEGRAS NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES DE UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO SOBRE LITERATURA E FORMAÇÃO CRÍTICA
Autores:
Heloisa Emanueli Tischner Duarte
Silvane Regina Steffens
Lara Frutos González


Área de conhecimento: Línguas Estrangeiras

Título: A Utilização da Inteligência Artificial no Ensino de Língua Espanhola: suporte de ensino
Autores:
Cassiana Carolina Henick Schmitt
Raquel Pacheco Buera
Tatiane Lima de Paiva

Título: ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE: UM RELATO REFLEXIVO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA INGLESA
Autores:
Maysa Aimê Grams Bach
Mariana Placedino Martin
Rodrigo Smaha Lopes

Título: APRENDER BRINCANDO: UMA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores:
Ana Julia Fano Patera
Silvane Regina Steffens
Miria Gundt Papp

Título: CONHECIMENTO ONOMÁSTICO: PERSPECTIVAS E RESSONÂNCIAS PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores:
Lucas Emanuel Pereyra
Maria Rita Ferreira Dias
Márcia Sipavicius Seide

Título: CONSTRUINDO CONHECIMENTO EM ALEMÃO: ABORDAGEM INTERATIVA E DIALÓGICA
Autores:
Emilli Walke de Souza
Miria Gundt Papp
Silvana Sprung Bloemer
Heloisa Emanueli Tischner Duarte

Título: DO LIVRO DIDÁTICO AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: PRIMEIRAS CONSTATAÇÕES SOBRE A PLATAFORMA INGLÊS PARANÁ
Autores:
Mirian Schröder
Emilli Walke de Souza
João Vitor Figueiredo Pires
Rafaela Eduarda Podkowa

Título: ENSINO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS PARANAENSES: ABORDAGENS PARA TURMAS MULTICULTURAIS COM RECURSOS LIMITADOS
Autores:
Aurielly Lohaine Schell
Tatiane Lima de Paiva

Título: Entre Contos E Palavras:Leitura, Escrita E Interação na construção do texto
Autores:
John Erick Morais Dias
Thaynara Manoelle Gonçalves Dama
Tatiane Lima de Paiva

Título: LEE E READING: REFLEXÕES SOBRE AS TEMÁTICAS DE SEÇÕES DE LEITURA DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Autores:
Juliana de Sá França

Título: LENDAS URBANAS: O ENSINO DE ESPANHOL SOB HABILIDADES LINGUÍSTICAS E CULTURAIS
Autores:
Letícia Gabriela Uhry
Alessandra Caroline Kehl
Márcia Sipavicius Seide

Título: MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE INGLÊS: CARTAZES PUBLICITÁRIOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Autores:
Anna Maria Godoy da Silva
Melissa Moreira Delima
Rodrigo Smaha Lopes

Título: O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA POR MEIO DE JOGOS DIGITAIS: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DO CORPO HUMANO
Autores:
Danielle Anderle
Samara Buhl Gonçalves
Márcia Sipavicius Seide

Título: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: PERCURSO HISTÓRICO E USO DE TECNOLOGIAS
Autores:
Rafaela Eduarda Podkowa
Mirian Schröder

Título: O GÊNERO CARTAZ PUBLICITÁRIO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Janaina Souza dos Santos
João Vitor Figueiredo Pires
Rodrigo Smaha Lopes

Título: O MINITEATRO E O MICROTEATRO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA DESENVOLVER HABILIDADES LINGUÍSTICAS EM LÍNGUA INGLESA
Autores:
Matheus Henrique de Oliveira Appelt
Clarice Cristina Corbari

Título: O USO DO LEAD-IN EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Henry Hilbert Schmitz
Matheus Henrique de Oliveira Appelt
Rodrigo Smaha Lopes

Título: PARANÁ FALA ESPANHOL NA UNIOESTE: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA E INTERNACIONALIZAÇÃO
Autores:
Juliana de Sá França

Título: PPP E SOCIOINTERACIONISMO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Rafaela Eduarda Podkowa
Julia Machado
Rodrigo Smaha Lopes

Título: REFLEXÕES SOBRE APLICAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores:
Tatiane Caroline Pech de Boita
Miria Gundt Papp
Vinícius Eduardo Alves Cerny

Título: REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA-ESPANHOL
Autores:
Monique Camini Pereira
Elisa Machado
Tatiane Lima de Paiva

Título: REPRESENTAÇÃO E DIVERSIDADE: O ESPAÇO DA CULTURA AFRICANA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Lucas Emanuel Pereyra
Juliana de Sá França


Área de conhecimento: Literatura

Título: A LITERATURA DE CAROLINA MARIA DE JESUS E SUA IMPORTÂNCIA NA ATUALIDADE
Autores:
Diego do Carmo
Nayra de Paiva de Oliveira
Daniele Rodrigues Nunes

Título: Letramento Literário no Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa no Ensino Médio
Autores:
Melissa Moreira Delima
Anna Maria Godoy da Silva
Madalena Benazzi Meotti

Título: O QUE AS PALAVRAS NÃO DIZEM: O LETRAMENTO LITERÁRIO COM O GÊNERO CRÔNICA NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Lucas Emanuel Pereyra
Silvana Sprung Bloemer
Rafael de Souza Bento Fernandes


Área de conhecimento: Prática de Ensino

Título: DESAFIOS DA GESTÃO DE SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM CONTEXTOS ADVERSOS
Autores:
Aurielly Lohaine Schell
Miria Gundt Papp


Normas e Modelos para Trabalhos

Anais do Colóquio de Práticas Docentes

/ ISSN: 2526-4710
/ ISBN:


Comunicação
ARTIGO



Corpo Editorial

Anais do Colóquio de Práticas Docentes

/ ISSN: 2526-4710
/ ISBN:


Organização
Clarice Braatz Schmidt

Comissão Cultural
Madalena Benazzi Meotti

Monitores
Taina Dias Fernandes
Camile Carvalho Bastos
Vanessa Evangelista Rocha
Julia Fernanda Cerutti
Glicia Godoi Reis Silva
Isadora de Oliveira
Júnio Henrique Carvalho
Aline Eduarda Amorim Kehl
Maysa Moreira de Oliveira
Emily Izabelli Gonçalves
Lua Kuhn
Erica Santos de Freitas
Gabriela Eduarda Rodrigues

Coordenação do evento
Márcia Sipavicius Seide

Endereço e Contato

Anais do Colóquio de Práticas Docentes

/ ISSN: 2526-4710
/ ISBN:

Promotor: Colegiado de Letras

E-mail do Evento: clarice.schmidt2@unioeste.br

Coordenador do Evento: Clarice Braatz Schmidt

Local: Bloco IV - Salas de aula - Letras
Rua Pernambuco, 1777 - UNIOESTE - Câmpus de Marechal Cândido RondonRua Pernambuco UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon
Rua Pernambuco, 1777 Auditório 2 UNIOESTE - Campus Marechal Cândido Rondon
R. Pernambuco, 1777 - Centro, Mal. Cândido Rondon - PR, 85960-000

Artigos

Anais do Colóquio de Práticas Docentes

/ ISSN: 2526-4710
/ ISBN:
Área de conhecimento: Educação
Título: GRAMÁTICA EM JOGOS: UM RECORTE LÚDICO DO RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA



Autor(es):
Henry Hilbert Schmitz
Jessica Aparecida Coutinho
Madalena Benazzi Meotti
Área de conhecimento: Letras
Título: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA E O USO DO ENSINO REFLEXIVO NO ESTÁGIO DE LINGUA INGLESA



Autor(es):
Geovana Caroline dos Santos Steffens
Felipe de Goes de Paula
Luis Gustavo Zambam
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Título: O ENSINO DO GÊNERO NOTÍCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS QUEIMADAS NO BRASIL



Autor(es):
Janaina Souza dos Santos
Maria Rita Ferreira Dias
Clarice Braatz Schmidt
Título: Sequência Didática do Gênero Discursivo Notícia no Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa



Autor(es):
Geovana Caroline dos Santos Steffens
Luis Gustavo Zambam
Felipe de Goes de Paula
Madalena Benazzi Meotti
Área de conhecimento: Língua Portuguesa
Título: A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ARTICULAÇÃO DE OUTRAS DISCIPLINAS



Autor(es):
Diego do Carmo
Nayra de Paiva de Oliveira
Daniele Rodrigues Nunes
Título: A IMPORTÂNCIA DA REESCRITA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS: UM RELATO DE REGÊNCIA DE ESTÁGIO



Autor(es):
Rafaela Eduarda Podkowa
Cristiane Strenske
Julia Machado
Título: ARTICULAÇÕES DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS



Autor(es):
Diego do Carmo
Daniele Rodrigues Nunes
Nayra de Paiva de Oliveira
Título: DA SALA DE AULA AO VESTIBULAR: O ENSINO DE CONTOS LITERÁRIOS COMO FERRAMENTA DE REFLEXÃO



Autor(es):
Letícia Gabriela Uhry
Alessandra Caroline Kehl
Luciane Thomé Schröder
Título: DIGITAR UMA REDAÇÃO EQUIVALE A PRODUZIR UM TEXTO?



Autor(es):
Mirian Schröder
Maysa Aimê Grams Bach
Monique Camini Pereira
Vinícius Eduardo Alves Cerny
Título: ENSINO DE RESENHA CRÍTICA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA INTEGRADA NO CONTEXTO ESCOLAR



Autor(es):
Elisa Machado
Monique Camini Pereira
Lara Frutos González
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA: ABORDAGENS DE ENSINO RELACIONADAS AOS GÊNEROS DISCURSIVOS



Autor(es):
Samara Buhl Gonçalves
Danielle Anderle
Madalena Benazzi Meotti
Título: GAMIFICAÇÃO E RETÓRICA NO ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Mariana Placedino Martin
Matheus Henrique de Oliveira Appelt
Cristiane Strenske
Título: LEIA PARANÁ E REDAÇÃO PARANÁ: O VELHO DISFARÇADO DE NOVO



Autor(es):
Letícia Gabriela Uhry
Mirian Schröder
Título: LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA



Autor(es):
Emilli Walke de Souza
João Vitor Figueiredo Pires
Madalena Benazzi Meotti
Título: O Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental



Autor(es):
Diego do Carmo
Daniele Rodrigues Nunes
Nayra de Paiva de Oliveira
Título: O TRABALHO COM GÊNERO EM SALA DE AULA: HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA



Autor(es):
Maysa Aimê Grams Bach
Vinícius Eduardo Alves Cerny
Raquel Pacheco Buera
Clarice Braatz Schmidt
Título: PLATAFORMA LEIA PARANÁ: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES



Autor(es):
Mirian Schröder
Danielle Anderle
Letícia Gabriela Uhry
Tatiane Caroline Pech de Boita
Título: REFLEXÕES SOBRE O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DA GRAMATICA NORMATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Tatiane Caroline Pech de Boita
Cassiana Carolina Henick Schmitt
Clarice Braatz Schmidt
Título: VOZES NEGRAS NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES DE UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO SOBRE LITERATURA E FORMAÇÃO CRÍTICA



Autor(es):
Heloisa Emanueli Tischner Duarte
Silvane Regina Steffens
Lara Frutos González
Área de conhecimento: Línguas Estrangeiras
Título: A Utilização da Inteligência Artificial no Ensino de Língua Espanhola: suporte de ensino



Autor(es):
Cassiana Carolina Henick Schmitt
Raquel Pacheco Buera
Tatiane Lima de Paiva
Título: ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE: UM RELATO REFLEXIVO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA INGLESA



Autor(es):
Maysa Aimê Grams Bach
Mariana Placedino Martin
Rodrigo Smaha Lopes
Título: APRENDER BRINCANDO: UMA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA



Autor(es):
Ana Julia Fano Patera
Silvane Regina Steffens
Miria Gundt Papp
Título: CONHECIMENTO ONOMÁSTICO: PERSPECTIVAS E RESSONÂNCIAS PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA



Autor(es):
Lucas Emanuel Pereyra
Maria Rita Ferreira Dias
Márcia Sipavicius Seide
Título: CONSTRUINDO CONHECIMENTO EM ALEMÃO: ABORDAGEM INTERATIVA E DIALÓGICA



Autor(es):
Emilli Walke de Souza
Miria Gundt Papp
Silvana Sprung Bloemer
Heloisa Emanueli Tischner Duarte
Título: DO LIVRO DIDÁTICO AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: PRIMEIRAS CONSTATAÇÕES SOBRE A PLATAFORMA INGLÊS PARANÁ



Autor(es):
Mirian Schröder
Emilli Walke de Souza
João Vitor Figueiredo Pires
Rafaela Eduarda Podkowa
Título: ENSINO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS PARANAENSES: ABORDAGENS PARA TURMAS MULTICULTURAIS COM RECURSOS LIMITADOS



Autor(es):
Aurielly Lohaine Schell
Tatiane Lima de Paiva
Título: Entre Contos E Palavras:Leitura, Escrita E Interação na construção do texto



Autor(es):
John Erick Morais Dias
Thaynara Manoelle Gonçalves Dama
Tatiane Lima de Paiva
Título: LEE E READING: REFLEXÕES SOBRE AS TEMÁTICAS DE SEÇÕES DE LEITURA DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS



Autor(es):
Juliana de Sá França
Título: LENDAS URBANAS: O ENSINO DE ESPANHOL SOB HABILIDADES LINGUÍSTICAS E CULTURAIS



Autor(es):
Letícia Gabriela Uhry
Alessandra Caroline Kehl
Márcia Sipavicius Seide
Título: MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE INGLÊS: CARTAZES PUBLICITÁRIOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA



Autor(es):
Anna Maria Godoy da Silva
Melissa Moreira Delima
Rodrigo Smaha Lopes
Título: O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA POR MEIO DE JOGOS DIGITAIS: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DO CORPO HUMANO



Autor(es):
Danielle Anderle
Samara Buhl Gonçalves
Márcia Sipavicius Seide
Título: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: PERCURSO HISTÓRICO E USO DE TECNOLOGIAS



Autor(es):
Rafaela Eduarda Podkowa
Mirian Schröder
Título: O GÊNERO CARTAZ PUBLICITÁRIO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Janaina Souza dos Santos
João Vitor Figueiredo Pires
Rodrigo Smaha Lopes
Título: O MINITEATRO E O MICROTEATRO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA DESENVOLVER HABILIDADES LINGUÍSTICAS EM LÍNGUA INGLESA



Autor(es):
Matheus Henrique de Oliveira Appelt
Clarice Cristina Corbari
Título: O USO DO LEAD-IN EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Henry Hilbert Schmitz
Matheus Henrique de Oliveira Appelt
Rodrigo Smaha Lopes
Título: PARANÁ FALA ESPANHOL NA UNIOESTE: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA E INTERNACIONALIZAÇÃO



Autor(es):
Juliana de Sá França
Título: PPP E SOCIOINTERACIONISMO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Rafaela Eduarda Podkowa
Julia Machado
Rodrigo Smaha Lopes
Título: REFLEXÕES SOBRE APLICAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA



Autor(es):
Tatiane Caroline Pech de Boita
Miria Gundt Papp
Vinícius Eduardo Alves Cerny
Título: REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA-ESPANHOL



Autor(es):
Monique Camini Pereira
Elisa Machado
Tatiane Lima de Paiva
Título: REPRESENTAÇÃO E DIVERSIDADE: O ESPAÇO DA CULTURA AFRICANA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESPANHOLA



Autor(es):
Lucas Emanuel Pereyra
Juliana de Sá França
Área de conhecimento: Literatura
Título: A LITERATURA DE CAROLINA MARIA DE JESUS E SUA IMPORTÂNCIA NA ATUALIDADE



Autor(es):
Diego do Carmo
Nayra de Paiva de Oliveira
Daniele Rodrigues Nunes
Título: Letramento Literário no Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa no Ensino Médio



Autor(es):
Melissa Moreira Delima
Anna Maria Godoy da Silva
Madalena Benazzi Meotti
Título: O QUE AS PALAVRAS NÃO DIZEM: O LETRAMENTO LITERÁRIO COM O GÊNERO CRÔNICA NO ENSINO MÉDIO



Autor(es):
Lucas Emanuel Pereyra
Silvana Sprung Bloemer
Rafael de Souza Bento Fernandes
Área de conhecimento: Prática de Ensino
Título: DESAFIOS DA GESTÃO DE SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM CONTEXTOS ADVERSOS



Autor(es):
Aurielly Lohaine Schell
Miria Gundt Papp

Edições

Anais do Colóquio de Práticas Docentes

/ ISSN: 2526-4710
/ ISBN:

Anais do IX Colóquio de Práticas Docentes

Anais do IX Colóquio de Práticas Docentes

Anais do VIII Colóquio de Práticas Docentes

Anais do VIII Colóquio de Práticas Docentes

Anais do VII Colóquio de Práticas Docentes

https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/VIIColoquio/anais

Anais do V Colóquio de Práticas Docentes:

https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/VCOLOQUIODEPRATICASDOCENTES/anais

Anais do IV Colóquio de Práticas Docentes:

https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/iv%20coloquio%20de%20pr%c3%a1ticas%20docentes/anais

Anais do III Colóquio de Práticas Docentes:

https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/IIIcoloquiodepraticasmcr/anais

Anais do II Colóquio de Práticas Docentes:

https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/coloquiomcr/anais

Anais do I Colóquio de Práticas Docentes:

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES