Expediente

Anais do Seminário de Pedagogia da Região Sul

online /ISSN:
/ISBN:


Obs. Para os anais deste evento solicitou-se o número do ISBN.



COMISSÃO CIENTÍFICA

Vanice Schossler Sbardelotto

Jocemara Triches

 



AVALIADORES

Alessandro de Melo

André Paulo Castanha

Andressa Aita Ivo

Cláudia Teles da Silva

Clésio Acilino Antonio

Débora Teixeira de Mello

Edaniele Cristine Machado

Eliane Brunetto Pertile

Giandréa Reuss Strenzel

Iandra Fernandes Caldas

Ismael Andrada Bernardes

João Francisco Lopes de Lima

Joceli de Fatima Arruda Sousa
Jocemara Triches

Jonas Emanuel Pinto Magalhães

José Leonardo Rolim de Lima Severo

Josimar de Aparecido Vieira

Julia Malanchen

Juliana Fátima Serraglio Pasini

Karin Cozer de Campos

Maria Isailma Barros Pereira

Mariglei Severo Maraschin

Marilandi Maria Mascarello Vieira

Nadja Rinelle Oliveira de Almeida

Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas

Rosane de Fátima Batista Teixeira

Roseli de Fátima Rech Pilonetto

Sandra Garcia Neves

Silvana Lazzarotto Schmitt

Suzete Terezinha Orzechowski

Valéria Fontoura Nunes

Vanessa Elisabete Raue Rodrigues
Vanice Schossler Sbardelotto

Viviane Maciel Machado Maurente




 

  

Obs. Os textos aqui publicados respeitam as normas e técnicas bibliográficas utilizadas por cada autor/a. A responsabilidade pelo conteúdo e forma dos textos destes Anais é exclusiva dos respectivos autores e autoras, não significando a concordância dos organizadores com as ideias publicadas. O acesso a este arquivo está disponível na página do evento:

 

https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/seminariopedagogiaregiaosul

 

 

Instituições promotoras:

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - Unicentro

Instituto Federal do Paraná - IFPR

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

 

Apoios:

Curso de Graduação em Pedagogia - IFPR

Curso de Graduação em Pedagogia - UFSC

Curso de Graduação em Pedagogia - Unioeste/Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Cascavel

Curso de Graduação em Pedagogia (Diurno) - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSC

Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Educação - Unicentro

Programa de Pós-Graduação em Educação - Unioeste/Francisco Beltrão

Programa de Pós-Graduação em Educação - Unioeste/Cascavel

Programa de Pós-Graduação em Ensino - Unioeste/Foz do Iguaçu

Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia -REPPED

Fórum Paranaense de Pedagogia - FORPPED

Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia - ExNEPe

 

 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:



Dia 28 de agosto de 2024

Horário: 18:00 às 20:00

Credenciamento.

Horário: 20:00 às 22:00

Conferência: Pedagogia: ciência, curso e profissão.

Professor Dermeval Saviani (UNICAMP)

 

Dia 29 de agosto de 2024

Horário: 08:00 às 12:00

Palestra: A pesquisa sobre a Pedagogia no Brasil.

José Leonardo Rolim de Lima Severo - (UFPB) João Pessoa/PB

Otília Maria Alves da Nóbrega Alerto Dantas - (UnB) Brasilia/DF

 

Horário: 14:00 às 17:00

Comunicação Oral - apresentação presencial

Comunicação Oral - apresentação online

 

Horário: 19:00 às 22:00

Mesa Redonda: Os cursos de Pedagogia da Região Sul.

Ângela Mª Silveira Portelinha - (Unioeste) Francisco Beltrão/PR

Graziella de Camargo Costa - (UFSM) Santa Maria/RS

Iara Aquino Henn - (IFPR) Curitiba/PR

Jocemara Triches - (UFSC) Florianópolis/SC

Suzete Terezinha Orzechowski - (Unicentro) Guarapuava/PR

  

Dia 30 de agosto de 2024

Horário: 08:00 às 09:30

Mesa Redonda: O Fórum Paranaense de Pedagogia.

Sandra Garcia Neves - (Unespar/FORPPED) Campo Mourão/PR

Fernando José Martins - (Unioeste) Foz do Iguaçu/PR

Ana Caroline Ribeiro da Mota (Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia)

 

Horário: 10:00 às 12:00

Palestra: A pedagogia e o trabalho pedagógico.

Liliana Soares Ferreira – (UFSM) Santa Maria/RS

João Francisco Lopes de Lima – (UFSM) Santa Maria/RS

 

Horário: 14:00 às 17:00

Comunicação Oral - apresentação presencial

Comunicação Oral - apresentação online

 

Horário: 16:00 às 18:00

Palestra de encerramento: Síntese dos trabalhos do Seminário.

Ana Claudia Marochi - (IFPR) Irati/PR

Berenice Borssoi Juraszek - (Unioeste) Foz do Iguaçu/PR

Vanice Schossler Sbardelotto - (Unioeste) Francisco Beltrão/PR



 

Ficha Catalográfica

Anais do Seminário de Pedagogia da Região Sul

online /ISSN:
/ISBN:

Apresentação

Anais do Seminário de Pedagogia da Região Sul

online / ISSN:
/ ISBN:

Sumário

Anais do Seminário de Pedagogia da Região Sul

online /ISSN:
/ISBN:
Área de conhecimento: GT 1 - Pedagogia e perspectivas epistemológicas

Título: A COMPLEXIDADE DA UTILIZAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO NORTEADORA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Autores:
Silvane dos Santos de Moura Macagnan
Karina dos Santos de Moura Buzin
Gean Carlos Royer
Arcielli Royer Nogueira

Título: A INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS NO PLANEJAMENTO DA REDE MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU: UMA ANÁLISE DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores:
Andiara Drielli de Oliveira
Debora Cristine Trindade

Título: A PEDAGOGIA NEOLIBERAL NO DEBATE INTERNACIONAL
Autores:
Miryan Cruz Debiasi

Título: CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E SUAS TEORIAS PARA CONTRIBUIR NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Autores:
Vagner Lima de Aguiar
Ângela Maria Silveira Portelinha

Título: DA TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA À PRAXIS PEDAGÓGICA: DESAFIOS À FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS/AS
Autores:
João Francisco Lopes de Lima
Gerinalda de Souza Ferreira

Título: DE MARX À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, E DOS MALES DO CONSTRUTIVISMO E DA AGENDA PÓS MODERNA PARA A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA
Autores:
Carmem Waldow
Carine Piano

Título: EDUCAÇÃO À FAVOR DO CAPITAL: REFLEXÕES SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Adriana Maria Krindges

Título: MIGRAÇÃO: AS PARTICULARIDADES QUE DEFINEM OS CONCEITOS SUBJACENTES AOS SUJEITOS QUE SE MOVEM NOS ESPAÇOS GEOGRÁFICO
Autores:
Cristiane Aparecida Ribeiro Bueno
Gisele Aparecida Dossena

Título: O APAGAMENTO DA PEDAGOGIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA REGIÃO NORDESTE
Autores:
Aline Daiane Nunes Mascarenhas

Título: O DISCURSO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR MODERNA E O IMPACTO DO PENSAMENTO PÓS-MODERNO
Autores:
João Francisco Lopes de Lima
Karla Kristiny Rocha Belarmino

Título: O Pensamento de Rosa Luxemburgo e o Cárter Pedagógico da Luta Política
Autores:
Jaqueline Becker
Julia Malanchen

Título: O/A PEDAGOGO/A COMO TRABALHADOR E PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO: IDENTIDADE NECESSÁRIA, MAS INSUFICIENTE
Autores:
Jonas Emanuel Pinto Magalhães

Título: PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO MOVIMENTO FILOSÓFICO PÓS-ESTRUTURALISTA
Autores:
Simone Padilha
Eduardo Nunes Jacondino

Título: PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS: DESAFIOS E CONTRAPONTOS NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
Autores:
Francieli Aparecida Betiate
Daiane Soboleski de Oliveira

Título: PLATAFORMAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA: MERITOCRACIA E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ
Autores:
Kerlyn Tatiana Schulz Niesvald
João Carlos da Silva

Título: POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019): DESCONTINUIDADES SOBRE O OLHAR DE CRIANÇA E O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Mariane Bertonceli
Marcia Bertonceli
Maria Teresa Ceron Trevisol

Título: POLÍTICAS EDUCACIONAIS PRIVATIZANTES NO ESTADO DO PARANÁ: EM FOCO O PROJETO PARCEIRO DA ESCOLA
Autores:
Marcia Cossetin
Talita Larissa de Oliveira Aquino
Juliana Fátima Serraglio Pasini
Luisa Fernanda Arredondo Hernandez

Título: ROTEIROS DIDÁTICOS EM AGROECOLOGIA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO
Autores:
Emanuela dos Santos

Título: Teorias Pedagógicas na Educação Infantil: Fundamentos e Práticas na Perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e da Teoria Histórico-Cultural (THC)
Autores:
Francieli Aparecida Betiate
Elizane Cordeiro Severino da Rocha
Maria Helena da Silva Arceles


Área de conhecimento: GT 2 - Pedagogia e Formação de Pedagogas/os e Professoras/es

Título: A atividade pedagógica da monitoria nos cursos de licenciatura da Universidade de Brasília
Autores:
Geovanna Paiva Lima
Monique Vieira Amorim Bandeira
Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas

Título: A BNCC E O ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA ANÁLISE PAUTADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores:
Rafaela Cristina Johann

Título: A CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO SURDO: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS
Autores:
Willian Canova dos Santos

Título: A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: Os bebês e suas famílias
Autores:
Luiza Zambon Baiotto
Eulália Beschorner Marin

Título: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA
Autores:
Fátima Cavalheiro Costa

Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
Autores:
Lourdes Christina dos Santos de Macêdo
Erika Rodrigues de Freitas
Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas
Monique Vieira Amorim Bandeira

Título: A formação de Novos Pedagogos: dificuldades em ingressar e permanecer no curso de Pedagogia
Autores:
Mariane Betânia Elias Batista Piana
Kamille Nivea Dantas Lira

Título: A Formação de pedagogos, no Curso de Pedagogia na Unioeste, e a contribuição na atuação do coordenador e Pedagogo escolar
Autores:
Camila Manarin
Elaine Lazaroto

Título: A IMPORTÂNCIA E ORGANIZAÇÃO DA VIVÊNCIA ESCOLAR NO ESTÁGIO EM TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Maria Bethânia Pereira da Silva Hartmann
Ana Vitória Nonato da Silva
Ariely Batista Ferreira
Cléria Maria Wendling

Título: A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Autores:
Fernanda Rocha Sydney Silva
Ana Carolina Vidotti Nunes de Oliveira

Título: A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
Autores:
Patrike Soares de Oliveira
Ângela Maria Silveira Portelinha

Título: A RELAÇÃO ENTRE AS DCNs 2015 E AS DCNs DE 2006 PARA O CURSO DE PEDAGOGIA: ENTRE AVANÇOS E/OU PERMANÊNCIA
Autores:
Francieli Aparecida de Cristo Claro

Título: Afinal, como as crianças concebem a imagem do cientista?
Autores:
Láuren Gollo Rodrigues
Thais Richartz Chaves
Priscila Silveira Espíndola
Tanise Paula Novello

Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÕES A PARTIR DO PIBID DE PEDAGOGIA BILÍNGUE (LIBRAS-PORTUGUÊS)
Autores:
Bruna Crescêncio Neves
Aline Miguel da Silva dos Santos
Eliana Cristina Bär

Título: ANÁLISE DA TAXA DE CONCLUSÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NO SUDOESTE DO PARANÁ E OS POSSÍVEIS INDICATIVOS DA AUSÊNCIA DE PROFESSORES
Autores:
Letícia Gomes Teofilo da Silva

Título: ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES E PEDAGOGAS/OS
Autores:
Adriana Patrício Delgado
Ana Luiza da Costa Lima Vidal

Título: ANÁLISE DOS CURSO DE PEDAGOGIA DE INSTITUTOS FEDERAIS DA REGIÃO SUL DO BRASIL: OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Autores:
Graziella de Camargo da Costa
Luiza da Silva Braido
Ânthony Scapin Eichner

Título: AS FRENTES DE AÇÃO DA CLASSE DOMINANTE NA EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM PEDAGOGIA.
Autores:
Ismael Andrada Bernardes
Thaisa Neiverth
Patricia Laura Torriglia

Título: ASPECTOS HISTÓRICO-POLÍTICOS MARCANTES DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA PEDAGOGIA: ALGUMAS REFLEXÕES
Autores:
Rute da Silva
Jilvania Lima dos Santos Bazzo

Título: AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL
Autores:
Angela de Souza Lopes Galvão
Monica Augusta Mombelli

Título: CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PEDAGOGOS NO ESTADO DO PARANÁ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM CONSTRUÇÃO
Autores:
Marcia Gevieski Giacomin
Sueli Ribeiro Comar

Título: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUA ARTICULAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA
Autores:
Bruna Ienke de Arcanjo
Jhennifer Maysa de Souza Nogueira
Rafaela Cristina Johann

Título: CONVERSAS DE ESCOLA E DE OUTROS LUGARES, UM PROJETO DE EXTENSÃO NECESSÁRIO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSC
Autores:
Bruna Vitoria de Souza
Jayziela Jessica Fuck
Manuelly Amaral de Souza

Título: CULTURA VISUAL E DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores:
Vanessa Vieira Mendes
Thiago Ribeiro Alves
Berenice Queiroz da Costa
Graziela Sarkis

Título: CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: EXPANSÃO E IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE
Autores:
Andrews Alves Almeron

Título: CURSOS DE PEDAGOGIA NA REGIÃO NORTE DO BRASIL: CONCEPÇÕES E IMPLICAÇÕES FORMATIVAS
Autores:
Thaiany Guedes da Silva

Título: DESAFIOS EDUCACIONAIS NA INTEGRAÇÃO DA ESTRUTURAÇÃO INDIGENA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores:
Vanessa Cavalcante Queiroz
Julian Monike Nazario Scolaro
Armando Julião Paruque
Marco Antonio Batista Carvalho

Título: DESAFIOS ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Autores:
Gabriele de Souza Góes Nascimento dos Santos
Elisandra Marcia Johann

Título: DESAFIOS PARA ENSINAR CIÊNCIAS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
Autores:
Tanise Paula Novello
Natália de Souza
Taiara Veronica Valdes Castillo

Título: ESTÁGIO CURRICULAR COMO MEDIAÇÃO E PRÁXIS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Autores:
Berenice Borssoi Juraszek

Título: Formação continuada de professores: o caso dos municípios do sudoeste do Paraná
Autores:
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia
Andreia Florencio Eduardo de Deus

Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Autores:
Vanessa Cavalcante Queiroz
Julian Monike Nazario Scolaro
Armando Julião Paruque
Marco Antonio Batista Carvalho

Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPLICAÇÕES SOBRE OS SABERES DOCENTES
Autores:
Claudia Regina Giaretta

Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE CRÍTICA
Autores:
Jennifer Rafaela Serafim Ferezin
Julia Malanchen

Título: Formação, Teoria e Prática: impasses não resolvidos
Autores:
Patricia Laura Torriglia
Ismael Andrada Bernardes

Título: GÊNERO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE NA FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Autores:
Cássia Edmara Coutinho Murback Maggioni
Fabiane Freire Franço
Maria Aparecida de Souza

Título: INFLUÊNCIA DA INICIATIVA PRIVADA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: UM ESTUDO SOBRE ABORDAGENS CURRICULARES PREDEFINIDAS
Autores:
Ozenilde Santos do Nascimento
Emely Crystina da Silva Viana
Maria Elena Tavares de Pinho

Título: LIVRO DIDÁTICO: LINHAS E ENTRELINHAS NA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO
Autores:
Maria Carmem Bezerra Lima
Jose Arimateia de Lima Junior
Raylane de Sousa Nascimento
Eduardo de Sousa Carvalho

Título: Medicalização e documentação pedagógica no contexto da educação infantil
Autores:
Juliana Catarina de Lira
Simone Vieira de Souza
Diana Carvalho de Carvalho

Título: Nada de nós sem nós: debate sobre a regulamentação da profissão de pedagogas
Autores:
Katia Vielitz Almeida
Karine do Santos

Título: O CUIDADO E EDUCAÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Camila Wessler Faedo
Roseli de Fátima Rech Pilonetto

Título: O CUIDAR E EDUCAR NO GT 7- EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS- ANPED: RESSIGNIFICAÇÕES DO BINÔMIO NA CONDUTA DOS PROFESSORES
Autores:
Débora Tozetto
Roseli de Fátima Rech Pilonetto

Título: O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DOS ESPECIALISTAS DO ARTIGO 64 DA LDB 9.394/96: IMPORTÂNCIA E IMPLICAÇÕES
Autores:
Jilvania Lima dos Santos Bazzo
Rosimeri Jorge da Silva
Patricia de Simas Pinheiro

Título: O IMPACTO DA INTEGRAÇÃO DE PLATAFORMAS EDUCATIVAS DIGITAIS NO ENSINO ESTADUAL DO PARANÁ: UMA ANÁLISE TRANSFORMADORA DA EDUCAÇÃO
Autores:
Angélica Brites de Miranda

Título: O PIBID DA ÁREA DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Autores:
Andriele dos Santos Zwetsch
Estefani Baptistella
Patrícia dos Santos Zwetsch
Rosane Carneiro Sarturi

Título: O PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNICENTRO
Autores:
Tailana Santana de Assis
Suzete Terezinha Orzechowski

Título: O TRABALHO DO PEDAGOGO NA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO
Autores:
Gabrielly Eloisa Theodoro
Cléria Maria Wendling
Graciane Raíssa Ganda Brixner

Título: OFICINAS DO BRINCAR E FORMAÇÃO DOCENTE
Autores:
Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho Zanin
Vinicius Gomes
Amábili Vitória dos Santos
Lizete Camara Hubler

Título: OS CURSOS DE PEDAGOGIA EM IES PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL: A DIMENSÃO CURRICULAR DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO SOB A ÓTICA DOS DISCENTES
Autores:
Amanda Flávia Pereira de Jesus
Erika Rodrigues de Freitas
Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas

Título: PALAVRAÇÃO - A PEDAGOGIA EM DIÁLOGO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UDESC
Autores:
Erillen Ketrinne Xabregas Gaia
Samantha Barcellos dos Santos Bizarro
Roselaine Ripa
Adilson de Angelo

Título: PEDAGOGIA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO OU OUTRA DEFINIÇÃO?
Autores:
Luiza da Silva Braido
Graziella de Camargo da Costa
Liliana Soares Ferreira

Título: PERCURSO HISTÓRICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DEMARCADO PELOS DIFERENTES CURRÍCULOS E HABILITAÇÕES NA UFPI, CAMPUS DE TERESINA (1973-1983)
Autores:
José Henrique Plácido dos Santos

Título: PESQUISA EM INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, COMO SUPORTE METODOLÓGICO AOS ACADÊMICOS E DOCENTES DA FACULDADE DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PR
Autores:
Ana Maria de Araújo Martins
Paulo Roberto Braga Junior
Lívia Maria Euzébio da Silva
Karen Soares Abucarub

Título: POLÍTICAS NEOLIBERAIS E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores:
Jaqueline de Lara de Oliveira
Camila Eduarda Ribeiro
Sueli Ribeiro Comar

Título: PROGRAMA FORMADORES EM AÇÃO: ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO PR NA PRIMEIRA JORNADA EM 2023.
Autores:
Mateus da Silva Taschim
Mateus da Silva Taschim

Título: REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO DE ENSINO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS JUNTO AO PIBID
Autores:
Naomi Saldanha Laurentino
Camila Eduarda Ribeiro
Isabele Gabriela Pagani Pompeo
Karin Cozer de Campos

Título: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DO GRUPO DE EXTENSÃO DE ESTUDOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA XX EM XXX
Autores:
Danielle Antunes
Ariana Maciel
Flávia Wanessa de Holanda Bezerra Santos

Título: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES ENTRE SABERES E EXPERIÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Autores:
Michelle Monteiro Kosinski
Nathalia Martins Beleze

Título: TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E BRAINET: COMO AS RELAÇÕES SOCIAIS CORROBORAM COM O DESENVOLVIMENTO HUMANO
Autores:
Andreia Franciele Pereira
Neide da Silveira Duarte de Matos

Título: UMA ANÁLISE DE GÊNERO COM ESTUDANTES DE “INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA”
Autores:
Luisa Palma Menezes
Liliana Soares Ferreira
Mirian Vargas de Alvarenga

Título: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID “SARARÁS SONS QUE VEM DA ESCOLA PÚBLICA” DO CURSO DE PEDAGOGIA/UNEB ( 2023/2024)
Autores:
Claudia Sisan S de Santana
Mariela Santos Silva
Agatha Vanessa Silva Santos

Título: UMA LEITURA DA CATEGORIA TRABALHO NA ÁREA DE ALFABETIZAÇÃO NO CURRÍCULO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CASCAVEL.
Autores:
Silmara Maria Durante

Título: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS NOVOS APRENDIZADOS E DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE
Autores:
Laisa Raquel Leichtweis
Lauren Slongo Braida


Área de conhecimento: GT 3 - Pedagogia e práticas pedagógicas em diferentes espaços

Título: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS NA SAÚDE
Autores:
Kamille Nivea Dantas Lira
Mariane Betânia Elias Batista Piana

Título: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES
Autores:
Karina dos Santos de Moura Buzin
Arcielli Royer Nogueira
Silvane dos Santos de Moura Macagnan
Gean Carlos Royer

Título: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO SUAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Fabiola de Toledo Batista Pinheiro
Ricardo Carvalho do Nascimento
Monique Aparecida Voltarelli

Título: A COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS NAS REDES ESTADUAIS DE ENSINO NO BRASIL
Autores:
Jocemara Triches
Sabrina Thiem

Título: A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO NAS BRINCADEIRAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Taira Sanches Rabal
Marta Silene Ferreira Barros

Título: A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO EM UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
Autores:
Silmara Pimentel Barbosa Lemes
Siderly do Carmo Dahle de Almeida

Título: A INTERPOSIÇÃO FISIOTERAPÊUTICO E PSICOPEDAGÓGICO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Autores:
Isabele Afonso da Silva Corrêa
Adriana Petrucio da Silva Fonseca

Título: A LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS INICIAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Autores:
Jaqueline de Matos Corrêa

Título: A NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Tamiris Feltrin

Título: A Pedagogia para a prática educativa na Educação Infantil: detalhes de um relato de experiência
Autores:
Camilla Mariano

Título: A PEDAGOGIA SOCIAL NA UNIDADE DE ACOLHIMENTO DE ALTA COMPLEXIDADE EM CURITIBA – PR: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores:
Clarice Hammerschmidt
Rodinéia Dias Oliveira de Lima

Título: A PERMANÊNCIA E O ÊXITO DOS ESTUDANTES NOS CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Autores:
Melissa Anze
Ana Lucia Berno Bonassina
Jaqueline Jankovski

Título: A PRODUÇÃO ARTESANAL DE BIOJOIAS EM UM HOSPITAL PÚBLICO: OUTRAS PEGAGOGIAS PARA PACIENTES ONCOLÓGICAS, ATENDIDAS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Autores:
Adriana da Silva Ramos de Oliveira
Rutiele Silva Lima

Título: ACOLHIMENTO E INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO DE MULHERES EM VULNERABILIDADE SOCIAL: UMA ANÁLISE SOB A VISÃO DA PEDAGOGIA SOCIAL
Autores:
Amanda Fischer Miguel

Título: ARTICULAÇÃO ENTRE MILITARIZAÇÃO E GESTÃO PEDAGÓGICA EM ESCOLAS CÍVICO-MILITARES
Autores:
Hadja Noemi Fernandes de Lima
Suzete Terezinha Orzechowski

Título: ATIVIDADES DE MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ALGUMAS PROPOSIÇÕES
Autores:
Dulcianne da Silva Moreira
Jorge Both
Neide da Silveira Duarte de Matos

Título: ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A EXPERIÊNCIA NO NÚCLEO DE ESTUDOS E DEFESA DOS DIREITOS DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE (NEDDIJ) DA UNIOESTE, CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO - PR.
Autores:
Willian Canova dos Santos
Mariana Carolina Simão

Título: BRINCANDO DE BRINCAR - DIREITOS DE APRENDIZAGEM
Autores:
Rosineia Andrade Ferreira
Joyce Kelly dos Santos Ferreira

Título: CAMINHOS ANTIRRACISTAS: CONSTRUINDO UM PROGRAMA DE MONITORIA INDÍGENA E QUILOMBOLA NO CURSO DE PEDAGOGIA
Autores:
Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araujo
Patricia de Moraes Lima
Ana Paula Dias Fernandes
Carolina Cunha Tonelli

Título: CinePET: MIS QUE UM AUDIO VISUAL, UMA OPURTUNIDADE DE REFLEXÃO DIALOGO
Autores:
Sônia da Silva Vinhote Ferreira
Luana Silva de Souza
Cristiane Fernandes Costa
Rafael da Silva

Título: CONCEPÇÕES DO BID SOBRE A PROPOSTA DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO
Autores:
Ana Aparecida Zandoná
Eneida Oto Shiroma

Título: CONSTRUINDO A CORRESPONDÊNCIA NUMERAL E QUANTIDADE NOS ANOS INICIAIS: RELATO DAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO PIBID
Autores:
Eduarda Kaster Neutzling

Título: DIALOGANDO COM PEDAGOGAS(OS): UM ESTUDO DE CASO EM CASAS DE ACOLHIMENTO
Autores:
Maria Ana Belly de Melo Araujo

Título: DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR (ENE): MAPEAMENTO E PERSPECTIVAS
Autores:
Dário Vieira da Silva

Título: DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DOS DADOS QUALITATIVOS
Autores:
Carolina Picchetti Nascimento
Marcela da Luz Lesuk

Título: EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL DO CAMPO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL
Autores:
Estefani Baptistella
Andriele dos Santos Zwetsch
Patrícia dos Santos Zwetsch
Rosane Carneiro Sarturi

Título: EDUCAÇÃO DOMICILIAR: UMA DESLEGITIMAÇÃO DA ESCOLA?
Autores:
Ester dos Santos
Neide da Silveira Duarte de Matos

Título: EDUCAÇÃO POPULAR: PESQUISA E ENSINO SOBRE RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO
Autores:
Cíntia Fiorotti Lima

Título: Educação Profissional frente ao novo Ensino Médio.
Autores:
Marivani Minosso Lampugnani Ihabuinski

Título: ENSINO DE CIÊNCIAS: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Autores:
Daniela de Maman

Título: ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO MULTIANOS: FESTA DAS SEMENTES COMO PRÁTICA SOCIAL PEDAGÓGICA
Autores:
Ana Claudia Antunes dos Santos

Título: ESSA É A NOSSA HISTÓRIA! - MEMÓRIAS DE UM PROJETO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Joyce Kelly dos Santos Ferreira
Rosineia Andrade Ferreira
Ana Paula Kuczmynda da Silveira

Título: ESTILOS DE APRENDIZAGEM PREDOMINANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autores:
Gabriel Silveira Portelinha
Evelise Maria Labatut Portilho

Título: FUNK NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESCONSTRUINDO PRECONCEITOS, CONSTRUINDO CONHECIMENTO
Autores:
Vinicius Gomes
Amábili Vitória dos Santos

Título: INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 5 ANOS
Autores:
Keli Luana de Fátima de Oliveira
Caroline Machado Cortelini Conceição

Título: INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM MOVIMENTO DE INTEGRAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Kelly Cristina Boitalaque
Karin Cozer de Campos

Título: MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO COM PLATAFORMAS EDUCACIONAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Ketlin Thais Rodrigues dos Santos

Título: NASCIDO EM TEMPO DE GUERRA
Autores:
Aline Rosa de Abreu
Lucas Rodrigues Menezes
Paloma Ariely de Paula Santos Dias
Jéferson Silveira Dantas

Título: NÓS PROPOMOS!: CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS DOS DISCENTES/ PROTAGONISTAS
Autores:
Fernanda Viccini da Silva
Valdenice Maria da Silva Setti
Vanice Schossler Sbardelotto

Título: O DEBATE SOBRE AS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES NO ESTADO DO PARANÁ
Autores:
Lucas de Paula Azevedo
Marcia Cossetin

Título: O DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO BÁSICA NA FRONTEIRA TRINACIONAL ENTRE BRASIL, PARAGUAI E ARGENTINA: UMA COMPARAÇÃO LEGISLATIVA
Autores:
Danielly dos Santos Vieira
Rafael de Lima Kurschner

Título: O educando autista na perspectiva da Pedagogia da Hospitalidade
Autores:
Raphael Aguiar Leal Campos
Arthur Vianna Ferreira
Raquel Ribeiro Costa da Cunha Ferreira

Título: O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS QUE COMPÕEM A REDE ESTADUAL DO PARANÁ
Autores:
Érico Ribas Machado

Título: O PAPEL DO PEDAGOGO BILÍNGUE NA DIFUSÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Autores:
Fernanda Beatriz Lima
Júlia dos Santos Baum
Maria Clara Morantt Gomes
Bruna Crescêncio Neves

Título: O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL.
Autores:
Rosane Faganello Zanon

Título: O PROJETO CLASSE HOSPITALAR: AS VIVÊNCIAS DA PEDAGOGIA NO ELO ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE
Autores:
Daniele Demertine Thomasini
Lui Nörnberg

Título: O TRABALHO DE PEDAGOGOS/AS EM INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Autores:
Jenifer Oliveira da Cruz Rasveiler
Jocemara Triches

Título: O/A PEDAGOGO/A NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DAS IES PÚBLICAS
Autores:
Jonas Emanuel Pinto Magalhães

Título: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO DE EXTENSÃO “CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA UNIOESTE - FOZ DO IGUAÇU”
Autores:
Berenice Borssoi Juraszek
Andriele Caroline Castro da Rosa
Alexandre Rebeca Santos
Manoela Micuanski da Silva

Título: PEDAGOGIA BILÍNGUE EAD: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA DATILOLOGIA EM AMBIENTES DIGITAIS
Autores:
Ivan Pereira Quintana

Título: PERFIL DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSC: ELEMENTOS PARA PENSAR A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL
Autores:
Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araujo
Simone Vieira de Souza

Título: PIBID e a Criação de Mini Histórias Como Exercício Matemático
Autores:
Vitor Saquete Rodrigues
Antonio Mauricio Medeiros Alves

Título: PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DE UMA EDUCADORA EM CONTEXTO DE PERIFERIA
Autores:
Gabrieli Oliveira da Silva

Título: Práticas pedagógicas em Reggio Emilia
Autores:
Izabel Cristina da Silva Godinho
Caroline Machado Cortelini Conceição

Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA UNIVERSIDADE: A REALIZAÇÃO DOS CICLOS DE ESTUDOS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO
Autores:
Jamily Charão Vargas
Adriane Franco Duarte
Daiane Araujo Bulsing

Título: PROGRAMA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (PAAP) E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Mariana Moreira dos Santos
Dayse Lago de Miranda

Título: Que Pedagogia para a EJA?
Autores:
Giselda Mesch Ferreira da Silva
Mariglei Severo Maraschin

Título: TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: A PLATAFORMIZAÇÃO DO ENSINO
Autores:
Bruna Andrade Costa Esperandim
Vanice Schossler Sbardelotto

Título: UM ESPAÇO DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: O REGIME DE ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO ACADÊMICO UM ESPAÇO DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: O REGIME DE ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO ACADÊMICO DA UNILA
Autores:
Adriane Franco Duarte
Jamily Charão Vargas
Daiane Araujo Bulsing

Título: VESTIR-SE DE NATUREZA: UMA PROPOSTA DE PLANEJAMENTO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL QUE ENTRELAÇA LUDICIDADE E CIÊNCIA
Autores:
Márcia Buss Simão
Maria Eduarda Schappo
Natalia Mannes Koch

Título: VIVÊNCIA: UMA REFLEXÃO PRÁTICA-TEÓRICA JUNTO A FREIRE SOBRE A GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Autores:
Natália Moreira Altoé
Eliane Santos Vieira


Normas e Modelos para Trabalhos

Anais do Seminário de Pedagogia da Região Sul

online / ISSN:
/ ISBN:


Resumo expandido - com apresentação presencial
Resumo expandido - com apresentação online (síncrona)



Corpo Editorial

Anais do Seminário de Pedagogia da Região Sul

online / ISSN:
/ ISBN:


Comissão científica
Vanice Schossler Sbardelotto
Jocemara Triches

Comissão organizadora
Ângela Maria Silveira Portelinha
Berenice Borssoi Juraszek
Vanice Schossler Sbardelotto
Jocemara Triches
Iara Aquino Henn
Ana Claudia Marochi
Graziella de Camargo da Costa
Suzete Terezinha Orzechowski
Patrike Soares de Oliveira
Francieli Aparecida de Cristo Claro
Franciele Maria David
Camila Manarin
Juliane Cristina Klochinski
Liliana Soares Ferreira
João Francisco Lopes de Lima
Luiza da Silva Braido

Endereço e Contato

Anais do Seminário de Pedagogia da Região Sul

online / ISSN:
/ ISBN:

Promotor: Curso de Pedagogia

E-mail do Evento: sem.pedagogia.sul@gmail.com

Coordenador do Evento: Ângela Maria Silveira Portelinha

Local: UNIOESTE - campus de Foz do Iguaçu
Bloco G
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650 Salas virtuais - Seminário de Pedagogia da Região Sul

Artigos

Anais do Seminário de Pedagogia da Região Sul

online / ISSN:
/ ISBN:
Área de conhecimento: GT 1 - Pedagogia e perspectivas epistemológicas
Título: A COMPLEXIDADE DA UTILIZAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO NORTEADORA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA



Autor(es):
Silvane dos Santos de Moura Macagnan
Karina dos Santos de Moura Buzin
Gean Carlos Royer
Arcielli Royer Nogueira
Título: A INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS NO PLANEJAMENTO DA REDE MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU: UMA ANÁLISE DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA



Autor(es):
Andiara Drielli de Oliveira
Debora Cristine Trindade
Título: A PEDAGOGIA NEOLIBERAL NO DEBATE INTERNACIONAL



Autor(es):
Miryan Cruz Debiasi
Título: CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E SUAS TEORIAS PARA CONTRIBUIR NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO



Autor(es):
Vagner Lima de Aguiar
Ângela Maria Silveira Portelinha
Título: DA TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA À PRAXIS PEDAGÓGICA: DESAFIOS À FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS/AS



Autor(es):
João Francisco Lopes de Lima
Gerinalda de Souza Ferreira
Título: DE MARX À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, E DOS MALES DO CONSTRUTIVISMO E DA AGENDA PÓS MODERNA PARA A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA



Autor(es):
Carmem Waldow
Carine Piano
Título: EDUCAÇÃO À FAVOR DO CAPITAL: REFLEXÕES SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO



Autor(es):
Adriana Maria Krindges
Título: MIGRAÇÃO: AS PARTICULARIDADES QUE DEFINEM OS CONCEITOS SUBJACENTES AOS SUJEITOS QUE SE MOVEM NOS ESPAÇOS GEOGRÁFICO



Autor(es):
Cristiane Aparecida Ribeiro Bueno
Gisele Aparecida Dossena
Título: O APAGAMENTO DA PEDAGOGIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA REGIÃO NORDESTE



Autor(es):
Aline Daiane Nunes Mascarenhas
Título: O DISCURSO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR MODERNA E O IMPACTO DO PENSAMENTO PÓS-MODERNO



Autor(es):
João Francisco Lopes de Lima
Karla Kristiny Rocha Belarmino
Título: O Pensamento de Rosa Luxemburgo e o Cárter Pedagógico da Luta Política



Autor(es):
Jaqueline Becker
Julia Malanchen
Título: O/A PEDAGOGO/A COMO TRABALHADOR E PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO: IDENTIDADE NECESSÁRIA, MAS INSUFICIENTE



Autor(es):
Jonas Emanuel Pinto Magalhães
Título: PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO MOVIMENTO FILOSÓFICO PÓS-ESTRUTURALISTA



Autor(es):
Simone Padilha
Eduardo Nunes Jacondino
Título: PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS: DESAFIOS E CONTRAPONTOS NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA



Autor(es):
Francieli Aparecida Betiate
Daiane Soboleski de Oliveira
Título: PLATAFORMAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA: MERITOCRACIA E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ



Autor(es):
Kerlyn Tatiana Schulz Niesvald
João Carlos da Silva
Título: POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019): DESCONTINUIDADES SOBRE O OLHAR DE CRIANÇA E O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Mariane Bertonceli
Marcia Bertonceli
Maria Teresa Ceron Trevisol
Título: POLÍTICAS EDUCACIONAIS PRIVATIZANTES NO ESTADO DO PARANÁ: EM FOCO O PROJETO PARCEIRO DA ESCOLA



Autor(es):
Marcia Cossetin
Talita Larissa de Oliveira Aquino
Juliana Fátima Serraglio Pasini
Luisa Fernanda Arredondo Hernandez
Título: ROTEIROS DIDÁTICOS EM AGROECOLOGIA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO



Autor(es):
Emanuela dos Santos
Título: Teorias Pedagógicas na Educação Infantil: Fundamentos e Práticas na Perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e da Teoria Histórico-Cultural (THC)



Autor(es):
Francieli Aparecida Betiate
Elizane Cordeiro Severino da Rocha
Maria Helena da Silva Arceles
Área de conhecimento: GT 2 - Pedagogia e Formação de Pedagogas/os e Professoras/es
Título: A atividade pedagógica da monitoria nos cursos de licenciatura da Universidade de Brasília



Autor(es):
Geovanna Paiva Lima
Monique Vieira Amorim Bandeira
Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas
Título: A BNCC E O ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA ANÁLISE PAUTADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA



Autor(es):
Rafaela Cristina Johann
Título: A CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO SURDO: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS



Autor(es):
Willian Canova dos Santos
Título: A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: Os bebês e suas famílias



Autor(es):
Luiza Zambon Baiotto
Eulália Beschorner Marin
Título: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA



Autor(es):
Fátima Cavalheiro Costa
Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL



Autor(es):
Lourdes Christina dos Santos de Macêdo
Erika Rodrigues de Freitas
Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas
Monique Vieira Amorim Bandeira
Título: A formação de Novos Pedagogos: dificuldades em ingressar e permanecer no curso de Pedagogia



Autor(es):
Mariane Betânia Elias Batista Piana
Kamille Nivea Dantas Lira
Título: A Formação de pedagogos, no Curso de Pedagogia na Unioeste, e a contribuição na atuação do coordenador e Pedagogo escolar



Autor(es):
Camila Manarin
Elaine Lazaroto
Título: A IMPORTÂNCIA E ORGANIZAÇÃO DA VIVÊNCIA ESCOLAR NO ESTÁGIO EM TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Maria Bethânia Pereira da Silva Hartmann
Ana Vitória Nonato da Silva
Ariely Batista Ferreira
Cléria Maria Wendling
Título: A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA



Autor(es):
Fernanda Rocha Sydney Silva
Ana Carolina Vidotti Nunes de Oliveira
Título: A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ



Autor(es):
Patrike Soares de Oliveira
Ângela Maria Silveira Portelinha
Título: A RELAÇÃO ENTRE AS DCNs 2015 E AS DCNs DE 2006 PARA O CURSO DE PEDAGOGIA: ENTRE AVANÇOS E/OU PERMANÊNCIA



Autor(es):
Francieli Aparecida de Cristo Claro
Título: Afinal, como as crianças concebem a imagem do cientista?



Autor(es):
Láuren Gollo Rodrigues
Thais Richartz Chaves
Priscila Silveira Espíndola
Tanise Paula Novello
Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÕES A PARTIR DO PIBID DE PEDAGOGIA BILÍNGUE (LIBRAS-PORTUGUÊS)



Autor(es):
Bruna Crescêncio Neves
Aline Miguel da Silva dos Santos
Eliana Cristina Bär
Título: ANÁLISE DA TAXA DE CONCLUSÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NO SUDOESTE DO PARANÁ E OS POSSÍVEIS INDICATIVOS DA AUSÊNCIA DE PROFESSORES



Autor(es):
Letícia Gomes Teofilo da Silva
Título: ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES E PEDAGOGAS/OS



Autor(es):
Adriana Patrício Delgado
Ana Luiza da Costa Lima Vidal
Título: ANÁLISE DOS CURSO DE PEDAGOGIA DE INSTITUTOS FEDERAIS DA REGIÃO SUL DO BRASIL: OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA



Autor(es):
Graziella de Camargo da Costa
Luiza da Silva Braido
Ânthony Scapin Eichner
Título: AS FRENTES DE AÇÃO DA CLASSE DOMINANTE NA EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM PEDAGOGIA.



Autor(es):
Ismael Andrada Bernardes
Thaisa Neiverth
Patricia Laura Torriglia
Título: ASPECTOS HISTÓRICO-POLÍTICOS MARCANTES DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA PEDAGOGIA: ALGUMAS REFLEXÕES



Autor(es):
Rute da Silva
Jilvania Lima dos Santos Bazzo
Título: AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL



Autor(es):
Angela de Souza Lopes Galvão
Monica Augusta Mombelli
Título: CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PEDAGOGOS NO ESTADO DO PARANÁ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM CONSTRUÇÃO



Autor(es):
Marcia Gevieski Giacomin
Sueli Ribeiro Comar
Título: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUA ARTICULAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA



Autor(es):
Bruna Ienke de Arcanjo
Jhennifer Maysa de Souza Nogueira
Rafaela Cristina Johann
Título: CONVERSAS DE ESCOLA E DE OUTROS LUGARES, UM PROJETO DE EXTENSÃO NECESSÁRIO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSC



Autor(es):
Bruna Vitoria de Souza
Jayziela Jessica Fuck
Manuelly Amaral de Souza
Título: CULTURA VISUAL E DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES



Autor(es):
Vanessa Vieira Mendes
Thiago Ribeiro Alves
Berenice Queiroz da Costa
Graziela Sarkis
Título: CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: EXPANSÃO E IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE



Autor(es):
Andrews Alves Almeron
Título: CURSOS DE PEDAGOGIA NA REGIÃO NORTE DO BRASIL: CONCEPÇÕES E IMPLICAÇÕES FORMATIVAS



Autor(es):
Thaiany Guedes da Silva
Título: DESAFIOS EDUCACIONAIS NA INTEGRAÇÃO DA ESTRUTURAÇÃO INDIGENA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES



Autor(es):
Vanessa Cavalcante Queiroz
Julian Monike Nazario Scolaro
Armando Julião Paruque
Marco Antonio Batista Carvalho
Título: DESAFIOS ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE



Autor(es):
Gabriele de Souza Góes Nascimento dos Santos
Elisandra Marcia Johann
Título: DESAFIOS PARA ENSINAR CIÊNCIAS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA



Autor(es):
Tanise Paula Novello
Natália de Souza
Taiara Veronica Valdes Castillo
Título: ESTÁGIO CURRICULAR COMO MEDIAÇÃO E PRÁXIS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO



Autor(es):
Berenice Borssoi Juraszek
Título: Formação continuada de professores: o caso dos municípios do sudoeste do Paraná



Autor(es):
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia
Andreia Florencio Eduardo de Deus
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM



Autor(es):
Vanessa Cavalcante Queiroz
Julian Monike Nazario Scolaro
Armando Julião Paruque
Marco Antonio Batista Carvalho
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPLICAÇÕES SOBRE OS SABERES DOCENTES



Autor(es):
Claudia Regina Giaretta
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE CRÍTICA



Autor(es):
Jennifer Rafaela Serafim Ferezin
Julia Malanchen
Título: Formação, Teoria e Prática: impasses não resolvidos



Autor(es):
Patricia Laura Torriglia
Ismael Andrada Bernardes
Título: GÊNERO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE NA FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA



Autor(es):
Cássia Edmara Coutinho Murback Maggioni
Fabiane Freire Franço
Maria Aparecida de Souza
Título: INFLUÊNCIA DA INICIATIVA PRIVADA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: UM ESTUDO SOBRE ABORDAGENS CURRICULARES PREDEFINIDAS



Autor(es):
Ozenilde Santos do Nascimento
Emely Crystina da Silva Viana
Maria Elena Tavares de Pinho
Título: LIVRO DIDÁTICO: LINHAS E ENTRELINHAS NA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO



Autor(es):
Maria Carmem Bezerra Lima
Jose Arimateia de Lima Junior
Raylane de Sousa Nascimento
Eduardo de Sousa Carvalho
Título: Medicalização e documentação pedagógica no contexto da educação infantil



Autor(es):
Juliana Catarina de Lira
Simone Vieira de Souza
Diana Carvalho de Carvalho
Título: Nada de nós sem nós: debate sobre a regulamentação da profissão de pedagogas



Autor(es):
Katia Vielitz Almeida
Karine do Santos
Título: O CUIDADO E EDUCAÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Camila Wessler Faedo
Roseli de Fátima Rech Pilonetto
Título: O CUIDAR E EDUCAR NO GT 7- EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS- ANPED: RESSIGNIFICAÇÕES DO BINÔMIO NA CONDUTA DOS PROFESSORES



Autor(es):
Débora Tozetto
Roseli de Fátima Rech Pilonetto
Título: O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DOS ESPECIALISTAS DO ARTIGO 64 DA LDB 9.394/96: IMPORTÂNCIA E IMPLICAÇÕES



Autor(es):
Jilvania Lima dos Santos Bazzo
Rosimeri Jorge da Silva
Patricia de Simas Pinheiro
Título: O IMPACTO DA INTEGRAÇÃO DE PLATAFORMAS EDUCATIVAS DIGITAIS NO ENSINO ESTADUAL DO PARANÁ: UMA ANÁLISE TRANSFORMADORA DA EDUCAÇÃO



Autor(es):
Angélica Brites de Miranda
Título: O PIBID DA ÁREA DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES



Autor(es):
Andriele dos Santos Zwetsch
Estefani Baptistella
Patrícia dos Santos Zwetsch
Rosane Carneiro Sarturi
Título: O PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNICENTRO



Autor(es):
Tailana Santana de Assis
Suzete Terezinha Orzechowski
Título: O TRABALHO DO PEDAGOGO NA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO



Autor(es):
Gabrielly Eloisa Theodoro
Cléria Maria Wendling
Graciane Raíssa Ganda Brixner
Título: OFICINAS DO BRINCAR E FORMAÇÃO DOCENTE



Autor(es):
Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho Zanin
Vinicius Gomes
Amábili Vitória dos Santos
Lizete Camara Hubler
Título: OS CURSOS DE PEDAGOGIA EM IES PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL: A DIMENSÃO CURRICULAR DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO SOB A ÓTICA DOS DISCENTES



Autor(es):
Amanda Flávia Pereira de Jesus
Erika Rodrigues de Freitas
Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas
Título: PALAVRAÇÃO - A PEDAGOGIA EM DIÁLOGO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UDESC



Autor(es):
Erillen Ketrinne Xabregas Gaia
Samantha Barcellos dos Santos Bizarro
Roselaine Ripa
Adilson de Angelo
Título: PEDAGOGIA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO OU OUTRA DEFINIÇÃO?



Autor(es):
Luiza da Silva Braido
Graziella de Camargo da Costa
Liliana Soares Ferreira
Título: PERCURSO HISTÓRICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DEMARCADO PELOS DIFERENTES CURRÍCULOS E HABILITAÇÕES NA UFPI, CAMPUS DE TERESINA (1973-1983)



Autor(es):
José Henrique Plácido dos Santos
Título: PESQUISA EM INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, COMO SUPORTE METODOLÓGICO AOS ACADÊMICOS E DOCENTES DA FACULDADE DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PR



Autor(es):
Ana Maria de Araújo Martins
Paulo Roberto Braga Junior
Lívia Maria Euzébio da Silva
Karen Soares Abucarub
Título: POLÍTICAS NEOLIBERAIS E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES



Autor(es):
Jaqueline de Lara de Oliveira
Camila Eduarda Ribeiro
Sueli Ribeiro Comar
Título: PROGRAMA FORMADORES EM AÇÃO: ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO PR NA PRIMEIRA JORNADA EM 2023.



Autor(es):
Mateus da Silva Taschim
Mateus da Silva Taschim
Título: REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO DE ENSINO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS JUNTO AO PIBID



Autor(es):
Naomi Saldanha Laurentino
Camila Eduarda Ribeiro
Isabele Gabriela Pagani Pompeo
Karin Cozer de Campos
Título: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DO GRUPO DE EXTENSÃO DE ESTUDOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA XX EM XXX



Autor(es):
Danielle Antunes
Ariana Maciel
Flávia Wanessa de Holanda Bezerra Santos
Título: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES ENTRE SABERES E EXPERIÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE



Autor(es):
Michelle Monteiro Kosinski
Nathalia Martins Beleze
Título: TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E BRAINET: COMO AS RELAÇÕES SOCIAIS CORROBORAM COM O DESENVOLVIMENTO HUMANO



Autor(es):
Andreia Franciele Pereira
Neide da Silveira Duarte de Matos
Título: UMA ANÁLISE DE GÊNERO COM ESTUDANTES DE “INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA”



Autor(es):
Luisa Palma Menezes
Liliana Soares Ferreira
Mirian Vargas de Alvarenga
Título: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID “SARARÁS SONS QUE VEM DA ESCOLA PÚBLICA” DO CURSO DE PEDAGOGIA/UNEB ( 2023/2024)



Autor(es):
Claudia Sisan S de Santana
Mariela Santos Silva
Agatha Vanessa Silva Santos
Título: UMA LEITURA DA CATEGORIA TRABALHO NA ÁREA DE ALFABETIZAÇÃO NO CURRÍCULO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CASCAVEL.



Autor(es):
Silmara Maria Durante
Título: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS NOVOS APRENDIZADOS E DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE



Autor(es):
Laisa Raquel Leichtweis
Lauren Slongo Braida
Área de conhecimento: GT 3 - Pedagogia e práticas pedagógicas em diferentes espaços
Título: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS NA SAÚDE



Autor(es):
Kamille Nivea Dantas Lira
Mariane Betânia Elias Batista Piana
Título: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES



Autor(es):
Karina dos Santos de Moura Buzin
Arcielli Royer Nogueira
Silvane dos Santos de Moura Macagnan
Gean Carlos Royer
Título: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO SUAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA



Autor(es):
Fabiola de Toledo Batista Pinheiro
Ricardo Carvalho do Nascimento
Monique Aparecida Voltarelli
Título: A COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS NAS REDES ESTADUAIS DE ENSINO NO BRASIL



Autor(es):
Jocemara Triches
Sabrina Thiem
Título: A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO NAS BRINCADEIRAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Taira Sanches Rabal
Marta Silene Ferreira Barros
Título: A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO EM UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL



Autor(es):
Silmara Pimentel Barbosa Lemes
Siderly do Carmo Dahle de Almeida
Título: A INTERPOSIÇÃO FISIOTERAPÊUTICO E PSICOPEDAGÓGICO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)



Autor(es):
Isabele Afonso da Silva Corrêa
Adriana Petrucio da Silva Fonseca
Título: A LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS INICIAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA



Autor(es):
Jaqueline de Matos Corrêa
Título: A NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Tamiris Feltrin
Título: A Pedagogia para a prática educativa na Educação Infantil: detalhes de um relato de experiência



Autor(es):
Camilla Mariano
Título: A PEDAGOGIA SOCIAL NA UNIDADE DE ACOLHIMENTO DE ALTA COMPLEXIDADE EM CURITIBA – PR: RELATO DE EXPERIÊNCIA.



Autor(es):
Clarice Hammerschmidt
Rodinéia Dias Oliveira de Lima
Título: A PERMANÊNCIA E O ÊXITO DOS ESTUDANTES NOS CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL



Autor(es):
Melissa Anze
Ana Lucia Berno Bonassina
Jaqueline Jankovski
Título: A PRODUÇÃO ARTESANAL DE BIOJOIAS EM UM HOSPITAL PÚBLICO: OUTRAS PEGAGOGIAS PARA PACIENTES ONCOLÓGICAS, ATENDIDAS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)



Autor(es):
Adriana da Silva Ramos de Oliveira
Rutiele Silva Lima
Título: ACOLHIMENTO E INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO DE MULHERES EM VULNERABILIDADE SOCIAL: UMA ANÁLISE SOB A VISÃO DA PEDAGOGIA SOCIAL



Autor(es):
Amanda Fischer Miguel
Título: ARTICULAÇÃO ENTRE MILITARIZAÇÃO E GESTÃO PEDAGÓGICA EM ESCOLAS CÍVICO-MILITARES



Autor(es):
Hadja Noemi Fernandes de Lima
Suzete Terezinha Orzechowski
Título: ATIVIDADES DE MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ALGUMAS PROPOSIÇÕES



Autor(es):
Dulcianne da Silva Moreira
Jorge Both
Neide da Silveira Duarte de Matos
Título: ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A EXPERIÊNCIA NO NÚCLEO DE ESTUDOS E DEFESA DOS DIREITOS DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE (NEDDIJ) DA UNIOESTE, CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO - PR.



Autor(es):
Willian Canova dos Santos
Mariana Carolina Simão
Título: BRINCANDO DE BRINCAR - DIREITOS DE APRENDIZAGEM



Autor(es):
Rosineia Andrade Ferreira
Joyce Kelly dos Santos Ferreira
Título: CAMINHOS ANTIRRACISTAS: CONSTRUINDO UM PROGRAMA DE MONITORIA INDÍGENA E QUILOMBOLA NO CURSO DE PEDAGOGIA



Autor(es):
Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araujo
Patricia de Moraes Lima
Ana Paula Dias Fernandes
Carolina Cunha Tonelli
Título: CinePET: MIS QUE UM AUDIO VISUAL, UMA OPURTUNIDADE DE REFLEXÃO DIALOGO



Autor(es):
Sônia da Silva Vinhote Ferreira
Luana Silva de Souza
Cristiane Fernandes Costa
Rafael da Silva
Título: CONCEPÇÕES DO BID SOBRE A PROPOSTA DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO



Autor(es):
Ana Aparecida Zandoná
Eneida Oto Shiroma
Título: CONSTRUINDO A CORRESPONDÊNCIA NUMERAL E QUANTIDADE NOS ANOS INICIAIS: RELATO DAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO PIBID



Autor(es):
Eduarda Kaster Neutzling
Título: DIALOGANDO COM PEDAGOGAS(OS): UM ESTUDO DE CASO EM CASAS DE ACOLHIMENTO



Autor(es):
Maria Ana Belly de Melo Araujo
Título: DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR (ENE): MAPEAMENTO E PERSPECTIVAS



Autor(es):
Dário Vieira da Silva
Título: DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DOS DADOS QUALITATIVOS



Autor(es):
Carolina Picchetti Nascimento
Marcela da Luz Lesuk
Título: EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL DO CAMPO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL



Autor(es):
Estefani Baptistella
Andriele dos Santos Zwetsch
Patrícia dos Santos Zwetsch
Rosane Carneiro Sarturi
Título: EDUCAÇÃO DOMICILIAR: UMA DESLEGITIMAÇÃO DA ESCOLA?



Autor(es):
Ester dos Santos
Neide da Silveira Duarte de Matos
Título: EDUCAÇÃO POPULAR: PESQUISA E ENSINO SOBRE RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO



Autor(es):
Cíntia Fiorotti Lima
Título: Educação Profissional frente ao novo Ensino Médio.



Autor(es):
Marivani Minosso Lampugnani Ihabuinski
Título: ENSINO DE CIÊNCIAS: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA



Autor(es):
Daniela de Maman
Título: ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO MULTIANOS: FESTA DAS SEMENTES COMO PRÁTICA SOCIAL PEDAGÓGICA



Autor(es):
Ana Claudia Antunes dos Santos
Título: ESSA É A NOSSA HISTÓRIA! - MEMÓRIAS DE UM PROJETO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Joyce Kelly dos Santos Ferreira
Rosineia Andrade Ferreira
Ana Paula Kuczmynda da Silveira
Título: ESTILOS DE APRENDIZAGEM PREDOMINANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL I



Autor(es):
Gabriel Silveira Portelinha
Evelise Maria Labatut Portilho
Título: FUNK NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESCONSTRUINDO PRECONCEITOS, CONSTRUINDO CONHECIMENTO



Autor(es):
Vinicius Gomes
Amábili Vitória dos Santos
Título: INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 5 ANOS



Autor(es):
Keli Luana de Fátima de Oliveira
Caroline Machado Cortelini Conceição
Título: INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM MOVIMENTO DE INTEGRAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Kelly Cristina Boitalaque
Karin Cozer de Campos
Título: MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO COM PLATAFORMAS EDUCACIONAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Ketlin Thais Rodrigues dos Santos
Título: NASCIDO EM TEMPO DE GUERRA



Autor(es):
Aline Rosa de Abreu
Lucas Rodrigues Menezes
Paloma Ariely de Paula Santos Dias
Jéferson Silveira Dantas
Título: NÓS PROPOMOS!: CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS DOS DISCENTES/ PROTAGONISTAS



Autor(es):
Fernanda Viccini da Silva
Valdenice Maria da Silva Setti
Vanice Schossler Sbardelotto
Título: O DEBATE SOBRE AS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES NO ESTADO DO PARANÁ



Autor(es):
Lucas de Paula Azevedo
Marcia Cossetin
Título: O DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO BÁSICA NA FRONTEIRA TRINACIONAL ENTRE BRASIL, PARAGUAI E ARGENTINA: UMA COMPARAÇÃO LEGISLATIVA



Autor(es):
Danielly dos Santos Vieira
Rafael de Lima Kurschner
Título: O educando autista na perspectiva da Pedagogia da Hospitalidade



Autor(es):
Raphael Aguiar Leal Campos
Arthur Vianna Ferreira
Raquel Ribeiro Costa da Cunha Ferreira
Título: O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS QUE COMPÕEM A REDE ESTADUAL DO PARANÁ



Autor(es):
Érico Ribas Machado
Título: O PAPEL DO PEDAGOGO BILÍNGUE NA DIFUSÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS



Autor(es):
Fernanda Beatriz Lima
Júlia dos Santos Baum
Maria Clara Morantt Gomes
Bruna Crescêncio Neves
Título: O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL.



Autor(es):
Rosane Faganello Zanon
Título: O PROJETO CLASSE HOSPITALAR: AS VIVÊNCIAS DA PEDAGOGIA NO ELO ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE



Autor(es):
Daniele Demertine Thomasini
Lui Nörnberg
Título: O TRABALHO DE PEDAGOGOS/AS EM INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES



Autor(es):
Jenifer Oliveira da Cruz Rasveiler
Jocemara Triches
Título: O/A PEDAGOGO/A NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DAS IES PÚBLICAS



Autor(es):
Jonas Emanuel Pinto Magalhães
Título: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO DE EXTENSÃO “CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA UNIOESTE - FOZ DO IGUAÇU”



Autor(es):
Berenice Borssoi Juraszek
Andriele Caroline Castro da Rosa
Alexandre Rebeca Santos
Manoela Micuanski da Silva
Título: PEDAGOGIA BILÍNGUE EAD: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA DATILOLOGIA EM AMBIENTES DIGITAIS



Autor(es):
Ivan Pereira Quintana
Título: PERFIL DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSC: ELEMENTOS PARA PENSAR A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL



Autor(es):
Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araujo
Simone Vieira de Souza
Título: PIBID e a Criação de Mini Histórias Como Exercício Matemático



Autor(es):
Vitor Saquete Rodrigues
Antonio Mauricio Medeiros Alves
Título: PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DE UMA EDUCADORA EM CONTEXTO DE PERIFERIA



Autor(es):
Gabrieli Oliveira da Silva
Título: Práticas pedagógicas em Reggio Emilia



Autor(es):
Izabel Cristina da Silva Godinho
Caroline Machado Cortelini Conceição
Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA UNIVERSIDADE: A REALIZAÇÃO DOS CICLOS DE ESTUDOS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO



Autor(es):
Jamily Charão Vargas
Adriane Franco Duarte
Daiane Araujo Bulsing
Título: PROGRAMA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (PAAP) E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS RELATO DE EXPERIÊNCIA



Autor(es):
Mariana Moreira dos Santos
Dayse Lago de Miranda
Título: Que Pedagogia para a EJA?



Autor(es):
Giselda Mesch Ferreira da Silva
Mariglei Severo Maraschin
Título: TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: A PLATAFORMIZAÇÃO DO ENSINO



Autor(es):
Bruna Andrade Costa Esperandim
Vanice Schossler Sbardelotto
Título: UM ESPAÇO DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: O REGIME DE ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO ACADÊMICO UM ESPAÇO DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: O REGIME DE ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO ACADÊMICO DA UNILA



Autor(es):
Adriane Franco Duarte
Jamily Charão Vargas
Daiane Araujo Bulsing
Título: VESTIR-SE DE NATUREZA: UMA PROPOSTA DE PLANEJAMENTO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL QUE ENTRELAÇA LUDICIDADE E CIÊNCIA



Autor(es):
Márcia Buss Simão
Maria Eduarda Schappo
Natalia Mannes Koch
Título: VIVÊNCIA: UMA REFLEXÃO PRÁTICA-TEÓRICA JUNTO A FREIRE SOBRE A GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.



Autor(es):
Natália Moreira Altoé
Eliane Santos Vieira

Edições

Anais do Seminário de Pedagogia da Região Sul

online / ISSN:
/ ISBN:

null