Expediente



/ISSN:
/ISBN:

Anais Semana Acadêmica 2022

Ficha Catalográfica



/ISSN:
/ISBN:

Apresentação



/ ISSN:
/ ISBN:

Sumário



/ISSN:
/ISBN:
Área de conhecimento: Currículo e Processos educativos

Título: AMOP E AS IMPLICAÇÕES NA ANÁLISE DO IDEB
Autores:
Ana Carolina Neumann Barbiero

Título: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FUNDAMENTOS A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.
Autores:
Tania Pereira da Silva Sens
Não usar - ERRO

Título: O TRABALHO COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES
Autores:
Moises Sens
Tania Pereira da Silva Sens

Título: OS IMPACTOS DA BNCC NO ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores:
Vanilda Silva Lippert
Joceli de Fatima Arruda Sousa

Título: PRÁTICAS DO CMEI DALVA PAGGI CLAUS EM FRANCISCO BELTRÃO/PR: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE CURRÍCULO E PROCESSOS DE ENSINO
Autores:
Darciel Sinhori da Costa
Catiane Resinato Ribeiro

Título: TECNOLOGIA EM FOCO: PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA EXERCÍCIO DA COMPUTAÇÃO NA INFÂNCIA.
Autores:
Jonathan José Alupe Alves
Caroline Machado Cortelini Conceição


Área de conhecimento: Educação Especial e Inclusiva

Título: A PEDAGOGIA VISUAL COMO RECURSO PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS SURDOS
Autores:
Willian Canova dos Santos

Título: ACESSIBILIDADE EM CONSTRUÇÃO: O PAPEL DA UNIVERSIDADE
Autores:
Cleidiomara Luiza Pricwa
Bruna Aline Padilha
Michaelli Maria Pires

Título: ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHOS PARA A HUMANIZAÇÃO
Autores:
Gladis Cristina Furlan
Claudia Gallert
Andreia Nakamura Bondezan
Eliane Pinto de Góes


Área de conhecimento: Educação popular e movimentos sociais

Título: A AGROECOLOGIA E A SUA RELAÇÃO COM A AGRICULTURA CAMPONESA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO
Autores:
Tamar Cristina Ludwig

Título: A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM SANTA IZABEL DO OESTE SOB A PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO: UMA PESQUISA EM CONSTRUÇÃO
Autores:
Dhiandra Leicy Raiher
Carlos Antônio Bonamigo

Título: A UNIVERSIDADE POPULAR NO CONTEXTO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ALGUNS APONTAMENTOS
Autores:
Fernanda Natalí Demichelli

Título: AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E O PARADIGMA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
Autores:
Daniele Cardoso de Oliveira
Carlos Antônio Bonamigo

Título: CONJUNTURA CONTEMPORÂNEA: UMA CRISE ESTRUTURAL, DESTRUTIVA E INTENSIFICADA DO CAPITAL
Autores:
Lirani Maieski
Carlos Antônio Bonamigo

Título: DESAFIOS METODOLÓGICOS DO TRABALHO SOCIOEDUCATIVO NOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS): UM PROJETO DE EXTENSÃO COM BASE NOS CÍRCULOS DE CULTURA DE PAULO FREIRE
Autores:
Jordanna Peliser Fachinello de Souza

Título: REFERÊNCIAS HISTÓRICAS NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO SUDOESTE DO PARANÁ: DE 2006 A 2022
Autores:
Elizangela Wessling
Carlos Antônio Bonamigo


Área de conhecimento: Estado e Políticas educacionais

Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Lidiane Cristina Longo
Franciele Soares dos Santos

Título: A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: PERPECTIVA E DESAFIOS
Autores:
Gisele Fernanda Tiburski Bido

Título: A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SANTA CATARINA
Autores:
Eduardo da Rosa Duarte

Título: A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA E AS DEMANDAS DO CAPITAL PARA FORMAR UM TRABALHADOR DE NOVO TIPO
Autores:
Aline Daniel dos Santos
Franciele Soares dos Santos

Título: AS RESISTÊNCIAS NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM FRANCISCO BELTRÃO-PR: ATIVIDADES DO COMITÊ MUNICIPAL PELA REVOGAÇÃO DO NEM
Autores:
Franciele Soares dos Santos
Suely Aparecida Martins

Título: NOVO ENSINO MÉDIO PARANAENSE: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE
Autores:
Ana Cristina Demichei de Moura
Ana Cristina Demichei de Moura
Franciele Soares dos Santos
Franciele Soares dos Santos

Título: O EMPREENDORISMO NO NOVO ENSINO MÉDIO: O PROJETO “DESPERTAR”-SEBRAE
Autores:
Ana Cláudia Ferreira dos Santos
Franciele Soares dos Santos

Título: O NEOLIBERALISMO: CONTEXTO HISTÓRICO E SUA INFLUÊNCIA NA ECONOMIA E EDUCAÇÃO
Autores:
Alexandra Carlesso Carneiro
Suely Aparecida Martins
Sueli Ribeiro Comar

Título: OS PROCESSOS DE RESSOCIALIZAÇÃO DE EGRESSOS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DA COMARCA DE FRANCISCO BELTRÃO: UM ESTUDO SOBRE O COMPLEXO SOCIAL DE FRANCISCO BELTRÃO – PARANÁ
Autores:
Thaluan Rafael Debarba Baumbach
Rodrigo Luiz Tozetti

Título: POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA/2019): DIFERENTES OLHARES DA PESQUISA
Autores:
Mariane Bertonceli

Título: POLÍTICAS NEOLIBERAIS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO E IDENTIDADE DOCENTE
Autores:
Camila Eduarda Ribeiro
Sueli Ribeiro Comar

Título: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES HISTÓRICAS
Autores:
Kétellyn Nayê Raitz
Roseli de Fátima Rech Pilonetto

Título: PROGRAMAS FEDERAIS QUE EFETIVAM A POLÍTICA PÚBLICA DO TRANSPORTE ESCOLAR
Autores:
Maria Angela Momo
Carlos Antônio Bonamigo


Área de conhecimento: Formação em Pedagogia e de professores

Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE FOZ DO IGUAÇU: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores:
Vanilda Silva Lippert
Joceli de Fatima Arruda Sousa

Título: AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR E SEUS ATORES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autores:
Francielle Brustolin de Lima Simch
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Alessandra Crystian Engles dos Reis

Título: ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES
Autores:
Daiane Zatikei
Mirela Cristina Bastian de Oliveira
Vera Lucia Vieira

Título: AS DIFICULDADES E COMPREENSÕES SOBRE O CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Lesié Nicolao Barbacovi

Título: CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA BIOLOGIA DA UNIOESTE PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Autores:
Juliana Moreira Prudente de Oliveira
Celso Aparecido Polinarski
Kamilla Zabotti Giuffrida

Título: CUIDAR E EDUCAR: BINÔMIO OU DICOTOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
Autores:
Camila Wessler Faedo
Roseli de Fátima Rech Pilonetto

Título: DAS PERCEPÇÕES ÀS REFLEXÕES DOCENTES: O QUE SE APRENDEU NO ESTÁGIO EM CIÊNCIAS EM UM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO?
Autores:
Bruna Cristina Tomazini Neto
Milena Sávio Pastorini Paz
Bárbara Grace Tobaldini de Lima Terra
Fernanda Aparecida Meglhioratti

Título: DISCUTINDO PRÁTICA PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO SEXUAL
Autores:
Jaqueline Sockenski Thomé

Título: ENSINAR A AVALIAR: UM DESAFIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores:
Jaqueline Antonello

Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO ELEMENTO ARTICULADOR DO PROTAGONISMO PROFISSIONAL
Autores:
Marcia Bertonceli
Mariane Bertonceli

Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DIRETORES (GESTORES ESCOLARES): DA GESTÃO ESCOLAR GERENCIALISTA À GESTÃO DEMOCRÁTICA UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores:
Cheila Soethe Tramontin

Título: O ensino de história no ensino fundamental: a linha do tempo e o conceito de tempo histórico - sucessão e duração
Autores:
Beatris Silva Nasser
Keli Thaís Saggin

Título: PROGRAMA CONHECENDO TOLEDO NO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores:
Luci Graciela Kuhn
João Carlos da Silva

Título: Reflexões sobre a experiência do subprojeto Residência Pedagógica Biologia na formação inicial: regência do conteúdo de fotossíntese
Autores:
Guilherme Luiz Celant Giombelli
Kamilla Zabotti Giuffrida

Título: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA RELAÇÃO COM A SOCIEDADE E A CULTURA
Autores:
Silvia Letícia Capelin
Roseli de Fátima Rech Pilonetto

Título: REFLEXÕES SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES EM NÍVEL MÉDIO
Autores:
Marivani Minosso Lampugnani Ihabuinski

Título: Reggio Emilia: uma abordagem fenomenológica da infância e para a infância
Autores:
Izabel Cristina da Silva Godinho
Caroline Machado Cortelini Conceição

Título: Relato de Experiência: Vivências no Programa de Residência Pedagógica
Autores:
Inês Helena Grigolo de Medeiros
Caroline da Rocha

Título: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Leticia Marchiotti de Jesus
Juliana Moreira Prudente de Oliveira

Título: TICS NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR VOLTADO PARA A PRÁTICA DOCENTE
Autores:
Bruna Andrade Costa Esperandim
Mafalda Nesi Francischett
Vanice Schossler Sbardelotto


Área de conhecimento: Processo de ensino e de aprendizagem

Título: A ALFABETIZAÇÃO NO PERÍODO DE PANDEMIA
Autores:
Jéssica Caroline Valendorff Copini
Paola Amado Borgmann
Vanice Schossler Sbardelotto

Título: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO METODOLOGIA DO PROFESSOR CEGO
Autores:
Liliandra Aparecida dos Santos

Título: A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA PARA A ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA
Autores:
Débora Thaís Vanderlinde

Título: A LINGUAGEM E O DESENVOLVIMENTO: A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Keli Luana de Fátima de Oliveira
Caroline Machado Cortelini Conceição

Título: A TEMÁTICA AFETIVIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES PUBLICADAS NA BDTD ENTRE 2012 E 2022
Autores:
Ana Paula Ghiot

Título: ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO INICIAL SOBRE MÉTODOS E PRÁTICAS
Autores:
Karin Cozer de Campos
Roseli de Fátima Rech Pilonetto
Carla Lavorati

Título: ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRÁTICAS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Emilly Cecilia Westerhofen Lermen
Juliana Moreira Prudente de Oliveira

Título: ATIVIDADE PRÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE BACTÉRIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Elizandra de Lima
Juliana Moreira Prudente de Oliveira
Caroline Rodrigues Caldas

Título: BREVES APONTAMENTOS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.
Autores:
Débora Thaís Vanderlinde
Tainá Aparecida Pricwa Antonio

Título: CONCEITO DE INFÂNCIA E AS IMPLICAÇÕES DO CUIDAR E DO EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Cleidiomara Luiza Pricwa
Suelen Machado Lopes

Título: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Vera Lucia Vieira

Título: EMOÇÕES E LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Gisele Fernanda Tiburski Bido

Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS: ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE UM PROJETO NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS
Autores:
Luana Caroline Benassi
Ionara de Souza Neis
Emilly Luna Pereira
Daniel Pasiani Rangel de Oliveira

Título: Experiência vivenciada no programa residência pedagógica: um importante aprendizado
Autores:
Thaliane Sommer
Elisangela Gonçalves
Cristina Maria Soares Pio
Vanice Schossler Sbardelotto

Título: EXPERIÊNCIAS VIVÊNCIADAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Autores:
Beatris Silva Nasser
Jéssica Caroline Valendorff Copini

Título: JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO DE EQUAÇÕES DE 1º GRAU E 2º GRAU
Autores:
Monique Carvalho Bandeira Pithan
Celiane Costa Machado
Robson Kleemann

Título: O BRINCAR PRAZEROSO: LIVRE OU DIRECIONADO
Autores:
Andrea Cristina Carniel
Beatris Silva Nasser
Keli Thaís Saggin
Daniela de Maman

Título: O CUIDAR E O EDUCAR: ELEMENTOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA PRÉ-ESCOLA
Autores:
Natielli Pinheiro da Silva
Roseli de Fátima Rech Pilonetto

Título: O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL PERIÓDICOS E TEXTOS ESCRITOS E O CONCEITO DE FONTES HISTÓRICAS
Autores:
Suellen Alves da Silva

Título: O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DO MEIO E O CONCEITO DE PROCESSO HISTÓRICO
Autores:
Cleidiomara Luiza Pricwa
Carlos Antônio Bonamigo

Título: O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A ICONOGRAFIA E O CONCEITO DE FONTES HISTÓRICAS
Autores:
Caroline Cover
Bruna Lethicia Garcia da Silva

Título: O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: AUDIOVISUAIS E O CONCEITO DE FONTES HISTÓRICAS
Autores:
Janaína Hübner de Lima

Título: O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTREVISTAS E O CONCEITO DE MUDANÇA E CONHECIMENTO
Autores:
Letícia Gabriela Brusco
Letícia Gabriela Brusco
Ana Stefany Zwicker
Ana Stefany Zwicker

Título: O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: IMAGENS E O CONCEITO DE TEMPO HISTÓRICO
Autores:
Fernanda Viccini da Silva
Poliana Rios
Amanda Aparecida Moraes

Título: O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O USO DAS ENTREVISTAS E O CONCEITO DE FONTES HISTÓRICAS
Autores:
Kelli Cristina Bosio
Talicia Ladia Zanoni

Título: O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS ENTREVISTAS E O CONCEITO DE FONTES HISTÓRICAS
Autores:
Juçara Koakoski
Daiane Zatikei

Título: O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: COLAGENS E O CONCEITO DE TEMPO HISTÓRICO
Autores:
Thaliane Sommer
Helen Cassiane Karling

Título: O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DOCUMENTOS E O CONCEITO DE FONTES HISTÓRICAS
Autores:
Camila Eduarda Bonetti
Daniela Cristina Alves de Medeiros Koguta

Título: O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: MONUMENTOS HISTÓRICOS E O CONCEITO DE PATRIMÔNIO CULTURAL
Autores:
Úrsula Helena Miguel Garcia
Maria Isabel Pedron Tonello

Título: PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS PARA O CUIDADO E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS EM IDADES ENTRE 2 A 3 ANOS
Autores:
Juçara Koakoski
Daiane Zatikei
Noemi da Silva Cestario
Daniela de Maman

Título: PESQUISA EM SALA DE AULA: COMO A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PODE AUXILIAR NA FORMULAÇÃO DE QUESTIONAMENTOS
Autores:
Giulia Caponi de Oliveira
Adelita Maria Linzmeier
Bárbara Grace Tobaldini de Lima Terra

Título: PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CÉLULA ANIMAL
Autores:
Mayara Cristina Pereira Koch
Mayara Wisniewski Pires Zismann
Juliana Moreira Prudente de Oliveira

Título: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.
Autores:
Cassieli Cristiane Schwendler
Jennifer Rafaela Serafim Ferezin

Título: REFLEXÕES SOBRE O CUIDAR E EDUCAR NO ÂMBITO DA ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Maritania Broering
Roseli de Fátima Rech Pilonetto

Título: RELATO DE EXPERIÊNCIA: AS VIVÊNCIAS, APRENDIZADOS, DESAFIOS E IMPACTOS NA TRAJETÓRIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.
Autores:
Fernanda Viccini da Silva
Vanice Schossler Sbardelotto
Keli Thaís Saggin
Noemi da Silva Cestario


Área de conhecimento: Sociedade, cultura e educação

Título: A Dualidade Educacional no Novo Ensino Médio
Autores:
Ana Gabrieli Godinho
Suely Aparecida Martins

Título: A EDUCAÇÃO ESCOLAR TRANSFORMA OU REPRODUZ A SOCIEDADE?
Autores:
Andreia Iara Carvalho Piovesan Albuquerque
Josiane de Kassia Marmentini

Título: A INTERFERÊNCIA DA TERRITORIALIDADE NA EVASÃO DOS CURSOS SUPERIORES DE ENGENHARIA CIVIL DA UTFPR
Autores:
Gladis Cristina Furlan
Eric Gustavo Cardin

Título: A PROPOSTA EDUCACIONAL KANTIANA FUNDAMENTADA EM QUATRO FINALIDADES
Autores:
Gustavo Ellwanger Calovi

Título: AMBIENTE DA DOCÊNCIA E OS NOVOS DESAFIOS: ANSIEDADE E VIOLÊNCIA
Autores:
Mayara Regina Benetti
Daniela de Maman

Título: ATELIÊ TECENDO A CIDADANIA: ESTRATÉGIAS PARA O ENFRENTAMENTO E COMBATE À EXCLUSÃO SOCIAL DE MULHERES ASSISTIDAS POR PROGRAMAS SOCIAIS
Autores:
Andrea Cristina Carniel
Yolanda Zancanella
Sonia Maria dos Santos Marques

Título: AUTISMO, PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO NA OBRA DE FRANÇOISE DOLTO
Autores:
Vanessa Ferreira Xaves Vargas
Giseli Monteiro Gagliotto

Título: BALANÇO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A CRIANÇA E INFÂNCIA
Autores:
Natielli Pinheiro da Silva
Mariane Bertonceli

Título: CONHECIMENTO X COMPETÊNCIAS
Autores:
Adriana Maria Krindges

Título: DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO: RELEVÂNCIA DA FALA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
Autores:
Laís Arieli Klein
Tainá Aparecida Pricwa Antonio
Vanice Schossler Sbardelotto

Título: DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA E DIÁLOGOS DECOLONIAIS: PERSPECTIVAS PARA A TRANSFORMAÇÃO POLÍTICA
Autores:
Vagner Lima de Aguiar

Título: EDUCAÇÃO E TRABALHO: CONTRIBUIÇÕES DO MARXISMO
Autores:
Keli Thaís Saggin
Suely Aparecida Martins

Título: EQUIPAMENTOS DIGITAIS E A FORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOS ADOLESCENTES NASCIDOS NO SÉCULO XXI
Autores:
Dieikson Braian Ribeiro
Eduardo Nunes Jacondino

Título: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES DE SAVIANI SOBRE A PRÁTICA EDUCACIONAL E A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Autores:
Vagner Lima de Aguiar

Título: GEOGRAFIA EM CANÇÃO PARA A COMPREENSÃO DE CAMPOS E CIDADES
Autores:
Luiz Carlos Flávio
Everton Luiz Lovera

Título: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PRISIONAL, FORNECIDA PELO CEEBJA NOVOS HORIZONTES, IMPLANTADA NA PENITENCIÁRIA ESTADUAL DE FRANCISCO BELTRÃO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Autores:
Edinilson Rodrigues da Rocha
Eduardo Nunes Jacondino

Título: INQUIETUDES SOBRE AS JUVENTUDES DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL DE MARMELEIRO - PARANÁ
Autores:
Lucilia Gouveia
Willian Canova dos Santos
Suely Aparecida Martins

Título: Juventude: Relações sociais e culturais.
Autores:
Camilla Mariano
Tamar Cristina Ludwig

Título: O PARADOXO DA FEMINIZAÇÃO DA DOCÊNCIA: DA NEGAÇÃO DO LUGAR DE APRENDER AO DESTINADO LUGAR DE ENSINAR
Autores:
Jacqueline Maria Duarte Lewandowski
João Carlos da Silva

Título: O QUE DIZEM AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO SOBRE (E COM) BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS
Autores:
Jaqueline de Lara de Oliveira
Caroline Machado Cortelini Conceição

Título: O TRABALHO DO PROFESSOR EM TEMPOS DE NEGACIONISMO CIENTÍFICO
Autores:
Josiane de Kassia Marmentini
João Carlos da Silva

Título: Psicologia e Marx: compassos possíveis
Autores:
Claudia Maio Antonelli
Daniela de Maman

Título: TRABALHO INFANTIL: HÁ PREVENÇÃO?
Autores:
Mariana Carolina Simão
Willian Canova dos Santos
Karin Cozer de Campos
Roseli de Fátima Rech Pilonetto

Título: UM OLHAR SOBRE A COMPLEXIDADE ADVINDA DOS ALUNOS DO SEGUNDO CICLO DOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PARA LER A PÓS-MODERNIDADE (A CONTEMPORANEIDADE)
Autores:
Simone Padilha
Eduardo Nunes Jacondino

Título: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS DO GT 07- EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 06 ANOS- DA ANPED.
Autores:
Andressa Kauana Amaral de Oliveira
Caroline Cover
Caroline Machado Cortelini Conceição

Título: VIOLÊNCIA, PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS SOBRE CIÊNCIAS SOCIAIS
Autores:
Luiz Henrique Palavicini Selivan
Giseli Monteiro Gagliotto


Normas e Modelos para Trabalhos



/ ISSN:
/ ISBN:


Trabalho completo - Artigo
Relato de Experiência
Resumo
Normas Gerais para Submissão de Trabalhos
Template para apresentação de trabalho



Corpo Editorial



/ ISSN:
/ ISBN:


Organização
Janaína Hübner de Lima
Isadora Mensor Martinhago
Maria Isabel Lima Santos
Carlos Antônio Bonamigo
Vanice Schossler Sbardelotto
Célio Roberto Eyng
Leonardo Machiavelli
Kelly Cristina Boitalaque
Willian Canova dos Santos
Luana de Souza Zili
Lillian Kelly de Camargo Colombari
Cristal Regina Dalla Vechia
Karine Galvão Conte
Gustavo Knerek da Silva
Fabíola de Oliveira Pomiecinski
Rozeni Ribeiro dos Santos
Bruno Henrique Rodrigues
Fernanda Grizon Alves
Milena do Nascimento
Bruna Ponzoni Horn
Vandressa Lopes Das Neves
Mariana Vitória Souza
Crislaine de Borba
Bruna Gabrieli Riffel
Bruna Lethicia Garcia da Silva
Angela Maria Rose de Avila
Caroline Cover
Kelli Cristina Bosio
Jessica Kowaleski
Talicia Ladia Zanoni
Cleisemara Paula Braz
Ketlyn Naiury Silva Cavasini
Eduardo Vinícius Portela Secchi
Poliana Rios
Amanda Aparecida Moraes
Fernanda Viccini da Silva
Taís Eduarda da Silva Niclote
Gislâine Aparecida Rodrigues Soares
Naomi Saldanha Laurentino
Isabele Gabriela Pagani Pompeo
Ana Beatriz de Bonfim
Tainá Filipini
Suellen Alves da Silva
Helen Gabriela do Arrial
Isadora Santos Lorenzi
Helen Cassiane Karling
Camila de Oliveira Jansson
Andrea Cristina Carniel
Andressa Amaral
Júlia Aparecida Schaedler
Luziellen Cristina Zimermann
Maiara da Silva Carvalho
Camila Eduarda Ribeiro
Juliana Aparecida Camilo Peretti
Jaqueline de Lara de Oliveira
Sueli Ribeiro Comar
Suely Aparecida Martins
Karin Cozer de Campos
Ana Claudia Antunes dos Santos
Gabriele Machado da Silva
Josceleine Lisboa Vedana
João Vitor Schuastz

Endereço e Contato



/ ISSN:
/ ISBN:

Promotor: Colegiado do Curso de Pedagogia

E-mail do Evento: semanapedagogia.unioestefbe@gmail.com

Coordenador do Evento: Alexandra Vanessa de Moura Baczinski

Local: Campus de Francisco Beltrão
R. Maringá, 1200 - Vila Nova, Francisco Beltrão - PR, 85605-010 Bloco I Francisco Beltrão

Artigos



/ ISSN:
/ ISBN:
Área de conhecimento: Currículo e Processos educativos
Título: AMOP E AS IMPLICAÇÕES NA ANÁLISE DO IDEB



Autor(es):
Ana Carolina Neumann Barbiero
Título: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FUNDAMENTOS A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.



Autor(es):
Tania Pereira da Silva Sens
Não usar - ERRO
Título: O TRABALHO COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES



Autor(es):
Moises Sens
Tania Pereira da Silva Sens
Título: OS IMPACTOS DA BNCC NO ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA



Autor(es):
Vanilda Silva Lippert
Joceli de Fatima Arruda Sousa
Título: PRÁTICAS DO CMEI DALVA PAGGI CLAUS EM FRANCISCO BELTRÃO/PR: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE CURRÍCULO E PROCESSOS DE ENSINO



Autor(es):
Darciel Sinhori da Costa
Catiane Resinato Ribeiro
Título: TECNOLOGIA EM FOCO: PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA EXERCÍCIO DA COMPUTAÇÃO NA INFÂNCIA.



Autor(es):
Jonathan José Alupe Alves
Caroline Machado Cortelini Conceição
Área de conhecimento: Educação Especial e Inclusiva
Título: A PEDAGOGIA VISUAL COMO RECURSO PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS SURDOS



Autor(es):
Willian Canova dos Santos
Título: ACESSIBILIDADE EM CONSTRUÇÃO: O PAPEL DA UNIVERSIDADE



Autor(es):
Cleidiomara Luiza Pricwa
Bruna Aline Padilha
Michaelli Maria Pires
Título: ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHOS PARA A HUMANIZAÇÃO



Autor(es):
Gladis Cristina Furlan
Claudia Gallert
Andreia Nakamura Bondezan
Eliane Pinto de Góes
Área de conhecimento: Educação popular e movimentos sociais
Título: A AGROECOLOGIA E A SUA RELAÇÃO COM A AGRICULTURA CAMPONESA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO



Autor(es):
Tamar Cristina Ludwig
Título: A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM SANTA IZABEL DO OESTE SOB A PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO: UMA PESQUISA EM CONSTRUÇÃO



Autor(es):
Dhiandra Leicy Raiher
Carlos Antônio Bonamigo
Título: A UNIVERSIDADE POPULAR NO CONTEXTO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ALGUNS APONTAMENTOS



Autor(es):
Fernanda Natalí Demichelli
Título: AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E O PARADIGMA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO



Autor(es):
Daniele Cardoso de Oliveira
Carlos Antônio Bonamigo
Título: CONJUNTURA CONTEMPORÂNEA: UMA CRISE ESTRUTURAL, DESTRUTIVA E INTENSIFICADA DO CAPITAL



Autor(es):
Lirani Maieski
Carlos Antônio Bonamigo
Título: DESAFIOS METODOLÓGICOS DO TRABALHO SOCIOEDUCATIVO NOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS): UM PROJETO DE EXTENSÃO COM BASE NOS CÍRCULOS DE CULTURA DE PAULO FREIRE



Autor(es):
Jordanna Peliser Fachinello de Souza
Título: REFERÊNCIAS HISTÓRICAS NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO SUDOESTE DO PARANÁ: DE 2006 A 2022



Autor(es):
Elizangela Wessling
Carlos Antônio Bonamigo
Área de conhecimento: Estado e Políticas educacionais
Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Lidiane Cristina Longo
Franciele Soares dos Santos
Título: A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: PERPECTIVA E DESAFIOS



Autor(es):
Gisele Fernanda Tiburski Bido
Título: A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SANTA CATARINA



Autor(es):
Eduardo da Rosa Duarte
Título: A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA E AS DEMANDAS DO CAPITAL PARA FORMAR UM TRABALHADOR DE NOVO TIPO



Autor(es):
Aline Daniel dos Santos
Franciele Soares dos Santos
Título: AS RESISTÊNCIAS NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM FRANCISCO BELTRÃO-PR: ATIVIDADES DO COMITÊ MUNICIPAL PELA REVOGAÇÃO DO NEM



Autor(es):
Franciele Soares dos Santos
Suely Aparecida Martins
Título: NOVO ENSINO MÉDIO PARANAENSE: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE



Autor(es):
Ana Cristina Demichei de Moura
Ana Cristina Demichei de Moura
Franciele Soares dos Santos
Franciele Soares dos Santos
Título: O EMPREENDORISMO NO NOVO ENSINO MÉDIO: O PROJETO “DESPERTAR”-SEBRAE



Autor(es):
Ana Cláudia Ferreira dos Santos
Franciele Soares dos Santos
Título: O NEOLIBERALISMO: CONTEXTO HISTÓRICO E SUA INFLUÊNCIA NA ECONOMIA E EDUCAÇÃO



Autor(es):
Alexandra Carlesso Carneiro
Suely Aparecida Martins
Sueli Ribeiro Comar
Título: OS PROCESSOS DE RESSOCIALIZAÇÃO DE EGRESSOS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DA COMARCA DE FRANCISCO BELTRÃO: UM ESTUDO SOBRE O COMPLEXO SOCIAL DE FRANCISCO BELTRÃO – PARANÁ



Autor(es):
Thaluan Rafael Debarba Baumbach
Rodrigo Luiz Tozetti
Título: POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA/2019): DIFERENTES OLHARES DA PESQUISA



Autor(es):
Mariane Bertonceli
Título: POLÍTICAS NEOLIBERAIS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO E IDENTIDADE DOCENTE



Autor(es):
Camila Eduarda Ribeiro
Sueli Ribeiro Comar
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES HISTÓRICAS



Autor(es):
Kétellyn Nayê Raitz
Roseli de Fátima Rech Pilonetto
Título: PROGRAMAS FEDERAIS QUE EFETIVAM A POLÍTICA PÚBLICA DO TRANSPORTE ESCOLAR



Autor(es):
Maria Angela Momo
Carlos Antônio Bonamigo
Área de conhecimento: Formação em Pedagogia e de professores
Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE FOZ DO IGUAÇU: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA



Autor(es):
Vanilda Silva Lippert
Joceli de Fatima Arruda Sousa
Título: AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR E SEUS ATORES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA



Autor(es):
Francielle Brustolin de Lima Simch
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Alessandra Crystian Engles dos Reis
Título: ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES



Autor(es):
Daiane Zatikei
Mirela Cristina Bastian de Oliveira
Vera Lucia Vieira
Título: AS DIFICULDADES E COMPREENSÕES SOBRE O CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Lesié Nicolao Barbacovi
Título: CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA BIOLOGIA DA UNIOESTE PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES



Autor(es):
Juliana Moreira Prudente de Oliveira
Celso Aparecido Polinarski
Kamilla Zabotti Giuffrida
Título: CUIDAR E EDUCAR: BINÔMIO OU DICOTOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?



Autor(es):
Camila Wessler Faedo
Roseli de Fátima Rech Pilonetto
Título: DAS PERCEPÇÕES ÀS REFLEXÕES DOCENTES: O QUE SE APRENDEU NO ESTÁGIO EM CIÊNCIAS EM UM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO?



Autor(es):
Bruna Cristina Tomazini Neto
Milena Sávio Pastorini Paz
Bárbara Grace Tobaldini de Lima Terra
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Título: DISCUTINDO PRÁTICA PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO SEXUAL



Autor(es):
Jaqueline Sockenski Thomé
Título: ENSINAR A AVALIAR: UM DESAFIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES



Autor(es):
Jaqueline Antonello
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO ELEMENTO ARTICULADOR DO PROTAGONISMO PROFISSIONAL



Autor(es):
Marcia Bertonceli
Mariane Bertonceli
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DIRETORES (GESTORES ESCOLARES): DA GESTÃO ESCOLAR GERENCIALISTA À GESTÃO DEMOCRÁTICA UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA



Autor(es):
Cheila Soethe Tramontin
Título: O ensino de história no ensino fundamental: a linha do tempo e o conceito de tempo histórico - sucessão e duração



Autor(es):
Beatris Silva Nasser
Keli Thaís Saggin
Título: PROGRAMA CONHECENDO TOLEDO NO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA



Autor(es):
Luci Graciela Kuhn
João Carlos da Silva
Título: Reflexões sobre a experiência do subprojeto Residência Pedagógica Biologia na formação inicial: regência do conteúdo de fotossíntese



Autor(es):
Guilherme Luiz Celant Giombelli
Kamilla Zabotti Giuffrida
Título: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA RELAÇÃO COM A SOCIEDADE E A CULTURA



Autor(es):
Silvia Letícia Capelin
Roseli de Fátima Rech Pilonetto
Título: REFLEXÕES SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES EM NÍVEL MÉDIO



Autor(es):
Marivani Minosso Lampugnani Ihabuinski
Título: Reggio Emilia: uma abordagem fenomenológica da infância e para a infância



Autor(es):
Izabel Cristina da Silva Godinho
Caroline Machado Cortelini Conceição
Título: Relato de Experiência: Vivências no Programa de Residência Pedagógica



Autor(es):
Inês Helena Grigolo de Medeiros
Caroline da Rocha
Título: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA



Autor(es):
Leticia Marchiotti de Jesus
Juliana Moreira Prudente de Oliveira
Título: TICS NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR VOLTADO PARA A PRÁTICA DOCENTE



Autor(es):
Bruna Andrade Costa Esperandim
Mafalda Nesi Francischett
Vanice Schossler Sbardelotto
Área de conhecimento: Processo de ensino e de aprendizagem
Título: A ALFABETIZAÇÃO NO PERÍODO DE PANDEMIA



Autor(es):
Jéssica Caroline Valendorff Copini
Paola Amado Borgmann
Vanice Schossler Sbardelotto
Título: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO METODOLOGIA DO PROFESSOR CEGO



Autor(es):
Liliandra Aparecida dos Santos
Título: A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA PARA A ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA



Autor(es):
Débora Thaís Vanderlinde
Título: A LINGUAGEM E O DESENVOLVIMENTO: A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Keli Luana de Fátima de Oliveira
Caroline Machado Cortelini Conceição
Título: A TEMÁTICA AFETIVIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES PUBLICADAS NA BDTD ENTRE 2012 E 2022



Autor(es):
Ana Paula Ghiot
Título: ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO INICIAL SOBRE MÉTODOS E PRÁTICAS



Autor(es):
Karin Cozer de Campos
Roseli de Fátima Rech Pilonetto
Carla Lavorati
Título: ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRÁTICAS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Emilly Cecilia Westerhofen Lermen
Juliana Moreira Prudente de Oliveira
Título: ATIVIDADE PRÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE BACTÉRIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Elizandra de Lima
Juliana Moreira Prudente de Oliveira
Caroline Rodrigues Caldas
Título: BREVES APONTAMENTOS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.



Autor(es):
Débora Thaís Vanderlinde
Tainá Aparecida Pricwa Antonio
Título: CONCEITO DE INFÂNCIA E AS IMPLICAÇÕES DO CUIDAR E DO EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Cleidiomara Luiza Pricwa
Suelen Machado Lopes
Título: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Vera Lucia Vieira
Título: EMOÇÕES E LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Gisele Fernanda Tiburski Bido
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS: ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE UM PROJETO NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS



Autor(es):
Luana Caroline Benassi
Ionara de Souza Neis
Emilly Luna Pereira
Daniel Pasiani Rangel de Oliveira
Título: Experiência vivenciada no programa residência pedagógica: um importante aprendizado



Autor(es):
Thaliane Sommer
Elisangela Gonçalves
Cristina Maria Soares Pio
Vanice Schossler Sbardelotto
Título: EXPERIÊNCIAS VIVÊNCIADAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA



Autor(es):
Beatris Silva Nasser
Jéssica Caroline Valendorff Copini
Título: JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO DE EQUAÇÕES DE 1º GRAU E 2º GRAU



Autor(es):
Monique Carvalho Bandeira Pithan
Celiane Costa Machado
Robson Kleemann
Título: O BRINCAR PRAZEROSO: LIVRE OU DIRECIONADO



Autor(es):
Andrea Cristina Carniel
Beatris Silva Nasser
Keli Thaís Saggin
Daniela de Maman
Título: O CUIDAR E O EDUCAR: ELEMENTOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA PRÉ-ESCOLA



Autor(es):
Natielli Pinheiro da Silva
Roseli de Fátima Rech Pilonetto
Título: O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL PERIÓDICOS E TEXTOS ESCRITOS E O CONCEITO DE FONTES HISTÓRICAS



Autor(es):
Suellen Alves da Silva
Título: O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DO MEIO E O CONCEITO DE PROCESSO HISTÓRICO



Autor(es):
Cleidiomara Luiza Pricwa
Carlos Antônio Bonamigo
Título: O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A ICONOGRAFIA E O CONCEITO DE FONTES HISTÓRICAS



Autor(es):
Caroline Cover
Bruna Lethicia Garcia da Silva
Título: O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: AUDIOVISUAIS E O CONCEITO DE FONTES HISTÓRICAS



Autor(es):
Janaína Hübner de Lima
Título: O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTREVISTAS E O CONCEITO DE MUDANÇA E CONHECIMENTO



Autor(es):
Letícia Gabriela Brusco
Letícia Gabriela Brusco
Ana Stefany Zwicker
Ana Stefany Zwicker
Título: O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: IMAGENS E O CONCEITO DE TEMPO HISTÓRICO



Autor(es):
Fernanda Viccini da Silva
Poliana Rios
Amanda Aparecida Moraes
Título: O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O USO DAS ENTREVISTAS E O CONCEITO DE FONTES HISTÓRICAS



Autor(es):
Kelli Cristina Bosio
Talicia Ladia Zanoni
Título: O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS ENTREVISTAS E O CONCEITO DE FONTES HISTÓRICAS



Autor(es):
Juçara Koakoski
Daiane Zatikei
Título: O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: COLAGENS E O CONCEITO DE TEMPO HISTÓRICO



Autor(es):
Thaliane Sommer
Helen Cassiane Karling
Título: O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DOCUMENTOS E O CONCEITO DE FONTES HISTÓRICAS



Autor(es):
Camila Eduarda Bonetti
Daniela Cristina Alves de Medeiros Koguta
Título: O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: MONUMENTOS HISTÓRICOS E O CONCEITO DE PATRIMÔNIO CULTURAL



Autor(es):
Úrsula Helena Miguel Garcia
Maria Isabel Pedron Tonello
Título: PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS PARA O CUIDADO E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS EM IDADES ENTRE 2 A 3 ANOS



Autor(es):
Juçara Koakoski
Daiane Zatikei
Noemi da Silva Cestario
Daniela de Maman
Título: PESQUISA EM SALA DE AULA: COMO A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PODE AUXILIAR NA FORMULAÇÃO DE QUESTIONAMENTOS



Autor(es):
Giulia Caponi de Oliveira
Adelita Maria Linzmeier
Bárbara Grace Tobaldini de Lima Terra
Título: PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CÉLULA ANIMAL



Autor(es):
Mayara Cristina Pereira Koch
Mayara Wisniewski Pires Zismann
Juliana Moreira Prudente de Oliveira
Título: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.



Autor(es):
Cassieli Cristiane Schwendler
Jennifer Rafaela Serafim Ferezin
Título: REFLEXÕES SOBRE O CUIDAR E EDUCAR NO ÂMBITO DA ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Maritania Broering
Roseli de Fátima Rech Pilonetto
Título: RELATO DE EXPERIÊNCIA: AS VIVÊNCIAS, APRENDIZADOS, DESAFIOS E IMPACTOS NA TRAJETÓRIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.



Autor(es):
Fernanda Viccini da Silva
Vanice Schossler Sbardelotto
Keli Thaís Saggin
Noemi da Silva Cestario
Área de conhecimento: Sociedade, cultura e educação
Título: A Dualidade Educacional no Novo Ensino Médio



Autor(es):
Ana Gabrieli Godinho
Suely Aparecida Martins
Título: A EDUCAÇÃO ESCOLAR TRANSFORMA OU REPRODUZ A SOCIEDADE?



Autor(es):
Andreia Iara Carvalho Piovesan Albuquerque
Josiane de Kassia Marmentini
Título: A INTERFERÊNCIA DA TERRITORIALIDADE NA EVASÃO DOS CURSOS SUPERIORES DE ENGENHARIA CIVIL DA UTFPR



Autor(es):
Gladis Cristina Furlan
Eric Gustavo Cardin
Título: A PROPOSTA EDUCACIONAL KANTIANA FUNDAMENTADA EM QUATRO FINALIDADES



Autor(es):
Gustavo Ellwanger Calovi
Título: AMBIENTE DA DOCÊNCIA E OS NOVOS DESAFIOS: ANSIEDADE E VIOLÊNCIA



Autor(es):
Mayara Regina Benetti
Daniela de Maman
Título: ATELIÊ TECENDO A CIDADANIA: ESTRATÉGIAS PARA O ENFRENTAMENTO E COMBATE À EXCLUSÃO SOCIAL DE MULHERES ASSISTIDAS POR PROGRAMAS SOCIAIS



Autor(es):
Andrea Cristina Carniel
Yolanda Zancanella
Sonia Maria dos Santos Marques
Título: AUTISMO, PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO NA OBRA DE FRANÇOISE DOLTO



Autor(es):
Vanessa Ferreira Xaves Vargas
Giseli Monteiro Gagliotto
Título: BALANÇO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A CRIANÇA E INFÂNCIA



Autor(es):
Natielli Pinheiro da Silva
Mariane Bertonceli
Título: CONHECIMENTO X COMPETÊNCIAS



Autor(es):
Adriana Maria Krindges
Título: DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO: RELEVÂNCIA DA FALA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.



Autor(es):
Laís Arieli Klein
Tainá Aparecida Pricwa Antonio
Vanice Schossler Sbardelotto
Título: DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA E DIÁLOGOS DECOLONIAIS: PERSPECTIVAS PARA A TRANSFORMAÇÃO POLÍTICA



Autor(es):
Vagner Lima de Aguiar
Título: EDUCAÇÃO E TRABALHO: CONTRIBUIÇÕES DO MARXISMO



Autor(es):
Keli Thaís Saggin
Suely Aparecida Martins
Título: EQUIPAMENTOS DIGITAIS E A FORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOS ADOLESCENTES NASCIDOS NO SÉCULO XXI



Autor(es):
Dieikson Braian Ribeiro
Eduardo Nunes Jacondino
Título: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES DE SAVIANI SOBRE A PRÁTICA EDUCACIONAL E A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL



Autor(es):
Vagner Lima de Aguiar
Título: GEOGRAFIA EM CANÇÃO PARA A COMPREENSÃO DE CAMPOS E CIDADES



Autor(es):
Luiz Carlos Flávio
Everton Luiz Lovera
Título: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PRISIONAL, FORNECIDA PELO CEEBJA NOVOS HORIZONTES, IMPLANTADA NA PENITENCIÁRIA ESTADUAL DE FRANCISCO BELTRÃO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES



Autor(es):
Edinilson Rodrigues da Rocha
Eduardo Nunes Jacondino
Título: INQUIETUDES SOBRE AS JUVENTUDES DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL DE MARMELEIRO - PARANÁ



Autor(es):
Lucilia Gouveia
Willian Canova dos Santos
Suely Aparecida Martins
Título: Juventude: Relações sociais e culturais.



Autor(es):
Camilla Mariano
Tamar Cristina Ludwig
Título: O PARADOXO DA FEMINIZAÇÃO DA DOCÊNCIA: DA NEGAÇÃO DO LUGAR DE APRENDER AO DESTINADO LUGAR DE ENSINAR



Autor(es):
Jacqueline Maria Duarte Lewandowski
João Carlos da Silva
Título: O QUE DIZEM AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO SOBRE (E COM) BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS



Autor(es):
Jaqueline de Lara de Oliveira
Caroline Machado Cortelini Conceição
Título: O TRABALHO DO PROFESSOR EM TEMPOS DE NEGACIONISMO CIENTÍFICO



Autor(es):
Josiane de Kassia Marmentini
João Carlos da Silva
Título: Psicologia e Marx: compassos possíveis



Autor(es):
Claudia Maio Antonelli
Daniela de Maman
Título: TRABALHO INFANTIL: HÁ PREVENÇÃO?



Autor(es):
Mariana Carolina Simão
Willian Canova dos Santos
Karin Cozer de Campos
Roseli de Fátima Rech Pilonetto
Título: UM OLHAR SOBRE A COMPLEXIDADE ADVINDA DOS ALUNOS DO SEGUNDO CICLO DOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PARA LER A PÓS-MODERNIDADE (A CONTEMPORANEIDADE)



Autor(es):
Simone Padilha
Eduardo Nunes Jacondino
Título: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS DO GT 07- EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 06 ANOS- DA ANPED.



Autor(es):
Andressa Kauana Amaral de Oliveira
Caroline Cover
Caroline Machado Cortelini Conceição
Título: VIOLÊNCIA, PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS SOBRE CIÊNCIAS SOCIAIS



Autor(es):
Luiz Henrique Palavicini Selivan
Giseli Monteiro Gagliotto

Edições



/ ISSN:
/ ISBN:

null