Sumário
Anais do Seminário de Pedagogia da Região Sul
online /ISSN:
/ISBN:
Área de conhecimento: GT 1 - Pedagogia e perspectivas epistemológicas
Título: A COMPLEXIDADE DA UTILIZAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO NORTEADORA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Autores:
Silvane dos Santos de Moura Macagnan
Karina dos Santos de Moura Buzin
Gean Carlos Royer
Arcielli Royer Nogueira
Título: A INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS NO PLANEJAMENTO DA REDE MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU: UMA ANÁLISE DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores:
Andiara Drielli de Oliveira
Debora Cristine Trindade
Título: A PEDAGOGIA NEOLIBERAL NO DEBATE INTERNACIONAL
Autores:
Miryan Cruz Debiasi
Título: CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E SUAS TEORIAS PARA CONTRIBUIR NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Autores:
Vagner Lima de Aguiar
Ângela Maria Silveira Portelinha
Título: DA TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA À PRAXIS PEDAGÓGICA: DESAFIOS À FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS/AS
Autores:
João Francisco Lopes de Lima
Gerinalda de Souza Ferreira
Título: DE MARX À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, E DOS MALES DO CONSTRUTIVISMO E DA AGENDA PÓS MODERNA PARA A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA
Autores:
Carmem Waldow
Carine Piano
Título: EDUCAÇÃO À FAVOR DO CAPITAL: REFLEXÕES SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Adriana Maria Krindges
Título: MIGRAÇÃO: AS PARTICULARIDADES QUE DEFINEM OS CONCEITOS SUBJACENTES AOS SUJEITOS QUE SE MOVEM NOS ESPAÇOS GEOGRÁFICO
Autores:
Cristiane Aparecida Ribeiro Bueno
Gisele Aparecida Dossena
Título: O APAGAMENTO DA PEDAGOGIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA REGIÃO NORDESTE
Autores:
Aline Daiane Nunes Mascarenhas
Título: O DISCURSO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR MODERNA E O IMPACTO DO PENSAMENTO PÓS-MODERNO
Autores:
João Francisco Lopes de Lima
Karla Kristiny Rocha Belarmino
Título: O Pensamento de Rosa Luxemburgo e o Cárter Pedagógico da Luta Política
Autores:
Jaqueline Becker
Julia Malanchen
Título: O/A PEDAGOGO/A COMO TRABALHADOR E PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO: IDENTIDADE NECESSÁRIA, MAS INSUFICIENTE
Autores:
Jonas Emanuel Pinto Magalhães
Título: PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO MOVIMENTO FILOSÓFICO PÓS-ESTRUTURALISTA
Autores:
Simone Padilha
Eduardo Nunes Jacondino
Título: PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS: DESAFIOS E CONTRAPONTOS NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
Autores:
Francieli Aparecida Betiate
Daiane Soboleski de Oliveira
Título: PLATAFORMAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA: MERITOCRACIA E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ
Autores:
Kerlyn Tatiana Schulz Niesvald
João Carlos da Silva
Título: POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019): DESCONTINUIDADES SOBRE O OLHAR DE CRIANÇA E O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Mariane Bertonceli
Marcia Bertonceli
Maria Teresa Ceron Trevisol
Título: POLÍTICAS EDUCACIONAIS PRIVATIZANTES NO ESTADO DO PARANÁ: EM FOCO O PROJETO PARCEIRO DA ESCOLA
Autores:
Marcia Cossetin
Talita Larissa de Oliveira Aquino
Juliana Fátima Serraglio Pasini
Luisa Fernanda Arredondo Hernandez
Título: ROTEIROS DIDÁTICOS EM AGROECOLOGIA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO
Autores:
Emanuela dos Santos
Título: Teorias Pedagógicas na Educação Infantil: Fundamentos e Práticas na Perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e da Teoria Histórico-Cultural (THC)
Autores:
Francieli Aparecida Betiate
Elizane Cordeiro Severino da Rocha
Maria Helena da Silva Arceles
Área de conhecimento: GT 2 - Pedagogia e Formação de Pedagogas/os e Professoras/es
Título: A atividade pedagógica da monitoria nos cursos de licenciatura da Universidade de Brasília
Autores:
Geovanna Paiva Lima
Monique Vieira Amorim Bandeira
Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas
Título: A BNCC E O ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA ANÁLISE PAUTADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores:
Rafaela Cristina Johann
Título: A CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO SURDO: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS
Autores:
Willian Canova dos Santos
Título: A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: Os bebês e suas famílias
Autores:
Luiza Zambon Baiotto
Eulália Beschorner Marin
Título: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA
Autores:
Fátima Cavalheiro Costa
Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
Autores:
Lourdes Christina dos Santos de Macêdo
Erika Rodrigues de Freitas
Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas
Monique Vieira Amorim Bandeira
Título: A formação de Novos Pedagogos: dificuldades em ingressar e permanecer no curso de Pedagogia
Autores:
Mariane Betânia Elias Batista Piana
Kamille Nivea Dantas Lira
Título: A Formação de pedagogos, no Curso de Pedagogia na Unioeste, e a contribuição na atuação do coordenador e Pedagogo escolar
Autores:
Camila Manarin
Elaine Lazaroto
Título: A IMPORTÂNCIA E ORGANIZAÇÃO DA VIVÊNCIA ESCOLAR NO ESTÁGIO EM TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Maria Bethânia Pereira da Silva Hartmann
Ana Vitória Nonato da Silva
Ariely Batista Ferreira
Cléria Maria Wendling
Título: A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Autores:
Fernanda Rocha Sydney Silva
Ana Carolina Vidotti Nunes de Oliveira
Título: A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
Autores:
Patrike Soares de Oliveira
Ângela Maria Silveira Portelinha
Título: A RELAÇÃO ENTRE AS DCNs 2015 E AS DCNs DE 2006 PARA O CURSO DE PEDAGOGIA: ENTRE AVANÇOS E/OU PERMANÊNCIA
Autores:
Francieli Aparecida de Cristo Claro
Título: Afinal, como as crianças concebem a imagem do cientista?
Autores:
Láuren Gollo Rodrigues
Thais Richartz Chaves
Priscila Silveira Espíndola
Tanise Paula Novello
Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÕES A PARTIR DO PIBID DE PEDAGOGIA BILÍNGUE (LIBRAS-PORTUGUÊS)
Autores:
Bruna Crescêncio Neves
Aline Miguel da Silva dos Santos
Eliana Cristina Bär
Título: ANÁLISE DA TAXA DE CONCLUSÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NO SUDOESTE DO PARANÁ E OS POSSÍVEIS INDICATIVOS DA AUSÊNCIA DE PROFESSORES
Autores:
Letícia Gomes Teofilo da Silva
Título: ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES E PEDAGOGAS/OS
Autores:
Adriana Patrício Delgado
Ana Luiza da Costa Lima Vidal
Título: ANÁLISE DOS CURSO DE PEDAGOGIA DE INSTITUTOS FEDERAIS DA REGIÃO SUL DO BRASIL: OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Autores:
Graziella de Camargo da Costa
Luiza da Silva Braido
Ânthony Scapin Eichner
Título: AS FRENTES DE AÇÃO DA CLASSE DOMINANTE NA EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM PEDAGOGIA.
Autores:
Ismael Andrada Bernardes
Thaisa Neiverth
Patricia Laura Torriglia
Título: ASPECTOS HISTÓRICO-POLÍTICOS MARCANTES DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA PEDAGOGIA: ALGUMAS REFLEXÕES
Autores:
Rute da Silva
Jilvania Lima dos Santos Bazzo
Título: AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL
Autores:
Angela de Souza Lopes Galvão
Monica Augusta Mombelli
Título: CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PEDAGOGOS NO ESTADO DO PARANÁ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM CONSTRUÇÃO
Autores:
Marcia Gevieski Giacomin
Sueli Ribeiro Comar
Título: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUA ARTICULAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA
Autores:
Bruna Ienke de Arcanjo
Jhennifer Maysa de Souza Nogueira
Rafaela Cristina Johann
Título: CONVERSAS DE ESCOLA E DE OUTROS LUGARES, UM PROJETO DE EXTENSÃO NECESSÁRIO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSC
Autores:
Bruna Vitoria de Souza
Jayziela Jessica Fuck
Manuelly Amaral de Souza
Título: CULTURA VISUAL E DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores:
Vanessa Vieira Mendes
Thiago Ribeiro Alves
Berenice Queiroz da Costa
Graziela Sarkis
Título: CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: EXPANSÃO E IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE
Autores:
Andrews Alves Almeron
Título: CURSOS DE PEDAGOGIA NA REGIÃO NORTE DO BRASIL: CONCEPÇÕES E IMPLICAÇÕES FORMATIVAS
Autores:
Thaiany Guedes da Silva
Título: DESAFIOS EDUCACIONAIS NA INTEGRAÇÃO DA ESTRUTURAÇÃO INDIGENA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores:
Vanessa Cavalcante Queiroz
Julian Monike Nazario Scolaro
Armando Julião Paruque
Marco Antonio Batista Carvalho
Título: DESAFIOS ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Autores:
Gabriele de Souza Góes Nascimento dos Santos
Elisandra Marcia Johann
Título: DESAFIOS PARA ENSINAR CIÊNCIAS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
Autores:
Tanise Paula Novello
Natália de Souza
Taiara Veronica Valdes Castillo
Título: ESTÁGIO CURRICULAR COMO MEDIAÇÃO E PRÁXIS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Autores:
Berenice Borssoi Juraszek
Título: Formação continuada de professores: o caso dos municípios do sudoeste do Paraná
Autores:
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia
Andreia Florencio Eduardo de Deus
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Autores:
Vanessa Cavalcante Queiroz
Julian Monike Nazario Scolaro
Armando Julião Paruque
Marco Antonio Batista Carvalho
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPLICAÇÕES SOBRE OS SABERES DOCENTES
Autores:
Claudia Regina Giaretta
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE CRÍTICA
Autores:
Jennifer Rafaela Serafim Ferezin
Julia Malanchen
Título: Formação, Teoria e Prática: impasses não resolvidos
Autores:
Patricia Laura Torriglia
Ismael Andrada Bernardes
Título: GÊNERO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE NA FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Autores:
Cássia Edmara Coutinho Murback Maggioni
Fabiane Freire Franço
Maria Aparecida de Souza
Título: INFLUÊNCIA DA INICIATIVA PRIVADA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: UM ESTUDO SOBRE ABORDAGENS CURRICULARES PREDEFINIDAS
Autores:
Ozenilde Santos do Nascimento
Emely Crystina da Silva Viana
Maria Elena Tavares de Pinho
Título: LIVRO DIDÁTICO: LINHAS E ENTRELINHAS NA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO
Autores:
Maria Carmem Bezerra Lima
Jose Arimateia de Lima Junior
Raylane de Sousa Nascimento
Eduardo de Sousa Carvalho
Título: Medicalização e documentação pedagógica no contexto da educação infantil
Autores:
Juliana Catarina de Lira
Simone Vieira de Souza
Diana Carvalho de Carvalho
Título: Nada de nós sem nós: debate sobre a regulamentação da profissão de pedagogas
Autores:
Katia Vielitz Almeida
Karine do Santos
Título: O CUIDADO E EDUCAÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Camila Wessler Faedo
Roseli de Fátima Rech Pilonetto
Título: O CUIDAR E EDUCAR NO GT 7- EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS- ANPED: RESSIGNIFICAÇÕES DO BINÔMIO NA CONDUTA DOS PROFESSORES
Autores:
Débora Tozetto
Roseli de Fátima Rech Pilonetto
Título: O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DOS ESPECIALISTAS DO ARTIGO 64 DA LDB 9.394/96: IMPORTÂNCIA E IMPLICAÇÕES
Autores:
Jilvania Lima dos Santos Bazzo
Rosimeri Jorge da Silva
Patricia de Simas Pinheiro
Título: O IMPACTO DA INTEGRAÇÃO DE PLATAFORMAS EDUCATIVAS DIGITAIS NO ENSINO ESTADUAL DO PARANÁ: UMA ANÁLISE TRANSFORMADORA DA EDUCAÇÃO
Autores:
Angélica Brites de Miranda
Título: O PIBID DA ÁREA DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Autores:
Andriele dos Santos Zwetsch
Estefani Baptistella
Patrícia dos Santos Zwetsch
Rosane Carneiro Sarturi
Título: O PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNICENTRO
Autores:
Tailana Santana de Assis
Suzete Terezinha Orzechowski
Título: O TRABALHO DO PEDAGOGO NA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO
Autores:
Gabrielly Eloisa Theodoro
Cléria Maria Wendling
Graciane Raíssa Ganda Brixner
Título: OFICINAS DO BRINCAR E FORMAÇÃO DOCENTE
Autores:
Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho Zanin
Vinicius Gomes
Amábili Vitória dos Santos
Lizete Camara Hubler
Título: OS CURSOS DE PEDAGOGIA EM IES PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL: A DIMENSÃO CURRICULAR DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO SOB A ÓTICA DOS DISCENTES
Autores:
Amanda Flávia Pereira de Jesus
Erika Rodrigues de Freitas
Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas
Título: PALAVRAÇÃO - A PEDAGOGIA EM DIÁLOGO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UDESC
Autores:
Erillen Ketrinne Xabregas Gaia
Samantha Barcellos dos Santos Bizarro
Roselaine Ripa
Adilson de Angelo
Título: PEDAGOGIA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO OU OUTRA DEFINIÇÃO?
Autores:
Luiza da Silva Braido
Graziella de Camargo da Costa
Liliana Soares Ferreira
Título: PERCURSO HISTÓRICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DEMARCADO PELOS DIFERENTES CURRÍCULOS E HABILITAÇÕES NA UFPI, CAMPUS DE TERESINA (1973-1983)
Autores:
José Henrique Plácido dos Santos
Título: PESQUISA EM INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, COMO SUPORTE METODOLÓGICO AOS ACADÊMICOS E DOCENTES DA FACULDADE DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PR
Autores:
Ana Maria de Araújo Martins
Paulo Roberto Braga Junior
Lívia Maria Euzébio da Silva
Karen Soares Abucarub
Título: POLÍTICAS NEOLIBERAIS E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores:
Jaqueline de Lara de Oliveira
Camila Eduarda Ribeiro
Sueli Ribeiro Comar
Título: PROGRAMA FORMADORES EM AÇÃO: ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO PR NA PRIMEIRA JORNADA EM 2023.
Autores:
Mateus da Silva Taschim
Mateus da Silva Taschim
Título: REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO DE ENSINO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS JUNTO AO PIBID
Autores:
Naomi Saldanha Laurentino
Camila Eduarda Ribeiro
Isabele Gabriela Pagani Pompeo
Karin Cozer de Campos
Título: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DO GRUPO DE EXTENSÃO DE ESTUDOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA XX EM XXX
Autores:
Danielle Antunes
Ariana Maciel
Flávia Wanessa de Holanda Bezerra Santos
Título: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES ENTRE SABERES E EXPERIÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Autores:
Michelle Monteiro Kosinski
Nathalia Martins Beleze
Título: TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E BRAINET: COMO AS RELAÇÕES SOCIAIS CORROBORAM COM O DESENVOLVIMENTO HUMANO
Autores:
Andreia Franciele Pereira
Neide da Silveira Duarte de Matos
Título: UMA ANÁLISE DE GÊNERO COM ESTUDANTES DE “INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA”
Autores:
Luisa Palma Menezes
Liliana Soares Ferreira
Mirian Vargas de Alvarenga
Título: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID “SARARÁS SONS QUE VEM DA ESCOLA PÚBLICA” DO CURSO DE PEDAGOGIA/UNEB ( 2023/2024)
Autores:
Claudia Sisan S de Santana
Mariela Santos Silva
Agatha Vanessa Silva Santos
Título: UMA LEITURA DA CATEGORIA TRABALHO NA ÁREA DE ALFABETIZAÇÃO NO CURRÍCULO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CASCAVEL.
Autores:
Silmara Maria Durante
Título: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS NOVOS APRENDIZADOS E DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE
Autores:
Laisa Raquel Leichtweis
Lauren Slongo Braida
Área de conhecimento: GT 3 - Pedagogia e práticas pedagógicas em diferentes espaços
Título: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS NA SAÚDE
Autores:
Kamille Nivea Dantas Lira
Mariane Betânia Elias Batista Piana
Título: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES
Autores:
Karina dos Santos de Moura Buzin
Arcielli Royer Nogueira
Silvane dos Santos de Moura Macagnan
Gean Carlos Royer
Título: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO SUAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Fabiola de Toledo Batista Pinheiro
Ricardo Carvalho do Nascimento
Monique Aparecida Voltarelli
Título: A COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS NAS REDES ESTADUAIS DE ENSINO NO BRASIL
Autores:
Jocemara Triches
Sabrina Thiem
Título: A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO NAS BRINCADEIRAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Taira Sanches Rabal
Marta Silene Ferreira Barros
Título: A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO EM UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
Autores:
Silmara Pimentel Barbosa Lemes
Siderly do Carmo Dahle de Almeida
Título: A INTERPOSIÇÃO FISIOTERAPÊUTICO E PSICOPEDAGÓGICO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Autores:
Isabele Afonso da Silva Corrêa
Adriana Petrucio da Silva Fonseca
Título: A LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS INICIAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Autores:
Jaqueline de Matos Corrêa
Título: A NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Tamiris Feltrin
Título: A Pedagogia para a prática educativa na Educação Infantil: detalhes de um relato de experiência
Autores:
Camilla Mariano
Título: A PEDAGOGIA SOCIAL NA UNIDADE DE ACOLHIMENTO DE ALTA COMPLEXIDADE EM CURITIBA – PR: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores:
Clarice Hammerschmidt
Rodinéia Dias Oliveira de Lima
Título: A PERMANÊNCIA E O ÊXITO DOS ESTUDANTES NOS CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Autores:
Melissa Anze
Ana Lucia Berno Bonassina
Jaqueline Jankovski
Título: A PRODUÇÃO ARTESANAL DE BIOJOIAS EM UM HOSPITAL PÚBLICO: OUTRAS PEGAGOGIAS PARA PACIENTES ONCOLÓGICAS, ATENDIDAS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Autores:
Adriana da Silva Ramos de Oliveira
Rutiele Silva Lima
Título: ACOLHIMENTO E INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO DE MULHERES EM VULNERABILIDADE SOCIAL: UMA ANÁLISE SOB A VISÃO DA PEDAGOGIA SOCIAL
Autores:
Amanda Fischer Miguel
Título: ARTICULAÇÃO ENTRE MILITARIZAÇÃO E GESTÃO PEDAGÓGICA EM ESCOLAS CÍVICO-MILITARES
Autores:
Hadja Noemi Fernandes de Lima
Suzete Terezinha Orzechowski
Título: ATIVIDADES DE MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ALGUMAS PROPOSIÇÕES
Autores:
Dulcianne da Silva Moreira
Jorge Both
Neide da Silveira Duarte de Matos
Título: ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A EXPERIÊNCIA NO NÚCLEO DE ESTUDOS E DEFESA DOS DIREITOS DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE (NEDDIJ) DA UNIOESTE, CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO - PR.
Autores:
Willian Canova dos Santos
Mariana Carolina Simão
Título: BRINCANDO DE BRINCAR - DIREITOS DE APRENDIZAGEM
Autores:
Rosineia Andrade Ferreira
Joyce Kelly dos Santos Ferreira
Título: CAMINHOS ANTIRRACISTAS: CONSTRUINDO UM PROGRAMA DE MONITORIA INDÍGENA E QUILOMBOLA NO CURSO DE PEDAGOGIA
Autores:
Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araujo
Patricia de Moraes Lima
Ana Paula Dias Fernandes
Carolina Cunha Tonelli
Título: CinePET: MIS QUE UM AUDIO VISUAL, UMA OPURTUNIDADE DE REFLEXÃO DIALOGO
Autores:
Sônia da Silva Vinhote Ferreira
Luana Silva de Souza
Cristiane Fernandes Costa
Rafael da Silva
Título: CONCEPÇÕES DO BID SOBRE A PROPOSTA DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO
Autores:
Ana Aparecida Zandoná
Eneida Oto Shiroma
Título: CONSTRUINDO A CORRESPONDÊNCIA NUMERAL E QUANTIDADE NOS ANOS INICIAIS: RELATO DAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO PIBID
Autores:
Eduarda Kaster Neutzling
Título: DIALOGANDO COM PEDAGOGAS(OS): UM ESTUDO DE CASO EM CASAS DE ACOLHIMENTO
Autores:
Maria Ana Belly de Melo Araujo
Título: DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR (ENE): MAPEAMENTO E PERSPECTIVAS
Autores:
Dário Vieira da Silva
Título: DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DOS DADOS QUALITATIVOS
Autores:
Carolina Picchetti Nascimento
Marcela da Luz Lesuk
Título: EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL DO CAMPO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL
Autores:
Estefani Baptistella
Andriele dos Santos Zwetsch
Patrícia dos Santos Zwetsch
Rosane Carneiro Sarturi
Título: EDUCAÇÃO DOMICILIAR: UMA DESLEGITIMAÇÃO DA ESCOLA?
Autores:
Ester dos Santos
Neide da Silveira Duarte de Matos
Título: EDUCAÇÃO POPULAR: PESQUISA E ENSINO SOBRE RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO
Autores:
Cíntia Fiorotti Lima
Título: Educação Profissional frente ao novo Ensino Médio.
Autores:
Marivani Minosso Lampugnani Ihabuinski
Título: ENSINO DE CIÊNCIAS: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Autores:
Daniela de Maman
Título: ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO MULTIANOS: FESTA DAS SEMENTES COMO PRÁTICA SOCIAL PEDAGÓGICA
Autores:
Ana Claudia Antunes dos Santos
Título: ESSA É A NOSSA HISTÓRIA! - MEMÓRIAS DE UM PROJETO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Joyce Kelly dos Santos Ferreira
Rosineia Andrade Ferreira
Ana Paula Kuczmynda da Silveira
Título: ESTILOS DE APRENDIZAGEM PREDOMINANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autores:
Gabriel Silveira Portelinha
Evelise Maria Labatut Portilho
Título: FUNK NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESCONSTRUINDO PRECONCEITOS, CONSTRUINDO CONHECIMENTO
Autores:
Vinicius Gomes
Amábili Vitória dos Santos
Título: INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 5 ANOS
Autores:
Keli Luana de Fátima de Oliveira
Caroline Machado Cortelini Conceição
Título: INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM MOVIMENTO DE INTEGRAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Kelly Cristina Boitalaque
Karin Cozer de Campos
Título: MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO COM PLATAFORMAS EDUCACIONAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Ketlin Thais Rodrigues dos Santos
Título: NASCIDO EM TEMPO DE GUERRA
Autores:
Aline Rosa de Abreu
Lucas Rodrigues Menezes
Paloma Ariely de Paula Santos Dias
Jéferson Silveira Dantas
Título: NÓS PROPOMOS!: CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS DOS DISCENTES/ PROTAGONISTAS
Autores:
Fernanda Viccini da Silva
Valdenice Maria da Silva Setti
Vanice Schossler Sbardelotto
Título: O DEBATE SOBRE AS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES NO ESTADO DO PARANÁ
Autores:
Lucas de Paula Azevedo
Marcia Cossetin
Título: O DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO BÁSICA NA FRONTEIRA TRINACIONAL ENTRE BRASIL, PARAGUAI E ARGENTINA: UMA COMPARAÇÃO LEGISLATIVA
Autores:
Danielly dos Santos Vieira
Rafael de Lima Kurschner
Título: O educando autista na perspectiva da Pedagogia da Hospitalidade
Autores:
Raphael Aguiar Leal Campos
Arthur Vianna Ferreira
Raquel Ribeiro Costa da Cunha Ferreira
Título: O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS QUE COMPÕEM A REDE ESTADUAL DO PARANÁ
Autores:
Érico Ribas Machado
Título: O PAPEL DO PEDAGOGO BILÍNGUE NA DIFUSÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Autores:
Fernanda Beatriz Lima
Júlia dos Santos Baum
Maria Clara Morantt Gomes
Bruna Crescêncio Neves
Título: O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL.
Autores:
Rosane Faganello Zanon
Título: O PROJETO CLASSE HOSPITALAR: AS VIVÊNCIAS DA PEDAGOGIA NO ELO ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE
Autores:
Daniele Demertine Thomasini
Lui Nörnberg
Título: O TRABALHO DE PEDAGOGOS/AS EM INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Autores:
Jenifer Oliveira da Cruz Rasveiler
Jocemara Triches
Título: O/A PEDAGOGO/A NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DAS IES PÚBLICAS
Autores:
Jonas Emanuel Pinto Magalhães
Título: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO DE EXTENSÃO “CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA UNIOESTE - FOZ DO IGUAÇU”
Autores:
Berenice Borssoi Juraszek
Andriele Caroline Castro da Rosa
Alexandre Rebeca Santos
Manoela Micuanski da Silva
Título: PEDAGOGIA BILÍNGUE EAD: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA DATILOLOGIA EM AMBIENTES DIGITAIS
Autores:
Ivan Pereira Quintana
Título: PERFIL DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSC: ELEMENTOS PARA PENSAR A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL
Autores:
Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araujo
Simone Vieira de Souza
Título: PIBID e a Criação de Mini Histórias Como Exercício Matemático
Autores:
Vitor Saquete Rodrigues
Antonio Mauricio Medeiros Alves
Título: PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DE UMA EDUCADORA EM CONTEXTO DE PERIFERIA
Autores:
Gabrieli Oliveira da Silva
Título: Práticas pedagógicas em Reggio Emilia
Autores:
Izabel Cristina da Silva Godinho
Caroline Machado Cortelini Conceição
Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA UNIVERSIDADE: A REALIZAÇÃO DOS CICLOS DE ESTUDOS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO
Autores:
Jamily Charão Vargas
Adriane Franco Duarte
Daiane Araujo Bulsing
Título: PROGRAMA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (PAAP) E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Mariana Moreira dos Santos
Dayse Lago de Miranda
Título: Que Pedagogia para a EJA?
Autores:
Giselda Mesch Ferreira da Silva
Mariglei Severo Maraschin
Título: TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: A PLATAFORMIZAÇÃO DO ENSINO
Autores:
Bruna Andrade Costa Esperandim
Vanice Schossler Sbardelotto
Título: UM ESPAÇO DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: O REGIME DE ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO ACADÊMICO UM ESPAÇO DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: O REGIME DE ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO ACADÊMICO DA UNILA
Autores:
Adriane Franco Duarte
Jamily Charão Vargas
Daiane Araujo Bulsing
Título: VESTIR-SE DE NATUREZA: UMA PROPOSTA DE PLANEJAMENTO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL QUE ENTRELAÇA LUDICIDADE E CIÊNCIA
Autores:
Márcia Buss Simão
Maria Eduarda Schappo
Natalia Mannes Koch
Título: VIVÊNCIA: UMA REFLEXÃO PRÁTICA-TEÓRICA JUNTO A FREIRE SOBRE A GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Autores:
Natália Moreira Altoé
Eliane Santos Vieira